Se você ainda não viajou para o Espírito Santo, fique sabendo que ele é um estado surpreendente com lugares incríveis para conhecer. Você vai encontrar parques, dunas, falésias, praias paradisíacas e muito mais para curtir uma viagem incrível e inesquecível. 

A parte mais difícil vai ser você escolher qual destino pretende conhecer primeiro com todas essas opções incríveis. Mas para te ajudar nessa escolha, veja as nossas dicas com 10 lugares para conhecer no Espírito Santo

E não se preocupe, tem destino com praias, parques e até um mosteiro. E claro, também trouxemos algumas dicas do que fazer e hospedagens para a sua viagem ser perfeita.

1. Itaúnas

# Lugares para conhecer no ES

Itaúnas - ES
Itaúnas – Espírito Santo

Se você gosta de forró, Itaúnas é um destino perfeito para conhecer. Assim, o destino é uma pequena vila que fica a aproximadamente 260 km do aeroporto de Vitória, ao norte do estado. 

Distrito de Conceição da Barra, a Vila de Itaúnas se situa dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Sabe aquele lugar que transmite tranquilidade, mas também não deixa de ter uma agitação. Então, essa é a vibe da Vila de Itaúnas. 

E durante a viagem, você pode fazer um passeio de caiaque pelo Rio Itaúnas, se aventurar em uma trilha e muito mais. Mas você não pode deixar de apreciar o pôr do sol visto das Dunas de Itaúnas, um dos mais perfeitos.

E para os forrozeiros, Itaúnas é muito conhecida pelo forró. Então, se você ama essa dança já pode correr para turistar na cidade, conhecer as atrações e dançar muito forró.

Dicas de HospedagensPousada das Estrelas, Pousada dos Corais e Pousada Mangue Seco.

2. Parque Nacional do Caparaó

# Lugares para conhecer no ES

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó

E os trilheiros também vão encontrar um lugar perfeito para conhecer no Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó.

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, sendo uma atração muito procurada por quem gosta de praticar atividades ao ar livre e curtir belas paisagens naturais. 

No parque você pode fazer trilhas, mas também se deliciar em cachoeiras e poços, como o Poço do Egito que é uma das atrações mais procuradas no local. 

Contudo, outras atrações que você vai encontrar no parque são: Vale Encantado, Vale Verde, Cachoeira da Farofa, Cachoeira Bonita e muito mais.

Para quem quer acampar, o parque conta com 4 acampamentos. Mas é necessário fazer a reserva em seu site. E se você não quer ficar em acampamento vai encontrar mais opções de hospedagens próxima ao parque.

Dicas de hospedagens: Pousada Café da Mata e Caparaó Parque Hotel.

3. Pico da Bandeira

# Lugares para conhecer no ES

lugares para conhecer no ES
Nascer do sol no Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é uma atração que chama muito a atenção no Parque Nacional do Caparaó. E normalmente você encontra passeios para visitar em específico o Pico da Bandeira.

Desse modo, o pico tem 2.892 metros de altitude, sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil. E os visitantes costumam subir o Pico da Bandeira para ver o nascer do sol, que é simplesmente espetacular.

Além do nascer do sol você pode ir vendo pelo caminho belas paisagens naturais. Então esse é um passeio que vale a pena, principalmente para os adeptos do montanhismo.

Para quem quer acampar no local, o Parque Nacional do Caparaó conta com 4 acampamentos. Mas é necessário fazer a reserva em seu site. Mas se você não quer ficar em acampamento vai encontrar mais opções de hospedagens.

Dicas de hospedagens: Pousada Café da Mata e Caparaó Parque Hotel.

4. Pedra Azul

# Lugares para conhecer no ES

Pedra Azul - lugares para conhecer no Espírito Santo
Pedra Azul – Espírito Santo

O Parque Estadual da Pedra Azul é um cartão postal do Espírito Santo, sendo também uma atração muito cobiçada em Domingos Martins. E não podia ser diferente, o parque possui paisagens lindas sempre com a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto ao fundo.

Aliás, a Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com 1.822 metros de altitude que adquire coloração azul e esverdeada conforme a incidência da luz solar.

Desse modo, no Parque Estadual da Pedra Azul você vai encontrar muitas atividades de ecoturismo com trilhas, rapel e deliciosas piscinas naturais.

Contudo, outra atração muito interessante para curtir em Pedra Azul é a Rota do Lagarto, uma estrada charmosa de aproximadamente 8 km. A Rota do Lagarto é toda pavimentada em paralelepípedos e possui livre acesso. Ao longo da rota você vai encontrar lojas de souvenir e bebidas, hospedagens, restaurantes e cafés.

Dicas de hospedagens: Melhores pousadas em Pedra Azul.

5. Mosteiro Zen Morro da Vargem

# Lugares para conhecer no ES

Mosteiro Zen - Espírito Santo
Mosteiro Zen – Espírito Santo

O Mosteiro Zen Morro da Vargem é outra atração que vem chamando bastante a atenção no Espírito Santo. E para quem passa na BR-101 em Ibiraçu já nota a presença do Grande Buda no local.

Assim, o Mosteiro Zen Morro da Vargem fica localizado em Ibiraçu, às margens da BR-101.

As visitas ao Mosteiro acontecem aos domingos, sempre das 8hrs às 10hrs. Durante esse período você pode acessar todo o interior do mosteiro com seus belos jardins, templos e muito mais. 

Mas você também tem a opção de ir até o Mosteiro para apreciar o Buda Gigante, que fica às margens da BR- 101. A estátua tem 33 metros de altura e fica em um belo jardim acompanhada de outras 16 estátuas menores. Sem dúvida é um passeio bem interessante.

Para quem quer uma experiência mais profunda, pode experimentar viver como um monge. Para mais informações acesse o site do mosteiro.

6. Rampa de Ubá em Castelo

# Lugares para conhecer no ES

E para quem gosta de aventuras, vai encontrar muitos lugares para conhecer no Espírito Santo. Além das atrações que já citamos acima, se você é adepto de voo livre precisa conhecer a Rampa de Ubá.

Assim, a Rampa de Ubá fica localizada no município de Castelo, a 28 km do centro, na comunidade do Córrego de Ubá.

A rampa já foi palco de algumas das maiores competições sediadas no Espírito Santo, nacionais e internacionais. Assim, a rampa é considerada uma das mais bonitas, devido às paisagens. Mas ela também tem uma ótima infraestrutura para quem vai saltar do local.

E se você quiser curtir a viagem ainda mais, vai encontrar outras atrações no município de Castelo, como a Cachoeira Pedregulho, Parque Estadual Mata das Flores, Parque Estadual do Forno Grande. Mas em Castelo você ainda vai encontrar outras rampas, como a Rampa do Alto Chapéu e Rampa de Apeninos.

Dicas de hospedagens: Pousada Lua e Sol e Sítio Dei Fiori (fica a 24 km de Castelo).

7. Guarapari

# Lugares para conhecer no ES

Guarapari - Espírito Santo
Guarapari – Espírito Santo

Sabe aquele lugar com praias para todos os gostos? Então, Guarapari tem mais de 30 praias, parques e muitas trilhas, sendo um destino muito procurado por turistas. E com tantas praias lindas, Guarapari não podia ficar de fora dessa lista de lugares para conhecer no Espírito Santo.

Desse modo, na cidade você pode curtir muitas praias, entre elas, a Praia de Peracanga, Praia da BacutiaPraia de Guaibura, Praia dos Padres, Praia do Morro, entre outras (veja as melhores praias de Guarapari). 

E claro, você ainda pode fazer muitas atividades aquáticas como o passeio de barco (o passeio para as Três Ilhas é muito procurado), de escuna ou mergulho.

Mas um passeio que também achamos bem interessante é conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha com todas as suas atrações que incluem trilhas, lagoas e muito mais.

Dicas de Hospedagens: Melhores hotéis em Guarapari.

8. Anchieta

# Lugares para conhecer no ES

Anchieta - Espírito Santo
Anchieta – Espírito Santo

Essa é uma cidade litorânea do Espírito Santo que também achamos imperdível para conhecer. Desse modo, Anchieta fica localizada ao sul do ES, a aproximadamente 73 quilômetros da capital Vitória. 

Em Anchieta você pode conhecer muitas praias, sendo que o balneário de Iriri é o mais procurado por turistas. A cidade tem praias bem badaladas, mas também conta com praias mais desertas para quem deseja relaxar.

Contudo, você também pode fazer um roteiro bem interessante e mergulhar na história de Anchieta ao conhecer o Santuário Nacional de São José de Anchieta, Mercado dos Peixes e Ruínas do Rio Salinas. Para a sua viagem, veja o que fazer em Anchieta

Dicas de hospedagens: Hotel Pontal de Ubu, Pousada da Tina, Hotel Espadarte e Pousada Pau Brasil Ubu.

9. Cachoeira Alta

# Lugares para conhecer no ES

Gosta de cachoeiras? Pois então, no Espírito Santo tem muitas opções para você curtir uma viagem bem legal. E a nossa dica de lugares para conhecer no ES é a Cachoeira Alta.

Localizada em Cachoeiro de Itapemirim, distrito de Vargem Alta, a Cachoeira Alta é um destino surpreendente do Espírito Santo. Desse modo, a cachoeira que tem uma queda d’água  de aproximadamente 90 metros é cercada pela natureza.

Em finais de semana ela costuma ficar lotada. Então, se você quer relaxar no local e curtir a natureza, evite os finais de semana e feriados.

Dicas de hospedagensBristol Easy Hotel, Hotel Caiçara e Chalés do Frande.

10. Cachoeira da Matilde

# Lugares para conhecer no ES

Cachoeira da Matilde
Cachoeira da Matilde | Foto: Cleferson Comarela via commons.wikimedia

Por fim, temos mais uma dica de lugares para conhecer no Espírito Santo, a Cachoeira da Matilde, que também é um destino muito procurado por turistas. 

A Cachoeira da Matilde fica localizada em Alfredo Chaves, a 95 km de Vitória, sendo um lugar perfeito para quem quer praticar esportes de aventura. Assim, a cachoeira, na verdade é um conjunto de quedas d ‘água que se transformam no Rio Benevente. 

Mas para conhecer a Cachoeira da Matilde, vale incluir no roteiro de viagem outras atrações de Alfredo Chaves. Desse modo, você pode conhecer também a Rampa de Cachoeira Alta (indicada para parapente), túnel da Matilde e muitas outras cachoeiras na cidade.

Dicas de hospedagens: Pousada Casa Donadello e Pousada Fora do Ar.

*Salve no Pinterest para ler depois

Lugares para conhecer no ES

Para ler em seguida: