LOCAL

Gurapari, Espírito Santo (ver no mapa).

VIBE

Praia pouco explorada, ideal para relaxar.

ESPORTES

Ideal para surf e outros esportes aquáticos.

Sempre que chega o verão adoramos nos deliciar com praias, cachoeiras, piscinas e até lagoas. O importante é ficar de boas, bem relaxado e sem pensar nos boletos que vencem no final do mês. Mas hoje, o assunto aqui é praia, mais especificamente a Praia de Guaibura em Guarapari.

Então, se você ama curtir uma praia, fique ligado nas praias do Espírito Santo, pois sempre vai encontrar um lugarzinho lindo a sua espera, e muitas vezes pouco explorado e ideal para relaxar.

E hoje vamos te apresentar mais uma praia do litoral do Espírito Santo, dessa vez a Praia de Guaibura. Aliás, conhecemos essa praia por acaso, pois a nossa intenção era passar o dia na Praia de Peracanga, sua vizinha.

Chegamos na Praia de Peracanga por volta das 10 horas da manhã, mas não conseguimos estacionar na orla, pois era alta temporada na cidade. Então, depois de procurar um estacionamento por alguns minutos, conseguimos uma vaga em uma rua um pouco afastada da praia.

E quando estávamos voltando para a Praia de Peracanga saímos por acaso na Praia de Guaibura. Ficamos um pouco perdidas sem saber que praia era aquela e um guarda que estava no local falou o nome.

Esse foi o achado do dia, até assustamos porque a praia estava vazia com pouquíssimas pessoas (mas bem pouco mesmo, tipo umas 05 pessoas), apesar de ser alta temporada em Guarapari, período em que as praias ficam lotadas.

Veja: top 10 lugares para conhecer no Espírito Santo

Sobre a Praia de Guaibura em Guarapari

Praia de Guaibura - Guarapari
Praia de Guaibura – Guarapari

Em primeiro lugar, a Praia de Guaibura fica localizada em Guarapari (aquela cidade que você sempre vai encontrar uma praia para chamar de sua). Mas ela é uma praia pouco conhecida e explorada na cidade.

Aliás, a Praia de Guaibura juntamente com a Praia de Peracanga e Praia de Bacutia formam o complexo de praias conhecido como Enseada Azul, um lugar bem lindo para você curtir o verão da melhor maneira.

Conhecemos ela no mês de janeiro, alta temporada, período em que a cidade de Guarapari recebe muitos turistas e ela estava praticamente deserta, ao contrário das Praias de Bacutia e Peracanga.

A Praia de Guaibura tem como principal característica não ser muito frequentada por banhistas. Então, mesmo durante o verão, você vai encontrar poucas pessoas nessa praia.

Ainda mais, a Praia de Guaibura possui aproximadamente 800 metros de extensão. E como todas as outras praias da Enseada Azul fica localizada em Nova Guarapari.

Mas você deve esta se perguntando, o porquê da Praia de Guaibura não ser tão frequentada por banhista? Ao contrário das suas vizinhas, Bacutia e Peracanga, a Praia de Guaibura possui muitas ondas e é meio funda, o que dificulta a diversão para os banhistas.

Contudo, se você quiser ficar bem rilex na areia para pegar um bronze, essa é a praia certa. Ou ainda, se você gosta de praticar esportes aquáticos corre para Praia de Guaibura.

No canto direito da praia (de quem olha para o mar), você vai encontrar algumas formações rochosas e barquinhos que compõem um cenário lindíssimo. Ainda nesse trecho, o mar é mais calmo, o que possibilita tomar banho.

Infraestrutura da Praia de Guaibura

Praia de Guaibura
Praia de Guaibura

E apesar de não ser muito frequentada, no canto direito da praia você vai encontrar restaurantes, pousadas e bares. Já o restante da praia é bem deserta.

Então essa é uma ótima praia para quem deseja relaxar em um lugar mais calmo em Guarapari. Assim, no local você vai encontrar uma praia tranquila e um pouco de infraestrutura para passar o seu dia.

Apesar de não ser muito frequentada recomendamos muito a Praia de Guaibura para quem vai à Guarapari.

Vai conhecer o Espírito Santo? Veja também Manguinhos: um destino do Espirito Santo com belas praias

Como chegar e estacionamento

A Praia da Guaibura fica localizada em Enseada Azul, a aproximadamente 6 km do centro de Guarapari. Desse modo, o acesso para a Praia é feito pela Rodovia do Sol.

Ainda é possível encontrar transporte público que chegam até as praias de Enseada Azul.

Durante o verão encontrar alguma vaga de estacionamento na orla da praia é quase impossível. Então caso não encontre estacionamento, procure por vagas nas ruas mais afastadas, pois assim terá mais chances, ou então chegue um pouco mais cedo à praia.

Como a Praia de Guaibura não é muito frequentada por banhistas, você terá mais chances de estacionar o carro um pouco próximo à praia.

A melhor forma de conhecer as belas praias de Guarapari é de carro. Então se você vai conferir as belezas da Praia de Guaibura, veja aqui como alugar um carro mais barato.

Dicas para melhor aproveitar a Praia de Guaibura

Então, se você está indo curtir o verão em Guarapari, vale lembrar que a areia é pública e todos tem o direito de usar. E pensando no bem estar de todos é proibido tendas na praia (Decreto 427/2018, multa R$ 748,72).

Além disso, ainda é proibido churrasco (Decreto 496/2014, multa R$ 1.496, 94), equipamentos sonoros (Decreto 2272/2003) e animais (artigo 14 da Lei Municipal 2121/2001). Então vamos ficar de olho nas leis, que se todo mundo curtir a praia com consciência e respeitando o espaço do outro, no final todo mundo se diverte.

Faça uma pequena trilha de aproximadamente 100 metros a partir do canto direito da praia (de quem olha para o mar). Assim, você chegará até uma pequena praia, praticamente repleta de conchinhas, o visual é lindo. E mais a frente ainda é possível seguir pelas rochas, que você também irá garantir muitas fotos lindas.

Se você vai conhecer as belas praias de Guarapari veja aqui as melhores opções de hotéis para se hospedar na cidade.