Atualizado:

JERICÓ, NA COLÔMBIA: O QUE FAZER, QUANDO IR, ONDE FICAR E MAIS DICAS

Depois de ficar um bom tempo em Medellín e conhecer Guatapé, um dos pueblos mais visitados na Colômbia, resolvemos visitar um povoado mais autêntico e que o turismo não fosse tão presente. E assim chegamos a Jericó, na Colômbia. 

Apesar de ser pouco visitado por turistas, achamos Jericó um pueblo muito autêntico para conhecer. Para quem vai visitar Medellín ou Bogotá, sem dúvida vale a pena conhecer a pequena cidade de Jericó. Mas já adiantamos, essa é uma viagem para poucos dias, apenas para conhecer o povoado e sua bela história.

Se você está interessado em conhecer esse destino, veja nesse texto o que fazer em Jericó, onde ficar, onde comer, principais passeios e muito mais dicas incríveis para a sua viagem.

Onde fica e curiosidades sobre Jericó

curiosidades sobre Jericó
Jericó na Colômbia

Jericó é um povoado da Colômbia, fundado em 1851, que fica situado no departamento de Antioquia. Ele está localizado a 104 km de Medellín, 60 km de Jardín, outro pueblo bem interessante para conhecer em sua viagem, e 200 km de Salento, um povo muito visitado na Colômbia.

A cidade tem uma história incrível, que vale a pena conhecer, enquanto você percorre as suas ruas cheias de casarões coloniais coloridos. Em Jericó, você vai encontrar muitos museus, casas coloridas e igrejas. Mas a cidade fica em um morro, então se prepare para fazer bastante exercício ao conhecê-la.

Curiosidades sobre Jericó:

  • O fundador de Jericó se chama Santíago Santamaria. Ele era devoto da Virgem Mercedes, que hoje é patrona da história da cidade.
  • Jericó é o pueblo mais religioso que conhecemos na Colômbia, na pequena cidade você vai encontrar 16 templos religiosos e todos os dias às 6 horas da tarde há uma procissão na Praça Principal.
  • A primeira e única santa da Colômbia, a Madre Laura, nasceu em Jericó. A sua casa está aberta para visitação.
  • Em Jericó tem uma rua que, na verdade é uma escada com 100 degraus, ela fica bem do lado da Praça Principal (essa é a ruazinha linda da foto acima).
  • Em Jericó, você vai encontrar o Carriel, a famosa bolsa antioquenha de couro que possui muitos compartimentos. O Carriel está associado à cultura paisa (os povos que vivem nos pueblos da Colômbia) e é utilizada por homens e mulheres. Além disso, Carriel foi declarado patrimônio cultural da Colômbia.

Como chegar em Jericó

Como chegar em Jericó na Colômbia
Chiva, meio de transporte muito usado em Jericó

Em primeiro lugar, Jericó é um pequeno povoado, então no local não tem nenhum aeroporto. Na pequena cidade não tem nem rodoviária, os ônibus param em uma rua próxima à Praça Principal, e em frente, você vai encontrar um estabelecimento para comprar passagens.

Existem três formas para chegar em Jericó, uma delas é um pouco diferente, mas garante bastante aventura na sua viagem. Desse modo, você pode chegar em Jericó de ônibus, carro ou chiva, mas tudo isso vai depender do seu ponto de saída.

A chiva é um meio de transporte bem comum entre os povoados na Colômbia, porque a maioria das estradas são de terra e chove bastante, deixando elas com muita lama. Com a péssima condição das estradas é impossível passar um ônibus. A chiva é uma espécie de caminhão, mas atrás fica cheio de bancos e é aberto nas laterais, um meio de transporte bem rústico.

Como estávamos em Medellín, fomos para Jericó de ônibus, na verdade, um micro-ônibus. Ele saiu do Terminal del Norte e a viagem durou aproximadamente 3 horas e foi bem tranquila. Mas se você costuma passar mal, tome algum remédio, porque tem uma parte da estrada que é bem sinuosa, inclusive uma pessoa que estava no ônibus passou bastante mal. 

Outra opção bem interessante para fazer esse trajeto saindo de Medellín é carro, pois você vai encontrar paisagens lindas pelo caminho. Além disso, você pode fazer uma viagem bem tranquila e no seu ritmo.

E se você vai visitar somente Jericó, na volta é só usar o mesmo meio de transporte, mas se preferir pode fazer como a gente e visitar outros pueblos a partir de Jericó, escolhemos ir para Jardín e nesse trajeto usamos a chiva (mas isso é assunto para outro texto).

Quando ir a Jericó 

Quando ir a Jericó 
Jericó na Colômbia

Conhecemos Jericó durante o mês de setembro, no verão, e praticamente todos os dias chovia um pouquinho no destino, principalmente durante a tarde, sabe aquela chuva típica do verão. Outra característica bem interessante de Jericó, que sentimos muito em nossa viagem, é que fazia bastante frio durante a noite. Ainda bem que estávamos preparadas e com bastante roupa de frio.

Se você quer visitar Jericó e outros destinos da Colômbia, a melhor época para viajar é entre os meses de dezembro até abril. Nesse período, a probabilidade de chuva é menor no destino. Então, se você não quer que nada atrapalhe a sua viagem, esse é um ótimo período para viajar.

Mesmo viajando no mês de setembro conseguimos conhecer todo o povoado, só não fizemos o passeio que queríamos, porque era necessário contratar guia e não nos sentimos à vontade em fazer a trilha (no caso com o guia), pois estávamos somente em duas mulheres. Então, não foi a chuva que atrapalhou o nosso roteiro, e sim a gente que optou por não fazer o passeio.

Quantos dias ficar em Jericó

Quantos dias ficar em Jericó na Colômbia
Jardim Botânico de Jericó

Jericó é um povoado pequeno, então você não precisa de muitos dias para conhecer o destino, a não ser que goste de lugares bem pacatos e queira aproveitar mais da simplicidade e calmaria da cidade.

Ficamos em Jericó por três dias completos e isso foi o suficiente para conhecer todo o destino, inclusive com um dia inteiro separado para fazer o passeio, que no final optamos por não fazer.

Muitas agências oferecem um bate e volta para Jericó direto de Medellín ou outros destinos próximos da cidade, mas não achamos esse passeio vantajoso, porque é bem cansativo e você nem vai conhecer a noite da cidade. Não é badalada, mas vale a experiência.

Então, se você vai conhecer Jericó, recomendamos ficar de 2 a 3 dias. Um para conhecer a cidade, porque tem muitas atrações como museus e igrejas, e outro para fazer um passeio nas proximidades. Se preferir, separe um dia para descansar, principalmente se você vai para outro povoado, já que o transporte mais comum na região é a chiva.

Dica de roteiro de Jericó, na Colômbia:

  • 1º dia: conhecer os museus e igrejas de Jericó (abaixo tem uma lista com os principais), visitar o café El Saturio e jantar em algum restaurante do Bomarzo.
  • 2º dia: fazer a trilha Las Nubes e jantar em algum restaurante típico da cidade, como o La Gruta.
  • 3º dia: visitar o Jardín Botánico Los Balsos e Morro El Salvador (Cristo Rey). A noite jantar em outro restaurante do Bomarzo.

Como se locomover em Jericó

Como se locomover em Jericó
Jericó na Colômbia

Jericó é um povoado bem pequeno, então você vai se locomover facilmente a pé. Mas se precisar ir em alguma atração mais afastada, seja uma fazenda, restaurante ou cachoeira, na cidade tem tuctuc, que são aquelas motinhas que cabem até 3 passageiros, o preço é combinado com o motorista.

Na viagem, se prepare para fazer um exercício daqueles, porque como falamos anteriormente Jericó fica em um morro. Então para conhecer qualquer atração, você vai fazer aquela caminhadinha básica na ladeira.

O que fazer em Jericó

Para ter uma viagem incrível, no roteiro de Jericó não pode faltar as principais atrações e pontos turísticos do destino. Por isso, trouxemos as melhores dicas do que fazer em Jericó, na Colômbia. Nessa lista, você vai encontrar passeios culturais e gastronômicos, além de trilhas incríveis para ter uma experiência completa na cidade.

1. Morro El Salvador e Cristo Rey

Morro El Salvador e Cristo Rey em Jericó na Colômbia
Morro El Salvador e Cristo Rey

A primeira dica do que fazer em Jericó é caminhar até o Morro El Salvador, onde fica o Cristo Rey, pois do local você tem uma vista panorâmica da cidade. Então, esse é um passeio que não pode faltar em seu roteiro de viagem para Jericó.

Para chegar ao Morro El Salvador é necessário fazer uma trilha, que começa no Jardín Botánico Los Pasos, mas ele fica próxima a Praça Principal. Ela é uma trilha pequena, mas fica em um morro. Então, se prepare para a caminhada e não se esqueça da água e repelente.

2. Igrejas de Jericó

Igrejas de Jericó na Colômbia
Santuario de Santa Laura em Jericó

Uma curiosidade sobre Jericó é que apesar de pequeno você vai encontrar mais de 16 templos religiosos, uma catedral, um santuário, três igrejas e onze capelas, e a sua população tem um grande interesse pela religião católica. Então, se você gosta de conhecer a arquitetura de igrejas, o destino é um lugar perfeito para visitar.

Conseguimos visitar alguns templos religiosos no destino, mas outros conhecemos somente por fora, porque estavam fechados. Veja uma lista com as principais igrejas de Jericó para você incluir no roteiro de viagem:

  • Catedral Nuestra Señora de las Mercedes: essa é a catedral que fica localizada na Praça Principal. Assim que chegar na cidade, você vai ver a catedral, que chama bastante atenção. 
  • Santuario de Santa Laura: esse santuário também chama bastante a atenção no destino, pois ele é rosa por fora e azul por dentro, e tem uma arquitetura incrível. Ele está localizado em frente ao Parque de los Fundadores, onde tem a estátua dos fundadores da cidade.
  • Capilla San Francisco: essa é a capela mais antiga de Jericó. Normalmente ela fica fechada.

3. Casa Natal de Santa Laura Montoya Upegui 

Casa Natal de Santa Laura Montoya Upegui 
Casa Natal de Santa Laura Montoya Upegui 

A Casa Natal de Santa Laura é uma atração incrível para visitar, pois você também vai conhecer um pouco da história de Jericó. No local tem todas as informações sobre a Madre Laura e até os seus pertences. Durante a visita, uma senhora apresenta o local e a história da Madre Laura.

Laura Montoya Upegui nasceu em 26 de maio de 1874, em Jericó. Depois de se tornar missionária, ela passou a evangelizar os indígenas e sempre lutou pela proteção e direitos deles. Em 2013, o Papa Francisco canonizou a Madre Laura. 

4. Museos de Jericó

Museos de Jericó
Casa Museo José Tomas Uribe Abad

Em Jericó você também vai encontrar muitos museus, sendo uma ótima maneira para conhecer um pouco mais do destino. Para quem gosta desse tipo de programinha tem ótimas opções para incluir no roteiro Jericó. Os museus ficam bem próximos uns dos outros, então não vai ser complicado conhecer todos eles em um único dia. Selecionamos alguns museus que vale a pena incluir no roteiro:

  • MAJA – Museo de Antropología y Arte de Jericó: localizado em um edifício colonial, o museu tem várias exposições sobre a história de Jericó e artistas colombianos.
  • Casa Museo José Tomas Uribe Abad: o museu é a casa de José Tomas Uribe Abad com todos os seus pertences. José Tomas também foi uma importante figura na história de Jericó. O museu fica fechado às quartas durante a tarde.
  • Casa de la Música: esse museu fica na Casa de la Martinez, e nele você vai encontrar mais de 140 instrumentos musicais de todo o mundo.
  • Centro de Historia de Jericó: localizado em um edifício colonial, esse museu traz uma biblioteca com toda a história de Jericó.

5. Visitar o Jardín Botánico Los Balsos

Jardín Botánico Los Balsos
Jardín Botánico Los Balsos

O Jardín Botánico Los Balsos foi um lugar que gostamos muito de conhecer, apesar de a chuva ter atrapalhado um pouco o nosso passeio. Assim que chegar ao jardim, você vai encontrar uma porta e depois uma passarela de madeira.

Após passar pela passarela, aproveite a natureza do local, que tem um lago, palmeiras, orquídeas e muito mais. Você também vai encontrar alguns banquinhos e mesas para descansar. O jardim não é grande, mas vale a visita, já que você pode tirar muitas fotos e relaxar um pouquinho.

Se você continuar pela trilha do Jardín Botánico, vai chegar ao Morro El Salvador, onde está o Cristo Rey. Vale muito a pena fazer esses dois passeios juntos.

6. Ir ao Café El Saturia

Café El Saturia em Jericó
Café El Saturia

A Colômbia é uma dos maiores produtores mundiais de café. E em uma viagem para Jericó não pode faltar uma experiência que envolva o café, até porque a cidade é uma grande produtora.

Por isso, o Café El Saturia não pode ficar de fora do seu roteiro. No local, você vai encontrar uma variedade de cafés para beber e com diferentes modos de preparo. Além disso, o café também tem vários produtos para você levar para casa, incluindo vários tipos de cafés e prensa francesa.

No local, optamos por um cafezinho simples, café gelado e um bolo de frutas, que estava delicioso. Ao final, o dono do estabelecimento ainda nos apresentou todos os cafés do local e falou um pouco sobre a produção do café na Colômbia. 

Sem dúvida, esse é um passeio que vale muito a pena. E se preferir, você também pode contratar algumas experiências no local, como preparar o seu café ou degustar diferentes tipos e preparos de cafés.

7. Jantar no Bomarzo

Bomarzo em Jericó
Bomarzo

O Bomarzo é um centro cultural onde você vai encontrar muitos bares e restaurantes. Além disso, na sexta-feira tem karaoke e aos sábados tem música ao vivo, a partir das 8 horas da noite.

Por isso, separe uma ou duas noites da sua viagem para jantar no Bomarzo, pois você vai encontrar diferentes culinárias.

O Bomarzo é uma casa colonial com um pátio bem amplo, onde estão os estabelecimentos, e o mais interessante é que você pode sentar em qualquer lugar e pedir a comida em um estabeleciemento e a bebida no outro. 

No local você vai encontrar um restaurante de culinária árabe e outro com comida colombiana e peruana. Comemos em todos os restaurantes e amamos tudo. Além  disso, o local tem um café e dois bares. 

O Bomarzo é um lugar para promover a arte. Por isso, você  também vai encontrar algumas exposições periódicas e no segundo andar tem quartos para alugar. 

8. Las Nubes

Essa é uma das trilhas mais famosa de Jericó, mas para fazer ela é interessante ter um pouco de preparo físico para você não sofrer tanto assim na caminhada.

Las Nubes é uma reserva natural protegida, localizada a 2.400 metros de altitude. No local, você vai encontrar uma variedade de mirantes e muita beleza natural. Você pode fazer a trilha, que começa na Calle 6, por conta própria, mas recomendamos um guia (pelo menos a gente tem bastante medo de fazer trilhas sozinhas).

A trilha Las Nubes passa pela Gruta de la Virgen de La Peña, onde você vai encontrar a estátua da Virgem olhando para Jericó. Alguns turístas optam por fazer a trilha até essa parte e depois retornam para a cidade.

Onde ficar em Jericó

Você não vai ter muitas dúvidas ao escolher a melhor localização para ficar em Jericó, porque ele é um povoado pequeno e tudo da cidade fica em torno da Praça Principal. Mas para facilitar a sua busca por uma boa hospedagem na cidade, vamos indicar algumas opções incríveis de onde ficar em Jericó, na Colômbia.

  • El Despertar Hotel: o hotel tem uma ótima infraestrutura e decoração em estilo colonial. Ele está localizado a 200 metros doa Praça Principal e tem banheira de hidromassagem.
  • Villa Linda 2: a hospedagem com móveis antigos e boa infraestrutura, aceita animais de estimação, sendo uma boa opção para se hospedar bem próximo da Praça Principal.
  • Azulado Jericó: um apart-hotel para quem procura um pouco mais de comodidade durante a viagem. A hospedagem oferece café da manhã.

Onde comer em Jericó

Onde comer em Jericó
Café El Saturia

Apesar de pequeno e não ser um povoado muito procurado por turistas, você vai encontrar muitas opções de onde comer em Jericó, que incluem restaurantes, cafés e bares. Ao redor da Praça Principal tem uma variedade de estabelecimentos e alguns deles ficam cheios quase que durante todo o dia.

Durante a nossa estadia na cidade, visitamos alguns lugares incríveis e outros nem tanto assim, mas esses não vamos indicar nesse texto. Então, se você vai conhecer Jericó, veja a nossa lista com dicas de onde comer no destino.

  • Café El Saturia: como falamos anteriormente, esse café não pode ficar de fora do roteiro de viagem. Ele tem delícias no cardápio e você pode ter algumas experiências incríveis no local.
  • Arabic Fox: localizado no Centro Cultural Bomarzo, esse restaurante de culinária árabe tem delícias no cardápio. Amamos os pratos que pedimos, o falafel é maravilhoso.
  • Bendito Café: localizado na Praça Principal, o Bendito Café é um lugar que não pode ficar de fora do roteiro, pois ele tem um extenso cardápio. Fomos ao local tomar aromática (um chazinho) durante a tarde (passeio típico de Jericó), mas como ele tem uma pizza bem elogiada voltamos para comer uma pizza com vinho e ela não nos decepcionou. Amamos tudo.
  • Misti Cocina Andina: esse é outro restaurante incrível que fica no Centro Cultural Bomarzo. Ele tem dois cardápios, um com comida colombiana e outro com opções peruanas. O prato que pedimos no local estava maravilhoso.
  • Restaurante La Gruta: esse foi um restaurante bem recomendado, que possui cardápio com comida colombiana. Não deu tempo de visitá-lo, mas se você quiser experimentar pratos típicos do país, ele foi recomendado por um morador.
  • Caminito Tango Museo Bar: esse bar também fica localizado no Centro Cultural Bomarzo e tem drinks maravilhosos.

Dicas imperdíveis para a sua viagem a Jericó

Viagem para Jericó Colômbia
Praça de Jericó na Colômbia

E para você aproveitar ao máximo a viagem para esse povoado incrível, que é Jericó, separamos algumas dicas imperdíveis.

  •  Para a sua viagem, não se esqueça de levar uma roupa impermeável. Leve também uma capa de chuva, esse item é indispensável em qualquer viagem para conhecer os povoados da Colômbia. Nessa região, a chuva é bem comum. 
  • Não se esqueça de levar pelo menos um casaco e calças na sua mala de viagem. Como falamos anteriormente, faz bastante frio durante a noite em Jericó, por isso, esses itens são essenciais. Durante a nossa viagem fez frio todos os dias a noite.
  • Não se esqueça de levar repelente, principalmente se você tem alergia a mosquitos e vai fazer trilhas. Como Jericó é uma cidade cercada por natureza, você vai encontrar muitos mosquitos.
  • Para não ter problemas, leve dinheiro físico na sua viagem, pois alguns lugares podem não aceitar cartão. Inclusive, para pagar a chiva é aceito somente dinheiro. Então, se você vai para outros destinos a partir de Jericó de Chiva, tenha isso em mente.
  • As noites em Jericó não são animadas, mas se você quer curtir um barzinho indicamos o Café-Tal Bar & Punto Aparte e Tangos & Algo Mais. Mas esses estabelecimentos não abrem todos os dias.
  • Em Jericó tem algumas comidas típicas que recomendamos muito que você prove, como a água de panela (água quente com rapadura), o doce jericiano (um pastel de frutas) e caramelos de cardamomo.

*Salve no Pinterest para ler depois

Para ler em seguida: