Ilhabela é um verdadeiro paraíso com praias perfeitas (veja as melhores praias de Ilhabela), cachoeiras, mirantes impressionantes e outros pontos turísticos que vão deixar a sua viagem maravilhosa. Mas para conhecer suas belezas, você vai enfrentar um inimigo nada delicado, os borrachudos de Ilhabela.

E se você está organizando uma viagem para Ilhabela, já deve ter ouvido falar dos borrachudos. E a fama desses bichinhos não é atoa, pois eles realmente são impossíveis e podem te aterrorizar.

Então para você não ter nenhum problema com os mosquitos ou pelo menos o mínimo, nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas e dar muitas dicas de como se proteger dos borrachudos em Ilhabela.

E para a sua viagem, veja as nossas dicas de melhores pousadas em Ilhabela. Mas se você procura uma hospedagem pé na areia também temos as melhores dicas de pousadas em Ilhabela de frente para o mar.

Borrachudos em Ilhabela

Borrachudos em Ilhabela
Praia do Pinto em Ilhabela (SP)

Os famosos borrachudos de Ilhabela realmente são impossíveis e podem acabar com a sua viagem. E se você nunca foi para ilha, pode até pensar que é um exagero. Mas não estamos exagerando nenhum pouco.

Antes de fazer a nossa viagem lemos muitos relatos de turistas que tiveram que abandonar a ilha depois de serem mordidos pelos borrachudos e isso nos preocupou muito. E quando chegamos na ilha, comprovamos sobre a realidade dos mosquitos. Mas felizmente não tivemos nenhum problema mais grave, a não ser algumas mordidas que coçavam muito.

Aliás, Ilhabela tem um ambiente perfeito para os mosquitos se proliferarem. Por isso, você vai encontrar essa criaturinha em quase toda a ilha.

E como a maioria dos lugares, normalmente em áreas urbanas eles não estão muito presentes. Mas se você ir em uma cachoeira, praia mais deserta ou trilhas vai encontrar e muito desses amiguinhos nada conveniemtes. Então se prepare, principalmente se você vai ficar hospedado na Praia de Castelhanos ou Praia do Bonete.

Durante a nossa viagem infelizmente pegamos alguns dias de chuva e nesse período não vimos nenhum mosquito (acho que até eles não gostam de praia com chuva). Mas bastou a chuva passar e ter um dia com aquele sol bem incrível que fomos visitadas pelos mosquitos.

E apesar de algumas mordidas, o repelente que levamos deu conta do recado.

Booking.com

Veja também: Praia do Perequê em Ilhabela – dicas do que fazer em hospedagens.

Qual o melhor repelente para combater os borrachudos de Ilhabela?

Qual o melhor repelente para combater o borrachudos de Ilhabela?

Como qualquer mosquito, você pode combater os borrachudos de Ilhabela com repelente. Então na sua mala não pode faltar esse item que é essencial.

Aliás, para qualquer lugar que você for na ilha, o repelente tem que ser aquele companheiro de todas as horas.

Mas já adiantamos, os repelentes comuns não constuman ser eficazes com os borrachudos de Ilhabela. Então, ao comprar o seu repelente prefira aqueles que são a base de icaridina. Esses normalmente são mais fortes e por isso mais eficazes.

Em Ilhabela, você vai encontrar repelente para vender em muitos estabelecimentos. Desse modo, o mais comum é o Citroilha que é bem eficaz para combater os borrachudos.

Aliás, uma coisa que percebemos em Ilhabela é que os moradores usam repelente o tempo todo (afinal os mosquitos não atacam só os turistas, néh). Então quando você sair, vai sentir o cheiro de repelente quase que em todo mundo.

Dicas para se proteger dos borrachudos

Dicas para se proteger dos borrachudos
Praia da Pinto em Ilhabela

Além do repelente, algumas atitudes podem te ajudar a combater esses danadinhos inconvenientes. Então trouxemos algumas dicas para você.

  • Ao fazer trilha, ir para cachoeiras ou praias selvagens, use blusas de manga longa e calça. Assim, durante o percurso você vai evitar de ser mordido pelos borrachudos.
  • Sempre retoque o repelente ao sair da água ou quando passar o tempo do seu efeito. Isso é muito importante.
  • Essa eu sei que é difícil, mas ao ser picado pelo borrachudo evite coçar, pois isso pode gerar uma pequena ferida no local da mordida e piorar a situação.
  • E se você vai ficar hospedado em casas ou chalés mais afastados, utilize velas a base de citronela ou outros repelentes para ambientes. Assim, você pode aproveitar o aconchego da sua hospedagem com mais tranquilidade.

Os alérgicos devem tomar um cuidado redobrado com os borrachudos em Ilhabela para não precisar de atendimento médico.

*Salve no Pinterest para ler depois

BORRACHUDOS EM ILHABELA (SP): DICAS PARA NÃO PASSAR PERRENGUE

Para ler em seguida: