PRAIAS DE VITÓRIA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PRAIAS CAPIXABAS

Atualizado em Novembro , 2019

Lugares lindos e interessantes para conhecer em Vitória não irão faltar. Então, já que em janeiro temos a junção das férias com o verão, nada melhor que desbravar as lindas praias da Grande Vitória, conhecendo um pouco do litoral  capixaba. Mas se não der para você conhecer as praias durante esse período, não se preocupe, porque dá para aproveitar praia no Espírito Santo quase o ano inteiro.

Ainda de bônus trouxemos algumas das incríveis praias de Guarapari. Afinal, Guarapari fica tão pertinho da Grande Vitória, e tem praias tão lindas que você não pode deixar de conhecer.

Então se você gosta de praias, no litoral da Grande Vitória encontrará  praias de todos os tipos e para todos os gostos. Tem praias para praticar esportes radicais, praias rasinhas para levar a criançada,  e tem até praia com a areia preta. 

Já deu para sentir a variedade, né? Então, vamos aproveitar o verão para colocar o bronze em dia, se deliciando nas praias de Vitória.

Para ler em seguida:

Praias da Serra 

Praias da Serra
Praia de Manguinhos – Serra

Manguinhos

Vamos começar pelas praias de Manguinhos, que fica localizada na cidade da Serra, região da Grande Vitória.

As praias de Manguinhos são bem natureza. Desse modo, elas são ideais para quem quer curtir uma praia mais sossegada, ouvir o barulho do mar e passear tranquilo pela areia.

Assim, em Manguinhos você não irá encontrar prédios que acompanham a orla da praia. Por isso, elas foram as que mais nos encantaram na Grande Vitória.

Manguinhos era uma vila de pescadores, e hoje, o local ainda guarda suas características de vila. E claro, isso reflete nas praias, que tem sua orla acompanhada por casinhas discretas, alguns quiosques e bastante vegetação.

Assim, em Manguinhos você encontrará ótimas praias para levar as crianças, visto que o mar é mais calmo e raso. Aliás, o balneário possui três praias: a Praia da Chaleirinha, Praia da Enseada e Praia dos Fachos.

Todas as praias possuem águas calmas e uma praia dá sequência a outra. Em alguns pontos você irá encontrar recifes e restinga que garantem um visual ainda mais incrível para o lugar (mas cuidado com os recifes, eles podem cortar os pés). Mas cada uma das praias possuem suas características próprias. Então, como todas são bem próximas, você pode ir nas três e escolher sua favorita.

Além de belas praias, na vila de Manguinhos você também encontrará ótimas opções para se deliciar da culinária capixaba. E nem precisamos dizer que a moqueca capixaba e frutos do mar não irão faltar em seu cardápio.

Localização: Manguinhos fica a 14 km (20 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Você pode chegar em Manguinhos de carro (opção mais cômoda) ou ônibus do Transcol (opção mais barata).

Se você gostou dessa opção, leia mais sobre as praias de Manguinhos.

Jacaraípe

Outra opção para curtir um pouco mais o balneário da Serra são as Praias de Jacaraípe. Para os aventureiros, essa é um daqueles lugares que dá para praticar bodyboard, windsurf ou até mesmo surf. Mas é claro, nos dias em que o mar está mais agitado.

Mas se você não é aventureiro não se preocupe, porque as praias também são ótimas para os banhistas (mas um pouquinho gelada a água hahaha). Então pegar aquele bronze é certo em Jacaraípe.

O balneário de Jacaraípe é formado pela união das praias da Baleia, Solemar e Castelândia. Então, só você escolher a que mais te agrada, já que algumas são mais calmas, enquanto outras mais agitadas (essas indicadas para a pratica de esportes aquáticos).

As praias de Jacaraípe são as preferidas por muitos turistas no verão. Então se for curtir o balneário de Jacaraípe durante esse período, já vamos avisando que o local fica bem badalado. 

Localização: Jacaraípe fica a aproximadamente 23 km (30 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Você pode chegar em Jacaraípe de carro (opção mais cômoda) ou ônibus da Transcol (opção mais barata).

Nova Almeida

Ainda quer mais praias na Serra? Então você também tem a opção de curtir o balneário de Nova Almeida

Certamente as praias de Nova Almeida irão te encantar. A grande estrela de Nova Almeida são as falésias que conferem uma beleza única a praia. Em Nova Almeida as praias também são bem natureza, com uma junção de vegetação, falésias, recifes e restingas. Não tem como pedir mais, a praia já é perfeita. 

Ainda mais, se você é aventureiro, vai curtir muito mais o balneário de Nova Almeida. Uma vez que o local é usado para praticantes de parapente. Então quer curtir uma praia e voar de parapente com um visual mais do que lindo? Nova Almeida é sua praia.

Mas se seu interesse é nas praias do lugar. Saiba que as praias de Nova Almeida são formadas por águas calmas e recifes. Assim, quando a maré esta baixa você poderá desfrutar de pequenas piscinas naturais.

Na orla da Praia Grande ficam concentrados os bares, quiosques e restaurantes. Portanto, essa é a parte com maior agitação. Desse modo, as praias do município são muito procuradas por famílias, que vão aproveitar o verão nas águas calmas da região. 

Localização: Nova Almeida fica a aproximadamente 30 km (40 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Você pode chegar em Jacaraípe de carro (opção mais cômoda) ou ônibus da Transcol (opção mais barata, mas já aviso que é uma viagem demorada).

Praias de Vitória 

Praia da Ilha do Frade - Vitória
Praia da Ilha do Frade

Praia de Camburi

De todas as praias de Vitória, a Praia de Camburi é a maior, com aproximadamente 6 km de extensão.

Assim, a Praia de Camburi possui uma extensa faixa de areia e alguns coqueiros (mas bem pouquinhos). Com um enorme calçadão, o lugar conta com uma boa infraestrutura, com espaço para ciclista, skatista ou ainda para aqueles que adoram dar uma caminhada ou corridinha. 

Ainda mais, na Praia de Camburi você irá encontrar alguns kiosques, podendo até ter música ao vivo durante o verão. Ao ir à Praia de Camburi, aproveite para se deliciar com o peroá frito vendido nos kiosques.

Infelizmente a Praia de Camburi é mais uma vítima da poluição. Desse modo, a praia é  bem poluída, devido ao pó preto. Então, nem sempre ela esta apropriada para banho.

Devido a poluição da praia e aos danos do pó preto à saúde, a maioria das pessoas escolhem outras praias próximas para tomar banho. Atualmente a praia dificilmente se encontra muito cheia. Desse modo, Camburi ficou mais para um banho de sol e alguns esportes na areia e na orla.

Localização: Camburi fica a aproximadamente 4 km (7 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Você pode chegar em Jardim Camburi de carro (o Uber é bem baratinho) ou ônibus da Transcol ou Grande Vitória.

Praia Curva da Jurema

Essa praia é acompanhada por duas praças, a Praça dos Namorados e a Praça dos Desejos. 

A Praia Curva da Jurema possui uma pequena faixa de areia e suas águas são calmas e geladas (como toda água aqui do Espírito Santo). Normalmente nessa praia os banhistas praticam Stand Up Paddle e passeios com veleiros.

Na Curva da Jurema você irá encontrará uma gama de quiosques para se deliciar da culinária capixaba.

Essa é uma das praias mais frequentadas pelos moradores da Grande Vitória. No verão, a praia da Curva da Jurema é bem cheia, principalmente aos fins de semana.

A praia ainda possui um extenso calçadão, onde você poderá caminhar ou andar de bicicleta.

Mas se você não possui bike, não se preocupe, porque é possível fazer o aluguel de bicicletas pelo Bike Vitória. Assim, você poderá fazer um tour pelas praias de Vitória.

Localização: Curva da Jurema fica a aproximadamente 8,5 km (20 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Você pode chegar na Curva da Jurema de carro (o Uber é bem baratinho) ou ônibus da Transcol ou Grande Vitória.

Praias da Ilha do Frade

A Ilha do Frade é um bairro nobre, totalmente residencial de Vitória. Mas nessa Ilha você também poderá encontrar algumas praias.

Contudo, adiantamos logo, todas as praias são pequenas e ficam meio escondidas pelo bairro. Mas apesar de pequenas são praias muito lindas.

A principal praia do bairro é a Praia das Castanheiras, ela possui uma grande castanheira bem ao centro e é divida ao meio por um conjunto de rochas. A Praia das Castanheiras além de ser bem bonita é boa para banho. Mas no verão, principalmente aos fins de semana  é difícil achar um pedacinho de areia para ficar nessa praia. Afinal, como ela é pequena, não é difícil ficar cheia. Para acessar essa praia é preciso passar por uma escadaria, e um caminho de terra estreito.

Além da Praia das Castanheiras, logo na entrada do bairro você irá encontrar a Praia da Ilha do Frade que é cortada ao meio pela avenida principal do bairro.

Assim, de um lado da praia ficam vários barquinhos de pescadores. Esse lado da praia é um charme e ótimo para tirar fotos, porém não é apropriada para tomar banho. Já do outro lado fica a parte da praia apropriada para banho. O lado apropriado para tomar banho também esta sempre cheio no verão. Tendo em vista estar logo na entrada da Ilha, nessa praia ficam muitos vendedores ambulantes.

Ainda na Ilha do Frade, fica a Praia da Barreira. Essa praia possui alguns coqueiros e águas bem calmas. 

Em todas as pequenas praias da Ilha do Frade, você não vai encontrar quiosques. No máximo vai encontrar alguém vendendo picolé. 

Localização: Ilha do Frade fica a aproximadamente 9 km (17 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. 

Praia da Ilha do Boi

A Ilha do Boi possui duas praias muito indicadas para banhistas. Mas não pense que você encontrará duas grandes praias, com quiosques e prédios ao redor não. Pois as praias são pequenas, mas atrai muitos banhistas.

Mas é claro que você encontrará alguns vendedores ambulantes, caso queira comprar alguma coisa para comer ou beber.

Assim, de um lado você encontrará a Praia Grande e do outro, a Praia da Direita. Só escolher sua preferida e se deliciar.

As duas praias possuem características bem parecidas, com uma estreita faixa de areia e águas bem calmas. Porém, a Praia Grande sempre esta mais cheia, e consequentemente é nela que se concentra a maioria dos vendedores. Desse modo, na Praia da Direita o máximo que você encontrara é um vendedor de picolé.

Em ambas as praias, o mar é calmo e sem ondas, ótimos para banhistas.

Localização: Ilha do Boi fica a aproximadamente 9 km (20 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Não possui nenhuma linha de ônibus que dá acesso a Ilha do Boi. Portanto para acessar a ilha as opções são carro, bicicleta ou à pé.

Praias de Vila Velha

Praias de Vila Velha
Praia da Concha – Barra do Jucu

Praia da Costa

Tem o nome que também é dado ao bairro onde a mesma se localiza. Assim, essa é uma daquelas praias bem urbanizadas, que conta com ciclovia, um grande calçadão e áreas reservadas para a prática de esportes. A Praia da Costa é a mais famosa de Vila Velha.

Ao longo da orla da Praia da Costa você encontrará quiosques e restaurantes para todos os gostos. 

Além de ser a praia mais famosa de Vila Velha, essa também é uma das praias mais frequentadas por moradores da Grande Vitória. Portanto é bem cheia no verão e aos fins de semana. Assim, como na maioria das praias do Espírito Santo, as águas da Praia da Costa são bem geladas.

Por ser uma praia muito extensa, a Praia da Costa possui pontos de banho para todos os gostos. O trecho conhecido como Curva da Sereia é o preferido para quem curte águas calmas e uma larga faixa de areia. 

Além de ser um dos locais preferidos para banho, no trecho da Curva da Sereia funciona o Projeto Praia Legal

O projeto praia legal é uma iniciativa  cujo objetivo é fazer a inclusão social das pessoas com deficiência, por meio da acessibilidade às praias. O projeto proporciona banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida. Clique aqui para mais informações sobre o Projeto Praia Legal.

Durante a noite, o calçadão também fica bem movimento, já que no local você poderá encontrar uma feirinha com artesanato e comidas. Difícil resistir. 

Localização: Praia da Costa fica a aproximadamente 14 km (25 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você poderá chegar na Praia da Costa de carro ou ônibus da Transcol.

Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica é continuação da Praia da Costa. Aliás, ela é uma praia indicada para praticante de esportes aquáticos, devido a quantidade de ondas. Mas se você não liga para praia que possui ondas mais fortes, não vai ter problemas em entrar na água.

A praia de Itaparica tem boa infraestrutura e também conta com um calçadão e vários quiosques. 

Localização: Praia de Itaparica fica a aproximadamente 15 km (27 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você pode chegar na Praia de Itaparica de carro  ou ônibus da Transcol.

Praia de Itapoã

A Praia de Itapoã é a continuação da Praia de Itaparica. Desse modo, na orla da Praia de Itapoã você também irá encontrar prédios, hotéis e restaurantes. Assim, como na Praia de Itaparica você irá encontrar ciclovias, quiosques e o calçadão.

A Praia de Itapoã possui areia fofa, bem como poucas ondas. Portanto, essa é uma praia ótima para os banhistas, com areia clara e mar calmo.

Localização: Praia de Itapoã fica a aproximadamente 18 km (32 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você pode chegar na Praia de Itapoã de carro  ou ônibus da Transcol.

Barra do Jucu

A Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores que oferece lindas opções de praias que vão te encantar. E o melhor de tudo é que por ser uma região mais afastada, as praias de lá geralmente são bem vazias. Ainda mais, na Barra do Jucu não tem nada de prédios ao longo da praia.

A praia do Barão é a principal praia da Barra do Jucu. Está possui uma extensa faixa de areia, com areias claras. O mar nessa região é um pouco agitado e com ondas bem fortes. Portanto, a praia é bastante usada para a pratica de esportes. O esporte mais praticado nessa praia é o BodyBoard. Inclusive o Campeonato Mundial de BodyBoard foi na praia do Barrão.

Bem próximo a Praia do Barão fica a Praia da Concha. Essa é a queridinha dos banhistas. E também é uma de nossas praias preferidas da Grande Vitória. Com mar calmo, cercado por rochas e vegetação, a praia em formato de concha encanta a todos. Para acessar a Praia da Concha é preciso passar por uma trilha bem fácil. Apesar de fácil, a trilha merece atenção pois é necessário passar por escadas e caminhos estreitos.

Então se você curte pegar uma onda, praticar bodyboard ou windsurf, já pode preparar seus equipamentos e partir para Barra do Jucu. 

Localização: Barra do Jucu fica a aproximadamente 24 km (40 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você pode chegar na Barra do Jucu de carro  ou ônibus da Transcol.

Praia da Baleia

Então vamos conhecer mais praias de Vila Velha? Localizada no balneário de Ponta da Fruta, a Praia da Baleia possui 2.500 metros de extensão.

Na Praia da Baleia o banho somente é aconselhável quando a maré esta baixa. Visto que normalmente, a praia possui ondas fortes, sendo usada para praticar esportes aquáticos. Já percebeu que lugares para praticar esportes aquáticos não irão faltar nas praias da Vitória.

Desse modo, a Praia da Baleia é mais frequentada por esportistas e pessoas que vão apenas caminhar na areia e tomar um banho de sol. 

Então, para evitar problemas maiores, evite entrar no mar com a maré alta.

Localização: Ponta da Fruta fica a aproximadamente 39 km (50 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você pode chegar na Ponta da Fruta de carro (mais cômodo)  ou ônibus da Transcol (mais barato).

Praias de Guarapari 

Praia do Morro - Guarapari
Praia do Morro – Guarapari

Guarapari não fica na região da Grande vitória, mas é bem pertinho e possui praias lindas para você curtir muito. Assim, praias em Guarapari não irão faltar para a sua diversão. Então, vamos falar das principais praias da cidade.

Localização: Guarapari fica a aproximadamente 70 km (1 hora e 10 minutos de carro) do aeroporto de Vitória.  Você pode chegar em Guarapari de carro (mais cômodo)  ou ônibus da Viação Planeta ou Alvorada .

Praia do Morro

Com 4 km de extensão, a Praia do Morro é a principal praia de Guarapari. Sem dúvida, durante o verão essa é uma praia bem movimenta. Assim, achar um lugar na areia para colocar sua cadeira e sombrinha se torna quase missão impossível. Mas a Praia do Morro possui uma ótima infraestrutura para os turistas, com quiosques, bares, restaurantes e um calçadão para você praticar atividades.

Outra característica da Praia do Morro é possuir a água bem gelada, com pouca ou nenhuma onda. Ainda mais, na praia é possível fazer passeios de escuna, alugar pranchas para Stand Up Paddle, dentre muitas outras atividades.

Na Praia do Morro ainda é possível fazer a trilha ecológica no Parque Estadual Morro da Pescaria, que te levará a uma praia secreta, a Praia do Ermitão. Para fazer essa trilha é necessário pagar uma pequena taxa (geralmente é R$ 2,00).

A Praia do Ermitão é uma pequena praia dentro de uma reserva. Com um visual incrível, águas geladas e cristalinas. Assim, a praia é cercada por rochas e com uma pequena faixa de areia.

Praia da Bacutia

A Praia da Bacutia tem como principais características às águas claras, calmas e claro bem frias, ela ainda é cercada por costões de pedras. Por ser uma praia calma ela é ótima para banhistas.

Essa também é uma das praias mais procuradas por turistas durante o verão em Guarapari. Desse modo, é uma das praias mais badaladas de Guarapari e muito frequentado por jovens.

A praia da Bacutia, juntamente com a Praia de Peracanga e Guaibira faz parte do complexo de praias de Enseada Azul. Ainda mais, essa praia não possui kiosques, nem restaurantes em sua orla, apenas vendedores ambulantes.

Praia de Meaípe

A Praia de Meaípe é conhecida pelas suas belezas naturais. Assim, ela é formada por areia branca e grossa, com a presença de recifes, que conferem um visual lindo para a praia.

A orla da praia é totalmente tomada por castanheiras, o que traz um lindo visual para o lugar, além de sombra é claro.

Praia dos Namorados

Vai viajar para Guarapari com sua alma gêmea? Você não pode deixar de conhecer a Praia dos Namorados. Essa praia é muito procurada pelos casais, devido ao romantismo que ela traz. Bem como, a uma lenda do local, onde um casal se apaixonou, tendo em vista à magia que a praia tem.

As principais características dessa praia é que ela é cheia de pedras, recifes e pequena, com águas bem tranquilas. Mas você já sabe, o romantismo  esta no ar, na Praia dos Namorados.

Praia de Setiba

A Praia de Setiba é uma praia rasa e calma. Praticamente sem nenhuma onda e águas não tão frias como em outras praias, essa é a queridinha das famílias que vão levar a criançada para curtir um dia de praia.

A praia possui vários quiosques e esses disponibilizam mesas na areia para quem quiser almoçar mais próximo do mar.

Alem das  águas calmas, a praia possui  muita vegetação de restinga.

Praia da Areia Preta

Atualmente a Praia da Areia Preta é muito conhecida devido a sua fama por conta dos poderes medicinais da areia. Custa nada ir lá conferir essa fama néh.

A Praia da Areia Preta tem esse nome, tendo em vista à coloração escura da areia. Essa coloração escura é devida à alta concentração de monatiza (uma espécie de mineral radioativa que se diz ajudar no combate de doenças como artrite e reumatismo).

A praia possui um mar bem calmo e é pequena. Além de boa para banho, você ainda pode aproveitar os poderes medicinais da areia.

Vai curtir o litoral de Guarapari? Veja os melhores hotéis para se hospedar na cidade.

Dica: se você vai conhecer as lindas praias de Guarapari, conheça também Anchieta, uma cidade vizinha de Guarapari com belas praias e uma cultura impressionante.

Dicas para curtir as praias de Vitória

Em primeiro lugar, procure saber se a praia escolhida por você está própria para banho naquele dia. Como falamos anteriormente, a Praia de Camburi, por exemplo, é poluída, então nem sempre ela está própria para banho.

E assim como Camburi, outras praias de Vitória também sofrem com a poluição. Quanto as praias de Guarapari não precisa se preocupar, pois estão todas próprias para banho. 

Vai curtir as praias de Vitória, veja aqui quais praias estão impróprias para banho.

Sempre use protetor solar, essa nem precisava falar néh.

Então agora que você já conhece um pouco das principais praias de Vitória é só escolher as que mais te agradam e curtir muito suas férias.


3 thoughts on “PRAIAS DE VITÓRIA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PRAIAS CAPIXABAS”

  1. Adorei conhecer as praias de Vitória, acabo de saber que ainda falta muito para eu conhecer todas.

    1. Elas Viajando

      Luciene o que não falta em Vitória são praias para conhecer. Já pode voltar para conhecer as praias restantes rsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip