TOP 10 MELHORES PRAIAS DE SÃO PAULO – LITORAL DE SP

Atualizado em Outubro , 2020

Pensando em explorar o litoral paulista? Veja a nossa lista com top 10 melhores praias de São Paulo. Confira ainda um pouco de cada praia, como chegar e dicas para melhor aproveitar o litoral de SP.

*Salve no Pinterest para ler depois

melhores praias de São Paulo

Fazer uma lista com as melhores praias nunca é uma tarefa fácil. Até porque cada praia tem aquele detalhe que deixa ela sensacional, seja na beleza, ótima infraestrutura ou outras especificações.

Mas quando falamos de São Paulo tudo fica ainda mais complicado, já que o estado possui um litoral belíssimo e com praias para todos os gostos. Então se você está planejando uma viagem para explorar o estado ou quer conhecer uma praia nova, veja nesse artigo o nosso top 10 melhores praias de São Paulo.

Encontre aqui passagem aérea para São Paulo a partir de R$ 140,00

Melhores praias de São Paulo

Apesar de ter um litoral belíssimo com muitas cidades e praias para explorar, nessa lista trouxemos apenas 10 praias que achamos maravilhosas e que você precisa conhecer. Mas isso não quer dizer que você não vai encontrar outras praias lindas em São Paulo.

E para quem gosta de praias com boa infraestrutura turística vai encontrar algumas opções nessa lista. Mas também tem praias mais desertas, onde você pode se conectar com a natureza e apreciar a beleza do litoral de São Paulo.

Na nossa lista também trouxemos pelo menos uma praia da maioria das cidades do litoral paulista. Assim, você tem muito mais opções de praias para conhecer na sua viagem à São Paulo.

Então vamos conferir as melhores praias de São Paulo. E prepara o coração porque tem muita praia linda para você conhecer e curtir.

1. Praia do Bonete – Ilhabela (Litoral Norte de SP)

melhores praias de São Paulo - Praia do Bonete
Praia do Bonete (Ilhabela) | Foto: elpidio via stock.adobe.com

A Praia do Bonete é considerada uma das praias mais lindas de Ilhabela, mas também de São Paulo. Aliás, o jornal britânico “The Guardian” já a classificou como uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

Assim, a Praia do Bonete que possui aproximadamente 600 metros de extensão está localizada no Sul de Ilhabela, sendo que nela está uma das maiores comunidades caiçaras da ilha.  Desse modo, o local preserva as características da comunidade.

A Praia do Bonete está no Parque Estadual de Ilhabela, assim, no local você vai encontrar muitas atividades de ecoturismo. Contudo, não há sinal de telefone, aproveite o momento de tranquilidade desconectado.

Com areias claras, a praia possui mar agitado com muitas ondas. Aliás, ela é muito frequentada por surfistas e possui pouca infraestrutura turistica. Mas você vai encontrar restaurantes, pousadas e quiosques na vila.

Como chegar

Ilhabela fica a aproximadamente 200 km da Capital São Paulo e você pode chegar até São Sebastião (cidade mais próxima da ilha) de carro ou ônibus. Mas depois de chegar a São Sebastião ainda é preciso fazer a travessia na balsa.

E para chegar à Praia do Bonete você tem duas opções. A primeira é por trilha, na qual é preciso caminhar um percurso de aproximadamente 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela. Esse trajeto é ideal para quem ama trekking. Mas você também pode contratar um barco para te levar até a Praia do Bonete.

Reserve aqui sua hospedagem em Ilhabela com os melhores preços.

2. Praia dos Castelhanos – Ilhabela (Litoral Norte de SP)

melhores praias de São Paulo - Praia dos Castelhanos
Praia dos Castelhanos (Ilhabela) | Foto: ayeska via stock.adobe.com/

A Praia dos Castelhanos também fica em Ilhabela e tem aproximadamente 1.5 km de extensão. Desse modo, a praia que é de mar aberto possui areias claras, com águas azuis. Mas o interessante dessa praia é que a sua borda tem um formato de coração, na qual pode ser visto do mirante, o que atrai muitos turistas para ao local.

Na Praia dos Castelhanos você vai encontrar estrutura turística com quiosques, restaurantes e hospedagens. Mas no local você também pode conhecer uma comunidade caiçara que vive na região.

Além da praia que já é um lugar perfeito para curtir um delicioso dia, você ainda pode explorar a região para conhecer um pouco mais da comunidade caiçara e ir até o mirante de onde é possível ver a região completamente (inclusive o formato de coração da praia). E claro, dar muitos suspiros com a beleza do lugar.

Como chegar

Ilhabela fica a aproximadamente 200 km da Capital São Paulo e você pode chegar até São Sebastião (cidade mais próxima da ilha) de carro ou ônibus. Mas depois de chegar a São Sebastião ainda é preciso fazer a travessia na balsa.  

Já o acesso para a Praia dos Castelhanos é feito pelo Parque Estadual de Ilhabela ou pelo mar. Assim, a estrada de aproximadamente 15 km pela Mata Atlântica deve ser feita por veículo 4X4. Para ir até a Praia dos Castelhanos é ideal contratar um passeio, seja um tour de jipe ou de barco. Mas se você gosta de aventuras pode fazer trekking até a Praia dos Castelhanos.

Reserve aqui sua hospedagem em Ilhabela com os melhores preços.

Veja mais sobre Ilhabela:

Top 6 melhores praias de Ilhabela – SP.

Melhores passeios de Ilhabela – São Paulo.

Praia do Curral em Ilhabela – SP.

3. Praia do Félix – Ubatuba (Litoral Norte de SP)

Melhores praias de São Paulo - Praia do Félix
Praia do Félix (Ubatuba)

Localizada em Ubatuba, a Praia do Félix possui aproximadamente 1,5 km de extensão e atrai tanto banhistas, como surfistas. O canto direito da praia (de quem olha para o mar) com águas mais calmas é indicado para banhistas. Já no canto esquerdo ficam os surfistas, pois possui muitas ondas fortes e tombos. Aliás, nessa parte da praia há várias plaquinhas avisando sobre o perigo das ondas.

Assim, a Praia do Félix conta com uma ótima infraestrutura com quiosques e pousadas. E do local também saem passeios de barcos para a Ilha do Prumirim.

A Praia do Félix ainda possui uma orla sombreada. Então se você quiser ficar mais à vontade, já que o canto direito da praia costuma ficar bem cheio, é só subir um pouco para o canto esquerdo e tomar um sol tranquilamente. Só não entre na água, pois as ondas são bens fortes desse lado.

Como chegar

Ubatuba fica a aproximadamente 220 km da Capital São Paulo e você pode chegar até a cidade de carro ou ônibus. Já a entrada da Praia do Félix está no Km 33 da BR 101, à direita antes do Posto da Polícia Rodoviária. Depois desse acesso, é só descer pela estrada por aproximadamente 15 minutos caminhando.

Apesar de ser possível ir até o acesso da praia de ônibus e terminar de chegar caminhando, recomendamos que você vá de carro, pois é uma longa caminhada, principalmente na volta quando será necessário subir toda a estrada até a BR para pegar um ônibus.

Para quem vai até a Praia do Félix, vale estender o passeio até outras duas praias lindas, a Praia das Conchas e Praia do Português. A Praia do Português fica no canto direito da Praia do Félix, basta passar pelas pedras. Já a Praia das Conchas tem acesso por uma trilha de aproximadamente 20 minutos a partir do canto esquerdo da Praia do Félix.

Praia do Português em Ubatuba
Praia do Português (Ubatuba)

Reserve aqui sua hospedagem em Ubatuba com os melhores preços.

4. Ilha das Couves – Ubatuba (Litoral Norte de SP)

Melhores praias de São Paulo (Ubatuba)
Ilha das Couves (Ubatuba) | Foto: Gustavo via stock.adobe.com

Uma atração muito visitada em Ubatuba é a Ilha das Couves que tem praias belissimas para você aproveitar.

Assim, essa é uma ilha que abriga uma diversidade de vida marinha, que torna o local ideal para mergulho.

A Ilha das Couves está a 2,3 km da costa e sua principal característica é a presença de costões rochosos e vegetação rasteira.

E claro que praias perfeitas com águas cristalinas te esperam na Ilha das Couves. Por isso, a ilha não podia ficar de fora na nossa lista de melhores praias em São Paulo.

Como chegar

Ubatuba fica a aproximadamente 220 km da Capital São Paulo e você pode chegar até a cidade de carro ou ônibus. Mas devido a grande procura pela Ilha das Couves foi limitado o acesso ao local.

Assim, para chegar até a Ilha das Couves apenas pequenas embarcações estão autorizadas a atracar. Então é preciso ir até a Praia de Picinguaba e contratar um barqueiro para te levar.

Reserve aqui sua hospedagem em Ubatuba com os melhores preços.

Veja mais sobre Ubatuba:

Top 8 melhores praias de Ubatuba – SP.

Praia do Prumirim em Ubatuba – SP.

5. Praia de Maresias – São Sebastião (Litoral Norte de SP)

Praia de Maresias (São Sebastião) | Amora Hotel

Com aproximadamente 5 km de extensão, sem dúvida, a Praia de Maresias é uma das melhores e mais badaladas praias de São Paulo, além de sediar competições de surf.

Localizada em Maresias (São Sebastião), a praia possui areia clara e mar agitado, sendo muito procurada por surfistas. Mas para quem quer relaxar, ela também possui uma ótima infraestrutura para turistas, o que faz dela um lugar muito procurado no litoral paulista.

Apesar de ser uma praia urbana, ela é cercada por vegetação e não possui orla. Mas próximo a praia você vai encontrar pousadas, hotéis e restaurantes ótimos. E para quem procura um cantinho mais sossegado para relaxar na Praia de Maresias, o Canto da Moreira é ideal.

Como chegar

A capital São Paulo fica a aproximadamente 170 km de São Sebastião. Desse modo, você pode chegar até o local de carro ou ônibus pela Viação Litorânea.

E para chegar até a Praia de Maresias você não vai ter problemas, pois ela possui fácil acesso já que fica na região central da cidade. Aliás, uma boa ideia para a viagem é ficar hospedado em Maresias. Assim, dá para aproveitar um pouco melhor a região.

Reserve aqui sua hospedagem em São Sebastião com os melhores preços.

6. Praia de Tabatinga – Caraguatatuba (Litoral Norte de SP)

Praia de Tabatinga | Pousada Port Louis

A Praia de Tabatinga que fica em Caraguatatuba está a 17 km do centro da cidade, na divisa com Ubatuba. Além de ser uma das praias mais lindas da região, ela conta com ótima infraestrutura turística e é muito frequentada. Assim, a praia é ideal para banhista já que possui mar calmo.

Essa praia possui uma extensa faixa de areia com águas calmas, ideal para crianças. Desse modo, na Praia de Tabatinga você vai encontrar de um lado um condomínio de luxo e do outro uma vila de pescadores que dá um contraste para o local.

Mas no local você ainda vai encontrar o Rio Tabatinga que desaguá no mar e a Ilha Tamanduá com muitas belezas naturais. Então diversão não vai faltar na Praia de Tabatinga.

Como chegar

Localizada a 190 km de São Paulo, você pode chegar a Caraguatatuba de carro ou ônibus pela Viação Litorânea. Aliás, o acesso para a Praia de Tabatinga também é bem fácil.

Como a Praia de Tabatinga fica na divisa de Guaraguatatuba com Ubatuba basta seguir pela BR 101 (sentido Ubatuba). A via tem muitas placas indicando a praia, sendo que seu acesso fica a direita após a Praia da Mococa e um Posto Rodoviário.

Reserve aqui sua hospedagem em Caraguatatuba com os melhores preços.

7. Praia das Astúrias – Guarujá (Litoral Norte de SP)

Praia das Astúrias | Guarujá Astúrias

Localizada em Guarujá, a Praia das Astúrias é uma das queridinhas da cidade, além de ser muito procurada durante a alta temporada. Desse modo, a praia possui mar calmo com águas claras, ideal para um dia de descanso ou vários néh. Porque não dá para resistir aos encantos de uma bela praia e com boa infraestrutura.

A Praia das Astúrias fica na região central da cidade e possui 1 km de extensão com calçadão. Assim, a praia conta com hotéis, restaurantes, quiosques e muito mais para a sua viagem.

Aliás, a Praia das Astúrias fica entre a Praia das Pitangueiras e Praia do Tombo, outra praia que vale a pena conhecer em Guarujá. E o mais interessante é que essa praia está próxima a muitas atrações turísticas de Guarujá.

E para quem gosta de curtir a vida noturna, ela também é o point para aproveitar as noites em Guarujá, pois conta com restaurantes e bares em sua orla.

Como chegar

Guarujá fica a aproximadamente 96 km da Capital São Paulo, na Ilha de Santo Amaro. Desse modo, você pode chegar até a cidade de carro ou ônibus, basta escolher a melhor opção.

Depois de chegar à cidade não vai ser difícil encontrar a Praia de Astúrias, pois ela fica na região central de Guarujá.

Reserve aqui sua hospedagem em Guarujá com os melhores preços.

8. Praia do José Menino – Santos (Litoral Norte de SP)

Praia do José Menino – Santos | Hotel Park Inn by Radisson Santos

A Praia do José Menino fica em Santos e possui boas ondas que atrai a galera do surf e quem gosta de praticar outros esportes aquáticos. Mas o local também é muito interessante para ver o pôr do sol.

Contudo, a praia possui muitos outros atrativos. Desse modo, no local você vai encontrar o Museu do Surf com muitos artefatos e curiosidades sobre o esporte, além do Emissário Submarino de Santos. No Emissário está uma movimentada pista de skate e o monumento Tomie Ohtake, um cartão postal da cidade.

E por ser uma praia urbana, ela tem ótima infraestrutura turística. Assim, opções de hóteis e restaurantes próximos ao local também não faltam.

Como chegar

Santos também fica localizado na Ilha de São Vicente, a aproximadamente 80 km da Capital São Paulo. Desse modo, você pode chegar até a cidade de ônibus ou carro.

Para quem vai de carro pode acessar Santos pela Rodovia Imigrantes ou Rodovia Anchieta, aproveite para apreciar as belas paisagens pelo caminho.

A Praia do José Menino indica o início da cidade e marca a divisa com São Vicente até o Canal 1. Então não vai ser difícil encontrar o local.

Reserve aqui sua hospedagem em Santos com os melhores preços.

9. Ilha do Cardoso – Cananéia (Litoral Sul de SP)

Ilha do Cardoso | Foto: Leandro negro via commons.wikimedia.org

Para quem busca um litoral mais sossegado pode curtir a Ilha do Cardoso, em Cananéia. Nessa ilha você pode aproveitar algumas das melhores praias de São Paulo. Mas uma das praias mais procurada na ilha é a Praia da Lage que tem piscinas naturais e muita beleza, impossível não se apaixomnar pela bela paisagem.

A maioria das suas praias são desertas. Então para quem gosta desse estilo de praia já tem o roteiro certo em São Paulo. E com toda uma estrutura pensada para os turistas, a ilha conta com roteiros de trilhas, cachoeiras e praias.

Como chegar

Cananéia fica no litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 260 km da Capital. Desse modo, você pode chegar até a cidade de carro ou ônibus.

Mas depois de chegar em Cananéia é preciso pegar um barco ou balsa para chegar até a Ilha do Cardoso que te aguarda com paisagens belíssimas. Aliás, durante esse passeio você pode ser agraciado com um “oi” de botos e golfinhos.

Reserve aqui sua hospedagem em Cananéia com os melhores preços.

10. Praia de Guaratuba – Bertioga (Litoral Norte de SP)

Praia de Guaratuba | Pousada Y-Goá

E por fim, nossa última dica dessa lista de melhores praias de São Paulo é a Praia de Guaratuba que fica em Bertioga.

Essa praia é para quem ama se deliciar com toda a beleza natural que um lugar pode proporcionar durante a viagem. Assim, a Praia de Guaratuba está a 30 minutos da região central da cidade. Desse modo, a praia possui aproximadamente 8 km de extensão com águas e areia claras.

Nela ainda tem o Encontro dos Rios Guaratuba e Itaguaré formando um cenário belíssimo e ideal para relaxar. Aliás, essa praia não possui quiosques, apenas vendedores ambulantes na alta temporada.

Como chegar

Bertioga fica a aproximadamente 113 km da Capital São Paulo e você pode chegar até a cidade de carro ou ônibus. Basta escolher a melhor opção. A principal via de acesso para a cidade é a Rodovia Mogi-Bertioga, mas é possível chegar a cidade usando outras rodovias.

A Praia Guaratuba fica um pouco afastada do centro de Bertioga e sua entrada é pelo Condomínio Costa do Sol.

Reserve aqui sua hospedagem em Bertioga com os melhores preços.

Mas conta para a gente, você tem uma praia preferida em São Paulo que não foi incluída nessa lista?

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip