TOP 6 MELHORES PRAIAS DE ILHABELA EM SÃO PAULO

Atualizado em Maio , 2020

Com aproximadamente 40 praias entre praias badaladas e desertas, veja o nosso top 6 melhores praias de Ilhabela, em São Paulo. Confira ainda um pouco de cada praia, como chegar e dicas para aproveitar melhor o litoral paulista.

*Salve no Pinterest para ler depois

Melhores praias de Ilhabela

Ilhabela é aquele destino perfeito para quem ama curtir muitas praias. Assim, a Ilha possui aproximadamente 40 praias entre elas praias badaladas com ótima infraestrutura turística. Mas também conta com praias desertas onde você pode curtir aquele visual perfeito com muita tranquilidade e em alguns casos vivenciar o cotidiano das comunidades caiçaras.

Então se você está planejando uma viagem para a ilha, veja nesse artigo o nosso top 6 melhores praias de Ilhabela.

E olha que não é uma tarefa nada fácil listar as melhores praias de Ilhabela. Porque esse destino conta com praias realmente belíssimas.

Encontre aqui os melhores hotéis e pousadas em Ilhabela.

Melhores praias de Ilhabela

Melhores praias de Ilhabela
Praia do Pinto em Ilhabela

Qual o seu tipo de praia preferido? Porque nessa lista você vai encontrar praias mais movimentadas com boa infraestrutura, quiosques e ótimas hospedagens. Mas também vai encontrar praias para curtir muito a natureza e apenas aproveitar o momento de calmaria com no máximo algumas mordidas de mosquito, caso esqueça de levar seu repelente.

Para a nossa lista de melhores praias levamos em consideração apenas aquelas que conseguimos conhecer. Mas é claro que não conseguimos visitar todas, até porque nossa viagem foi um pouco prejudicada pelas chuvas.

Encontre aqui os melhores preços para alugar um carro em São Paulo

Então vamos conferir as melhores praias de Ilhabela. E prepara o coração porque tem muita praia linda para você conhecer e curtir na ilha. Aliás, acho que já podemos voltar para desfrutar um pouco mais das praias, já que tivemos dias de chuva em nossa viagem.

Para quem está planejando uma viagem é possível conhecer a maioria dessas praias com passeios em Ilhabela, principalmente as de difícil acesso.

10 praias baratas para viajar: destinos litorâneos nacionais e internacionais.

1. Praia do Bonete – sul de Ilhabela

Praia do Bonete ILhabela
Praia do Bonete em Ilhabela

A Praia do Bonete é considerada uma das praias mais lindas de Ilhabela. Aliás, o jornal britânico “The Guardian” a classificou como uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

Assim, a Praia do Bonete que possui aproximadamente 600 metros de extensão está localizada no Sul de Ilhabela. E nela encontra-se uma das maiores comunidades caiçaras do local.  Mas a praia que preserva as características da comunidade possui algumas regrinhas para a boa convivência dos nativos com turistas, se atente a essas regras se for se hospedar no local.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia do Bonete.

Na Praia do Bonete você encontrará muita atividade de ecoturismo. Contudo, não há sinal de telefone, aproveite o momento de tranquilidade desconectado.

Com areias claras, a praia de mar aberto possui mar agitado com ondas fortes, sendo muito frequentada por surfistas. No canto esquerdo da praia encontra-se um rio.

Como chegar: essa praia possui dois acessos. O primeiro é por trilha, na qual é preciso caminhar um percurso de aproximadamente 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela. Esse trajeto é ideal para quem ama trekking. Mas você também pode contratar um barco para te levar até a Praia do Bonete ou fazer um passeio.

Você encontrará barcos que te levam com preços a partir de R$ 200,00 (eles variam muito o preço para turistas). Então recomendamos que você contrate um barco diretamente com uma agência de turismo. Mas se for ficar hospedado na região, veja se a hospedagem oferece o transporte.

2. Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos em Ilhabela

A Praia de Castelhanos também é uma praia de mar aberto, e com aproximadamente 1.5 km é a praia mais extensa de Ilhabela .

Desse modo, a Praia de Castelhanos possui areias claras com águas azuis. Sendo que sua borda tem um formato de coração, na qual pode ser visto do mirante.

Na praia você encontrará uma estrutura turística com quiosques e restaurantes, mas também pode conhecer uma comunidade caiçara que vive na região.

Além da praia que já é um lugar perfeito para curtir um delicioso dia, você ainda pode explorar a região para conhecer um pouco mais da comunidade caiçara e ir até o mirante de onde é possível ver a praia completamente. E no final dar muitos suspiros com a beleza do lugar.

Como chegar: o acesso para a Praia de Castelhanos é feito por terra (Parque Estadual de Ilhabela) ou pelo mar. A estrada de aproximadamente 15 km pela Mata Atlântica deve ser feita por veículo 4X4. Para ir até a praia é necessário contratar passeio com uma agência de turismo, seja um tour de jipe ou de barco. Mas se você gosta de aventuras pode fazer trekking até o local.

O acesso para Castelhanos fica aberto das 7hrs às 14hrs, sendo que a partir das 15hrs até às 17hrs a estrada é liberada apenas para os veículos voltarem. Ainda há um limite de veículos para acessar o local, então não deixe para ir muito tarde, caso vá por conta própria.

3. Praia do Pinto e Ponta Azeda – Norte de Ilhabela

Melhores praias de Ilhabela
Praia da Ponta Azeda

Na verdade, a Praia do Pinto e da Ponta Azeda são duas praias localizadas no Norte de Ilhabela. E apesar da Praia do Pinto ser mais bonita do que a Praia da Ponta Azeda também incluímos ela na nossa lista de melhores praias, por motivos de piscinas naturais. Quem não gosta?

Assim, a Praia do Pinto possui areias claras com águas também claras e calmas, o que contribui para a praia ser perfeita. Um lugar ideal para relaxar em Ilhabela.

No canto direito da praia você encontrará muitas pedrinhas e um píer. Ainda nesse canto está o acesso para a Praia da Armação.

A Praia do Pinto possui aproximadamente 400 metros de extensão, sendo que sua orla é sombreada com coqueiros. Aliás, a Praia do Pinto e a Praia da Ponta Azeda são usadas para a prática de esportes aquáticos, como kitesurf e mergulho.

Praia do Pinto em Ilhabela
Praia do Pinto

Na Praia do Pinto você não encontrará estrutura com quiosques ou restaurantes, mas em alta temporada pode encontrar barracas vendendo lanches.

No canto esquerdo da Praia do Pinto está o acesso para a Praia da Ponta Azeda. Que também é uma praia pequena, tranquila, com areia clara e águas calmas. Apesar de ter construções em sua orla, essa praia é bem arborizada.

No caminho para a Praia da Ponta Azeda você encontrará um píer ótimo para tirar muitas fotos. Aliás, do local se tem uma vista incrível para a Praia do Pinto e da Ponta Azeda, além do marzão lindo de Ilhabela.

Piscinas naturais

Melhores praias de Ilhabela

Mas você deve está se perguntando e cadê as piscinas naturais? Pois então, depois de chegar no canto esquerdo da Praia da Ponta Azeda é só seguir um caminho estreito. Ele fica bem escondido.

Assim, você vai passar por um caminho perto do muro e depois basta seguir por algumas pedras (apesar de perto e fácil acesso, você vai ter que pular algumas pedras). Não ficam longe as piscinas naturais.

No local tem várias propriedades particulares e o caminho para as piscinas naturais fica bem próximo do mar. Depois de aproximadamente 5 minutinhos caminhando ou menos, você chega nas deliciosas piscinas.

Powered by Rock Convert

Mas é claro, a maré tem que estar baixa para as piscinas se formarem. Quando chegamos ao local não tinha ninguém, era só a gente e as piscinas naturais. Nem preciso falar que estava maravilhoso né. Então, se você vai conhecer a Praia do Pinto não deixe de esticar seu passeio até as piscinas naturais depois da Praia da Ponta Azeda.

Como chegar: a Praia do Pinto está ao Norte de Ilhabela, a aproximadamente 12 km do porto da balsa. É possível ir para essa praia de ônibus, basta pegar o coletivo sentido sul. Você pode acessar a Praia do Pinto pelo condomínio que fica no local, essa entrada não é muito visível e possui poucos estacionamentos. Mas outra opção é acessar a Praia do Pinto a partir da Praia da Armação. Assim, no canto esquerdo da Praia da Armação há um caminho de pedras até a Praia do Pinto. Se puder faça esse caminho, porque além de lindo ele tem uma vista perfeita.

Veja aqui opções de hospedagens na região da Praia do Pinto.

4. Praia da Fome – norte de Ilhabela

E olha uma praia deserta para você curtir em Ilhabela. Assim, a Praia da Fome fica entre a Praia da Jabaquara e Praia do Poço ao norte de Ilhabela.

A praia que não conta com estrutura turística apenas muita natureza para curtir, possui acesso por trilha ou barco. Aliás, o roteiro de alguns passeios de escuna inclui essa praia.

Desse modo, a pequena praia possui areias claras e suas águas calmas tem um tom esverdeado que se parece com a vegetação. No meio da praia ainda se destaca um casarão histórico que deixa o lugar encantador.

Apesar de ser uma praia sem estrutura turística, se você vai fazer o passeio de escuna pode não encontrá-la vazia. Principalmente no horário que outras embarcações também param no local.

Como chegar: o acesso para a Praia da Fome é feito por trilha ou por barco. Assim, para chegar até a praia você pode contratar um passeio com uma agência de turismo, alguns passeios de escuna passam nessa praia. Mas se você gosta de trekking pode acessar a praia por uma trilha a partir da Praia da Jabaquara. Um percurso de aproximadamente 50 minutos (para isso contrate um guia).

5. Praia do Curral – sul de Ilhabela

A Praia do Curral está ao sul de Ilhabela, entre a Praia do Veloso e Praia Grande, sendo uma das praias mais badaladas da Ilha.

Assim, a Praia do Curral possui aproximadamente 400 metros de extensão. E uma das suas principais características é que ela possui uma extensa faixa de areia, com águas claras. 

Além de ser uma praia para você aproveitar um dia inteiro, ela também é ideal para ver o pôr do sol.

Devido a sua ótima infraestrutura e fácil acesso, pode-se dizer que a Praia do Curral é a praia mais frequentada de Ilhabela. Sendo assim, a praia mais badalada também.

Desse modo, no local você encontrará quiosques, bares, restaurantes e hospedagens para aproveitar muito Ilhabela.

Na praia você ainda encontrará banana boat, e pode alugar máscaras de mergulho, caiaques e stand up paddle.

Como chegar: se você vai conhecer a Praia do Curral ou ficar hospedado na região para curtir melhor o local, ela está localizada a 9 km da balsa e a aproximadamente 15 km da Vila (Centro Histórico) no sentido Sul da ilha. Se você não está de carro é possível chegar até a Praia do Curral de ônibus. Para isso basta pegar um ônibus que vai para o Veloso ou outra região do sul da ilha. Mas se você vai de carro, basta seguir a estrada principal que é bem sinalizada.

Veja aqui as melhores opções de hospedagens na Praia do Curral.

Para ler em seguida

6. Ilha das Cabras – sul de Ilhabela

Melhores praias de Ilhabela em São Paulo

Por fim, em sua viagem para Ilhabela inclua no roteiro a Ilha das Cabras e a Praia da Ilha das Cabras.

Localizada ao sul de Ilhabela, de frente para a Praia das Pedras Miúdas (conhecida como Praia da Ilha das Cabras), a Ilha das Cabras é um dos lugares mais lindos da ilha.

Nessa região fica o Santuário Ecológico Marinho, uma área de preservação criada em 1992. Por isso, o local é muito usado para praticar snorkeling e mergulho. Desse modo, você poderá ver uma abundante vida marinha.

Além de desfrutar da beleza da Ilha das Cabras, você também pode aproveitar a ótima infraestrutura da Praia da Ilha das Cabras. Assim, a praia conta com quiosques, restaurantes e hospedagens. Aliás, o local ainda tem um deck de madeira de onde é possível apreciar a pequena Ilha das Cabras.

A região possui águas calmas e claras, e o local é bem badalado.

Mas além de toda a beleza, não deixe de ver o pôr do sol no local, um dos mais lindos que pudemos ver.

Como chegar: a Praia da Ilha das Cabras está localizada a apenas 2 km do porto da balsa, entre o Mirante do Piúva e a Praia do Oscar. É possível chegar até a praia de ônibus. Caso vá de carro, a praia conta com estacionamento. Contudo em dias de grande movimento ele pode não ser suficiente.

Ao chegar na Praia da Ilha das Cabras, ainda é preciso contratar um barco para te levar até a Ilha das Cabras. Essa é uma pequena travessia e os braços cobram em média R$ 20,00.

Veja aqui opções de hospedagens próximo à Ilha das Cabras.

Dicas para aproveitar as melhores praias de Ilhabela

Para você aproveitar as melhores praias de Ilhabela, nunca se esqueça do repelente. Carregue ele sempre contigo, porque os borrachudos da ilha possuem essa fama não é atoa. Então, para qualquer praia não se esqueça de levar repelente, água e protetor solar.

Por serem locais de difícil acesso, para conhecer algumas praias de Ilhabela será necessário contratar um passeio, principalmente a Praia do Bonete e Castelhanos. Mas as agências ainda oferecem tours que passam em várias praias.

Se você optar em ir para alguma praia de ônibus, lembre-se que o transporte não possui uma boa frequência. Assim, em algumas ocasiões o ônibus passar apenas de ônibus de 40 em 40 mim e isso pode atrapalhar um pouco o seu dia, principalmente se quer conhecer mais de uma praia no mesmo dia.

Então antes de sair de casa confira o horário do ônibus e evite ficar tanto tempo esperando o transporte. A passagem do ônibus custa R$ 5,00 (março de 2020), clique aqui e confira os horários.

Mesmo sendo possível conhecer a maioria das praias de ônibus, se preferir alugue um carro em Ilhabela. Assim, você poderá fazer os seus próprios horários e conhecer várias praias em uma mesmo dia, e claro com muito mais comodidade.

Compare aqui os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Mas conta para a gente, você tem uma praia preferida em Ilhabela que não foi incluída nessa lista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip