Preparado para embarcar em uma aventura por essa ilha incrível? Localizada em São Paulo, Ilhabela é um destino imperdível. Com belas praias, cachoeiras, trilhas, pontos turísticos e muitas histórias, Ilhabela é aquele lugar que não vai faltar opções de o que fazer.

Desse modo, a ilha é uma microrregião do Município de São Sebastião, e fica próxima de Caraguatatuba (30 km), Ubatuba (78 km) e Paraty (157 km). E apesar dos borrachudos, que fazem o terror em muitos turistas, achamos Ilhabela especialmente encantadora. 

Sabe aquele destino tranquilo com muitas atrações e que deixa a sua viagem sensacional? Pois então, sentimos isso ao conhecer a ilha, e com certeza em novas oportunidades voltaremos.

O que fazer em Ilhabela
Ilhabela – São Paulo

Além de ser um destino onde você pode curtir muito ecoturismo e paraísos secretos, em Ilhabela encontramos algumas das melhores praias de São Paulo.

Booking.com

Então, se você está planejando uma viagem para Ilhabela, confira dicas imperdíveis do que fazer no destino. E claro você também vai conferir informações para organizar a sua viagem sem complicações com as nossas dicas de como chegar, onde ficar, onde comer, onde curtir as noites em Ilhabela e muito mais.

Se preferir vá direto ao tópico desejado:

Como chegar em Ilhabela

Travessia da balsa em Ilhabela para pedestres
Entrada para pedestres na balsa de Ilhabela

Por ser uma ilha, muitos turistas têm um pouquinho de dúvidas em como chegar em Ilhabela? Mas não se preocupe, é super fácil e tranquilo essa viagem.

Para chegar em Ilhabela você pode optar pelos seguintes meios de transportes: avião, ônibus ou carro. Mas mesmo com todas essas opções ainda é necessário fazer a travessia da balsa, a partir de São Sebastião, que é bem tranquila e rápida. 

No texto como chegar em Ilhabela, detalhamos as principais rotas saindo dos aeroportos de São Paulo. Assim, ao chegar no aeroporto você deve escolher como vai terminar a sua viagem até Ilhabela, de carro ou ônibus.

Para quem escolher o ônibus, a Viação Pássaro Marrom faz este trajeto. Contudo, uma boa opção é alugar um carro no aeroporto. Assim você já tem um meio de transporte na ilha e não vai depender de ônibus ou táxi.

O trajeto até Ilhabela demora em média 4 horas, mas vai depender do seu meio de transporte escolhido, já que o ônibus pode atrasar um pouco mais. A nossa viagem de ônibus demorou em média 6 horas, pois pegamos o ônibus que faz o trajeto maior.

Por que alugar um carro?

É super válido alugar um carro na viagem para Ilhabela, pois os meios de transporte na ilha são bem escassos.

Em primeiro lugar, na ilha não tem Uber nem 99POP. Então, você vai ter que se contentar com os táxis. 

E para quem está pensando em usar o ônibus em Ilhabela, ele passa com pouca frequência, principalmente para as praias mais afastadas. É claro que dá para se virar muito bem com os ônibus durante a viagem, mas isso pode te privar um pouco na hora de explorar o destino.

Então, a nossa dica é que você alugue um carro, principalmente se tiver poucos dias para ficar na ilha. Assim você pode otimizar o seu tempo para cumprir o roteiro de viagem.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Travessia da balsa

Travessia da balsa em Ilhabela
Travessia da balsa em Ilhabela

A balsa para Ilhabela sai de São Sebastião e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Então você não terá problemas em fazer essa travessia.

Para pedestres a travessia da balsa é gratuita. Contudo, caso você esteja de carro ou outro meio de transporte é cobrado uma taxa.

Vale lembrar que se você vai para Ilhabela de ônibus, ele para em São Sebastião (já no Porto da Balsa). E a partir daí você vai descer e fazer a travessia normal como pedestre.

Mas atenção, em alta temporada, finais de semana ou feriados você pode encontrar uma grande fila para fazer a travessia da balsa, o que pode te custar algumas horas de viagem, principalmente para quem está de carro. Nesse período é recomendado fazer um agendamento prévio na balsa.

Dicas importantes:

  • Para quem vai terminar a viagem de ônibus, compre sua passagem no site do Pássaro Marron com antecedência. 
  • Se você vai para Ilhabela de carro em alta temporada ou feriados, lembre-se de fazer o agendamento da travessia da balsa.
  • Ao utilizar o transporte público em Ilhabela, sempre olhe os horários do ônibus antes de sair de casa. Isso vai evitar alguns minutos perdidos ao esperar o ônibus (já ficamos mais de 40 minutos esperando um ônibus em Ilhabela).

Onde ficar em Ilhabela

Onde ficar em Ilhabela
Ilhabela São Paulo

Ilhabela está dividida entre Norte e Sul, na qual são separadas pela balsa e a Vila (Centro Histórico). Assim, você vai encontrar uma variedade de regiões e opções de onde ficar em Ilhabela.

Mas para quem procura um pouco mais de tranquilidade pode se hospedar em algumas das praias mais mais afastadas da região central.

Além das diversas regiões que você tem para ficar em Ilhabela, o destino conta com uma variedade de hospedagens que incluem hotéis, pousadas, bangalôs, hostels e até casas para temporada. Tem até pousadas de frente para o mar incríveis para relaxar.

Ao se hospedar na região central (Vila, Praia do Perequê, Praia de Itaquanduba), você vai ficar próximo de restaurantes, bares, supermercados e tudo o que pode precisar em uma viagem.

As praias do Sul também possuem ótima infraestrutura, no que diz respeito às hospedagens. Aliás, no Sul da ilha você vai encontrar algumas das praias mais badaladas do destino, como Praia do Curral, Praia Grande e Praia da Ilha das Cabras.

Já as praias do norte são mais tranquilas, mas você também vai encontrar boas hospedagens e praias lindíssimas para curtir e relaxar. 

Por fim, para quem deseja mais tranquilidade pode optar por ficar na Praia do Bonete ou na Praia de Castelhanos. Em ambas as praias você vai encontrar hospedagens para ficar, mas são opções mais simples. E lembre-se, essas praias possuem pouca infraestrutura, até porque nelas vivem comunidades caiçaras que preservam o seu estilo de vida.

Veja também: Review da estadia no Residencial Vilamar em Ilhabela.

Dicas importantes:

  • A região central é um ponto bem estratégico para ficar em Ilhabela (principalmente para quem não está de carro), pois você vai encontrar transporte tanto para as praias do Norte como do Sul. Aliás, é dessa região que também saem os passeios em Ilhabela.
  • As praias de Castelhanos e Bonete não tem energia elétrica, a comunidade vive de energia solar. Então são lugares com pouca infraestrura e ideais relaxar.
  • Para quem não dispensa ficar em uma hospedagem aconchegante, separamos dicas das melhores pousadas de Ilhabela. Mas se você prefere a estrutura de hotel, veja os melhores hotéis de Ilhabela.

Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em Ilhabela
Vila – Ilhabela (SP)

Uma das dúvidas que sempre surge ao organizar uma viagem é quantos dias ficar. E claro que isso vai depender da sua disponibilidade, até porque alguns viajantes às vezes não dispõem de muitos dias para fazer uma viagem, devido ao trabalho ou outros fatores.

Sugerimos que você fique pelo menos 5 dias na ilha para conhecer um pouco mais do destino e desfrutar das belas praias (e foi isso que fizemos). Contudo, 7 dias de viagem é melhor ainda. Mas se você tem somente um final de semana, já dá para aproveitar um pouco das atrações de Ilhabela.

Se você vai ficar apenas dois ou três dias, recomendamos conhecer algumas praias do norte e sul. Mas para isso é importante estar de carro. Assim, você vai agilizar muito mais o seu roteiro.

E se você vai ficar mais tempo na ilha, assim como nós fizemos, pode incluir no roteiro alguns dos melhores passeios de Ilhabela que vai ser sucesso a sua viagem. 

Roteiro de viagem

  • 1º dia: Chegada em Ilhabela, Check-in e conhecer a Vila ou Praia do Perequê;
  • 2º dia: Conhecer as praias do Sul: Praia do Curral, Praia Grande, Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras (com direito a pôr do sol);
  • 3º dia: Conhecer as Praias do Norte: Praia da Armação, Praia do Pinto, Praia da Ponta Azeda (e as piscinas naturais), Praia do Sino (Garapocaia) e Pedra do Sino;
  • 4º dia: escolha um passeio em Ilhabela, indicamos Praia de Castelhanos ou Praia do Bonete;
  • 5º dia: Chek-out e partida de Ilhabela.

Melhores praias de Ilhabela

Melhores praias de Ilhabela
Praia do Pinto em Ilhabela

Ilhabela possui aproximadamente 40 praias. Assim, no local você vai encontrar praias badaladas com ótima infraestrutura, mas também praias desertas para curtir aquele visual perfeito com muita tranquilidade e em alguns casos vivenciar o cotidiano das comunidades caiçaras.

Como já falamos anteriormente, Ilhabela é dividida entre praias do Norte e praias do Sul. Essa divisão é bem interessante para você fazer o seu roteiro de viagem, onde em um dia conhece suas praias preferidas ao norte e no outro, as do sul. Contudo, você pode separar mais dias para conhecer essas praias, até porque tem muitas opções.

Mas aqui vamos falar das melhores praias de Ilhabela com opções mais badaladas e outras mais tranquilas para quem deseja relaxar.

1. Praia do Curral – Sul de Ihabela

Praia do Curral em Ilhabela
Praia do Curral em Ilhabela

A Praia do Curral está ao sul de Ilhabela, entre a Praia do Veloso e a Praia Grande, sendo uma das praias mais badaladas da Ilha.

Assim, a Praia do Curral possui aproximadamente 400 metros de extensão. E uma das suas principais características é que ela possui uma extensa faixa de areia, com águas claras. 

Desse modo, no local você vai encontrar quiosques, bares, restaurantes e hospedagens para aproveitar muito Ilhabela.

Na Praia do Curral também fica o DPNY Beach Hotel & SPA, um hotel pé na areia com ótima infraestrutura. Então para quem procura uma praia balada para curtir ou se hospedar, esta é uma ótima opção.

2. Praia Grande – Sul de Ihabela

Localizada ao sul de Ilhabela, a Praia Grande possui aproximadamente 600 metros de extensão e fica entre a Praia do Julião e a Praia do Curral.

Assim, a Praia Grande em Ilhabela tem uma extensa faixa de areia com tom amarelado, e águas claras e calmas. Contudo, essa é uma praia de tombos que exige um pouco mais de atenção ao entrar no mar, principalmente se estiver com crianças.

A Praia Grande possui uma boa infraestrutura turística. Por isso é uma das praias mais frequentadas por turistas e moradores que vão até o local aproveitar um pouco mais da sua estrutura.

Praia Grande em Ilhabela
Praia Grande | Foto: wtondossantos via shutterstock

Desse modo, ao longo da sua orla você vai encontrar quiosques que oferecem mesas e cadeiras na areia com guarda-sóis, além de duchas e estacionamento gratuito. A Praia Grande também é uma ótima opção para curtir o dia ou se hospedar, principalmente para quem gosta de praias badaladas.

3. Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras – Sul de Ihabela

E claro que uma viagem para Ilhabela não pode faltar essas duas atrações, a Praia das Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras.

Localizada ao sul de Ilhabela, de frente para a Praia das Pedras Miúdas (conhecida também como Praia da Ilha das Cabras), a Ilha das Cabras é um dos lugares mais lindos do destino e muito procurado por turistas.

Nessa região fica o Santuário Ecológico Marinho, uma área de preservação criada em 1992. Por isso, o local é muito usado para praticar snorkeling e mergulho, onde você pode ver uma abundante vida marinha.

Além de desfrutar da beleza da Ilha das Cabras, aproveite a ótima infraestrutura da Praia da Ilha das Cabras, que conta com quiosques, restaurantes e hospedagens.

Ilha das Cabras em Ilhabela
Praia da Ilha das Cabras

Aliás, o local tem um deck de madeira de onde é possível apreciar uma bela vista de Ilhabela e a pequena Ilha das Cabras. E o pôr do sol na Praia da Pedras Miúdas é um dos mais lindos que já vimos, sendo uma boa opção de passeio ao entardecer.

4. Praia da Feiticeira – Sul de Ihabela

Praia da Feiticeira em Ilhabela
Praia da Feiticeira / © Lia – stock.adobe.com

Se você procura uma praia mais sossegada para curtir o seu dia em Ilhabela, sem dúvida, a Praia da Feiticeira é uma boa opção.

Desse modo, a Praia da Feiticeira que fica ao Sul de Ilhabela tem aproximadamente 250 metros de extensão, sendo cercada por vegetação.

Mas o que chama a atenção na praia, além do seu nome, é que ela possui um antigo casarão colonial em seu canto esquerdo. Esse casarão era a antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar, e atualmente é nele que fica a entrada da praia.

Assim, a Praia da Feiticeira que fica entre as praias do Portinho e Julião possui mar com águas calmas e claras ideias para a prática de mergulho, além de formações rochosas que deixam o visual lindo.

5. Praia do Bonete – Sul de Ihabela

Praia do Bonete em Ilhabela
Praia do Bonete em Ilhabela | Foto: Elpidio via Stock

A Praia do Bonete, que possui aproximadamente 600 metros de extensão, está localizada ao Sul de Ilhabela. E nela encontra-se uma das maiores comunidades caiçaras da ilha. 

Com areias claras, a praia de mar aberto possui ondas fortes, sendo muito frequentada por surfistas.

Assim, a Praia do Bonete é um lugar ideal para quem gosta de ecoturismo, já que você pode fazer trilha, conhecer cachoeiras e muito mais. Contudo, não há sinal de telefone, aproveite o momento de tranquilidade desconectado.

A Praia do Bonete tem boas opções de hospedagens. Mas você tem apenas duas formas de chegar até o local, por trilha de aproximadamente 14 km pelo Parque Estadual Ilhabela ou de barco.

6. Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos também é uma praia de mar aberto com aproximadamente 1.5 km de extensão. Desse modo, ela possui areias claras com águas azuis, sendo que sua borda tem um formato de coração, na qual pode ser visto do mirante.

Na praia você vai encontrar uma estrutura turística com quiosques e restaurantes, mas também pode conhecer uma comunidade caiçara que vive na região.

Além da praia que já é um lugar perfeito para curtir um delicioso dia, você ainda pode explorar a região e ir até o mirante de onde é possível ver a praia completamente. 

Normalmente os turistas conhecem a Praia de Castelhanos com um passeio, que pode ser por terra ou mar. Mas também é possível se hospedar no local.

Praia de Castelhanos
Praia de Castelhanos | ©Ayeska – stock.adobe.com

7. Praia do Pinto e Praia da Ponta Azeda – norte de Ihabela

A Praia do Pinto e a Praia da Ponta Azeda são duas praias localizadas ao Norte de Ilhabela. E apesar da Praia do Pinto ser mais bonita do que a Praia da Ponta Azeda, depois de passar pela Praia da Ponta Azeda você vai encontrar piscinas naturais.

Praia do Pinto
Praia do Pinto
Praia da Ponta Azeda
Praia da Ponta Azeda

Assim, a Praia do Pinto possui areias claras com águas calmas, o que contribui para ela ser perfeita. Um lugar ideal para relaxar em Ilhabela.

A Praia do Pinto tem aproximadamente 400 metros de extensão, sendo que sua orla é sombreada por coqueiros. E no canto direito da praia você vai encontrar muitas pedrinhas e um píer. Ainda neste canto está o acesso para a Praia da Armação.

Piscinas naturais em Ilhabela
Piscinas naturais

No canto esquerdo da Praia do Pinto está o acesso para a Praia da Ponta Azeda, que também é uma praia pequena, tranquila, com areias claras e águas calmas. Apesar de ter construções em sua orla, essa praia é bem arborizada.

No caminho para a Praia da Ponta Azeda você vai encontrar um píer ótimo para tirar muitas fotos. Aliás, do local se tem uma vista incrível para a Praia do Pinto e da Ponta Azeda, além do marzão perfeito de Ilhabela.

Para chegar às piscinas naturais, que particularmente nós amamos, caminhe até o final da Praia da Ponta Azeda e siga em uma pequena trilha, entre as construções e o mar.

8. Praia do Sino (Garapocaia) – norte de Ihabela

A Praia do Sino tem mar calmo, águas azuis e claras, sendo ideal para famílias e crianças se divertirem. Mas essa praia ainda é cercada por alguns coqueiros e palmeiras, e no seu entorno você vai encontrar muitas pedras, um visual bem apaixonante.

Praia da Pedra do Sino em Ilhabela
Praia do Sino vista da Pedra do Sino

A Praia do Sino, que fica entre a Praia da Ponta Azeda e a Praia do Arrozal, tem apenas 400 metros de extensão. E devido a Pedra do Sino (que fica no local) e a sua ótima infraestrutura, ela costuma ficar bem cheia.

Apesar de pequena, a Praia da Pedra do Sino tem ótima infraestrutura com tudo que um turista pode precisar para curtir o dia. Desse modo, na orla da praia você vai encontrar alguns quiosques com um cardápio variado oferecendo mesas e cadeiras na areia. 

Mas em alguns desses quiosques você também pode alugar equipamentos para praticar esportes aquáticos, principalmente SUP e caiaque.

9. Praia do Perequê – Região central

A Praia do Perequê é uma praia urbana localizada na região central de Ilhabela. Desse modo, a praia fica próxima de restaurantes, bares, quiosques, hospedagens e muitos mais.

Com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia do Perequê em Ilhabela tem uma orla bem interessante para um passeio de bicicleta ou a pé, pois ela tem calçadão e ciclovia, e é acompanhada por coqueiros.

Mas essa praia ainda tem uma extensa faixa de areia clara e mar com águas claras e calmas, ideal para banhistas. E devido às suas águas calmas, ela é ideal para a prática de stand up paddle, caiaque, canoa havaiana, além de outros esportes aquáticos.

Praia do Perequê em Ilhabela
Praia do Perequê em Ilhabela| Foto: DARIO SEVERI – commons.wikimedia

Pontos turísticos de Ilhabela

1. Pedra do Sino

Pedra do Sino em Ilhabela
Pedra do Sino em Ilhabela

A Pedra do Sino fica localizada na Praia do Sino ou como muitos ainda chamam, Praia da Pedra do Sino. Mas não se engane, o verdadeiro nome dela é Praia de Garapocaia. 

A Praia do Sino tem boa infraestrutura turística com quiosques, restaurantes e hospedagens, sendo uma praia bem badalada. Mas o que realmente chama a atenção nela é a Pedra do Sino.

Assim, a Pedra do Sino tem esse nome porque ao bater nela com outra pedra ou um martelo, ela emite um som que se assemelha ao sino. Achamos o som muito idêntico ao do sino. Mas atenção, essa é uma atração muito procurada em Ilhabela. Então pode ser que você encontre o local bem cheio e até com fila para bater na pedra. 

2. Mirante do Piúva

O Mirante do Piúva é um ponto turístico imperdível em Ilhabela. Além da bela vista para o mar, no local tem o letreiro Ilhabela. Então, ao parar na atração não se esqueça das fotinhas. 

O mirante fica logo depois do Porto da Balsa, ao Sul de Ilhabela. Assim, ao conhecer as praias do Sul, você já pode dar uma parada para conhecer esse ponto turístico, que fica perto da estrada principal. E para quem está de carro vai encontrar estacionamento no local.

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda

Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda em Ilhabela
Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda em Ilhabela

A Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda é um ponto turístico incrível na Vila (Centro Histórico de Ilhabela). A igreja, que também é um cartão postal de Ilhabela, não passa despercebida com sua longa escadaria e fachada azul e branca. 

Mas vai ser bem difícil você encontrar a escadaria vazia. Nos dias que ficamos em Ilhabela vimos apenas uma vez o lugar mais vazio. 

A igreja, que fica em frente a Praça Central, foi construída de 1697 a 1718 pelos escravos. E em sua fachada, ainda se destacam as estátuas de São Sebastião, São Benedito, São Pedro e São Paulo. 

Mas no dia em que você conhecer a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, aproveite para caminhar pela Vila e conhecer tudo no local. Aliás, para quem gosta de curtir a vida noturna, a Vila conta com muitas atrações de o que fazer a noite em Ilhabela.

Onde comer em Ilhabela

Essa é aquela dúvida que sempre temos na viagem, seja o viajante que deseja economizar um pouco ou aquele que procura bons restaurantes e vai fazer uma viagem gastronômica.

Pois então, Ilhabela tem ótimas opções de onde comer, desde restaurantes sofisticados, até restaurantes por quilo ou prato feito. E claro, a maioria das opções ficam na região central da ilha, onde se concentram os comércios.

Então vamos ao que interessa, para quem procura por uma variedade de restaurantes vai encontrar muitas opções na Vila (Centro Histórico) e Praia do Perequê. Aliás, é nessas regiões que você também vai encontrar os melhores preços.

O Famiglia Manzoli de influência italiana fica em Perequê e é um dos melhores restaurantes de Ilhabela. Mas outra opção bem interessante é o Marakutai com pratos de inspiração tailandesa.

Se você procura lugares para tomar um drink com petiscos, o Kalango Bar Café e Bar SP são boas opções. No texto o que fazer em Ilhabela a noite você pode conferir mais bares para curtir a vida noturna na ilha.

O Restaurante Alecrim, que fica na Vila, tem ótimas opções no cardápio e com bons preços. Durante o almoço, ele oferece o prato do dia. Esse prato do dia serviu duas pessoas e sobrou (mas nós comemos bem pouco). 

Dicas importantes para sua viagem

Dicas importantes para sua viagem
Piscinas naturais em Ilhabela
  • Em Ilhabela, nunca se esqueça do repelente. Porque se você chegar na praia, trilha ou cachoeiras, os mosquitos vão te fazer lembrar dele rapidinho. Veja dicas para se livrar dos borrachudos em Ilhabela.
  • Se você nunca foi para Ilhabela, recomendamos uma viagem de pelo menos 5 dias. Lembre-se que a ilha tem muitas atrações interessantes para conhecer.
  • Na sua mala, abuse das roupas para viagem de praia. Afinal, a ilha paradisíaca tem praias e cachoeiras perfeitas para relaxar.
  • Na mala leve também roupas de trilha, de preferência de manga comprida. As trilhas são os lugares onde os borrachudos mais atacam e a proteção contra eles nunca é demais.
  • Na sua viagem não deixe de fazer pelo menos um destes dois passeios: Praia de Castelhanos e Praia do Bonete. Neles você terá uma experiência diferente, podendo conhecer as tradicionais comunidades caiçaras que vivem na ilha.
  • Se você vai conhecer ou se hospedar na Praia de Castelhanos ou Praia do Bonete, lembre-se que são comunidades caiçaras que possuem algumas regras para a boa convivência dos nativos com turistas.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Ilhabela