Atualizado:

8 coisas fantásticas para fazer em Guatapé, na Colômbia

Localizado a 75 km de Medellín, Guatapé é um dos povoados mais visitados da Colômbia. Desse modo, a maioria dos turistas opta por fazer pelo menos um bate e volta no pueblo, pois muitas agências oferecem esse passeio. Mas o que fazer em Guatapé? Neste guia, trouxemos tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem incrível para esse destino.

Desde que chegamos na Colômbia, queríamos muito conhecer alguns pueblos do destino. E como a nossa primeira parada no país foi em Medellín, Guatapé não podia ficar de fora do roteiro. Então, depois de mais de um mês em Medellín, estávamos fazendo aulas de espanhol, decidimos conhecer Guatapé e a Pedra del Peñol, a atração mais visitada no destino. 

Sobre Guatapé, Colômbia

Vista del Peñol para Guatapé
Vista del Peñol para Guatapé, Colômbia

Localizado no departamento de Antioquia, Guatapé fica localizado à apenas 2 horas de carro de Medellín. Então, se você vai visitar Medellín, o destino é parada obrigatória em sua viagem, principalmente se seu roteiro não inclui conhecer outros povoados da Colômbia, como Jardín, Jericó e Salento.

O povoado de Guatapé possui ruas de pedras e casas coloridas, trazendo aquele ambiente bem típico dos pueblos da Colômbia. Inclusive, no centro do povoado fica o Parque Principal e a igreja, os povoados na Colômbia são bem religiosos, então é comum você encontrar procissões. Além disso, as casas possuem pinturas e desenhos em alto-relevo, deixando tudo incrível.

Por ser um povoado pequeno, é possível percorrer e conhecer os principais pontos da cidade em poucas horas. Por isso, a maioria dos turistas faz o bate e volta, ao invés de se hospedar no destino. Contudo, nos arredores de Guatapé você vai encontrar passeios fantásticos para fazer.

Curiosidades sobre Guatapé:

  • Um dos atrativos mais visitados em Guatapé é o El Peñol, conhecido também como a Pedra del Peñol, aos finais de semana costuma ter fila para subir o ponto turístico.
  • Se você vai conhecer Guatapé, não recomendamos incluir o Pueblito Paisa, localizado em Medellín, em seu roteiro de viagem. A não ser que você queira muito visitar o ponto turístico e ter uma vista panorâmica para a cidade de Medellín.
  • Guatapé é o povoado da Colômbia mais visitado por turistas, devido a sua proximidade com Medellín e a grande variedade de passeios oferecidos pelas agências.

Clima em Guatapé: melhor época para conhecer

Lago de Guatapé no verão

A melhor época para conhecer a Colômbia é entre os meses de dezembro até abril, quando a temperatura na cidade varia entre 28 ºC a 31 ºC, e o mesmo vale para Guatapé. Se você está preocupado com as chuvas, nesse período ela não é frequente e quando chove é bem pouquinho.

É possível visitar o destino em outras épocas do ano, mas em alguns períodos, principalmente de maio a novembro, as chuvas são bem comuns. E isso, sem dúvida, pode atrapalhar um pouco a viagem.

Conhecemos Guatapé, durante o mês de outubro e não choveu nenhum dia. Mas quando estávamos em Medellín, as chuvas eram bem comuns, principalmente no final da tarde e ela vinha acompanhada de trovão e relâmpago.

Como chegar em Guatapé, Colômbia

Para chegar em Guatapé você vai encontrar três opções de transportes: carro, ônibus e passeio, mas todas elas são saindo de Medellín, que foi nossa base para conhecer o povoado.

1. Como chegar em Guatapé de ônibus

Essa é uma boa opção para quem quer economizar na viagem, pois o ônibus é bem barato em relação ao passeio e carro, já que nesse caso tem o aluguel e gasolina.

Então, se você optar em ir para Guatapé com esse meio de transporte, os ônibus para o destino saem do Terminal de Transporte Norte. Preste bastante atenção para não ir para o terminal errado. É possível chegar no terminal de metrô, Uber ou táxi. Ao ir de metrô, um meio de transporte seguro e tranquilo, desça na estação Caribe.

Ao chegar no terminal compre a passagem para Peñol-Guatapé, no guichê 14. Se você vai fazer um passeio bate e volta, compre a ida e a volta logo. Assim, você não vai ter problemas com a falta de passagens na volta para Medellín.

O preço aproximado da passagem para Guatapé é 16.000 COP. E na hora de descer pergunte ao motorista o ponto certo para não passar nenhum perrengue. Uma boa ideia ao ir de ônibus é primeiro visitar a Pedra del Peñol e depois o pueblo de Guatapé.

2. Como chegar em Guatapé com passeio

O passeio para Guatapé é um dos mais procurados em Medellín e muitas agências oferecem, mas ele é daqueles passeios que o ônibus vai cheio de turistas. Apesar de tudo, você tem a comodidade de ter um transporte e guia.

O passeio para Guatapé, não inclui somente conhecer o povoado. Normalmente, nele você vai subir a Pedra del Peñol (pago a parte), conhecer a cidade de Guatapé (almoço incluído) e depois fazer um passeio de barco.

O valor desse passeio pode variar nas agências, mas isso também afeta o que está incluso. Lembre-se que quanto mais barato custar o passeio, menos comodidades estão incluídas.

Se você optar por conhecer Guatapé com o passeio, recomendamos que contrate com a Civitatis, um site confiável que sempre compramos nossos passeios nas viagens. Inclusive, fizemos alguns passeios em Medellín e Guatapé com a Civitatis e foi tudo incrível.

3. Como ir para Guatapé de carro

Para quem está viajando em grupo, o carro também pode ser uma boa opção, pois dividir os gastos vai deixar o seu passeio mais barato. Como falamos anteriormente, Guatapé fica à 2 horas de Medellín, então, você pode fazer o trajeto no seu tempo e fazer as paradas que quiser.

Para ir de carro utilize o Google Maps ou outro aplicativo de sua preferência para não se perder no trajeto. As estradas em Antioquia são bem tranquilas para dirigir, mas cuidado nunca é demais.

O que fazer em Guatapé, Colômbia

Mas o que fazer em Guatapé? Já adiantamos que o povoado tem muitas atrações. Então, se hospedar na cidade é uma boa ideia para fazer os seus passeios incríveis.

Por outro lado, ao optar por fazer o bate e volta no destino com uma agência, você vai conhecer a Pedra del Peñol, o pueblo de Guatapé e fazer o passeio de barco.

Para você ficar por dentro de todas as atrações do destino, trouxemos dicas do que fazer em Guatapé com os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

1. Caminhar pelas ruas de Guatapé

Ruas coloridas do Pueblo de Guatapé  na Colômbia
Pueblo de Guatapé

Esse é aquele passeio clássico que não pode faltar em seu roteiro, afinal conhecer as belas ruas de Guatapé com certeza vai render muitas lembranças da viagem. Além disso, as incríveis ruas do destino são repletas de casas coloridas com muitas atrações.

Durante seu passeio, não deixe de visitar a Calle de las Sombrillas, Calle del Recuerdo e a Plazoleta de los Zócalos, as quais são patrimônios urbanísticos da cidade e você pode conhecer sem nenhum custo. Nessas ruas você vai encontrar muitos cafés, lojas de souvenirs e restaurantes. Durante o seu passeio não se esqueça da câmera fotográfica, pois Guatapé é cheio de ruas e paredes bem fotogênicas. 

Para quem tem pouco tempo e quer visitar todo o pueblo, uma boa ideia é fazer o tour em bicicleta ou o tour de tuctuc, pois você vai economizar muito tempo caminhando e faz as paradas somente para tirar fotos e conhecer alguma atração específica.

2. Subir a Pedra del Peñol

Vista da pedra El Penol em Guatapé

Esse é o passeio que não pode faltar em seu roteiro de viagem para Guatapé, na Colômbia, afinal a Pedra del Peñol é a principal atração turística do destino. 

El Peñol é uma grande rocha com 220 metros de altura e para chegar ao topo, você vai subir mais de 700 degraus, uma atividade física bem intensa. Então esteja preparado para subir na atração.

Durante a nossa visita na Pedra del Peñol, vimos algumas pessoas desistindo no meio do caminho, porque não aguentaram as escadas. Então, a nossa dica é: suba a escada devagar sem pressa e faça pequenas paradas durante o caminho. 

Ao chegar no topo da Pedra del Peñol você vai ver uma das vistas mais lindas, por isso, os 700 degraus valem muito a pena. No topo da pedra ainda tem lugares para descansar e tendas vendendo lanches e souvenirs. Para subir a Pedra del Peñol é preciso pagar uma taxa de 20.000 COP.

Dicas para subir a Pedra del Peñol:

  • Vá com roupas leves e cômodas, pois você vai fazer uma atividade física intensa subindo mais de 700 degraus. Não se esqueça também de ir com tênis.
  • Lembre-se de levar boné ou chapéu, protetor solar, óculos de sol e água para se manter hidratado.
  • Para esse passeio, leve dinheiro em espécie, pois eles não recebem outra forma de pagamento no local. Inclusive, a taxa para subir na pedra é paga somente em dinheiro.

3. Passeio de barco ou lancha

Passeio de barco em Guatapé

O passeio de barco é outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, pois nele você também vai ver paisagens surpreendentes de Guatapé. Para quem vai fazer o passeio bate e volta em Guatapé, muitas agências incluem ele no valor pago. Mas se você vai se hospedar por alguns dias na cidade, contrate com alguma agência de viagem, recomendamos a Civitatis.

Esse passeio pode ser feito em 1,2,3 ou até 4 horas, tudo vai depender do tipo de tour que você contratar, e quanto mais tempo durar mais atrações você vai conhecer. Durante o nosso passeio tinha música e um guia apresentando o lugar, quando passávamos por alguma atração importante. Inclusive, durante esse passeio, o barco passa em frente às ruínas da casa de Pablo Escobar.

Para esse passeio você pode escolher a opção que mais te agrada, pois eles oferecem passeio de barco com almoço ou jantar, passeio em barco privativo (para aqueles que querem conhecer a represa no seu tempo) e passeio em lancha com churrasco.

4. Voo de parapente em Guatapé

Vista aérea de Guatapé na Colombia

Para os aventureiros, um passeio bem interessante para fazer é o voo de parapente em Guatapé. Nesse passeio você vai contemplar uma vista panorâmica da cidade bem do alto. 

Ao contratar um voo de parapente, ele inclui todos os equipamentos e transporte até o ponto para fazer o voo. Os transportes saem do Parque Principal de Guatapé. Além disso, o passeio é acessível para cadeirantes.

5. Fazer o tour do café

Conhecer a Colômbia e não fazer o tour do café está fora de cogitação. Então, ao fazer o seu roteiro, inclua o tour do café. Esse tour é bem interessante para fazer quando se visitar os povoados, pois são lugares que possuem muitas fazendas cafeeiras nos arredores.

No tour do café, você vai conhecer uma típica fazenda cafeeira, conhecer os tipos de cafés que a Colômbia produz e ver o processo desde que ele é plantado, até o momento que chega na mesa, pronto para ser consumido. 

Se você vai conhecer outros pueblos da Colômbia, é possível fazer neles também, mas para quem vai visitar apenas Guatapé, não deixe de contratar o seu tour na cidade. Contrate o seu tour de café em Guatapé com o nosso parceiro.

6. Trekking e rapel no Río Guatapé

Río Guatapé

O trekking e rapel no Río Guatapé é um passeio incrível para quem quer conhecer um pouco mais da bela natureza de Guatapé. Nesse passeio, você vai percorrer o entorno do Río Guatapé e ao final fazer rapel.

Além de transporte, guia e equipamentos do rapel, nesse passeio a agência oferece uma garrafa de água e ao final uma arepa ou empanada típica da região para você repor as energias.

7. Trilha por Guatapé

Para os trilheiros, outro passeio bem interessante é fazer um trekking de 13 km pelos arredores de Guatapé, conhecendo as suas belas paisagens. Para esse passeio é importante ter um bom condicionamento físico, afinal você vai fazer uma caminhada de aproximadamente 5 horas.

A trilha por Guatapé sai do Parque Principal e passa pelos bosques da cidade, conhecendo a natureza do destino. Durante o trajeto você conhece lugares como o mosteiro benedito de Santa María de la Epifania e a famosa barragem de Guatapé.

8. Comer as comidas típicas da região

Rollas de Canela em Guatapé
Rollos de Canela

Uma das coisas que não pode faltar na viagem para Colômbia é conhecer e degustar os seus pratos típicos. Durante as nossas visitas aos povoados, notamos que algumas comidas diferem de um lugar para o outro, como o recheio das empanadas e os temperos. Por isso, é interessante em cada cidade que você visitar, provar as comidas típicas. 

Lista com as comidas típicas para você provar em Guatapé:

  • Bandeja Paisa: apesar de ser calórica, ele é um prato típico dos povos paisas e tradicional no povoado. Nesse prato vem arroz branco, feijão, chicharrón (torresmo), chorizo, bananafrita, carne moída, arepa antioqueña, abacate e salada.   
  • Patacón: esse é um aperitivo maravilhoso. Ele é feito com banana-verde cozida e amassada, e depois frita. Ele também serve de acompanhamento em alguns pratos.
  • Rollos de canela: é tipo um pãozinho com canela e eles servem com um creme de manteiga por cima. Foi uma das coisas mais gostosas que comemos em Guatapé e compramos em um estabelecimento na Calle de las Sombrillas. Quando passar pelo local, você vai sentir o cheirinho maravilhoso de pão com canela.
  • Arequipe: para quem ama doce, não deixe de provar a arequipe, um doce de leite com baunilha. Uma boa ideia é provar as obleas de arequipe. Obleas é um disco, que se parece com nossa casquinha de sorvete. Ele é recheado com os doces de sua preferência. A tradicional é com arequipe e esse é um doce típico da Colômbia.
  • Arepa e empanadas: com diversos sabores, essas são as comidas típicas que você não pode deixar de experimentar. Cada pueblo tem os seus sabores.

Uma boa opção para provar os pratos mais típicos do destino é fazer a oficina gastronômica em Guatapé. Nesse passeio, você aprende a fazer algumas iguarias e ao final experimenta um almoço bem típico.

Onde se hospedar em Guatapé

Apesar de ser um povoado muito visitado em um bate e volta, se hospedar alguns dias em Guatapé, sem dúvida é uma boa opção para relaxar um pouco naquela natureza fantástica. E o melhor é que você vai encontrar hotéis incríveis no povoado, mas os melhores ficam a poucos quilômetros de Guatapé.

Então, se você decidiu que vai ficar alguns dias em Guatapé, separamos hospedagens incríveis. Tem dicas de hospedagens para quem quer aproveitar o povoado, mas também trouxemos alguns hotéis mais afastados para você curtir a natureza.

  • Hotel el Paisaje: localizado no Centro de Guatapé, esse é um hotel simples, mas com bom custo benefício.
  • La Martinera Plaza Principal: hospedagem localizada em Guatapé, a poucas quadras do Parque Principal. Ela é ideal para viagem em grupo, pois oferece apartamentos para até 7 hóspedes.
  • Hotel Santorini: hotel com excelente infraestrutura, localizado a 3 km da Pedra del Peñol. O hotel oferece piscina ao ar livre, jardim e acomodações com terraço ou varanda.
  • Soy Local Guatape: hospedagem ideal para quem quer curtir a bela natureza. Localizada a 6 km da Pedra del Peñol, a hospedagem oferece boa infraestrutura com restaurante, bar e muito mais.
  • Ecolodge Bahia del Peñón: outra opção para quem quer curtir a bela natureza do destino. O hotel fica bem próximo da Pedra del Peñol e oferece acomodações com vista para o lago.
  • Hotel Los Recuerdos: ideal para quem procura conforto e comodidade. Localizado a 3 km de Guatapé, o hotel oferece SPA, academia e restaurante.
  • BubbleSky Glamping Guatapé: que tal curtir alguns dias em Guatapé em um glamping? Localizado a 3 km da Pedra del Peñol, o Glamping tem churrasqueira e banheira de hidromassagem.

Onde comer em Guatapé, Colômbia

Restaurante em Guatapé na Colômbia

Em Guatapé, você vai encontrar muitos lugares para comer os tradicionais pratos da região. Contudo, também vai encontrar restaurantes para comer outras culinárias. Em volta da Praça Principal tem muitos estabelecimentos, isso é bem comum nos pueblos da Colômbia. Então é só dar uma voltinha no local e escolher o que mais te agrada. Sempre fazemos isso em nossas viagens.

Separamos algumas dicas de onde comer em Guatapé:

  • La Fogata: um restaurante ótimo para comer os pratos mais típicos da Colômbia.
  • Venezuela Mía: para quem quer comer pratos venezuelanos, esse restaurante sem dúvida é uma ótima opção. 
  • Pizzeria De Luigi: para quem não dispensa uma pizza durante a viagem, essa pizzaria é bem elogiada e oferece uma variedade de sabores.
  • Bacchanal Restaurant & Bar – El Parche: um lugar para comer lanches como hambúrguer e comida mexicana.
  • Café La Viña: o colorido estabelecimento é ideal para tomar o típico café colombiano e suas variações.

O que levar na viagem para Guatapé

Se você vai visitar Guatapé, selecionamos alguns itens que não podem ficar de fora da mala de viagem. Para o bate e volta alguns itens não são essenciais, então veja quais são mais importantes para a sua viagem.

  • Casaco (esse item é essencial para qualquer viagem para os povoados, pois faz bastante frio a noite). Em todos os povoados que visitamos, utilizamos as nossas roupas de frio;
  • Capa de chuva (na sua viagem pela Colômbia não se esqueça de levar esse item, pois é bem comum as chuvas, principalmente nos pueblos);
  • Roupas leves para trilhas, principalmente para subir o El Peñol;
  • Boné ou chapéu, protetor solar e repelente (nos povoados costuma ter bastante mosquito);
  • Calçados bem confortáveis para fazer as trilhas e subir o El Peñol.

Dicas para visitar Guatapé

Agora confira as nossas dicas para você conhecer Guatapé e não passar nenhum perrengue.

  • Ao conhecer Guatapé, leve dinheiro em espécie, pois a maioria dos estabelecimentos no local aceitam somente esse meio de pagamento. Inclusive, para subir o El Peñol, a entrada é paga apenas em Pesos Colombianos.
  • Se você tem disponibilidade, conheça Guatapé e El Peñol durante a semana, pois aos finais de semana e feriados, o povoado e o ponto turístico ficam bem cheios. Nessas datas é bem comum uma fila enorme para entrar no El Peñol.
  • Apesar de ser um destino que a maioria dos turistas faz o passeio bate e volta, se hospedar pelo menos dois dias em Guatapé é uma boa ideia para quem está fazendo uma viagem pela Colômbia ou tem dias vagos no roteiro de viagem.
  • Se você vai se hospedar em Guatapé é interessante alugar um carro, pois o El Peñol e outros pontos turísticos ficam mais afastados da cidade, mas é possível ir para a Pedra del Peñol de ônibus.

Vai conhecer Guatapé a partir de Medellín? Veja as nossas dicas com 6 hotéis imperdíveis em Medellín, na Colômbia.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Guatapé na Colômbia

Para ler em seguida: