Onde ficar no Rio de Janeiro (RJ)? Melhores bairros e hotéis

Saber o melhor bairro para se hospedar é muito importante em qualquer viagem, seja para ficar perto dos pontos turísticos que você deseja conhecer ou para levar contigo boas lembranças da viagem. Por isso, separamos as melhores regiões e hotéis para se hospedar no Rio de Janeiro (RJ).

Mulher em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, segurando uma bebida e sorrindo.

O melhor lugar para ficar no Rio de Janeiro

  • Eleição da autora

Após viajar diversas vezes para o Rio de Janeiro, elegi a Barra da Tijuca o melhor bairro para ficar. Isso se deve ao fato do bairro ser um dos mais seguros do Rio de Janeiro e ter uma bela praia com quiosques e beach clubs. Além disso, o local oferece ótimos hotéis a beira-mar e uma avenida, a Avenida Olegário Maciel, cheia de bares e restaurantes.

Ao escolher onde ficar no Rio de Janeiro, você deve considerar que essa é uma cidade grande e com diferentes regiões e bairros para se hospedar. Desse modo, você deve levar em consideração o melhor bairro, os pontos turísticos que deseja conhecer e a questão da segurança.

Nossos bairros preferidos para ficar no Rio de Janeiro (RJ):

  • 1° Barra da Tijuca

Melhor região geral para ficar

  • 2° Ipanema

Bairro perto dos pontos turísticos

  • 3° Copacabana

Bairro com intensa agitação

  • 4° Leme

Tranquilidade ao lado de Copacabana

  • 5° Leblon

Bairro pouco turístico

  • 6° Lapa

Região com bares e baladas

  • 7° Santa Teresa

Bairro boêmio na região alta

  • 8º Vidigal

Comunidade pacificada

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro estão na Zona Sul, na qual possui muitas opções de bairros para se hospedar e excelentes hotéis. Nessa região, os bairros mais procurados para ficar são Ipanema, Copacabana, Leme e Leblon.

Por outro lado, a região Central do Rio de Janeiro conta com atrações como o Real Gabinete Português de Leitura, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas-Artes, Museu do Amanhã, Escadaria Selarón e Arcos da Lapa. Nessa região, dois bairros são interessantes para ficar, Lapa e Santa Teresa.

A Barra da Tijuca, o nosso bairro preferido para se hospedar no Rio de Janeiro, fica na Zona Oeste, sendo também o bairro preferido dos cariocas para viver. Os outros bairros e regiões da cidade não recomendo para os turistas se hospedarem.

1. Barra da Tijuca – o melhor bairro para se hospedar

Mulher sentada à beira da praia na Barra da Tijuca, olhando para o mar.

O melhor bairro para ficar no Rio de Janeiro é a Barra da Tijuca, pois a região tem uma linda praia com excelente infraestrutura, onde você encontra quiosques, beach clubs e hotéis.

Atualmente, esse é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro e conta com excelentes hotéis e restaurantes a beira-mar ou bem próximos da orla. Na Avenida Olegário Maciel também tem uma variedade de restaurantes e bares com boas promoções de almoço e happy hour.

O ponto negativo de ficar na Barra da Tijuca é que os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro (Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Mureta da Urca, entre outros) ficam mais afastados desse bairro, já que a maioria fica na Zona Sul. Mas a região tem outras atrações e praias incríveis para conhecer, como Pedra da Gávea e Praia de Joatinga.

Hotéis incríveis para ficar na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro:

  • Grand Hyatt Rio de Janeiro: localizado no Centro da Barra da Tijuca, o hotel 5 estrelas fica entre o mar, lagoa e montanhas. Desse modo, ele oferece piscina, SPA, sauna e academia.
  • Mercure Barra da Tijuca e Ibis Barra da Tijuca: esses dois hotéis de rede utilizam a mesma estrutura e fica um do lado do outro em um edifício a beira-mar.
  • Windsor Marapendi Hotel: com uma infraestrutura incrível a beira-mar, o hotel 5 estrelas oferece todas as comodidades que você precisa em uma viagem.

2. Ipanema – bairro perto dos pontos turísticos

Vista aérea da Pedra do Arpoador e Praia de Ipanema, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

Para quem quer ficar perto de tudo, Ipanema é o bairro ideal para se hospedar. Ele tem restaurantes, lojas e todos os tipos de comércios, além da queridinha Praia de Ipanema e a Pedra do Arpoador, lugar muito procurado para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro.

Ipanema fica entre Copacabana e Leblon, outras opções interessantes para ficar no Rio de Janeiro, na qual falaremos mais a frente. Em Ipanema, você tem desde opções luxuosas, até opções mais simples de hotéis para se hospedar.

A desvantagem de ficar nesse bairro é o atual aumento de assaltos e furtos praticados no Rio de Janeiro, principalmente os famosos arrastões nas praias.

Hotéis incríveis para ficar em Ipanema, Rio de Janeiro:

  • Hotel Arpoador: localizado a 100 metros da Praia de Ipanema, o hotel tem uma piscina no terraço, restaurante, bar e café da manhã.
  • Hotel Fasano Rio de Janeiro: o hotel tem SPA, restaurante, sauna, academia, bar, além de um terraço com piscina de borda infinita para curtir ainda mais a estadia.
  • Sol Ipanema: hotel com ótima infraestrutura, que fica de frente para o mar. Assim, o hotel tem piscina ao ar livre, academia, restaurante, bar e café da manhã.
  • Mar Ipanema Hotel: localizado a poucos metros da praia, ele oferece ótima infraestrutura com academia, restaurante e um rooftop com vista para o Cristo Redentor.

3. Copacabana – bairro turístico com intensa agitação

Mulher tomando água de coco na Praia de Copacabana, uma das melhores para ficar no Rio de Janeiro.

Localizado nas proximidades de Ipanema, Copacabana é um bairro igualmente atrativo para aqueles que desejam aproveitar a agitação do Rio de Janeiro. A proximidade dos bairros permite ir de uma praia para outra caminhando ou de bicicleta.

Copacabana é um bairro turístico com uma intensa agitação. Por isso, você ficará perto de restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio e tudo o que precisar. Além disso, o bairro tem diversas hospedagens que vão desde hotéis luxuosos, até opções mais simples. E pela variedade de hospedagens, você pode encontrar melhores ofertas.

O ponto negativo de se hospedar em Copacabana também é o aumento da violência no Rio de Janeiro, principalmente os assaltos e arrastões. Além disso, a Praia de Copacabana é uma das mais movimentadas do destino. Então, na alta temporada e finais de semana, ela sempre está muito cheia.

Hotéis incríveis para ficar em Copacabana, Rio de Janeiro:

  • Copacabana Palace: um hotel 5 estrelas que oferece quartos de luxo, SPA e restaurantes em frente a Praia de Copacabana.
  • Rio Othon Palace: hotel com restaurante, bar, academia, piscina na cobertura e vista para o Pão de Açúcar.
  • Miramar Hotel by Windsor: com uma piscina no terraço com vista para o Rio de Janeiro, o hotel tem excelente infraestrutura e aceita animais de estimação.
  • Ibis Copacabana Posto 5: hotel com bom custo-benefício, localizado a 500 metros da Praia de Copacabana.

4. Leme – bairro mais tranquilo ao lado de Copacabana

Mulher bem descontraída na Praia do Leme, olhando para o mar no Rio de Janeiro.

O Leme é uma opção mais tranquila para se hospedar na Zona Sul, apesar de ficar localizado ao lado de Copacabana. A tranquilidade do bairro não impede que ele ofereça toda a agitação carioca, com uma bela praia, quiosques movimentados e atrações para se divertir.

Além disso, o bairro possui estação de metrô e várias linhas de ônibus, sendo fácil se locomover para outras regiões. No bairro, você pode conhecer o Forte do Leme, a sua bela praia, a Mureta do Leme e a estátua de Clarice Lispector, que fica no calçadão da praia.

A desvantagem de ficar nesse bairro também é a falta de segurança, que você encontra na maioria dos bairros do Rio de Janeiro. E ao se hospedar no Leme, recomendo apenas os hotéis a beira-mar, onde fica toda a infraestrutura turística.

Hotéis incríveis para ficar no Leme, Rio de Janeiro:

  • Arena Leme Hotel: hotel de frente para o mar com piscina ao ar livre, academia, restaurante e bar.
  • Windsor Leme Hotel: um hotel a beira da praia com vista para as belezas do Rio de Janeiro e ótima infraestrutura.
  • Novotel Rio de Janeiro Leme: um hotel 4 estrelas que possui vistas para as montanhas, piscina ao ar livre, academia, restaurante e muito mais.

5. Leblon – bairro pouco turístico

Várias pessoas se divertindo na Praia do Leblon com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

Leblon é um bairro residencial e pouco turístico, vizinho de Ipanema, que possui pouca oferta de hospedagens. Indico esse bairro para quem vai fazer uma viagem mais longa no Rio de Janeiro, pois a região tem muitos apartamentos de temporada para alugar.

Para sua diversão, Leblon conta com bares, praia, restaurantes, shopping e muito mais. E no final da Praia de Leblon, você vai encontrar mais um cartão-postal do Rio de Janeiro, o Morro Dois Irmãos.

Apesar de ter alguns hotéis incríveis, a desvantagem de ficar nesse bairro é a pouca oferta de hospedagens a beira mar. E para conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, você ainda deve se deslocar até outras regiões ou contratar passeios.

Hotéis incríveis para ficar no Leblon, Rio de Janeiro:

  • Sheraton Grand Rio Hotel & Resort: um resort 5 estrelas que fica a beira da praia e oferece uma excelente infraestrutura.
  • Hotel Hitz Leblon: localizado a 200 metros da praia, o hotel tem piscina coberta, academia, restaurante e centro de bem-estar.
  • Promenade Palladium: localizado a 400 metros da praia, o hotel tem academia, restaurante, piscina ao ar livre e muito mais.

6. Lapa – região com bares e baladas

Arcos da Lapa com a Catedral ao fundo em um dia ensolarado.

Quer curtir um bairro mais boêmio e adora bares e baladas? Recomendo se hospedar na Lapa para conhecer as agitadas noites do Rio de Janeiro. Para saber um pouco mais sobre o bairro, veja o texto o que fazer na Lapa.

A Lapa é um bairro com boas opções de hospedagens e você ainda vai ficar próximo de alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón e Arcos da Lapa.

O ponto negativo de ficar na Lapa é a violência do Rio de Janeiro, que você deve tomar muito cuidado, principalmente ao sair a noite. Além disso, você também vai ficar mais distante das belas praias do destino.

Hotéis incríveis para ficar no Lapa, Rio de Janeiro:

  • Vila Galé Rio de Janeiro: hotel a poucos metros da Lapa, que oferece uma estrutura com piscina ao ar livre, academia, restaurante e bar.
  • Selina Lapa Rio de Janeiro: uma rede panamenha que mistura hotel e hostel. A hospedagem oferece uma ótima infraestrutura de frente para os Arcos de Lapa.

7. Santa Teresa – bairro boêmio na região alta

A colorida Escadaria Selarón no bairro Santa Teresa, que também é uma excelente opção de onde ficar no Rio de Janeiro.

Santa Teresa é um bairro boêmio do Rio de Janeiro que fica em uma região mais alta da cidade, ao lado da Lapa. Por isso, o seu acesso é feito por ladeiras ou escadarias. Aliás, a Escadaria Selarón, um dos melhores passeios do Rio de Janeiro, é um de seus acessos.

Do alto do bairro, além de pontos turísticos interessantes como o Parque das Ruínas e o Antigo Bondinho, você terá uma vista privilegiada para o Rio de Janeiro.

A desvantagem de se hospedar nesse bairro é a pouca oferta de hospedagens e você fica um pouco afastado das principais praias do destino, como a Praia de Ipanema e Copacabana. Além disso, você deve tomar cuidado com a sua segurança na região.

Hotéis incríveis para ficar em Santa Teresa, Rio de Janeiro:

  • Santa Teresa Hotel RJ – MGallery: um hotel boutique, localizado no Centro Histórico e Cultural. Desse modo, ele tem piscina ao ar livre, SPA e restaurante.
  • Chez Georges: localizado a 1 km da Escadaria Selarón, o hotel oferece piscina ao ar livre, terraço coberto, churrasqueira e jardim.
  • Mama Ruisa Boutique Hotel: hotel com vista para a Baía de Guanabara, que oferece piscina ao ar livre e bar.

8. Vidigal – uma comunidade pacificada

Se você busca uma experiência com as comunidades do Rio de Janeiro, o Vidigal, que fica ao lado do Leblon, certamente é uma opção interessante de onde ficar. A Favela do Vidigal é pacificada e recebe muitos turistas que vão até o local para fazer a trilha do Morro Dois Irmãos e conhecer melhor a comunidade.

A desvantagem de ficar no Vidigal é que as hospedagens no bairro em sua grande maioria são hostels. Além disso, somente recomendo se hospedar na região quem deseja conhecer melhor a comunidade, e para isso, contrate um passeio.

Hotéis incríveis para ficar no Vidigal, Rio de Janeiro:

  • Mirante do Arvrao: localizado no topo do Vidigal, a hospedagem tem um deck com vista panorâmica para o Rio de Janeiro. Ela oferece restaurante, terraço coberto, bar e lavanderia.

Confira mais dicas de hospedagens no Rio de Janeiro:

Para ler em seguida:

Deixe um comentário