Sul de Ilhabela, São Paulo (ver no mapa).

Praia frequentada por quem gosta de ecoturismo.

Praia ideal para prática de surfe e trekking.

Ilhabela conta com belas praias e entre elas está a Praia do Bonete que surpreende ainda mais pela sua beleza (veja o que fazer em Ilhabela com dicas incríveis).

A Praia do Bonete que é cercada por vegetação possui um cenário maravilhoso, onde a beleza da natureza se destaca e você pode desfrutar de paisagens lindas. A praia rústica é uma das melhores praias de Ilhabela, mas também uma das melhores praias de São Paulo. Contudo, ela não é uma praia muito fácil de ser acessada.

Então se você vai fazer uma viagem para Ilhabela e incluir a Praia do Bonete no seu roteiro, veja nesse artigo o que fazer, como chegar e dicas para melhor aproveitar a praia.

Encontre aqui os melhores hotéis e pousadas em Ilhabela.

Veja também: Como chegar em Ilhabela – São Paulo.

Sobre a Praia do Bonete em Ilhabela

PRAIA DO BONETE EM ILHABELA
Praia do Bonete | Foto: Elpidio via Stock

A Praia do Bonete está localizada ao Sul de Ilhabela e é uma praia de mar aberto. As principais características desta praia é que ela possui uma extensa faixa de areia clara, água com tom azulado e mar agitado. Por isso, o local é frequentado por surfistas.

Mas a praia que possui aproximadamente 600 metros de extensão também é ideal para quem ama ecoturismo ou procura um lugar para relaxar em Ilhabela. Desse modo, sua orla é acompanhada por muitas árvores que deixam a praia mais especial.

A Praia do Bonete é habitada por uma das maiores comunidades caiçaras de Ilhabela. Então para quem vai se hospedar no local tenha cuidado, pois a praia possui algumas regras para a boa convivência dos caiçaras com os turistas.

Na Praia do Bonete não há sinal de celular, nem energia elétrica. Então, aproveite o local para relaxar e curtir muito a natureza.

Por fazer parte do Parque Estadual de Ilhabela, próximo a Praia do Bonete você ainda vai encontrar cachoeiras e rios que poderão ser acessados por trilhas.

Infraestrutura da Praia do Bonete

Como falamos anteriormente na Praia do Bonete vive uma comunidade caiçara que preserva a sua cultura. Então, não espere encontrar grande infraestrutura turística em sua viagem, pois tudo na praia é bem rústico. Mas é isso que deixa o local interessante.

Na Praia do Bonete você vai encontrar restaurantes (inclusive pé na areia), lanchonetes e lojinhas para comprar alguns produtos, mas é tudo bem simples.

Além da praia que é ideal para o surf, você também pode aproveitar outras atrações na região. Por isso é ideal se hospedar no local por no mínimo dois dias.

Assim, na Praia do Bonete você pode ir até o Mirante do Bonete, que possui uma vista incrível para a praia, ou conhecer a Cachoeira do Poço Fundo.

Dicas de hospedagens na Praia do Bonete:

Se você quer aproveitar um pouco mais da Praia do Bonete vai encontrar boas opções de onde ficar em Ilhabela, mas na praia.

  • Pousada Canto Bravo: com decoração rústica, a pousada conta com restaurante, sala de leituras e oferece café da manhã.
  • Pousada da Rosa: a pousada rústica fica a 150 metros da praia e oferece serviço de quarto e café da manhã.
  • Chalé Canto da Nema: ideal para quem procura um pouco mais de privacidade, o chalé acomoda até 3 pessoas.

Na Praia do Bonete também tem um camping, para quem quer uma experiência diferente no local. Mas se você prefere ficar em outras regiões da ilha, veja as nossas dicas das melhores pousadas em Ilhabela. Contudo, você também pode conferir as dicas de pousadas em Ilhabela de frente para o mar com opções incríveis para relaxar.

Veja também: Melhores hotéis em Ilhabela – São Paulo.

Como chegar

Por ficar bem afastada da região central de Ilhabela, o acesso para a Praia do Bonete não é tão fácil. Desse modo, você pode chegar até a praia por trilha ou barco. Mas não é possível chegar até o local de carro.

1. Trilha

A trilha é para os aventureiros que amam ecoturismo. Assim, para chegar até a Praia do Bonete pela trilha é preciso percorrer aproximadamente 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela.

Desse modo, a trilha para a Praia do Bonete começa na Praia de Sepituba, que possui acesso por carro. Mas a partir daí é só você, a trilha e os borrachudos de Ilhabela.

A Praia de Sepituba, onde começa a trilha para o Bonete, fica no bairro Borrifos. É possível chegar até o local de ônibus ou carro.

Apesar de ser bem sinalizada, não é recomendado fazer a trilha que dura aproximadamente 4 horas sem o acompanhamento de um guia.

Durante o trekking, além das belas paisagens naturais você vai encontrar três cachoeiras que fazem a diversão de quem vai para a Praia do Bonete por trilha.

Para quem quer fazer a trilha, algumas pousadas buscam a bagagem de barco e levam direto para hospedagem. Assim, você pode fazer a trilha tranquilamente sem o peso da bagagem.

2. Barco

Se você vai se hospedar na Praia do Bonete é possível contratar um barqueiro para te levar até a praia e depois buscar no horário e dia combinado.

Aliás, algumas pousadas do local oferecem esse serviço ou indicam alguém que faz o transporte que pode sair de São Sebastião, Praia do Perequê ou do bairro Borrifos (nesse caso será mais barato).

Mas também é possível contratar um passeio nas agências de turismo para te levar até a praia. Contudo, esse passeio pode ser exclusivo para a Praia do Bonete ou passar em outras praias, tudo vai depender do roteiro da agência de turismo. Inclusive, o passeio para a Praia do Bonete é um dos melhores passeios de Ilhabela.

Os preços dos passeios custam a partir de R$ 200,00 reais, mas ele pode variar bastante.

Contudo, para o barco chegar ou sair da Praia do Bonete tranquilamente as condições climáticas devem estar boas.

Mas mesmo com o tempo bom, o seu passeio de barco vai ser um pouco agitado, pois a Praia do Bonete possui ondas fortes e em alguns casos você vai se molhar todo. Por isso, deixe seus pertences bem protegidos para evitar que eles molhem.

Dicas para aproveitar melhor a Praia do Bonete

Para melhor aproveitar a Praia do Bonete em Ilhabela, não se esqueça do repelente. Carregue ele sempre contigo, porque os borrachudos de Ilhabela possuem essa fama não é à toa. Então, para qualquer praia não se esqueça de levar repelente, água e protetor solar.

Inclusive, se você vai para a Praia do Bonete por trilha, não se esqueça do repelente. Outra dica é usar roupas que protejam a perna durante a trilha.

Apesar do celular não pegar na Praia do Bonete, há um Wi-fi aberto na vila. Não é dos melhores sinais de internet, mas vai ajudar um pouco. Aliás, achamos o sinal de internet em Ilhabela bem ruim. Mas aproveite a praia para descansar e se desconectar de tudo.

Booking.com

Para a Praia do Bonete leve dinheiro em espécie, pois no local eles não aceitam cartão e não tem caixas eletrônicos.

Na vila também não há energia elétrica, mas tem energia solar que abastece o local durante o dia. Contudo, a noite quase tudo que você for fazer vai ser a luz de velas.

Caso fique hospedado alguns dias na vila, faça mercado antes de ir para o local, principalmente de bebidas. Na Praia do Bonete tem um mercado, mas ele não possui uma variedade de produtos.

Outra praia em Ilhabela, que vale a pena conhecer para ter uma experiência diferente, é a Praia de Castelhanos.

*Salve no Pinterest para ler depois

Praia do Bonete em Ilhabela

Ainda não decidiu onde ficar em Ilhabela? Então veja nossas melhores dicas de hospedagens