Conheça Anchieta, uma cidade localizada ao Sul do Espírito Santo. Veja sua história, cultura, quando ir, dicas do que fazer, onde se hospedar, onde comer, como chegar e curiosidades da cidade.

O QUE FAZER EM ANCHIETA ES
Poço Abaré em Anchieta – ES

Sabe aquela cidade com uma cultura incrível e belas praias para você aproveitar? Então é a cidade de Anchieta ES. Situada no Sul do Espírito Santo, a cidade é uma das localidades mais antigas do estado.

Apesar de não ser muito conhecida pelo turismo nacional, Anchieta reserva muitos encantos para sua estadia na cidade. Seja pela cultura que possui uma bela história, que está ligada ao Padre José de Anchieta, hoje São José de Anchieta, ou ainda, pelas suas belas paisagens litorâneas, muitas delas escondidas depois de pequenas trilhas em meio à natureza. Ah, essas sem dúvida irão arrancar bons suspiros e momentos agradáveis durante sua viagem.

Então, se você vai viajar para o Espírito Santo e está pensando em conhecer Anchieta, nesse artigo vamos falar sobre a história da cidade e dicas de lazer, gastronomia e hospedagem.

Se preferir vá direito ao tópico desejado sobre Anchieta ES:

História de Anchieta ES

O QUE FAZER EM ANCHIETA ES
Praia da Guanabara

O povoamento em Anchieta se iniciou em 1565, tendo origem de uma aldeia de índios catequizada por padres jesuítas. Assim, o primeiro nome de Anchieta era Rerigtiba, nome em tupi que significa “lugar de muitas ostras”.

Contudo, em 1716, a aldeia se tornou uma Vila, passando a se chamar Benevente.

Mais tarde, a Vila Benevente foi elevada a cidade e passou a se chamar Anchieta, em homenagem ao Padre Jesuíta Espanhol, José de Anchieta, que conforme a tradição foi o fundador da cidade.

Curiosidade: O Padre José de Anchieta organizou a primeira gramática publicada na língua tupi-guarani. Desse modo, essa gramática foi impressa em Coimbra no ano de 1595.

Sobre Anchieta ES

O QUE FAZER EM ANCHIETA ES
Anchieta-ES

A cidade de Anchieta fica localizada ao sul do Espírito Santo, a aproximadamente 73 quilômetros da capital Vitória. Assim, ela faz divisa com as cidades de Alfredo Chaves, Piúma, Iconha e Gurapari (muito procurada pelos turistas, devido as suas belas praias). Sendo ainda, uma das localidades mais antigas do Espírito Santo.

Conheça a Praia da Bacutia: a praia mais badalada de Guarapari.

Além de ser uma cidade com aproximadamente 30 quilômetros litorâneos, com 23 praias, Anchieta ES possui uma cultura ligada à fé. Assim, anualmente a cidade reúne muitos fiéis que fazem “Os passos de Anchieta”, uma caminhada que repete o caminho que o Padre José de Anchieta fazia saindo da capital Vitória até Anchieta.

Em 2019, Anchieta foi eleita a Capital Estadual de Moqueca Capixaba, já deu para perceber que a deliciosa culinária capixaba, não irá faltar na cidade. E, aliás, a combinação de moquequinha e praia não é nada mal néh.

Anchieta é divida em três regiões turísticas Ubu, Centro e Iriri. Sendo que o balneário de Iriri é o local mais procurado pelos turistas, onde também acontece anualmente o Festival de Frutos do Mar. Veja os eventos da cidade no site da Prefeitura Municipal de Anchieta.

Quando ir para Anchieta ES

Quem já conhece o Espírito Santo sabe que o sol reina quase que o ano inteiro no estado. Assim, você não terá grandes problemas em conhecer o litoral do Estado durante todo o ano, a não ser que chegue uma frente fria no Estado, nesse caso, sua ida à praia vai ser prejudicada.

Contudo, Anchieta é muito frequentada por turistas durante o verão, nesse período você encontrará a cidade e praias lotadas. Mas em outros períodos do ano, a cidade costuma fica mais vazia, a não ser durante os festivais que acontecem na região.

Aliás, conhecemos Anchieta durante o mês de outubro e o clima estava ótimo para aproveitar as praias. Assim, as praias não estavam lotadas, somente as do balneário de Iriri que estavam mais cheias.

 Ainda mais, durante o verão as diárias de hospedagem costumam ser mais caras. Contudo, fora dessa época você pode encontrar promoções de hospedagens em Anchieta.

O que fazer em Anchieta

Já deu para perceber que Anchieta é cheia de atrações para curtir. Então se você está planejando uma viagem para a cidade, veja agora o que fazer em Anchieta – ES.

Roteiro Cultural de Anchieta ES

Já falamos que Anchieta é uma mistura de cultura e belezas litorâneas. Assim, você terá belas praias para colocar o bronze em dia. Mas também poderá conhecer monumentos da cidade repletos de história, muitas delas ligadas a São José de Anchieta.

1. Santuário Nacional de São José de Anchieta

Em primeiro lugar, o Santuário Nacional de São José de Anchieta é um conjunto arquitetônico do período colonial do Brasil, que reúne a Praça Matriz, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, o Museu São José de Anchieta e a Cela, quarto do “Apóstolo do Brasil”. Assim, o monumento histórico ainda é um dos monumentos mais antigos do Brasil.

Desse modo, o Santuário Nacional de São José de Anchieta foi construído no XVI e segundo relatos históricos, o Padre José de Anchieta faleceu antes que o Santuário estivesse pronto. Sendo assim, na Praça, em frente a Igreja Matriz você ainda encontrará o busto de bronze do Padre José de Anchieta.

Em 1943, o IPHAN – Instituto Histórico e Artístico Nacional promoveu o tombamento do monumento.

Mas atualmente, o Santuário está passando por uma reforma que se iniciou em 2018, com previsão de término para 2020.

Endereço: Praça do Santuário, 240, Morro da Penha, Centro Anchieta ES. Aberto diariamente das 8:00 hrs às 19:30 hrs.

2. Museu Nacional de Anchieta

Como falamos anteriormente, o Museu Nacional de Anchieta faz parte do Complexo Arquitetônico do Santuário Nacional São José de Anchieta.

No Museu você poderá conferir móveis antigos e roupas que pertenceram ao Padre José de Anchieta, bem como, peças arqueológicas, a cela (quarto do Padre José de Anchieta) e inúmeros objetos de valor religioso.

Endereço: Praça do Santuário, 240, Morro da Penha, Centro Anchieta ES. Aberto para visitação de terça a domingo, das 8 h às 18 horas.

3. Mercado dos Peixes

Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes

Outro lugar para você conhecer em Anchieta é o Mercado dos Peixes. Aliás, ele fica bem próximo ao Santuário Nacional São José de Anchieta.

O Mercado dos Peixes é um ambiente simples, mais frequentado pelos moradores da região. Desse modo, próximo ao mercado dos peixes você ainda encontrará uma pequena praça com dois quiosques, sendo um ótimo para comer.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 242, Centro, Anchieta ES.

4. Casa da Cultura

A Casa da Cultura foi construída em 1927 e constitui um dos patrimônios histórico-culturais da cidade.

Assim, na Casa da Cultura você encontrará registros da história de Anchieta, como fotos, documentos, cartas, objetos pertencente aos colonizadores da cidade. Aliás, no local você encontrará as obras escritas por Anchieta, bem como livros a respeito dele.

Endereço: Rua Presidente Vargas, 161, bairro Porto de Cima, Anchieta ES.

5. Centro Cultural

O Centro Cultural traz também um pouco da história de Anchieta. Desse modo, o prédio que atualmente é o Centro Cultural foi construído em 1940 e era o Hotel Anchieta.

Ainda mais, no local são realizadas exposições, aulas de música, dança, entre outras atrações.

Endereço: Rua Carlos Lindemberg, s/nº, Centro de Anchieta ES.

6. Poços de Históricos de Anchieta

Poço Abaré - Anchieta-ES
Poço Abaré

Mais uma atração cultural de Anchieta são os Poços Históricos. Na época em que a cidade foi catequizada pelos Jesuítas foram feitos vários poços, que serviam para abastecer os moradores da região com água. Desse modo, alguns desses poços já contam com mais de 250 anos.

Assim, espalhados pela cidade você encontrará os poços históricos. Em nossa viagem conhecemos o Poço Abaré, que fica no final da Praia de Castelhanos. Aliás, o Poço Abaré ainda é conhecido como Poço Anchieta ou Poço da Ponta dos Castelhanos. Esse poço ainda carrega a lenda de que ao retornar de uma viagem com os índios, o Padre José de Anchieta bateu com o cajado na pedra e fez jorrar água com poderes de cura.

Mas você ainda poderá conhecer outros poços, como Poço Coimbra, o que possui água cristalina e própria para o consumo e o Poço Quitiba.

7. Ruínas do Rio Salinas

Por fim, você poderá conhecer as Ruínas do Rio Salinas que é uma construção em alvenaria de pedra, constituída por 32 colunas. Elas ficam localizadas à margem esquerda do Rio Salinas, afluente do Rio Benevente.

Desse modo, as Ruínas que se destacam em meio da vegetação são construídas por pedras, argamassa e óleo de baleia.

Quanto ao que seria a construção, alguns supõem que tenha sido uma igreja que os Jesuítas estivem construindo no local.

As Ruínas do Rio Salinas ficam situadas a alguns quilômetros de Anchieta, em meio a uma vegetação de eucalipto. Desse modo, você poderá chegar as Ruínas de carro ou de barco pelo Rio Benevente, para isso é necessário contratar um passeio.

O passeio para as Ruínas deve ter o seu retorno até às 17 horas, bem como ser observado a tábua da maré.

Praias do balneário de Iriri, Anchieta ES

O balneário de Iriri é o mais procurado por turistas, então a região costuma ficar sempre lotada, principalmente durante o verão.

Assim, a região possui ótima infraestrutura, com quiosques a beira da praia, hotéis, pousadas e restaurantes, tudo a poucos metros do mar.

Desse modo, no balneário de Iriri você encontrará as Praias de Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul. Sendo que a maioria delas são praias pequenas, então se você quiser dá para conhecer todas em um único dia, como nós fizemos.

1. Praia de Santa Helena

A Praia de Santa Helena é cercada por costões de pedras e possui areias claras e mar calmo.  Desse modo, a praia possui uma beleza mais natural, cercada por árvores que trazem um visual mais natureza.

Contudo, na orla da praia você não encontrará estrutura com restaurantes e hotéis. Mas se quiser passar o dia na praia, você encontrará uma tenda que vende alguns lanches.

2. Praia dos Namorados

 Praia dos Namorados  - Iriri
Praia dos Namorados

A Praia dos Namorados possui aproximadamente 350 metros de extensão e fica a 6 km do Centro de Anchieta. Como a maioria das praias de Anchieta, ela fica localizada entre costões de pedras e o mar é mais calmo.

Desse modo, a Praia dos Namorados é mais preservada e não possui orla asfaltada. Se você quiser passar o dia no local, apenas um restaurante serve a beira da praia. Assim, você poderá se deliciar de frutos do mar, enquanto curte o visual.

O acesso para a Praia dos Namorados é feita pela Rodovia do Sol.

3. Praia da Areia Preta

 Praia da Areia Preta - Iriri
Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta, possui aproximadamente 500 metros de extensão e ao contrário das praias anteriores ela é uma praia urbana, sendo também uma das mais frequentadas do balneário de Iriri. Alias, ela fica a aproximadamente 7 km do Centro de Anchieta ES.

A Praia da Areia Preta possui esse nome, porque as areias no local é escura, devido à presença de Llmenita (areia Monazítica), indicada para o tratamento de reumatismo e artrite. Desse modo, a praia fica entre costões e possui águas claras com pequenas ondas.

Na Praia é possível fazer passeios de escuna ou mergulhos, mas para isso é necessário contratar uma agência especializada.

Curiosidade: Em Guarapari, cidade vizinha de Anchieta ES, também tem a Praia da Areia Preta.

4. Praia Costa Azul

 Praia Costa Azul  - Iriri
Praia Costa Azul

A Praia Costa Azul possui aproximadamente 500 metros de extensão, sendo que o seu acesso é totalmente asfaltado. Como as praias anteriores, ela também fica entre costões de pedras, com águas claras e mar calmo. Aliás, essa é uma das praias mais frequentadas de Iriri, com sombras de castanheiras em sua orla.

Além de quiosques a beira mar, onde são servidas porções, você encontrará em sua orla, restaurantes, bares, hotéis, lojas de artesanatos, sorveterias e muito mais.

Praias do balneário de Anchieta ES

Mas se você quiser fugir um pouco da agitação das Praias do balneário de Iriri, poderá aproveitar as outras praias de Anchieta, algumas delas mais escondidas e poucas frequentadas.

Assim, em nossa viagem conhecemos, além das praias do balneário de Iriri, outras praias de Anchieta e vamos falar um pouco delas. Mas lembre-se que Anchieta possui 23 praias e não conseguimos conhecer todas.

1. Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos em Anchieta-ES
Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é uma praia bem badalada, podemos até dizer que é a praia mais frequentada de Anchieta, já que o local possui uma ótima infraestrutura para os turistas. Assim, a praia costuma ter movimento o ano inteiro. Aliás, conhecemos essa praia no mês de outubro e ela estava bem movimentada.

Desse modo, a praia possui aproximadamente 2 km de extensão. Sendo que ela possui um trecho mais urbanizado, onde você encontrará muitos quiosques, mas se você preferir um trecho mais tranquilo poderá ir para o canto direito (de quem olha para o mar), onde ela é cercada por vegetação.

A Praia de Castelhanos possui águas tranquilas com muitos recifes, que dependendo da maré formam piscinas naturais.

Ainda mais, na praia acontece todos os anos o Festival de Moqueca Capixaba, um evento imperdível na cidade.

2. Praia de Ubu

Se você procura uma praia mais agitada, a Praia de Ubu também é uma ótima opção.

Assim, o nome da praia tem origem no tupi-guarani que significa “queda” e segundo a lenda, enquanto o corpo do Padre José de Anchieta era transportado, ao passar pela região de Ubu ele caiu, e foi exclamada a expressão “Aba Ubu” que quer dizer “O padre caiu”. Inclusive, nessa praia você encontrará um local sinalizado com uma cruz, onde seria o lugar que o Padre José de Anchieta caiu.

Mas outros defendem que o nome da praia é devido ao umbuzeiro, árvore de Umbu, um fruto do local.

A Praia de Ubu é uma praia urbana e possui ótima infraestrutura com hotéis, restaurantes e quiosques.

Desse modo, a Praia de Ubu possui águas tranquilas e faixa de areia extensa, ótima para passar momentos relaxantes.

3. Praia de Guanabara

Praia de Guanabara
Praia de Guanabara

Essa foi a praia que mais frequentamos em Anchieta, pois ficamos hospedadas a 100 metros dela, na Pousada da Tina.

A Praia de Guanabara possui aproximadamente 2,5 km de extensão e fica localizada entre as Praias de Castelhanos e Parati. Desse modo, a praia não é muito frequentada por banhistas, pois possui um pouco de ondas.

Ainda mais, a praia fica localizada em uma área de reserva ambiental, protegida pelo IPCMAR (Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha). Sendo que em períodos determinados acontece a desova de tartarugas.

Se você gosta de praticar esportes aquáticos, a praia é ideal. Principalmente para a prática de kitesurf, devido aos ventos fortes da praia.

O acesso para a praia é por pela estrada de terra.

4. Praia de Parati

Praia de Parati em Anchieta-ES
Praia de Parati

A Praia de Parati fica em uma vila de pescadores, assim muitas embarcações espalhadas pela praia compõem o seu visual. Aliás, tiramos muitas fotinhas com essas embarcações que ficaram maravilhosas.

Contudo, a praia não é muito frequentada por banhistas. Mas possui um ar tranquilo e calmo com uma extensa faixa de areia, sendo que na praia você ainda encontrará recifes que dependendo da maré formam piscinas naturais.

No canto esquerdo da praia (de quem olha para o mar) você encontrará um caminho de pedras e ao fundo uma pequena ilha. Assim, se a maré estiver baixa, dá para chegar até essa pequena ilha caminhando.

Por ser uma vila de pescadores, a Praia de Parati não possui infraestrutura com hotéis (mas é possível alugar casas para temporada), quiosques ou restaurantes.

Ainda mais, ao longo da praia você ainda encontrará decks de madeira.

5. Praia Boca da Baleia

Praia Boca da Baleia em Anchieta-ES
Praia Boca da Baleia

Após conhecer a Praia de Castelhanos, seguimos a estrada de terra e chegamos até a Praia Boca da Baleia. Ela é uma praia pequena, mas com um visual lindo.

Por ser pequena, essa praia costuma ficar mais cheia. Fomos durante o mês de outubro e apesar dela ser mais afastada do Centro de Anchieta, ela estava bem cheia.

A Praia Boca da Baleia é cercada por vegetação e possui águas claras e tranquilas, com poucas ondas. No entorno da praia você ainda encontrará costões de pedras, que trazem um visual lindo para o lugar.

Por ficar afastada da cidade, essa praia não possui quiosques, mas apenas muita natureza para curtir. Como ela fica bem a beira da estrada, quando conhecemos essa praia, tinha um carro com som ligado e algumas pessoas fazendo churrasco.

6. Praia do Amor

 Praia do Amor em Anchieta-ES
Praia do Amor

Como a Praia Boca da Baleia fica mais cheia, você poderá ir para a Praia do Amor. Que por sua vez, também possui um visual lindo.

A Praia do Amor fica no canto esquerdo (de quem olha para o mar) da Praia Boca da Baleia. Para chegar até ela somente é necessário fazer uma pequena trilha, mas é uma trilha bem pequena mesmo. Assim como a Praia Boca da Baleia, a Praia do Amor possui costões de pedra em seu entorno e vegetação, as águas são calmas e não possui quiosques.

Mas se você seguir pela estrada de chão, encontrará muitas outras pequenas praias, escondidas depois de pequenas trilhas em meio da vegetação.

7. Praia Central

 Praia Central
Praia Central em Anchieta-ES

A Praia Central fica localizada na sede de Anchieta e possui aproximadamente 3.5 km de extensão.

Desse modo, a praia que não é indicada para banho, possui areia mais escura, com águas turvas e calmas. Assim, o local é mais usado para a pesca de frutos do mar.

Na orla da Praia Central você encontrará alguns restaurantes e no canto direito (de quem olha para o mar) você encontrará alguns quiosques, sendo que em alguns dias a noite funciona uma feirinha de lanches e artesanato.

Assim, em Anchieta você poderá curtir todos os tipos de atrações e praias. Basta escolher suas preferidas e partir para a diversão.

Onde comer em Anchieta ES

Mercado dos peixes em Anchieta-ES
Mercado dos peixes

Pensa naquele lugar, onde não irão faltar frutos do mar na sua refeição? Então, esse lugar é Anchieta. Inclusive, como falamos anteriormente, a cidade tem o título de Capital Estadual de Moqueca Capixaba. Pois todos os anos, na Praia de Castelhanos acontece o Festival da Moqueca Capixaba.

Ainda mais, em Iriri acontece também o Festival de Frutos do Mar. Um Festival que envolve música, gastronomia ao vivo, oficinas de culinária e muito mais.

Assim, sua viagem a Anchieta será acompanhada de muita comida a base de frutos do mar.

Então vamos conferir algumas opções de onde comer em Anchieta.

1. Boteco Mania

Apesar de o nome ser o Boteco Mania, ele é um restaurante que fica localizado em Iriri. Desse modo, o Boteco Mania fica em frente a Praia Costa Azul e possui muitas opções deliciosas em seu cardápio.

É claro pedimos uma moquequinha de cação no restaurante. Ela servia duas pessoas e tinha como acompanhamento arroz e farofa. Apesar de servir duas pessoas, a porção era bem grande e serviram três pessoas tranquilamente. A moquequinha custou R$ 45 reais, pois estava na promoção.

O Boteco Mania fica localizado na  Praia Costa Azul, Iriri, Anchieta ES.

2. Mercado dos peixes

Se você quer uma opção mais barata para comer, poderá ir ao Mercado dos Peixes. Ao lado do Mercado, você encontrará alguns quiosques, onde são servidas porções. O local é simples, mas é bem agradável.

O Mercado dos Peixes é o local onde os moradores de Anchieta costumam frequentar. Desse modo, por lá você encontrará porções de peixe frito, farofa e batata, sempre acompanhado de uma cervejinha, é claro.

2. Quiosques em Praias

Você ainda terá a opção de comer nos quiosques que ficam nas praias de Anchieta. Sem dúvida, opções não irão faltar.

Nas praias de Iriri, você encontrará muitas opções na orla, principalmente nas Praias da Areia Preta e Costa Azul. As porções nesses quiosques variavam entre R$ 50 e R$ 70.  Mas durante o verão os preços podem variar ainda mais.

Outras opções, são os quiosques da Praia de Castelhanos. Nela você encontrará opções de moqueca, porções e muitos mais. Certamente é uma ótima opção durante sua estadia na cidade.

Na Praia de Ubu você também encontrará quiosques, não conferimos os preços por lá, mas nos falaram que nessa praia a comida costuma ser um pouco mais cara.

Onde ficar em Anchieta ES

Depois de conferir a deliciosa culinária capixaba que você vai encontrar em Anchieta fica difícil resistir à cidade. Mas onde se hospedar em Anchieta – ES?

A região mais agitada de Anchieta é o balneário de Iriri, por lá você encontrará ótimas opções de pousadas e hotéis, bem como restaurantes e bares. Mas se você vai ficar em Iriri durante o verão, a região fica bem movimentada mesmo. Sendo necessário reservar sua hospedagem com bastante antecedência.

Mas se você procura uma região mais calma para se hospedar, poderá optar pela região da Praia de Guanabara (bem tranquilo), ou Praia de Ubu (região tranquila, mas que conta com quiosques na orla). Aliás, em nossa viagem ficamos hospedadas na Pousada da Tina, na Praia de Guanabara.

Por fim, o Centro de Anchieta também poderá ser uma opção. Mas nesse caso, prefira ficar próxima a Praia de Castelhanos, pois é por lá que você encontrará mais atrações.

Pousada da Tina – Anchieta ES

 Pousada da Tina em Anchieta-ES
Pousada da Tina em Anchieta-ES

Em nossa viagem à Anchieta, a convite da pousada nos hospedamos na Pousada da Tina. Assim, o local é um mix de tranquilidade e aconchego.

Desse modo, a Pousada da Tina fica a 6 Km do Centro de Anchieta e a apenas 100 metros da Praia de Guanabara. Uma área sob proteção da IPCMAR (Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha), onde em períodos determinados acontece a desova de tartaruga. Aliás, a Praia de Guanabara não é muito frequentada por turistas, mas é ideal para a prática de Kitesurf.

Na Pousada fomos recebido pela Tina, dona do local e o Pedro, que foram super atenciosos, juntamente com toda a equipe. Aliás, por lá você encontrará um companheiro de 04 patas, o Bento. O cachorro é super fofo e é a melhor companhia para os hóspedes.

As diárias na Pousada da Tina custam a partir de R$ 170,00 para quarto duplo, sendo que nesse valor está incluso o café da manhã.

Endereço: Avenida Beira Mar, nº 132, Guanabara, Anchieta ES.

Clique aqui para fazer sua reserva na Pousada da Tina.

Como chegar a Anchieta

Anchieta fica a aproximadamente 73 quilômetros da Capital Vitória. Sendo que seu acesso é feito pela Rodovia do Sol (ES-060) e BR-101 Norte em uma viagem que dura aproximada 1 hora e 40 minutos.

É possível pegar ônibus que sai do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória até o Santuário Nacional São José de Anchieta. Então, se você chegar pelo Aeroporto poderá pegar o ônibus da linha Aeroporto Express que passa por Guarapari, Anchieta e Piúma. Clique aqui para conferir os valores e horários do ônibus.

Mas se preferir alugue um carro. Desse modo, você poderá fazer uma viagem mais cômoda. Em nossa viagem optamos em ir de carro e com certeza fez toda a diferença, pois conhecemos praias que ficam mais afastadas de Anchieta e que são uns verdadeiros pequenos paraísos.

Mas se você optar em ir de carro, na Rodovia do Sol encontrará um pedágio que custa R$ 9,00 para carro (outubro de 2019). Veja o mapa abaixo com a rota para chegar até Anchieta.

Vai viajar para Anchieta de carro? Veja como alugar um carro mais barato e aproveite tudo que a cidade de proporcionar, suas praias e roteiro cultural com mais tranquilidade.

Caminhada “Os passos de Anchieta”

Anchieta-ES
Anchieta-ES

Outro atrativo que anualmente atrai muitos fiéis a Anchieta é “Os passos de Anchieta”.

Assim, “Os Passos de Anchieta” resgata o caminho percorrido pelo Padre José de Anchieta. Habitualmente, o Padre José de Anchieta se deslocava da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, até à Vila de Nossa Senhora da Vitória, a atual Capital Vitória, em um percurso de 100 quilômetros.

O roteiro dos Passos de Anchieta é feito em caminhadas diárias de quatro a cinco horas, sendo promovido anualmente.

Desse modo, “Os Passos de Anchieta” é promovido pela ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta e dura 04 dias. Para saber mais sobre o evento acesse o site da Associação.

Para ler em seguida: