Campos do Jordão é uma cidade incrível com uma bela arquitetura de inspiração europeia, uma culinária de dar água na boca, muitas belezas naturais e um climinha frio típico das montanhas. E no mês de dezembro, o destino fica ainda mais incrível, pois Campos do Jordão recebe luzes, decorações, eventos especiais e toda a Magia do Natal, que transformam a cidade em um paraíso natalino.

Então, se você quer conferir de perto toda essa magia e beleza do Natal em Campos do Jordão, confira nossas dicas do que fazer e o que esperar da cidade nessa época do ano.

Veja também: Como chegar em Campos do Jordão (SP).

O que esperar de Campos do Jordão no Natal

Natal em Campos do Jordão
Decoração de Natal em Campos do Jordão | Foto: Eduardo p via commons.wikimedia

Sem dúvida, o Natal é um período mágico em Campos do Jordão com decorações e espetáculos que contagiam e espalham o espírito natalino pela cidade.  Assim, os principais pontos turísticos e as lojas da cidade ficam todas decoradas para o Natal e cheias de cores e brilhos.

O Natal dos Sonhos em Campos do Jordão traz o espírito natalino e torna o lugar ainda mais incrível. As luzes coloridas, músicas natalinas e toda a decoração transforma a cidade em um verdadeiro espetáculo de Natal.

Mas não podemos deixar de falar das fábricas e as lojas de chocolates, que produzem chocolates artesanais deliciosos e personalizados para essa época. Então, se você gosta de chocolates ou quer presentear alguém especial no Natal é só visitar as muitas lojinhas desse produto em Campos do Jordão. Aliás, vale até fazer uma visita na fábrica de chocolate.

No natal, a cidade também recebe muitos turistas que querem conferir de perto toda a magia natalina em Campos do Jordão. Então no período do Natal e Ano Novo, a cidade fica bem cheia.

Veja também: Cidades próximas a Campos do Jordão incríveis para conhecer.

Dicas para curtir a cidade no Natal

Campos do Jordão no Natal
Vila Capivari em Campos do Jordão

E para você aproveitar ainda mais a cidade, separamos algumas dicas para ajudar a organizar a viagem e curtir ao máximo o Natal em Campos do Jordão.

  • Reserve sua hospedagem com antecedência: nessa época do ano a procura por hotéis e pousadas é grande em Campos do Jordão. Portanto, se você deixar para reservar seu hotel/pousada em cima da hora, as melhores opções com certeza não estarão mais disponíveis. Ainda mais, reservando sua hospedagem com antecedência você pode conseguir valores mais em conta (confira nossas dicas de pousadas incríveis em Campos do Jordão).
  • Prefira se hospedar no Centro da cidade caso não esteja de carro: o serviço de Uber não é muito eficiente em Campos do Jordão. E em um grande feriado como o Natal pode ser impossível conseguir chamar um carro. Portanto, se você não vai viajar de carro, prefira se hospedar na região de Capivari. Assim você pode fazer alguns passeios a pé, como almoçar/jantar em um bom restaurante, visitar a Vila Capivari e seus atrativos ou ir ao Morro do Elefante.
  • Caso pretenda usar o serviço de Uber ou Táxi, peça o número do motorista e marque diretamente com ele para te levar aos lugares: como já falamos, o serviço de Uber não é bom na região. Então quando chamar o seu primeiro Uber ou táxi, peça o número dele (caso goste do serviço) e combine diretamente com o motorista para te buscar ou te levar aos lugares que quer conhecer. Assim, você vai evitar ficar horas esperando um motorista (e às vezes nem conseguir dependendo da localização e do horário). Você pode combinar com o motorista até mesmo para te levar e buscar em pontos turísticos mais distantes, como o Parque Amantikir.
  • Leve alguma roupa para o frio, mesmo estando no verão: mesmo estando no verão você pode pegar temperaturas mais baixas na cidade, principalmente à noite. Portanto, nada melhor do que estar preparado para uma possível queda na temperatura e não passar frio.

O que fazer em Campos do Jordão no Natal

Campos do Jordão no Natal
Decoração de Natal em Campos do Jordão | | © wtondossantos – stock.com

Natal dos Sonhos

Este é um dos eventos mais tradicionais de Campos do Jordão. Desse modo, o Natal dos Sonhos é o evento responsável por trazer o espírito natalino para Campos do Jordão. Ele traz cores e brilho para a cidade através da decoração e grandiosos ornamentos natalinos, que transformam Campos do Jordão em uma vila natalina.

Ainda mais, o evento promove apresentações de música, dança e teatro que alegram a cidade. Assim, um dos principais momentos do Natal dos Sonhos é o Acender das Luzes, que normalmente tem como ponto de partida o portal de entrada da cidade.

Para mais informação sobre o Natal dos Sonhos, acesse o site da Fundação Lia Maria Aguiar, responsável pelo evento.

*Devido a atual situação do corona vírus, o evento pode sofrer alterações e ajustes para se adequar aos protocolos de segurança, visando a saúde e bem-estar dos visitantes.

Vila Capivari

A Vila Capivari é o centrinho turístico de Campos do Jordão, onde você vai encontrar muitos restaurantes, bares, lojinhas de chocolate, além das construções que possuem uma bela arquitetura.

Assim, mesmo fora da época de Natal, a Vila Capivari é um lugar encantador. Mas durante o período natalino, ela recebe decorações e luzes, se transformando em um lugar mágico para você curtir e admirar durante a viagem.

Boulevard Geneve

O Boulevard Geneve é um shopping super charmoso e de arquitetura europeia localizado em Capivari, Campos do Jordão. Assim, o local conta com lojas de alto padrão, chocolateria, lojas de souvenir, joias e muito mais.

Mas o local que já é charmoso em qualquer época do ano, ganha um brilho a mais no Natal com uma decoração natalina incrivelmente linda. Vale a pena passar pelo local para apreciar a bela decoração.

Praça de Abernéssia

A Praça de Abernéssia é uma das principais praças de Campos do Jordão e um dos locais turísticos que ficam lindamente decorados para o Natal. Então, ao viajar para Campos do Jordão no Natal, não deixe de passar no local para conferir a bela decoração.

Lojas de chocolates

E claro que não podemos deixar de citar as famosas lojas de chocolate de Campos de Jordão, São Paulo. Aliás, um dos principais atrativos de Campos do Jordão são os chocolates artesanais.

E claro que no Natal, a procura pelas lojas de chocolate fica ainda maior, já que elas oferecem chocolates personalizados para essa época. Além disso, as lojas também se encontraram totalmente decoradas para o Natal. Na Vila Capivari você vai encontrar muitas lojas de chocolates.

Fábrica de Chocolate Araucária

E uma das principais fábricas da região é a Fábrica de Chocolate Araucária, um dos locais mais visitados na cidade. Então se você quer entender um pouco mais sobre o processo de produção do chocolate e comprar alguns produtos, a visita a fábrica da Araucária é um ótimo passeio para o Natal.

E assim como as lojas de chocolate, nesse período a Araucária também produz deliciosos chocolates personalizados para o Natal.

Além dos atrativos citados que são a cara do Natal, Campos do Jordão possui muitos mais pontos turísticos que podem ser visitados nesse período. Então confira nossas dicas com os 10 principais pontos turísticos de Campos do Jordão.

Programação e eventos de Natal em Campos do Jordão

Durante o Natal, em Campos do Jordão acontece desfiles, eventos e apresentações incríveis. As datas dos eventos e programações de Natal são geralmente noticiadas no site da Prefeitura de Campos do Jordão e no site da Fundação Lia Maria Aguiar.

Clima e o que levar para Campos do Jordão no Natal

Campos do Jordão em abril
Campos do Jordão em São Paulo

Em dezembro é verão em Campos do Jordão, portanto as temperaturas estão mais altas na cidade, comparada aos meses do inverno. Assim, a máxima atingida neste mês é de 22 ºC e a mínima de 12° C. E mesmo estando no verão, o clima em Campos do Jordão no Natal é bem agradável.

A probabilidade de chuva no Natal, assim como em todo o mês de dezembro é alta na cidade, com precipitação média de 300 mm. Então, esteja preparado para possivelmente pegar algum dia de chuva em sua viagem.

E claro que não podemos errar na hora de fazer as malas para curtir a cidade no Natal. Assim nossa sugestão é que você leve casacos leves e algum casaco mais quentinho. Afinal as temperaturas na cidade caem bastante a noite. Mas as calças e algum sapato fechado também não pode faltar na mala.

Em dezembro, os acessórios de inverno como luvas, gorro e golas são dispensáveis, a não ser que você sente muito frio e queira acessórios para a noite. Mas não se esqueça de levar meias e roupas de dormir bem quentinhas.

Confira a seguir nossas sugestões de itens essenciais para a sua mala de viagem para curtir o Natal em Campos do Jordão.

  • Casaco leve
  • Calças
  • Vestidos
  • Meias
  • Casaco ou jaqueta (para a noite, uma jaqueta de couro ou uma lã são boas opções)
  • Lenço ou echarpe (para quem sente muito frio, pode precisar a noite)
  • Shorts/Saias
  • Blusas
  • Hidratante labial e hidratante para áreas ressecadas (os hidratantes salvam a pele no frio, principalmente os lábios e as mãos)
  • Bota e sandália (para sair a noite, os sapatos fechados são ideais devido frio, durante o dia da para usar sandálias tranquilamente)
  • Tênis esportivo (caso vá fazer alguma trilha)
  • Roupa de dormir (prefira uma roupa bem quentinha)

*Salve no Pinterest para ler depois

Natal em Campos do Jordão

Para ler em seguida: