Saber o melhor bairro para se hospedar é muito importante em qualquer viagem, seja para ficar perto dos pontos turísticos que você deseja conhecer ou para levar contigo boas lembranças da viagem. Por isso, separamos as melhores regiões e hotéis para se hospedar no Rio de Janeiro (RJ).
O melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro
Após viajar diversas vezes para o Rio de Janeiro, elegi a Barra da Tijuca o melhor bairro para ficar. Isso se deve ao fato do bairro ser um dos mais seguros do Rio de Janeiro e ter uma bela praia com quiosques e beach clubs. Além disso, o local oferece ótimos hotéis a beira-mar e uma avenida, a Avenida Olegário Maciel, cheia de bares e restaurantes.
Ao escolher onde ficar no Rio de Janeiro, você deve considerar que essa é uma cidade grande e com diferentes regiões e bairros para se hospedar. Desse modo, você deve levar em consideração o melhor bairro, os pontos turísticos que deseja conhecer e a questão da segurança.
Nossos bairros preferidos para ficar no Rio de Janeiro (RJ):
Melhor região geral para ficar
Bairro perto dos pontos turísticos
Bairro com intensa agitação
Tranquilidade ao lado de Copacabana
Bairro pouco turístico
Região com bares e baladas
Bairro boêmio na região alta
Comunidade pacificada
Onde ficar no Rio de Janeiro?
Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro estão na Zona Sul, na qual possui muitas opções de bairros para se hospedar e excelentes hotéis. Nessa região, os bairros mais procurados para ficar são Ipanema, Copacabana, Leme e Leblon.
Por outro lado, a região Central do Rio de Janeiro conta com atrações como o Real Gabinete Português de Leitura, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas-Artes, Museu do Amanhã, Escadaria Selarón e Arcos da Lapa. Nessa região, dois bairros são interessantes para ficar, Lapa e Santa Teresa.
A Barra da Tijuca, o nosso bairro preferido para se hospedar no Rio de Janeiro, fica na Zona Oeste, sendo também o bairro preferido dos cariocas para viver. Os outros bairros e regiões da cidade não recomendo para os turistas se hospedarem.
1. Barra da Tijuca – o melhor bairro para se hospedar
O melhor bairro para ficar no Rio de Janeiro é a Barra da Tijuca, pois a região tem uma linda praia com excelente infraestrutura, onde você encontra quiosques, beach clubs e hotéis.
Atualmente, esse é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro e conta com excelentes hotéis e restaurantes a beira-mar ou bem próximos da orla. Na Avenida Olegário Maciel também tem uma variedade de restaurantes e bares com boas promoções de almoço e happy hour.
O ponto negativo de ficar na Barra da Tijuca é que os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro (Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Mureta da Urca, entre outros) ficam mais afastados desse bairro, já que a maioria fica na Zona Sul. Mas a região tem outras atrações e praias incríveis para conhecer, como Pedra da Gávea e Praia de Joatinga.
Hotéis incríveis para ficar na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro:
2. Ipanema – bairro perto dos pontos turísticos
Para quem quer ficar perto de tudo, Ipanema é o bairro ideal para se hospedar. Ele tem restaurantes, lojas e todos os tipos de comércios, além da queridinha Praia de Ipanema e a Pedra do Arpoador, lugar muito procurado para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro.
Ipanema fica entre Copacabana e Leblon, outras opções interessantes para ficar no Rio de Janeiro, na qual falaremos mais a frente. Em Ipanema, você tem desde opções luxuosas, até opções mais simples de hotéis para se hospedar.
A desvantagem de ficar nesse bairro é o atual aumento de assaltos e furtos praticados no Rio de Janeiro, principalmente os famosos arrastões nas praias.
Hotéis incríveis para ficar em Ipanema, Rio de Janeiro:
3. Copacabana – bairro turístico com intensa agitação
Localizado nas proximidades de Ipanema, Copacabana é um bairro igualmente atrativo para aqueles que desejam aproveitar a agitação do Rio de Janeiro. A proximidade dos bairros permite ir de uma praia para outra caminhando ou de bicicleta.
Copacabana é um bairro turístico com uma intensa agitação. Por isso, você ficará perto de restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio e tudo o que precisar. Além disso, o bairro tem diversas hospedagens que vão desde hotéis luxuosos, até opções mais simples. E pela variedade de hospedagens, você pode encontrar melhores ofertas.
O ponto negativo de se hospedar em Copacabana também é o aumento da violência no Rio de Janeiro, principalmente os assaltos e arrastões. Além disso, a Praia de Copacabana é uma das mais movimentadas do destino. Então, na alta temporada e finais de semana, ela sempre está muito cheia.
Hotéis incríveis para ficar em Copacabana, Rio de Janeiro:
4. Leme – bairro mais tranquilo ao lado de Copacabana
O Leme é uma opção mais tranquila para se hospedar na Zona Sul, apesar de ficar localizado ao lado de Copacabana. A tranquilidade do bairro não impede que ele ofereça toda a agitação carioca, com uma bela praia, quiosques movimentados e atrações para se divertir.
Além disso, o bairro possui estação de metrô e várias linhas de ônibus, sendo fácil se locomover para outras regiões. No bairro, você pode conhecer o Forte do Leme, a sua bela praia, a Mureta do Leme e a estátua de Clarice Lispector, que fica no calçadão da praia.
A desvantagem de ficar nesse bairro também é a falta de segurança, que você encontra na maioria dos bairros do Rio de Janeiro. E ao se hospedar no Leme, recomendo apenas os hotéis a beira-mar, onde fica toda a infraestrutura turística.
Hotéis incríveis para ficar no Leme, Rio de Janeiro:
5. Leblon – bairro pouco turístico
Leblon é um bairro residencial e pouco turístico, vizinho de Ipanema, que possui pouca oferta de hospedagens. Indico esse bairro para quem vai fazer uma viagem mais longa no Rio de Janeiro, pois a região tem muitos apartamentos de temporada para alugar.
Para sua diversão, Leblon conta com bares, praia, restaurantes, shopping e muito mais. E no final da Praia de Leblon, você vai encontrar mais um cartão-postal do Rio de Janeiro, o Morro Dois Irmãos.
Apesar de ter alguns hotéis incríveis, a desvantagem de ficar nesse bairro é a pouca oferta de hospedagens a beira mar. E para conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, você ainda deve se deslocar até outras regiões ou contratar passeios.
Hotéis incríveis para ficar no Leblon, Rio de Janeiro:
6. Lapa – região com bares e baladas
Quer curtir um bairro mais boêmio e adora bares e baladas? Recomendo se hospedar na Lapa para conhecer as agitadas noites do Rio de Janeiro. Para saber um pouco mais sobre o bairro, veja o texto o que fazer na Lapa.
A Lapa é um bairro com boas opções de hospedagens e você ainda vai ficar próximo de alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón e Arcos da Lapa.
O ponto negativo de ficar na Lapa é a violência do Rio de Janeiro, que você deve tomar muito cuidado, principalmente ao sair a noite. Além disso, você também vai ficar mais distante das belas praias do destino.
Hotéis incríveis para ficar no Lapa, Rio de Janeiro:
7. Santa Teresa – bairro boêmio na região alta
Santa Teresa é um bairro boêmio do Rio de Janeiro que fica em uma região mais alta da cidade, ao lado da Lapa. Por isso, o seu acesso é feito por ladeiras ou escadarias. Aliás, a Escadaria Selarón, um dos melhores passeios do Rio de Janeiro, é um de seus acessos.
Do alto do bairro, além de pontos turísticos interessantes como o Parque das Ruínas e o Antigo Bondinho, você terá uma vista privilegiada para o Rio de Janeiro.
A desvantagem de se hospedar nesse bairro é a pouca oferta de hospedagens e você fica um pouco afastado das principais praias do destino, como a Praia de Ipanema e Copacabana. Além disso, você deve tomar cuidado com a sua segurança na região.
Hotéis incríveis para ficar em Santa Teresa, Rio de Janeiro:
8. Vidigal – uma comunidade pacificada
Se você busca uma experiência com as comunidades do Rio de Janeiro, o Vidigal, que fica ao lado do Leblon, certamente é uma opção interessante de onde ficar. A Favela do Vidigal é pacificada e recebe muitos turistas que vão até o local para fazer a trilha do Morro Dois Irmãos e conhecer melhor a comunidade.
A desvantagem de ficar no Vidigal é que as hospedagens no bairro em sua grande maioria são hostels. Além disso, somente recomendo se hospedar na região quem deseja conhecer melhor a comunidade, e para isso, contrate um passeio.
Hotéis incríveis para ficar no Vidigal, Rio de Janeiro:
Confira mais dicas de hospedagens no Rio de Janeiro:
Para ler em seguida: