06 MELHORES PASSEIOS EM ILHABELA – SÃO PAULO

Atualizado em Maio , 2020

Confira os melhores passeios de Ilhabela para fazer durante sua viagem. Com muito ecoturismo, explore praias, cachoeiras e trilhas com esses passeios incríveis.

Passeios em Ilhabela
Praia da Ponta Azeda – Ilhabela

Ilhabela é um paraíso do ecoturismo repleto de belezas naturais. Com muitas praias, trilhas, cachoeiras e paisagens lindas, a ilha oferece uma infinidade de passeios para seus visitantes.

Booking.com

Então, se você vai visitar a ilha e ainda não decidiu quais passeios fazer, não se preocupe. Pois separamos uma lista com passeios imperdíveis para fazer em Ilhabela.

Assim, trouxemos passeios para todos os gostos e que exploram os locais mais lindos da ilha. Não importa se você curte praias, trilhas ou cachoeiras. Você certamente vai encontrar um passeio na ilha que é a sua cara.

Veja aqui mais pousadas e hotéis incríveis em Ilhabela

Melhores passeios em Ilhabela

Então vamos conferir os passeios que você não pode deixar de fora do seu roteiro em Ilhabela. Assim, é só escolher os passeios que mais tenha a ver com o seu estilo de viagem e partiu diversão.

E já pode se preparar, porque a ilha tem muitas atrações interessantes para você conhecer em passeios maravilhosos.

Melhores lugares de São Paulo para viajar nas férias ou curtir o final de semana.

1 – Passeio para a Praia de Castelhanos 

Passeios em Ilhabela - SP
Praia de Castelhanos em Ilhabela

A Praia de Castelhanos é bem preservada e fica localizada no leste de Ilhabela. Aliás, ela é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Desse modo, a praia de difícil acesso é um local de beleza única.

Com areias claras, mar azul e uma baía em formato de coração que contrasta com a vegetação em seu entorno, a praia é uma ótima escolha para os amantes da natureza.

Assim, o acesso para a Praia de Castelhanos pode ser feito de barco ou veículo 4×4.

Contudo, vale lembrar que o acesso para a praia é restrito. Sendo assim, na parte da manhã (a partir das 7 hrs até às 14 hrs) pela estrada só podem passar veículos sentido Castelhanos. Por outro lado, na parte da tarde a entrada de veículos no Parque Estadual é interrompida, e a estrada é usada somente para os veículos voltarem de Castelhanos. Assim, a partir das 15 hrs até às 17 hrs todos os veículos devem sair do Parque.

Desse modo, a melhor forma de conhecer o local é contratando um passeio. Assim, você pode conhecer Castelhanos com o Jeep Road, onde você vai e volta de jipe.

Contudo, outra opção para conhecer o local é o passeio terra e mar, onde você vai até a Praia de Castelhanos de jipe e volta de barco.

2 – Passeio para a Praia do Bonete

Praia do Bonete - SP
Praia do Bonete – Ilhabela

A Praia do Bonete foi considerada pelo Jornal Britânico The Guardian uma das dez praias mais bonitas do Brasil. E não é para menos, a praia de águas com tom azul e com extensa faixa de areia é um paraíso.

Assim, a Praia do Bonete possui mar agitado, sendo perfeita para os amantes de surf.  Apesar de ser uma praia bem preservada e cercada por muita natureza, nela você vai encontrar uma comunidade caiçara com cerca de 300 habitantes. Então, para quem deseja passar alguns dias curtindo esse paraíso vai encontrar algumas pousadas, hostels e campings na região.

Veja aqui opções de hospedagem na Praia do Bonete.

Existem duas formas para chegar nesse paraíso, uma trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela ou de barco.

Para quem quer encarar a trilha, ela  é bem sinalizada e deve ser feita por pessoas com bom preparo físico.

Mas para chegar de barco, você deve pagar um transfer. Assim, combine com o barqueiro a hora para ele te buscar (ou o dia caso vá ficar alguns dias na praia). Contudo, caso não tenha marcado com o transfer o horário da volta, os caiçaras também oferecem esse serviço.

Na hora de ir para a Praia do Bonete fique atento as condições climáticas, pois se o mar estiver agitados as embarcações não fazem a travessia.

Se você não pretende se hospedar na praia, o melhor jeito de conhecer esse paraíso é contratando um passeio. Assim, o passeio te leva de barco ou lancha até a praia e ao final do dia retorna para o Perequê (onde normalmente saem os passeios). 

3 – Praias do norte de Ilhabela

Melhores Passeios em Ilhabela
Praia do Pinto – Ilhabela

O norte de Ilhabela possui praias lindas, com águas cristalinas que encantam qualquer um.

Assim, durante sua viagem à Ilhabela não deixe de ir na Praia do Pinto e Praia da Ponta Azeda. Aliás, essas praias entraram para a nossa lista de melhores praias de Ilhabela.

Nas duas lindas praias que ficam uma do lado da outra, você vai encontrar águas calmas e cristalinas (quando a maré estiver baixa). Assim, a cor esverdeada e a transparência da água foi o que mais nos encantou nessas praias.

No canto equerdo da Praia da Ponta Azeda ainda encontramos deliciosas piscinas naturais. Então não deixe de conferir essa duas praias e as piscinas naturias que também entraram na lista das melhores praias de Ilhabela (apesar de nem ser uma praia).

Ainda no norte, a Pedra do Sino é parada obrigatória. Essa é uma pedra que faz barulho de sino quando você bate nela com outra pedra.

Além da peculiaridade da pedra que por si só já é uma atração, o local onde ela fica também é lindo. Mas na Pedra do Sino você também pode aproveitar para curtir a Praia do Sino, que fica ao lado da pedra. Aliás, essa praia também é conhecida como Praia Garapocaia.

4 – Passeio de escuna em Ilhabela (Praia da Fome e Jabaquara)

Melhores Passeios em Ilhabela
Praia do Jabaquara – Ilhabela

E no extremo norte de Ilhabela você ainda vai encontrar duas praias bem preservadas e incrivelmente lindas, a Praia da Fome e Praia do Jabaquara. Assim, as duas praias possuem águas calmas e são envoltas pela incrível natureza preservada da ilha.  

A Praia da Fome é uma praia pequena, calma e com águas claras, sendo um lugar perfeito para mergulhar. Já a Praia do Jabaquara possui águas calmas e claras, e além de toda sua beleza ela ainda dá acesso a dois riachos de água doce.

O acesso para as duas praias é um pouco difícil, não sendo possível ir de transporte público. Assim, a Praia do Jabaquara é a última praia com acesso de carro do norte da Ilha. Por outro lado, a Praia da Fome possui acesso por uma trilha de aproximadamente 40 minutos, saindo da Praia do Jabaquara.

Desse modo, a maneira mais fácil de visitar as duas praias é com o passeio de escuna. Esse é um passeio incrível que sai do píer do Perequê e passa pelas duas belas praias, entre outras belezas de Ilhabela.

5 – Praias do sul de Ilhabela

Praia da Feiticeira
Praia da Feiticeira – Ilhabela

Assim como no norte, o sul de Ilhabela também conta com praias incríveis. Então, você não pode deixar de ir na Praia da Feiticeira, Praia do Julião, Praia do Veloso, Praia do Curral e Praia da Ilha das Cabras.

As praias do sul também encantam com sua beleza e águas claras, sendo que algumas praias costumam ser bem frequentadas e possuem melhor infraestrutura.

A Praia da Ilha das cabras ou Praia das Pedras Miúdas é uma praia pequena que fica em frente a Ilha das Cabras. O local possui águas cristalinas e calmas sendo perfeito para mergulhar, passear de caiaque e stand up paddle.

A Praia do Veloso, Praia do Julião e Praia da Feiticeira também são praias pequenas e tranquilas. Além de lindas, essas praias são perfeitas para quem procura um lugar mais sossegada no sul da Ilha.

Já a Praia do Curral e Praia Grande são praias mais badaladas com ótima infraestrutura, e contam com muitos quiosque e restaurantes. Então para quem curte esse estilo de praia não pode deixar de visitá-las.

6 – Cachoeira de Paquetá

Cachoeira de borda infinita em Ilhabela
Cachoeira de Paquetá – Ilhabela

A Cachoeira de Paquetá é uma atração cada vez mais procurada na Ilha. Aliás, essa é a famosa cachoeira de borda infinita que possui uma vista surreal para o mar. Por isso, essa atração não pode faltar na sua lista de passeios em Ilhabela.

A Cachoeira de Paquetá possui duas quedas d’água, sendo que a primeira é de fácil acesso. Mas é na segunda queda d’água que fica a grande atração, a borda infinita.

Mas para chegar na segunda queda, o caminho é um pouco mais difícil e a sinalização pode deixar a desejar. Portanto, se você não conhece o local é aconselhável contratar um passeio ou um guia.

Para melhor aproveitar os passeios em Ilhabela, não se esqueça de levar repelente. Pois os borrachudos são impossíveis.

Para ler em seguida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip