Atualizado em Junho , 2020

Um guia para organizar sua viagem ao Rio de Janeiro. Veja os melhores bairros, regiões e hospedagens para ficar durante sua viagem ao Rio de Janeiro – RJ.

*Salve no Pinterest para ler depois

ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO

Para uma viagem ser bem aproveitada, saber o melhor bairro para se hospedar é muito importante. Seja para ficar perto dos pontos turísticos que você quer conhecer, e assim não gastar tanto tempo no transporte entre sua hospedagem e a atração, ou para levar contigo uma boa lembrança da sua viagem.

Assim, ao escolher onde ficar no Rio de Janeiro você deve levar em conta que essa é uma cidade grande e com diferentes regiões para se hospedar.

Dessa forma, uma das maiores dúvidas ao planejar uma viagem para o Rio de Janeiro é onde se hospedar. Qual o melhor bairro, a região e tudo mais. Afinal, ainda pesa a questão da segurança.

Por isso fizemos um guia de onde ficar no Rio de Janeiro, com os melhores bairros e hospedagens.

Onde ficar no Rio de Janeiro

ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO
Pão de Açúcar – RJ | Imagem de Poswiecie por Pixabay

Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro estão na Zona Sul, na qual possui muitas opções de bairros para se hospedar. Aliás, essa região também é tida como a mais segura da cidade.

Assim, a Zona Sul é uma ótima opção de onde ficar no Rio de Janeiro, principalmente se você quer ficar próximo das principais praias da cidade, como Ipanema, Copacabana e Leblon. Aliás, os bairros da Zona Sul também possuem uma melhor estrutura turística com ótimos hotéis a beira da praia, bares, restaurantes e muito mais.

Por outro lado, a Região Central também possui seu charme quando o assunto é hospedagem, sendo também ótima opção de onde ficar no Rio de Janeiro. Assim, para melhor aproveitar os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa é indicado que você se hospede na Zona Sul ou região Central.

Caso queira se hospedar em outras regiões da cidade valerá a pena somente se você for explorar aquela região específica.

Contudo, você encontrará ótimas opções de hospedagens na maioria dos bairros do Rio de Janeiro. Então vamos conferir um pouquinho das melhores regiões e bairros para se hospedar.

Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Bairros da Zona Sul

Devido a localização e infraestrutura, na Zona Sul estão os bairros mais indicados para quem vai conhecer o Rio de Janeiro pela primeira vez. Sendo que Ipanema e Copacabana são os bairros mais procurados quando o assunto é turismo.

Ainda mais é na Zona Sul que você encontrará alguns do melhores passeios do Rio de Janeiro, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra do Arpoador, Jardim Botânico, Lagoa Rodrigo de Freitas, e as praias de Ipanema, Copacabana e Leblon.

Desse modo, na Zona Sul você pode escolher entre os bairros de Ipanema, Copacabana, Leblon, Botafogo, Flamengo, Leme e muitos outros para se hospedar.

Ipanema

Onde se hospedar no Rio de Janeiro - Ipanema
Ipanema – Rio de Janeiro

Para quem quer ficar perto de tudo, Ipanema é ideal. Assim, no bairro você encontrará restaurantes, lojas e todos os tipos de comércios, além da queridinha Praia de Ipanema e o Arpoador (lugar muito procurado para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro).

Ainda mais, o bairro de Ipanema fica entre os bairros de Copacabana e Leblon (outras opções de onde ficar no Rio de Janeiro, na qual falaremos mais a frente).

Em Ipanema você tem desde opções luxuosas, até opções mais simples para se hospedar. Mas os preços de hospedagens nesse bairro são um pouco mais caros.

Para quem procura hotéis com vista panorâmica para o mar e as belezas do Rio de Janeiro, pode se hospedar no Hotel Arpoador que fica a 100 metros da Praia de Ipanema. Mas você ainda tem opções como o Hotel Fasano Rio de Janeiro que conta com SPA, restaurante, sauna, academia, bar e acomodações de luxo, além de um terraço com piscina de borda infinita. E o Sol Ipanema que fica de frente para o mar.

O Hotel Vermont é uma opção mais simples que fica 280 metros da Praia de Ipanema.

Veja todas as opções de hospedagens em Ipanema.

Copacabana

Onde se hospedar no Rio de Janeiro 
 - Copacabana
Praia de Copacabana – RJ

Se você quer ficar no burburinho do Rio de Janeiro tem como opção se hospedar em Copacabana, bairro vizinho de Ipanema. Aliás, os bairros ficam bem próximos, sendo possível ir de uma praia para outra caminhando ou de bicicleta.

Copacabana é um bairro turístico com uma intensa agitação, tanto comercial quanto residencial.  Assim, você ficará perto de restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio e tudo o que precisar.

Ainda mais, o bairro conta com muitas hospedagens que vão desde hotéis luxuosos, até hospedagens mais simples. Pela variedade de hospedagens, no bairro você pode encontrar melhores ofertas.

Em Copacabana tem o elegante Copacabana Palace, um hotel 5 estrelas que oferece quartos de luxo, SPA e restaurantes em frente a Praia de Copacabana.

Mas se você quer se hospedar na beira da praia e não dispensa um hotel, ainda tem como opções no bairro, o Rio Othon Palace que possui piscina na cobertura e vista para o Pão de Açúcar. Além do Miramar Hotel by Windsor que aceita animais de estimação.

E com melhor custo benefício o Ibis Copacabana Posto 5 ou o Hotel Atlântico Rio que fica a 500 metros da Praia de Copacabana.

Veja todas as opções de hospedagens em Copacabana.

Leme

Onde se hospedar no Rio de Janeiro 
 - Leme
Leme – RJ | Foto de Thiago Sanchez on Unsplash

Outra opção de onde ficar no Rio de Janeiro, mas ainda nos bairros da Zona Sul é o Leme. Desse modo, o bairro fica bem próximo de Copacabana, sendo também uma ótima opção para quem quer se hospedar próximo aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O bairro possui estação de metrô e várias linhas de ônibus, sendo fácil se locomover para outras regiões. Ainda mais, o Leme é um bairro agradável e lá você pode conhecer o Forte do Leme, além da praia e a estátua da Clarice Lispector que fica no calçadão da Praia do Leme.

Então se você quer se hospedar nesse bairro veja algumas opções. Na orla da Praia do Leme, você pode se hospedar no Arena Leme Hotel que fica a 750 metros da Praia de Copacabana, ou ainda o Hotel Windsor Leme, um hotel a beira da praia com vista para as belezas do Rio de Janeiro.

Outra opção de onde se hospedar no Leme é o Novotel Leme Rio de Janeiro, um hotel 4 estrelas que possui vistas para as montanhas.

Veja todas as opções de hospedagens no Leme.

Leblon

Onde se hospedar no Rio de Janeiro 
 - Leblon
Fote de Shot by Cerqueira para Unsplash

Leblon é um bairro residencial e pouco turístico, por isso possui menos opções de hospedagens.

Aliás, o bairro vizinho de Ipanema possui hospedagens mais caras. Contudo, você também encontrará muitos apartamentos de temporada para alugar. Leblon conta com bares, restaurantes, shopping e muito mais. Sendo que no final da Praia de Leblon está mais um cartão postal do Rio de Janeiro, o Morro Dois Irmãos.

Assim, no bairro você pode se hospedar no charmoso Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, um resort 5 estrelas que fica a beira da praia.

Mas se você procura por hotel tem como opções o Hotel Hitz Leblon que fica a apenas 200 metros da praias, além do Promenade Palladium e o Leblon All Suits.

Por outro lado, se você ama hostel pode ficar no Lemon Spirit Hostel que fica a 1 quarteirão da Praia de Leblon e 6 quarteirões da Praia de Ipenema.

Veja aqui todas as opções de hospedagens no Leblon.

 Vidigal

Onde se hospedar no Rio de Janeiro 
 - Vidigal
Vidigal | Foto:     Edmir Silvestre  via Wikimedia Commons.

E do lado de Leblon, está a Favela Vidigal. Para quem quer uma experiência com as comunidades pode ser uma opção de onde ficar no Rio de Janeiro.

A Favela do Vidigal é pacificada e recebe muitos turistas que vão até o local para fazer a trilha do Morro Dois Irmãos, ou ainda, conhecer melhor a favela.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, no Vidigal você também encontrará opções de lugares para se hospedar. Contudo, as hospedagens no bairro em sua grande maioria são hostels. Assim, no Vidigal você pode se hospedar no Mar do Rio Hostel.

Veja aqui todas as opções de hospedagens no Vidigal.

Flamengo

Em primeiro lugar, Flamengo é um bairro residencial e com boas opções de hospedagens. Aliás, ele é um bairro mais seguro e possui vista para o Pão de Açúcar.

Desse modo, o bairro possui boas opções de hospedagens, na qual você também ficará próximo dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O bairro conta com o Hotel Widson Florida, mas você ainda pode se hospedar no Scorial Rio Hotel com piscina panorâmica e o Argentina Hotel que fica a 2 minutos do Pão de Açúcar.

Veja aqui todas as opções de hospedagens no Flamengo.

Botafogo

Onde se hospedar no Rio de Janeiro 
 - Botafogo
Botafogo | Photo de Davi Costa via Unsplash

É de Botafogo que se tem as melhores vistas para os morros do Rio de Janeiro, sendo que esse bairro ainda é acesso para o Pão de Açúcar.

Contudo, ele é um bairro grande e nem sempre a hospedagem terá uma boa localização. Então nossa dica é, se for sua primeira vez no Rio prefira ficar hospedado em outros bairros. Mas se você realmente quiser se hospedar em Botafogo, restrinja sua busca para algumas regiões do próprio bairro.

Em Botafogo tem o Novotel Praia de Botafogo que conta com banheira de hidromassagens e academia. Outra opção de onde ficar no Rio de Janeiro, mas em Botafogo é o Ibis Styles Botafogo.

Para quem ama ficar hospedado em Hostel tem como opção o Injoy Hostel.

Veja aqui todas as opções de hospedagens em Botafogo.

Catete e Laranjeiras

Deixamos esses dois bairros da Zona Sul por último, porque eles ficam bem pertinhos da Região Central do Rio de Janeiro.

Assim, Catete e Laranjeiras também são ótimas opções de onde ficar no Rio de Janeiro.

O ponto negativo de ficar hospedado em Laranjeiras é que não tem metrô, mas ele é um bairro tranquilo com ruas arborizadas. Assim, nesse bairro você pode se hospedar no Rio 222, sendo uma ótima escolha para quem deseja uma viagem com atividades ao ar livre, natureza e bares. Outras opções são o Villa 25 e o Nature Paradise Boutique Hotel que ocupa uma mansão dos anos 60.

Por outro lado, Catete que também é um bairro residencial conta com estação de metrô. Assim, no Catete você pode ficar hospedado no Royal Regency Palace Hotel, um hotel 4 estrelas que fica a 450 metros da estação de metrô, ou ainda o Hotel Vitória que fica a 20 metros da estação de metrô do Catete.

Veja aqui todas as opções de hospedagens em Laranjeiras e Catete.

Região Central

Para quem não quer ficar na Zona Sul, ainda pode se hospedar em alguns dos bairros da Região Central do Rio de Janeiro. Sem dúvida, essa região conta com ótimas opções de hospedagens e com bom custo benefício.

A região Central do Rio de Janeiro conta com atrações como o Real Gabinete Português de Leitura, Igreja de São Francisco da Penitência, Theatro Municipal, Museu Nacional Belas Artes, Paço Imperial, além da opção de dar água na boca, o Café Colombo.

 Ainda mais, você pode optar em se hospedar nos seguintes bairros da região Central: Centro, Santa Teresa e Lapa.

Centro

O Centro do Rio de Janeiro é mais indicado para quem vai fazer uma viagem a trabalho e não turismo.

No Centro você encontrará opções de hospedagens bem baratas, mas também bem caras. Contudo, a vantagem de ficar nessa região é que você encontrará todos os tipos de transportes como metrô, VLT e ônibus. Assim, vai ser bem fácil a sua locomoção para outras regiões da cidade.

O ponto negativo de se hospedar no Centro é a segurança, principalmente durante a noite.

No Centro do Rio de Janeiro você pode se hospedar no Prodigy Santos Dumont ideal para quem vai fazer uma viagem a trabalho e precisa ficar próximo do aeroporto, pois esse hotel é conectado ao Aeroporto Santos Dumont e fica a 900 metros da Baía de Guanabara.

Mas no Centro do Rio você ainda tem muitas outras opções como Hotel Atlântico Bussines Centro que fica a 200 metros do Teatro Municipal, além Ibis Rio de Janeiro Santos Dumond e Novotel Rio de Janeiro Santos Dumond.

Veja aqui todas as opções de hospedagens do Centro do Rio de Janeiro.

Santa Teresa

 Escadaria Selarón - Lapa / Santa Teresa
Escadaria Selarón – Lapa / Santa Teresa

O Bairro de Santa Teresa é um bairro boêmio do Rio de Janeiro que fica na região mais alta da cidade. Desse modo, seu acesso é feito por ladeiras ou escadarias. Aliás, a Escadaria Selarón, um dos melhores passeios do Rio de Janeiro é um de seus acessos.

Do alto do bairro, além de pontos turísticos bem interessantes como o Parque das Ruínas e o Antigo Bondinho, você terá uma vista privilegiada para o Rio de Janeiro.

Como opções de hospedagens em Santa Teresa você tem o Rio Panoramic, um luxuoso Cama e Café (B&B) que oferece vista panorâmica da Baía de Guanabara.

Veja aqui todas as opções de hospedagens em Santa Teresa.

Lapa

Lapa - Rio de Janeiro
Lapa – Rio de Janeiro

E ainda bem pertinho de Santa Teresa, mas na região baixa, você pode se hospedar na badalada Lapa.

Para quem quer curtir um bairro mais boêmio e adora bares e baladas, certamente conhecer as agitadas noites da Lapa não pode faltar para sua experiência no Rio de Janeiro ser completa. Para saber um pouco mais sobre o bairro, veja o texto o que fazer na Lapa.

Nessa região você encontrará boas hospedagens como o Vila Galé Rio de Janeiro e o Selina Lapa Rio de Janeiro uma rede panamenha que mistura hotel e hostel. Outra opção é o Bristol Easy Lapa.

Para quem quer conhecer muita gente nova, principalmente estrangeiros tem como opção o Books Hostel. Um party hostel bem simples, mas bem badalado.

Veja aqui todas as opções de hospedagens na Lapa.

Outras regiões e bairros – Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

Além dos bairros da Zona Sul e região Central, outra opção de bairros para se hospedar é a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes que ficam na Zona Oeste do Rio de janeiro.

Uma desvantagem para quem quer ficar nessa região é que ela fica distante dos principais pontos turísticos da cidade, uma vez que a maioria deles ficam na Zona Sul.

Por isso, recomendamos que você se hospede nesses bairros apenas se for explorar a região. Se sua pretensão é conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, prefira ficar em algum bairro da Zona Sul ou Região Central.

Veja aqui todas as opções de hospedagens na Barra da Tijuca e Recreio do Bandeirantes.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip