”chip

Um guia para aproveitar o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Veja os pontos turísticos, o que fazer, onde curtir os bares, o samba, as baladas e onde se hospedar na Lapa Rio de Janeiro.

*Salve no Pinterest para ler depois

O Rio de Janeiro é uma capital muito procurada por turistas, seja brasileiros ou estrangeiros. E não podia ser diferente, a cidade reserva lugares interessantíssimos com muitas pontos turísticos para você aproveitar durante sua estadia.

Desse modo, suas atrações vão desde parques como o Jardim Botânico, as famosas praias de Ipanema, Copacabana e Leblon, até bairros bem impressionantes como a Ilha de Paquetá e a Lapa Rio de Janeiro. Mas todos repletos de histórias e encantos.

Então, se você está pensando em viajar para a Cidade Maravilhosa e conhecer a região da Lapa do Rio de Janeiro, ela tem muitas atrações, seja para você conhecer durante o dia ou ainda aproveitar a noite.

Assim, para você curtir ao máximo sua viagem ao Rio de Janeiro vamos indicar os principais pontos turísticos que você pode aproveitar na Lapa. Mas é claro, antes vamos ficar por dentro de um pouco da história e curiosidade dessa região com muita diversidade e agitação.

Encontre aqui os melhores passeios na Lapa e no Rio de Janeiro

Sobre a Lapa Rio de Janeiro

Lapa Rio de Janeiro
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

A Lapa é aquele bairro onde você encontrará muitos bares, baladas, além de alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. Assim, o bairro é um reduto para quem quer curtir um pouco de badalação, principalmente a noite quando a Avenida Men de Sá se transforma com muita agitação dos bares e baladas.

Aliás, a Lapa ficou conhecida no início do século passado como a “Montmartre Brasileira”, devido ao conjunto de cabarés, cassino, malandros, artistas, prostitutas e intelectuais do local. Mas atualmente o bairro é muito procurado, por quem quer curtir um pouco da vida noturna no Rio de Janeiro.

Ainda mais, o bairro traz um charme de antiguidade com seus casarões do tempo colonial onde funcionam os bares, baladas e restaurantes, locais que você pode curtir bons momentos.

Se você quer conhecer um pouco mais da história do Rio de Janeiro, não deixe de conhecer o Paço Imperial no Centro Histórico da cidade.

Segurança na Lapa

Muitos ao viajar para o Rio de Janeiro se perguntam da segurança da cidade, principalmente quando a assunto é Lapa. Mas durante a nossa estadia no Rio de Janeiro ficamos hospedadas na Lapa e não tivemos qualquer tipo de problema com segurança.

É claro que cuidado nunca é demais em qualquer viagem que fazemos. Então, se você vai sair a noite na Lapa, prefira levar somente o essencial como documento, cartão crédito e celular.

Aliás, sempre que saímos a noite evitamos levar bolsa e levamos apenas um celular para nós três.

Sabia que é necessário contratar o seguro para viagens nacionais? Veja aqui porque contratar um seguro viagem.

O que fazer na Lapa Rio de Janeiro durante o dia

Lapa - Rio de Janeiro
Lapa – Rio de Janeiro

Lapa é um bairro muito interessante para você explorar. Apesar da cidade ser cheia de passeios imperdíveis, no bairro Lapa se encontram alguns dos melhores passeios do Rio de Janeiro.

Assim, se você quer conhecer o bairro durante o dia encontrará pontos turísticos bem marcantes. Então agora vamos citar as atrações que você pode conhecer na Lapa durante o dia.

1. Arcos da Lapa

Em primeiro lugar está os Arcos da Lapa, conhecido também como Arqueduto da Carioca. Desse modo, é impossível falar no bairro sem citar os Arcos da Lapa.

Esse é aquele ponto turístico que é símbolo não só do bairro, mas também da história do Brasil, além de representar um marco da arquitetura colonial do país.

Os Arcos da Lapa foram construídos no século XVIII, contudo seu objetivo era transportar água do Rio Carioca até o Largo da Carioca para abastecer a população da cidade. Mas atualmente, além de ponto turístico, os Arcos da Lapa serve de passagem para o bondinho que sai de Santa Teresa, outra atração que você pode aproveitar no Rio de Janeiro.

Os Arcos da Lapa são formados por 42 arcos duplos, com 17,6 metros de alturas e 270 metros de comprimento e se estende de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas.

Aliás, os Arcos da Lapa fica localizado na Praça dos Arcos.

2. Letreiro RioAmaLapa

Lapa Rio de Janeiro - Rio ama Lapa
Placa Rio ama Lapa

Ainda na Praça dos Arcos, você pode conferir mais uma atração, o letreiro RioAmaLapa.

O letreiro tem 2 metros de altura e 11 metros de largura e a palavra Ama é representada por um coração. Nesse coração foram pintados elementos que simbolizam o bairro como o bondinho, samba e os pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O letreiro RioAmaLapa fica localizado em frente aos Arcos da Lapa.

3. Escadaria Selarón

Lapa RJ - Escadaria Selarón
Escadaria Selarón – Lapa RJ

Sem dúvida, esse é aquele ponto turístico que todo mundo espera conhecer no Rio de Janeiro. A escadaria fica localizada na Lapa e é bem movimentada.

A Escadaria Selarón é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón. Desse modo, ela é formada por um mosaico de azulejos coloridos que trazem aquele visual incomparável. Ainda mais, a escadaria liga o bairro da Lapa à Santa Teresa, outro bairro que você encontrará muito pontos turísticos interessantes para aproveitar no Rio de Janeiro.

Por ser um ponto turístico muito procurado, a escadaria costuma ficar lotada todos os dias.

Se você quer tirar uma foto sozinha na Escadaria, prefira ir bem cedinho (de preferência antes das 8 horas). Visto que em outros horários, devido a quantidade de turistas no local você terá que enfrentar uma pequena fila para tirar fotos, e quando chegar a sua vez terá que disputar a escada com muitas pessoas passando.

Contudo, a Escadaria Selarón é aquele ponto turístico que você precisa conhecer na Lapa. Aliás, para chegar a escadaria você passa por uma rua estreita repleta de artes de rua. Vale a pena conferir o local, além de tirar muitas fotinhas.

Endereço: Rua Joaquim, s/nº, Lapa – Rio de Janeiro.

Confira aqui um passeio incrível pelo bairro Lapa e Santa Teresa, nesse tour você vai andar de bondinho e conhecer também a Escadaria Selarón.

O que fazer na Lapa Rio de Janeiro a noite

Mas é claro que a maioria das atrações da Lapa funcionam a noite. Desse modo, no local você ainda pode curtir bares, baladas, restaurantes, casas noturnas e muito mais. Então agora vamos conhecer algumas atrações para aproveitar na Lapa a noite.

Mas nossa dica é: vá para o bairro e ande pelo local para escolher alguma atração. Se você entrar em um bar e não gostar do ambiente, não importa, porque tem muitos outros bares e baladas te esperando.

Aliás, fizemos isso em nossa viagem. Em uma noite passamos por muitos bares e baladas até chegar naquele que gostamos mais e curtimos o resto da noite.

Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

1. Circo Voador

Essa é uma das casas de show mais famosa do Brasil, com 35 anos.

Desse modo, a casa de show Circo Voador foi inaugurada em 1982 na Praia do Arpoador, e depois foi transferida para a Lapa, na Praça dos Arcos.

Aliás, o local conta com uma diversidade de shows com bandas de rock nacional e internacional, forró, fervo, funk e muito outros estilos para você aproveitar durante sua estadia na Lapa.

Endereço: Ruas dos Arcos, s/nº, Lapa – Rio de Janeiro.

2. Lapa 40 graus

E olha mais um lugarzinho para você curtir a noite no Rio de Janeiro, a Lapa 40 graus.

A casa noturna possui um ambiente de quatros andares, com uma decoração que representa o cotidiano dos cariocas trazendo o futebol, samba, praia, pontos turísticos e diversão.

Assim, a Lapa 40 graus conta com dois palcos com uma diversidade de shows como samba, gafieira moderna, sertanejo, forró, MPB e pop rock. Além de bares, boate, mesas de sinuca e ambientes diversos para você conversar com amigos e conhecer novas pessoas.

Endereço: Rua Riachuelo, 97, Lapa – Rio de Janeiro.

3. Bar Carioca da Gema

O Bar Carioca da Gema ocupa um dos casarões antigos da Lapa. Desse modo, o local que funciona desde 2000 traz a música popular brasileira, além do samba carioca que não pode faltar nas noites do Rio de Janeiro.

Assim, o estabelecimento é um ótimo local para você passar bons momentos de diversão e descontração durante sua viagem.

Endereço: Avenida Men de Sá, 79, Lapa – Rio de Janeiro.

4. Rio Scenarium

E olha mais um bar/balada para você curtir bastante na Lapa. O Rio Scenarium é um dos mais famosos atrativos do bairro.

O bar/balada fica localizado em um casarão antigo na Rua do Lavradio, sendo palco de muito samba tradicional, chorinho e MPB. Então, se você quer curtir uma ótima noite carioca, a casa de show e bar é uma ótima opção.

Aliás, a casa de show costuma ser muito frequentada por turistas.

Endereço: Rua da Lavradio, nº 20, Lapa – Rio de Janeiro.

5. Bar da Boa

Impossível passar à noite pela Lapa e não notar o Bar da Boa com todo o seu samba. Aliás, o nome do estabelecimento é Bar da Lapa. Então, se alguém falar em Bar da Lapa ou Bar da Boa eles são o mesmo bar.  Desse modo, o bar possui um ambiente bem descontraído e temático da cerveja antártica.

O Bar da Boa ainda conta com dois andares, onde no primeiro você encontra um ambiente com muitas mesas para passar ótimos momentos, ouvindo samba e se deliciando com petiscos e cervejas.

Por outro lado, no segundo andar você encontra um ambiente para show e apresentações de grupos musicais.

Endereço: Avenida Men de Sá, nº  69, Lapa – Rio de Janeiro.

6. Leviano Bar

Outra opção de bar para você curtir a noite na Lapa é o Leviano Bar que fica na Avenida Men de Sá, bem próximo ao Circo Voador. Assim, ele possui um ambiente descontraído com muitas mesas, além de uma variedade de gastronomia e drinks.

Ainda mais, o bar toca diferentes estilos musicais para você aproveitar. Desse modo, por ter dois andares você ainda pode curtir estilos musicais diferentes como forró, samba, funk e muito mais. Aliás, a  cada dia da semana o bar possui uma programação diferente.

Endereço: Avenida Men de Sá, nº 49, Lapa – Rio de Janeiro.

7. Bourn Burguer

Se você está procurando uma hamburgueria na Lapa pode ir no Bourn Burguer, que funciona no segundo andar de um casarão antigo na Rua Gomes Freira.

 Assim, a Hamburgueria possui um ambiente bem aconchegante e descolado com música, onde você pode aproveitar o momento para conversar com amigos e comer aquele hambúrguer maravilhoso.

Na hamburgueria você tem a opção de montar o seu hambúrguer de acordo com os ingredientes de sua preferência, ou ainda escolher entre combos.

Endereço: Rua Gomes Freire, nº  579, sobrado, Lapa – Rio de Janeiro.

8. Ponto de Encontro Ximeninho

Esse é um ótimo ambiente para você comer petisco e beber uma cerveja com amigos. Além de ter um ambiente agradável, o local conta com muitas opções baratas de comida e bebida.

Aliás, o Ponto de Encontro Ximeninho costuma ficar bem lotado a noite, sendo até difícil encontrar uma mesa. Então se você quiser uma mesa sem preocupação ou ficar esperando, chegue mais cedo. Além de ser um bar a noite, durante o dia funciona um restaurante no local.

Endereço: Praça João Pessoa, nº 7, Lapa – Rio de Janeiro.

9. Bar da Cachaça

Outra opção mais barata na Lapa é o Bar da Cachaça. Ele é um bar mais simples, mas que também vale a pena conferir.

O Bar da Cachaça funciona em uma antiga casa da cidade que foi tombada em 2012. Desse modo, o local também é um ótimo ambiente para você comer e beber.

Endereço: Avenida Men de Sá, nº  110, Lapa – Rio de Janeiro.

Veja também: Vida noturna no Rio de Janeiro: 7 lugares para fugir do clichê pelo blog Partiu Viajar.

Onde se hospedar na Lapa

Lapa - Rio de Janeiro
Lapa – Rio de Janeiro

Se você está pensando em se hospedar na Lapa, o local possui muitas opções de hospedagens.

Em nossa viagem ao Rio de Janeiro nos hospedamos no bairro e não nos arrependemos. Pois sempre aproveitamos a vida noturna em nossas viagens e encontramos muitas opções na Lapa, além de ser uma das opções mais baratas do Rio de Janeiro.

Aliás, ficamos hospedadas no Books Hostel. Ele é um hostel que faz festinhas todas as noites, então é bem badalado. A maiorida dos hóspedes são estrangeiros, portanto se você quer conhecer muitos gringos esse é o lugar.

Contudo, o hostel possui apenas quartos compartilhar, e para quem procura privacidade e sossego não é ideal se hospedar no local.

Ainda mais, ao se hospedar no Books Hostel você ganha uma pulseira na qual conseguirá descontos em alguns bares e baladas da Lapa.

Mas se você quer se hospedar em outra região da cidade, veja as melhores regiões e bairros de ficar no Rio de Janeiro.

Veja também: Quanto custa viajar – Rio de Janeiro em 4 dias pelo blog Partiu Viajar.

Para ler em seguida:

4 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *