Lugares incríveis para conhecer no Espírito Santo não irão faltar. Então, já que no litoral capixaba e verão praticamente o ano todo, nada melhor que desbravar as lindas praias do Espírito Santo em sua viagem.

Então se você gosta de praias, no litoral do Espírito Santo você encontrará  praias de todos os tipos e para todos os gostos. Tem praias para praticar esportes radicais, praias calmas e rasas para levar a criançada,  praias mais desertas, praias badaladas e muito mais. 

Já deu para sentir a variedade, né? Então, vamos aproveitar o verão para colocar o bronze em dia, se deliciando nas praias de Vitória.

Regiões com as melhores praias do Espírito Santo

Praia da Bacutia em Guarapari – ES

Se você pretende explorar o litoral capixaba, as regiões com praias lindas são muitas. Sendo Guarapari, Anchieta, Serra, Vila Velha, Aracruz, Guriri e Itaúnas onde ficam as regiões onde ficam as melhores praias do Espirito Santo. Mas claro que em na capital Vitória você também vai encontrar praias bem interessantes e bonitas para conhecer, como as praias da Ilha do Boi e da Ilha do Frade. Mas não vamos incluir as praias de Vitória nessa lista, porque realmente achamos que as outras regiões tem praias mais bonitas.

Portanto na nossa opinião se você tiver que escolher uma região de praias para conhecer, escolha Guarapari e Anchieta, são os locais onde achamos as praias mais bonitas. Mas se você curte um forrozinho e umas praias bem good vibes, Itaúnas é um destino praiano perfeito para você. Mas os outros destinos capixabas também possuem lindas praias que valem a visita.

Se você não conhece as praias do Espirito Santo, vamos adiantar algumas características do litoral capixaba. As praias do Espirito Santo, no geral possuem aguas bem gelada. Ainda, as praias com aguas cristalinas não são comuns por aqui, na verdade são bem raras e depende muito do clima e da maré. E quando chove no litoral capixaba as praias geralmente ficam com aguas bem marrom, e pode demorar até uma semana após as chuvas para as aguas limparem novamente.

Melhores praias do Espírito Santo

Então agora vamos viajar pelo litoral capixaba e conferir as melhores praias para conhecer no Espirito Santo.

Praia de Itaúnas, Conceição da Barra – ES

Uma das praias mais animadas do Espirito Santo, ótima opção para quem curte um forrozinho.

Itaúnas - Espírito Santo
Itaúnas | Foto: via

Se você gosta de forró, Itaúnas é um destino perfeito para conhecer. Assim, o destino é uma pequena vila, distrito de Conceição da Barra. A Vila de Itaúnas se situa dentro do Parque Estadual de Itaúnas.

Sabe aquele lugar que transmite tranquilidade, mas também não deixa de ter uma agitação. Então, essa é a vibe da Vila de Itaúnas. E claro que em Itaunas, além de curtir toda a vibe do lugar, vai poder aproveitar as praias da região.

E durante a viagem, você ainda pode fazer um passeio de caiaque pelo Rio Itaúnas, se aventurar em uma trilha e muito mais. Mas você não pode deixar de apreciar o pôr do sol visto das Dunas de Itaúnas, um dos mais perfeitos.

E para os forrozeiros, Itaúnas é muito conhecida pelo forró. Então, se você ama essa dança já pode correr para turistar na cidade, conhecer as atrações e dançar muito forró.

Praia de Manguinhos na Serra – ES

Uma praia do Espírito Santo bem calma e tranquila, cercada por vegetação e com clima boêmio.

Melhores praias do Espírito Santo - ES
Praia de Manguinhos na Serra – ES

A orla de Manguinhos, na Serra, possui 3 praias, a Praia da Chaleirinha, Praia da Enseada e Praia dos Fachos, conhecida como praias de Manguinhos. As praias de Manguinhos reúnem boa infraestrutura, beleza, aguas calmas e bons restaurante, por isso consideramos uma das praias imperdíveis para conhecer no Espirito Santo.

As praias de Manguinhos são bem natureza. Desse modo, elas são ideais para quem quer curtir uma praia mais sossegada, ouvir o barulho do mar e passear tranquilamente pela areia.

Manguinhos era uma vila de pescadores, e hoje, o local ainda guarda suas características de vila. E claro, isso reflete nas praias, que tem sua orla acompanhada por casinhas discretas, alguns quiosques e bastante vegetação.

E para quem está viajando com crianças, em Manguinhos você encontrará ótimas faixas de praia para levar as crianças, visto que o mar é mais calmo e raso.

Todas as praias possuem águas calmas e uma praia dá sequência a outra. Em alguns pontos você irá encontrar recifes e restinga que garantem um visual ainda mais incrível para o lugar (mas cuidado com os recifes, eles podem cortar os pés).

Além de belas praias, na vila de Manguinhos você também encontrará ótimas opções para se deliciar da culinária capixaba. E nem precisamos dizer que a moqueca capixaba e frutos do mar não irão faltar em seu cardápio.

Nova Almeida – Serra

Uma praia do Espirito Santo bastante procurada pelas famílias devido a sua infraestrutura e águas calmas.

Outra opção de praia bem legal para curtir no Espírito Santo, é o balneário de Nova Almeida na Serra. 

Certamente as praias de Nova Almeida irão te encantar. A grande estrela de Nova Almeida são as falésias que conferem uma beleza única a praia. Em Nova Almeida as praias também são bem natureza, com uma junção de vegetação, falésias, recifes e restingas.

As praias de Nova Almeida são muito procuradas por famílias, que vão aproveitar o verão nas águas calmas da região. Assim a principal praia da região é a Praia Grande, onde ficam concentrados os bares, quiosques e restaurantes. Portanto, essa é a parte com maior agitação.

Ainda mais, se você é aventureiro, vai curtir muito mais o balneário de Nova Almeida. Uma vez que o local é usado para praticantes de parapente. Então quer curtir uma praia e voar de parapente com um visual incrível? Nova Almeida é sua praia.

Praia da Costa – Vila Velha

A praia da costa é uma das praias mais procuradas da Grande Vitória, com extensa faixa de areia e boa infraestrutura.

Melhores praias do Espírito Santo - ES
Praia da Costa em Vila Velha – ES | Foto: Alexsandre Almeida via Unsplash

A Praia da Costa é uma praia Urbana localiza em Vila Velha. Essa é uma das praias mais conhecidas do Espiríto Santo, e também uma das mais frequentadas.

A Praia da Costa possui uma extensa faixa de arreia, calçadão, ciclovia e ,muitos quiosques e restaurantes. Devido a sua extensão, boa infraestrutura e fácil acesso, essa é uma das praias mais cheias, principalmente aos fins de semana e feriados.

Por ser uma praia muito extensa, a Praia da Costa possui pontos de banho para todos os gostos. O trecho conhecido como Curva da Sereia é o preferido para quem curte águas calmas e uma larga faixa de areia. 

Além de ser um dos locais preferidos para banho, no trecho da Curva da Sereia funciona o Projeto Praia Legal, uma iniciativa  cujo objetivo é fazer a inclusão social das pessoas com deficiência. 

Mas se você não gosta de praias grandes, bem perto da Praia da Costa fica a Praia Secreta e a Praia do Banal, duas praias bem pequenas mas muito bonitas.

E se você for conhecer Vila Velha não deixe de visitar o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha.

Veja também: Vila Velha ES, o que fazer e principais pontos turísticos.

Praia da Bacutia – Guarapari

A Praia da Bacutia é uma praia do Espirito Santo muito linda e com aguas claras, além de ser bem badalada, principalmente no verão.

Melhores praias do Espírito Santo - ES
Praia da Bacutia em Guarapari – ES

Guarapari é uma das nossas regiões preferidas para curtir um boa praias no Espirito Santo, ainda mais em Guarapari é onde você vai encontrar onde você vai encontrar algumas das praias com aguas mais claras no ES (uma raridade por aqui).

Assim a Praia da Bacutia é uma das mais lindas da região. A praia possui águas claras e calmas, e bem gelada é claro. Ainda mais a praia é cercada por costões de pedras, que deixam o visual da praia bem bonito. Por ser uma praia calma ela é ótima para banhistas.

Essa também é uma das praias mais procuradas por turistas durante o verão em Guarapari. Desse modo, é uma das praias mais badaladas da região e muito frequentado por jovens.

Por ser uma praia bem pequena, a praia da Bacutia não possui quiosques e restaurantes, contando apenas com os vendedores ambulantes.

A praia da Bacutia, juntamente com a Praia de Peracanga e Guaibura faz parte do complexo de praias de Enseada Azul.

Veja também: melhores praias de Guarapari no Espírito Santo

Praia dos Padres – Guarapari

Uma praia do Espirito Santo cercada por vegetação, dependendo da maré e do clima as aguas verdes e claras da praia formam um cenário lindo.

Praia dos Padres em Guarapari
Praia dos Padres em Guarapari – ES

A Praia dos Padres e mais uma praia linda de Guarapari, com aguas claras e cercada pela natureza.

O visual da Praia dos Padres é composto por algumas árvores, vegetação e costões de pedras. E para quem gosta de explorar, pode ir até essas pedras para ter um visual diferente do local. Aliás, é um ótimo ângulo para tirar muitas fotos.

A Praia dos Padres não tem infraestrutura turística, então você vai encontrar apenas a natureza. Mas não se engane achando que vai encontrar a praia deserta, pois ela é muito procurada por turistas. O acesso para essa praia é feito por uma escadaria e no local não tem estacionamento.

Obs: a cor da água na Praia dos Padres é muito influenciada pela maré e chuva. Infelizmente quando conhecemos essa praia tinha chovido nos dias anteriores e a água não estava tão bonita. Mas dependendo do dia, você vai encontrar águas esverdeadas e bem cristalinas.

Vai curtir o litoral de Guarapari? Veja os melhores hotéis para se hospedar na cidade.

Praia da Areia Preta – Iriri

Com mar calmo e areia escura é uma das praias mais bonitas da região de Anchieta no Espírito Santo.

Melhores praias do Espírito Santo - ES
Praia da Areia Preta em Iriri – Anchieta

Localizada em Iriri, um balneário de Anchieta conhecido pelas lindas praias, a Praia da Areia preta é uma das mais bonitas da região.

A Praia da Areia Preta possui esse nome, porque as areias no local é escura, devido à presença de Llmenita (areia Monazítica), indicada para o tratamento de reumatismo e artrite. Desse modo, a praia fica entre costões e possui águas claras com pequenas ondas.

Na Praia é possível fazer passeios de escuna ou mergulhos, mas para isso é necessário contratar uma agência especializada.

A praia possui um mar bem calmo e um visual bem bonito. Além de boa para banho, você ainda pode aproveitar os poderes medicinais da areia.

Curiosidade: Em Guarapari, cidade vizinha de Anchieta ES, também tem a Praia da Areia Preta.

Dica: se você vai conhecer as lindas praias de Guarapari, conheça também Anchieta, uma cidade vizinha de Guarapari com belas praias e uma cultura impressionante.

Coqueiral de Aracruz – Aracruz

Uma praia do Espirito Santo com águas calmas e extensa faixa de areia que é acompanhada por coqueiros, o que forma um cenário lindo.

Melhores praias do Espírito Santo - ES
Coqueiral de Aracruz | Foto: Ana paula correa do carmo via commons.wikimedia

A praia Coqueiral de Aracruz, fica localizada ao longo da rodovia ES-010 em Aracruz. Com uma extensa faixa de areia, águas calmas e rasa, a praia é bastante procurada por famílias. Sendo assim a praia é uma boa opção para que está com crianças.

O grande atrativo dessa praia é os coqueiros e castanheiras que acompanham toda a faixa de arreia, formando um cenário lindo. Além de todas a beleza que os coqueiros proporcionam a praia, esses ainda são responsáveis por extensas faixas de sombra na praia. Portanto se você gosta de curtir uma praia na sombra, essa é uma boa opção.

Praia do Bosque – Ilha de Guriri

Uma praia do Espirito Santo com águas rasas e calmas, cercada por vegetação e sombra.

A Ilha de Guriri é um dois destinos queridinhos dos capixabas, principalmente no Carnaval, que esse se torna um dos destinos mais animados do Espirito Santo, reunindo trios eletricos, muita festa e claro muita praia.

Assim a Praia do Bosque é uma das melhores para conhecer na região. Com aguas rasas e calmas essa é um praia para quem procura sossego, sombra e agua fresca. As arvores acompanham toda a extensa faixa de areia da praia, o que além de proporcionar um visual mais bonito ainda fornece boas sombras.

Para ler em seguida: