O QUE FAZER EM VILA VELHA (ES): DICAS DE PONTOS TURÍSTICOS, ONDE FICAR E MUITO MAIS

Atualizado em Novembro , 2020

Vai conhecer Vila Velha e quer dicas para programar uma viagem e fazer um roteiro bem legal? Então veja o que fazer em Vila Velha (ES) com dicas dos pontos turísticos, melhores praias, passeios, onde ficar e muito mais para a sua viagem.

Vila Velha - Espírito Santo
Vila Velha – Espírito Santo

Sempre que vamos viajar para algum destino novo, ou até mesmo aquela cidade que já conhecermos a muito tempo, ficamos curiosos para saber as histórias do lugar. Ou ainda, aquelas curiosidades sobre a cidade que deixa qualquer um impressionado. Assim, agora vamos falar tudo sobre Vila Velha, essa cidade que atrai muitos turistas, no Espírito Santo.

Vila Velha é um município de Vitória e fica a apenas alguns minutos de carro da capital do Espírito Santo, e a aproximadamente 14 km (25 minutos de carro) do aeroporto de Vitória. Portanto para quem for explorar a região metropolitana do ES, é um destino indispensável. E devido a sua proximidade com as demais cidades como Vitória, Serra e Guarapari é uma ótima opção para se hospedar. Mas para quem optar por não se hospedar na cidade em um dia da para conhecer bastante coisa na cidade.

Mas você deve estar se perguntando o que fazer em Vila Velha e quais pontos turísticos tem para conhecer na cidade, então vamos te contar tudo neste artigo. Assim o município é repleto de atrações, tanto históricas como naturais para você conhecer em sua visita a cidade.

Encontre seu voo para vitória com o melhor preço.

História de Vila Velha (ES)

Vila Velha foi fundada em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo. Ao ser fundada, Vila Velha tinha o nome de “Vila do Espírito Santo”. Desse modo, a cidade foi sede da capitania até 1549 quando passou a ser chamada do seu atual nome Vila Velha, mesmo período em que a sede da capitania foi transferida para Vitória. Uma curiosidade é que em Vila Velha fica a Igreja mais antiga do Espírito Santo, a Igreja do Rosário.

Sobre Vila Velha (ES)

Em primeiro lugar, você precisa saber que Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo. Sendo assim, o Estado nasceu em Vila Velha. Mas não pense que você irá encontrar uma cidade totalmente histórica, cheia de construções antigas. Por que a cidade até possui construções antigas, bem como seu Sítio Histórico. Mas é claro que no local você encontrará grandes prédios e muito desenvolvimento, sendo poucos as construções históricas.

Ainda mais, Vila Velha é a cidade mais populosa do Estado, sendo que ela fica localizada a apenas 05 quilômetros da capital Vitória. Desse modo, para chegar de uma cidade até a outra será necessário que você atravesse apenas uma ponte, podendo ser a Terceira Ponte (menor distância para chegar de uma cidade até a outra), a Segunda Ponte ou ainda a Cinco Pontes.

Vila Velha ainda possui 32 quilômetros de litoral. Desse modo, você encontrará muitas praias para se deliciar no município, bem como outras belezas naturais. Mas lembre-se que as águas da região costumam ser um pouco gelada.

Por ser o município mais antigo do Estado, você encontrará construções bem antigas como o Convento da Penha, Igreja o Rosário, Forte de São Francisco Xavier da Barra e claro, o Farol de Santa Luzia, atrações que você precisa conhecer na cidade. A maioria de suas construções históricas ficam localizadas no Sítio Histórico da Prainha.

Ainda mais, o município de Vila Velha é formado por 05 distritos, sendo eles: Centro, Argolas, Ibes, São Torquato e Jucu.

Curiosidades sobre o Município de Vila Velha

Então vamos ficar por dentro de um pouco das curiosidades do município.

Quem nasce em Vila Velha, também é chamado de Canela-verde. E segundo a versão mais aceita desse nome de canela-verde é que os índios deram esse apelido aos primeiros colonizadores do Espírito Santo, tendo em vista a grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba que manchavam as calças e canelas deles.

Mas outra versão também atribui esse apelido ao fato dos portugueses usarem meias longas verdes. Fato é que até hoje quem nasce no município de Vila Velha, também é conhecido como Canela verde

Outras dicas do Espírito Santo:

Atrações e pontos turísticos de Vila Velha

Então vamos conferir os principais passeios, dicas e pontos turísticos para aproveitar ao máximo essa cidade do Espírito Santo.

O município de Vila Velha possui muitas atrações para você incluir em seu roteiro. Assim, em sua visita a cidade poderá conhecer desde monumentos históricos, como também muitas belezas naturais, já que Vila Velha é uma cidade litorânea.

Então vamos conferir um pouco de tudo que você pode encontrar em Vila Velha.

1. Convento da Penha

Imagem do Convento da Penha
Convento da Penha

Sem dúvida, o primeiro lugar que você deve conhecer em Vila Velha é o Convento da Penha. Aliás, ao chegar à cidade de Vitória, ainda do avião você avistará esse cartão postal (é uma vista muito linda, principalmente a noite). E isso aí, o Convento da Penha ainda é um dos cartões postais do Espírito Santo. Portanto, uma atração imperdível.

Aliás, o Convento da Penha é o principal monumento religioso do Estado. E a cada dia ele atraia mais turistas que vão até o local para contemplar a vista que se tem do alto do morro, onde ele fica localizado. O Convento da Penha, além de sua importância religiosa, possui grande importância cultural e histórica.

Aliás, a vista do Convento para a Baía de Vitória é espetacular. E lá além de contemplar uma vista incrível, você poderá tirar aquela fotinha na janela mais famosa do Espírito Santo.

Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/nº, Prainha (Sítio Histórico da Prainha).

Para saber mais sobre o Convento da Penha, o cartão postal do Espírito Santo, veja esse artigo.

2. Igreja do Rosário

Imagem da Igreja do Rosário: o que fazer em Vila Velha ES
Igreja do Rosário

A Igreja do Rosário é um marco da Colonização do Solo Espírito-Santense. Desse modo, sua construção teve início em 1535, sendo ainda considerada a Igreja mais antiga do Estado. O edifício histórico fica localizado aos pés do morro do Convento e é lindíssimo.

Ainda há uma discussão sobre a Igreja do Rosário ser uma das igrejas mais antigas do Brasil, sendo que ela disputa essa posição com uma igreja de Pernambuco.

A Igreja do Rosário foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAB em 20 de março de 1950.

Endereço: Rua Cabo Aylson Simões, Prainha (Sítio Histórico da Prainha).

3. Forte de São Francisco Xavier da Barra

Esse forte ainda é conhecido como Forte de Piratininga e foi construído por Vasco Fernandes Coutinho no ano de 1535.

O Forte de São Francisco de Xavier da Barra está localizado no 38º Batalhão de Infantaria, e ainda possui um Museu sobre a história de Vila Velha e do Espírito Santo.

Então se você quer mergulhar um pouco na história do município não deixe de conhecer o Forte de São Francisco Xavier da Barra, bem como o museu.

A entrada para o 38º Batalhão de Infantaria fica localizado no bairro Prainha, também ali pertinho do Convento da Penha e Igreja do Rosário.

Aliás, na entrada do Batalhão você encontrará alguns monumentos que poderão ser visitados, como canhões de guerra.

Endereço: Rua Antônio Ferreira de Queiroz, Prainha (Sítio Histórico da Prainha).

4. Museu Homero Massena

O Museu Homero Massena é a antiga casa do pintor Homero Massena. E foi tombado como patrimônio histórico no final da década de 80.

Desse modo, o museu trás o modo de vida do pintor, bem como de sua esposa, Edy Massena, que ali moraram até o ano de 1974, quando o pintor morreu.

Aliás, Homero Massena é um importante nome para a história de Vila Velha.

Endereço: Avenida Beira Mar, 175, Prainha (Sítio Histórico da Prainha).

5. Casa da Memória de Vila Velha

A Casa da Memória traz fotos que contam a história e memória do município de Vila Velha. Aliás, ela é uma casa que foi construída no final do século XIX e foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.

Assim, no local você ainda poderá ver o acervo histórico e cultural sobre a Colonização do Solo Espírito-Santense.

A Casa da Memória fica localizada ao lado do Museu Homero Massena.

Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar, Prainha (Sítio Histórico da Prainha)

6. Farol Santa Luzia

Imagem do Farol de Santa Luzia: o que fazer  em Vila Velha
Farol Santa Luzia

Esse também é uma atração que não pode ficar de fora de seu roteiro de Vila Velha. O Farol Santa Luzia se parece com uma pequena vila, com rua de pedras e é muito lindo para conhecer.

O Farol foi construído na Escócia, e depois veio para Vila Velha. Desse modo, o equipamento foi instalado por Dom Pedro II no ano de 1871.

O Farol possui uma vista belíssima para o mar.

Tendo em vista ser uma área da Marinha do Brasil, o Farol Santa Luzia possui algumas regrinhas para os turistas que o visitam.

Veja nesse artigo tudo que você precisa saber antes de conhecer o Farol Santa Luzia.

7. Museu da Vale

Esse é outra atração muito visitada na cidade. Desse modo, além do Museu da Vale no local ainda funciona um restaurante dentro de um vagão.

O Museu da Vale tem como destaque a maior maquete ferroviária do Brasil, além de uma réplica da Maria Fumaça. Ainda mais, uma das dependências é um espaço com exposições de artes plásticas que é montado em um antigo salão de cargas.

Endereço: Rua Vila Isabel, Vila Velha.

Para mais informações acesse o site o Museu da Vale.

8. Chocolates Garoto

E quem não ama chocolate? Então se você é essa pessoa que ama um chocolate, poderá ainda conhecer a fábrica de Chocolates Garoto. Desse modo, você poderá agendar uma visitar a fábrica e conhecer todo o processo de fabricação do chocolate, e claro degustar essas delicias.

Para agendar uma vista a fábrica de Chocolates Garoto acesso seu site.

Ainda mais, o local conta com uma loja e o Museu da Garoto que reúne vários itens que trazem muito a história da Fábrica de Chocolates.

Melhores praias de Vila Vela (ES)

Mas Vila Velha também conta com praias belíssimas para você curtir durante a viagem. Desse modo, no destino você vai encontrar praias mais badaladas com ótima infraestrutura turística. Mas também vai encontrar praias mais tranquilas, ideais para relaxar e descansar.

1. Praia da Costa

Mas é claro que o município de Vila Velha ainda possui muitas outras atrações. E como falamos anteriormente o Vila Velha é uma cidade litorânea, então muitas dessas atrações serão também litorâneas. Então agora vamos falar um pouco dessas atrações naturais, que você poderá em sua estadia pela cidade.

Então vamos a primeira praia, a Praia da Costa. Essa praia tem o nome que também é dado ao bairro, onde ela se localiza.

Aliás, a Praia da Costa é uma praia bem urbanizada que conta com ciclovia, um grande calçadão e áreas reservadas para a prática de esportes.

Ao longo da orla da Praia da Costa você encontrará quiosques e restaurantes para todos os gostos. 

Ainda mais, nessa praia, no trecho da Curva da Sereia funciona o Projeto Praia Legal, uma iniciativa que tem o objetivo de fazer a inclusão de pessoas com deficiência, por meio da acessibilidade às praias.

Acesse o site da Prefeitura de Vila Velha para mais informações sobre o Projeto Praia Legal.

2. Praia de Itaparica

Praia de Itaparica é continuação da Praia da Costa. Essa é uma praia indicada para a pratica de esportes aquáticos, visto que ela possui um pouco de ondas. Mas se você não liga para praia que possui ondas mais fortes, não vai ter problemas em entrar na água.

A praia de Itaparica tem boa infraestrutura e também conta com um calçadão e vários quiosques. 

3. Praia de Itapuã

Praia de Itapoã é a continuação da Praia de Itaparica. Desse modo, na orla da Praia de Itapoã você também irá encontrar prédios com hotéis e restaurantes. Assim, como na Praia de Itaparica você irá encontrar ciclovias, quiosques e o calçadão.

A Praia de Itapoã possui areia fofa, bem como poucas ondas. Portanto, essa é uma praia ótima para os banhistas, com areia clara e mar mais calmo.

4. Praia do Barrão

praia do Barão é a principal praia da Barra do Jucu. Desse modo, ela possui uma extensa faixa de areias bem claras. O mar nessa região é um pouco agitado e com ondas bem fortes. Portanto, a praia é bastante usada para a prática de esportes. O esporte mais praticado nessa praia é o BodyBoard.

5. Praia da Concha

O que fazer em Vila Velha - ES
Praia da Concha

A Praia da Concha é a queridinha dos banhistas. E também é uma de nossas praias preferidas da Grande Vitória. Ela também fica localizada na Barra do Jucu, e suas características são mar calmo, cercado por rochas e vegetação, a praia em formato de concha encanta a todos.

Para acessar a Praia da Concha é preciso passar por uma trilha bem fácil. Apesar de fácil, a trilha merece atenção pois é necessário passar por escadas e caminhos estreitos.

6. Praia da Baleia

Localizada no balneário de Ponta da Fruta, a Praia da Baleia possui 2.500 metros de extensão. Na Praia da Baleia o banho somente é aconselhável quando a maré esta baixa.

Visto que normalmente, a praia possui ondas fortes, ela é usada para praticar esportes aquáticos. Já percebeu que lugares para praticar esportes aquáticos não irão faltar em Vila Velha.

Desse modo, a Praia da Baleia é mais frequentada por esportistas e pessoas que vão apenas caminhar na areia e tomar um banho de sol. 

Melhores passeios em Vila Velha (ES)

Opções de passeios incríveis não vão faltar no seu roteiro em Vela Velha, pois a cidade tem atrações maravilhosas para você conhecer.

1. Ilhas de Vila Velha

Umas das atrações que vem atraindo cada vez mais turistas, bem como moradores do Espírito Santo é o passeio até as Ilhas de Vila Velha. Desse modo, essa é aquela atração para quem adora estar em contato com a natureza. Desse modo, em sua estadia na cidade você poderá conhecer a Ilha do Pituã e Arquipélago do Itatiaia.

A primeira ilha, Ilha de Pituã está localizada a menos de 300 metros da Praia de Itapoã. Desse modo, ela é uma das ilhas que costumam ficar mais lotada. O local além de toda beleza natural de uma ilha, ainda possui piscinas naturais.

Já o Arquipélago de Itatiaia fica a 800 metros da Praia de Itapoã e é formado por sete pequenas ilhas.

Ambas as ilhas não possuem quiosques ou bares. Desse modo, se você quiser explorar as ilhas deverá levar água e comida.

Algumas embarcações que ficam na Praia de Itapuã fazem esse trajeto levando turistas até as ilhas.

2. Morro do Moreno

E claro que em Vila Velha ES você também vai encontrará atividades para quem não dispensa uma aventura. Uma das atrações mais procuradas tanto por turistas, quanto por moradores da Grande Vitória é o Morro do Moreno.

Desse modo, a principal atividade feita no Morro do Moreno são as trilhas. No local é possível fazer duas trilhas, uma feita pela mata, com dificuldade média, e a outra feita pela estrada com dificuldade fácil. Ambas as trilhas duram em média 25 minutos.

Durante as trilhas você poderá ir apreciando algumas vistas de Vila Velha, Vitória e o Convento da Penha. Aliás, do Morro do Moreno você ainda poderá conferir um lindo pôr do sol.

Ainda mais, além de ser um ótimo local para fazer trilha e ver o pôr do sol, você poderá praticar alguns esportes radicais no Morro do Moreno, como rapel e voo de parapente. Mas para isso é necessário contratar uma agência.

O acesso parra o Morro do Moreno é feita pela Praia da Costa.

Onde ficar em Vila Velha: melhores bairros

Vila Velha é uma cidade grande e com muitos bairros, então é muito importante escolher bem em qual bairro vai se hospedar para aproveitar ao máximo sua viagem de forma comoda e tranquila.

Assim os bairros mais indicados para se hospedar são Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, pois são bairros próximos aos pontos turísticos e aos principais meios de transporte.

Outras Informações de Vila Velha

Comemora-se o Dia da Cidade de Vila Velha no 23 de maio, data em que chegou a cidade o Donatário Vasco Fernandes Coutinho. Nessa data também se comemora a Colonização do Solo Espírito-Santense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip