Ilhabela é um destino com um visual maravilhoso e cheio de pontos turísticos impressionantes. Então se você quer curtir esse destino na melhor praia, veja onde ficar em Ilhabela (SP).

Sem dúvida, a escolha da região para se hospedar é uma decisão super importante na hora de organizar uma viagem. E para fazer essa escolha, você deve levar em consideração os pontos turísticos que pretende conhecer, mas também o seu orçamento de viagem. Já que algumas regiões acabam sendo mais caras que outras.

E não é somente com o preço da hospedagem que você deve ficar atento, principalemente se tem um orçamento apertado, pois ao ficar em uma região mais afastada dos pontos turísticos que pretende conhecer, automaticamente a viagem pode sair mais cara por causa do transporte, passeios e outros gastos.

Para a sua viagem, veja as nossas dicas para se proteger dos borrachudos em Ilhabela.

Onde ficar em Ilhabela (SP)

Ilhabela é um destino que conta com uma variedade de regiões para se hospedar, ou melhor, uma variedade de praias. Assim, você pode ficar na Vila (Centro Histórico) ou Praia do Perequê que ficam na região central. Mas também pode escolher entre as diversas praias do Norte ou Sul de Ilhabela que contam com algumas opções mais badaladas e outras mais tranquilas.

Além das diversas regiões que você tem para ficar em Ilhabela, o destino conta com uma variedade de hospedagens que incluem hotéis, pousadas, bangalôs, hostels e até casas para temporada. Sem dúvida, você vai encontrar a sua hospedagem ideal na ilha.

Então nesse texto você vai encontrar as melhores praias e regiões para ficar em Ilhabela. Mas também vamos dar dicas das melhores hospedagens para curtir o destino.

1. Onde ficar em Ilhabela – Região Central

Vila (Centro Histórico de Ilhabela)

A Vila é uma ótima opção para quem quer ficar na região central de Ilhabela. Desse modo, a Vila está a 6 km do porto da balsa e tem fácil acesso para muitas praias, principalmente as do norte.

Aliás, a Vila é o Centrinho Histórico de Ilhabela e conta com restaurantes, lojas, um pequeno shopping, galerias e muitos outros estabelecimentos.

Para quem quer curtir Ilhabela a noite, apesar de contar com poucas opções, a Vila é uma boa escolha. Além dos restaurantes, você também vai encontrar bares que funcionam como baladinha (veja o que fazer em Ilhabela a noite).

Mas na Vila você também vai encontrar algumas atrações para conhecer, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e Bom Sucesso, Rua do Meio, Píer da Vila e Praça Central.

Dicas das melhores hospedagens na Vila:

O Hotel Vila Kebaya fica próximo da Vila, mas também da Praia Saco da Capela. Ainda mais, ele tem acessibilidade para hóspedes com mobilidade reduzida.

Desse modo, o hotel tem restaurante, estacionamento e Wi-fi gratuitos, piscina ao ar livre, sauna, bar, recepção 24 hrs e serviço de quarto. Os quartos são equipados com TV, ar condicionado e hidromassagem. E nas diárias está incluso café da manhã. (ver mais)

Onde ficar em Ilhabela - Centro Histórico

Pousada Recanto da Vila

A pousada que fica a 200 metros da Praia Saco da Capela tem piscina ao ar livre e oferece buffet de café da manhã. As acomodações que tem vista para o jardim ou mar contam com camas queen-size, ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, bem como, banheira de hidromassagem e ofurô. Mas a pousada ainda oferece serviço de quarto, transfer do aeroporto e aceita pets. (ver mais)

Hostel da Vila Ilhabela

Hostel da Vila Ilhabela

O Hostel da Vila conta com bar, cozinha e lounge compartilhados, além de jardim e WiFi gratuito. Mas o hostel ainda conta com uma variedade de acomodações, como tendas, casa na árvore, quartos privativos e compartilhados, entre outros. Ele ainda oferece recepção 24 hrs, organização de passseios, além de café da manhã, incluso na diária. (ver mais)

Veja aqui mais opções de hospedagens na Vila em Ilhabela.

Praia do Perequê (região central)

A Praia do Perequê é uma ótima opção de onde ficar em Ilhabela (SP) e conta com hospedagens incríveis. Desse modo, ela é uma praia urbana que fica entre a Vila e porto da balsa, e está próxima de restaurantes, bares, quiosques, hospedagens e muitos mais.

Com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia do Perequê em Ilhabela tem uma orla bem interessante para um passeio de bicicleta ou a pé, pois tem calçadão e ciclovia, e é acompanhada por coqueiros.

O mais interessante de ficar hospedado nessa praia é que de lá sai a maioria dos passeios de Ilhabela, como para a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, escuna, entre outros (veja os melhores passeios em Ilhabela).

Dicas das melhores hospedagens na Praia do Perequê:

Onde ficar em Ilhabela - Praia do Perequê

Pousada Bonns Ventos

Localizada a 400 metros da Praia do Perequê, a pousada que tem uma decoração rústica e aconchegante conta com jardim, piscina com vista para o mar, wi-fi e estacionamento gratuitos. Mas a pousada ainda tem café da manhã incluso na diária e suas acomodações que inclui suítes e bangalôs contam com ar condicionado ou ventilador de teto, frigobar e TV. (ver mais)

Pousada Vila das Velas em Ilhabela

Pousada Vila das Velas

A Pousada Vila das Velas fica em frente a praia e oferece piscina ao ar livre, terraço, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, academia, banheira / jacuzzi e sauna. Ainda mais, o seu café da manhã, incluso na diária é servido a beira da piscina. E as acomodações que incluem suítes e bangalôs conta com TV, frigobar, ar condicionado, bem como, varanda. (ver mais)

Hotel Galápos em Ilhabela

Galápagos Apart Hotel

Localizado a 40 metros da Praia do Perequê, o Galápagos Apart Hotel oferece apartamentos de 1 quarto, sala e banheiro para até 4 hóspedes. Desse modo, o ApartHotel tem restaurante, serviço de quarto, bar, jardim, piscina sazonal ao ar livre, terraço, WiFi e estacionamento gratuitos e ofecece café da manhã continental. (ver mais)

Veja aqui outras opções de hospedagens na Praia do Perequê em Ilhabela.

Mas na região central de Ilhabela você também vai encontrar outras praias para se hospedar, como a Praia de Itaquanduba (que fica do lado da Praia do Perequê), a Praia do Itaguaçu, Praia Saco da Capela (que já é quase chegado na vila) e Barra Velha (que é a região onde fica o porto da balsa).

Aliás, conhecemos o Residencial Vilamar que fica na Praia de Itaquanduba, sendo uma opção de hospedagem um pouco diferente dos tradicionais hotéis e pousadas.

Em todas as regiões que citamos acima você vai encontrar ótimas hospedagens para ficar. Mas consideramos a Vila e a Praia do Perequê os dois melhores lugares para ficar na região central, principalmente para quem não vai viajar de carro.

No nosso texto de melhores pousadas em Ilhabela você vai encontrar outras opções de hospedagens na região central da ilha. E para quem prefere ficar em hotel também temos algumas dicas de hotéis em Ilhabela que ficam na região central.

2. Onde ficar em Ilhabela – Praias do Norte

Praia do Viana

Além de ser uma praia belíssima e do local você se locomover facilmente para outras praias do norte, a Praia do Viana que fica entre a Praia de Siriúba e Praia dos Barreiros conta com ótimas opções de hospedagens.

Desse modo, a praia tem um visual bem lindo com águas calmas e claras, areias claras e muitas pedras no canto direito. E apesar da Praia do Viana não estar na nossa lista de melhores praias de Ilhabela, ela é sem dúvida uma das nossas preferidas.

Mas essa praia ainda tem uma boa infraestrutura turística com quiosque que oferecem mesas e cadeiras na areia, sendo um ótimo lugar para relaxar durante a viagem.

Dicas rápidas de hospedagens na Praia do Viana:

Porto Pacuíba Hotel na Praia do Viana em Ilhabela

Porto Pacuíba Hotel

O hotel que tem acessibilidade para hóspedes com mobilidade reduzida conta com piscina, banheira de hidromassagem, SPA, sauna, restaurante, deck com vista para o mar, além de estacionamento e WiFi gratuitos. Os quartos tem ar condicionado e TV, mas alguns ainda tem varanda privativa com vista para o mar ou jardim. E nas diárias está incluso café da manhã. (ver mais)

Onde ficar em Ilhabela - Praia do Viana

Hotel Mercedes

O hotel tem uma bela vista para o mar, bem como, acesso privativo para a praia. Mas o hotel ainda oferece restaurante, academia, piscina com espreguiçadeiras, bar, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito. Os quartos são equipados com ar condicionado, TV e frigobar, mas algumas suítes ainda dispõem de varanda e banheira de hidromassagem. Nas diárias está incluso café da manhã. (ver mais)

Praia de Siriúba

Outra praia que também conta com opções incríveis para você curtir Ilhabela da melhor maneira é a Praia de Siriúba que fica entre a Praia do Viana e Praia do Sino.

Além das belas praias que ficam próximo da Praia de Siriúba, você vai ficar perto de outros pontos turísticos de Ilhabela, como a Pedra do Sino que fica na Praia do Sino (Praia de Garapocaia).

A Praia de Siriúba tem aproximadamente 500 metros de extensão com mar calmo e águas claras. No canto direito da praia fica a Capela Siriúba. Mas essa praia ainda tem uma ótima infraestrutura turística com quiosques e restaurantes que oferecem um cardápio variado, além de mesas e cadeiras na areia.

Aliás, essa é uma praia ideal para quem quer um espaço só seu e procura por casas para temporada.

Dicas rápidas de hospedagens na Praia de Siriúba:

Onde ficar em Ilhabela com vista

Ilhabela com vista

A charmosa casa tem uma decoração simples, mas tem um belo espaço e acomoda até 12 hóspedes. Desse modo, a casa é divida em duas: a principal tem uma suíte, dois quartos e um banheiro, já a segunda tem 2 quartos, sendo uma suíte e um quarto com banheiro. (ver mais)

Casa completa para ficar em Ilhabela

Casa completa

Esse Airbnb acomoda até 15 hóspedes e tem piscina com jacuzzi, sauna úmida, churrasqueira, lareira, living e sala de jantar com cozinha integrada que formam um ambiente amplo. Mas o melhor é que a casa tem uma bela vista para o mar e as montanhas em Ilhabela. (ver mais)

AIRBNB em Praia da Siriúba

Ilhabela, o Paraíso

A casa colonial com decoração simples fica a 50 metros da Praia de Siriúba e conta com churrasqueira, três quartos e cozinha. Mas esse Airbnb ainda tem garagem para até dois carros, dois banheiros e área de serviço. Desse modo, a charmosa casa acomoda até 7 hóspedes. (ver mais)

Veja aqui mais opções de hospedagens na Praia da Siriúba.

Além da Praia do Viana e Praia de Siriúba, você vai encontrar outras praias ao norte para se hospedar em Ilhabela. Contudo, consideramos essas duas as melhores praias do norte para ficar durante a sua viagem.

Ao norte de Ilhabela, você vai encontrar as seguintes praias: Praia Saco da Capela, Praia de Santa Teresa, Praia de Barreiros, Praia do Viana, Praia de Siriúba, Praia do Sino (Praia de Garapocaia), Praia da Ponta Azeda, Praia do Pinto, Praia da Armação e Praia da Pacuíba. Essas são as principais praias com acesso pela estrada principal, mas você também vai encontrar pequenas praias com acesso por trilhas, igualmente lindas.

3. Onde ficar em Ilhabela – Praias do Sul

Praia do Curral

Praia do Curral está ao sul de Ilhabela, entre a Praia do Veloso e Praia Grande, sendo uma das praias mais badaladas da Ilha. Assim, a Praia do Curral possui aproximadamente 400 metros de extensão. E uma das suas principais características é que ela tem uma extensa faixa de areia com águas claras. 

Além de ser uma praia para você curtir o dia, ela também é ideal para ver o pôr do sol. E devido a sua ótima infraestrutura e fácil acesso, pode-se dizer que a Praia do Curral é uma das praias mais frequentadas de Ilhabela.

Desse modo, no local você vai encontrar quiosques, bares, restaurantes e hospedagens para aproveitar muito Ilhabela. Mas na praia você ainda vai encontrar banana boat e pode alugar equipamentos para praticar esportes aquáticos, sendo uma ótima opção para se hospedar.

Dicas rápidas de hospedagens na Praia do Curral:

DPNY Beach Hotel & SPA

DPNY Beach Hotel & SPA 

O hotel que também é um SPA tem excelente localização de frente para o mar. Mas ele ainda tem uma estrutura com piscina, jardim, sauna, bar, 4 restaurantes, além de lounge e cabanas na praia para você curtir o dia. Os quartos do hotel tem uma decoração elegante e conta com ar condicionado, TV, varanda e muito mais. (ver mais)

AIRBNB com vista em Ilhabela

Sensacional vista

E para quem procura um espaço só seu, essa casa fica a 200 metros da Praia do Curral. Assim, o Airbnb é rústico, aconchegante e rodeada de árvores, um lugar ideal para relaxar. Mas ele ainda conta com TV, WiFi, piscina, ducha, 1 suíte com varanda e vista para o mar e 2 quartos. A casa acomoda até 7 hóspedes. (ver mais)

Praia Grande

Localizada ao sul de Ilhabela, a Praia Grande tem aproximadamente 600 metros de extensão e fica entre a Praia do Julião e Praia do Curral (outra praia badalada da ilha).

Assim, a Praia Grande em Ilhabela tem uma extensa faixa de areia com tom amarelado, águas claras e calmas. Contudo, essa é uma praia de tombos que exige um pouco mais de atenção ao entrar na água, principalmente se estiver com crianças.

Mas a Praia Grande tem uma boa infraestrutura turística. Desse modo, ao longo da sua orla você vai encontrar quiosques que oferecem mesas e cadeiras na areia com guarda-sóis, além de duchas e estacionamento gratuitos.

Ainda mais, no canto esquerdo da praia um rio deságua no mar e um píer compõe o visual da Praia Grande. Aliás, no píer ficam alguns barcos que oferecem passeios para a região. Mas o local também é usado pelos aventureiros para pular no mar ou fazer mergulho. Então, devido a sua ótima infraestrutura, essa também é uma ótima região para ficar em Ilhabela (SP).

Dicas rápidas de hospedagens na Praia Grande:

Localizada a 250 metros da Praia Grande, o TW Guaimbê Exclusive Suítes tem vista para o mar, além de jardim e lounge compartilhado. Mas a hospedagem ainda tem recepção 24 horas, sauna deck, restaurante, bar, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito.

Os quartos possuem ar-condicionado, guarda-roupa, TV de tela plana e banheiro privativo. Mas você ainda pode desfrutar de um buffet de café da manhã. (ver mais)

A Sweet Home Pé na Areia fica a apenas 50 metros da Praia Grande, sendo uma ótima opção de onde ficar em Ilhabela (SP).

Desse modo, a casa tem 3 quartos, sendo duas suítes, além de cozinha completa, varanda com vista para o jardim e sala, todos com ambientes bem amplos. Aliás, a casa bem iluminada e aconchegante acomoda até 9 hóspedes. (ver mais)

Mas ao norte de Ilhabela, você ainda vai encontrar outras regiões e praias que contam com ótimas opções de hospedagens.

Ao passar pelo porto da balsa e pegar a estrada principal, uma das primeiras praias que você vai encontrar é a Praia da Ilha das Cabras (Praia das Pedras Miúdas) que fica em frente a Ilha das Cabras. Para quem gosta de mergulho, a Ilha das Cabras é um paraíso.

Contudo, depois você ainda vai encontrar a Praia do Oscar, Praia do Portinho, Praia da Feiticeira, Praia do Julião, Praia Grande, Praia do Curral, Praia do Veloso, entre outras.

4. Onde ficar em Ilhabela – Praias para curtir a natureza

Praia do Bonete

A Praia do Bonete tem aproximadamente 600 metros de extensão e nela está uma das maiores comunidades caiçaras de Ilhabela.  Mas a praia que preserva as características da comunidade possui algumas regrinhas para a boa convivência dos nativos com os turistas, se atente a essas regras ao se hospedar no local.

Desse modo, essa praia é ideal para quem quer relaxar durante a viagem, sendo que você vai encontrar muita atividade de ecoturismo na região. Contudo, não há sinal de telefone, aproveite o momento de tranquilidade desconectado.

Com areias claras, a praia de mar aberto tem ondas fortes, sendo muito frequentada por surfistas. No canto esquerdo da praia, um rio desaguá no mar.

Dicas rápidas de hospedagens na Praia do Bonete:

A pousada que fica a 40 metros da praia tem um ambiente rústico ideal para relaxar, pois oferece uma bela vista e jantar a luz de velas.

Desse modo, a pousada tem acomodações com banheiro, água quente, mosqueteiro e varanda ou sacada.

Contudo, a hospedagem ainda conta com sala de leituras e área de estar, além de restaurante que serve o café da manhã (incluso na diária) e oferece outros serviços.(ver mais)

Esse Airbnb é ideal para quem procura um espaço só seu para ficar na Praia do Bonete. Desse modo, a charmosa casa caiçara fica de frente para o mar.

Aliás, a casa tem cozinha equipada com eletrodomésticos, água do banheiro com aquecimento a gás automático e estacionamento gratuito para seu barco. Esse Airbnb acomoda até 6 pessoas. (ver mais

Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos também é de mar aberto e possui aproximadamente 1.5 km de extensão. Aliás, essa é a praia mais extensa de Ilhabela.

Desse modo, a Praia de Castelhanos tem areias claras e águas azuis. E o mais interessante é que a sua borda tem um formato de coração, na qual pode ser visto do mirante.

Na praia você vai encontrar uma estrutura turística com quiosques e restaurantes. Além da praia que já é um lugar perfeito para curtir um delicioso dia, você ainda pode explorar a região para conhecer um pouco mais da comunidade caiçara que vive no local e ir até o mirante de onde é possível ver a praia completamente. E no final dar muitos suspiros com a beleza do lugar.

Então, se você quer um lugar para relaxar muito, a Praia do Castelhanos também é uma ótima opção de onde ficar em Ilhabela (SP).

Dica de hospedagem na Praia de Castelhanos:

Esse chalé fica a beira do mar na Praia de Castelhanos, sendo um verdadeiro refúgio para quem quer vivenciar a natureza em um lugar rústico de Ilhabela.

O chalé tem uma cama de casal e banheiro privativo com chuveiro aquecido a gás. Mas atenção, não há eletricidade no local.

O chalé é ideal para viagem em dupla. (ver mais).

Veja mais opções de hospedagens na Praia dos Castelhanos.

Se você gosta de aproveitar a sua viagem em uma hospedagem pé na areia, veja uma lista de pousadas em Ilhabela de frente para o mar.

*Salve no Pinterest para ler depois

ONDE FICAR EM ILHABELA (SP)