Atualizado em Junho , 2020

Confira tudo sobre o passeio para o Saco do Mamanguá em Paraty – RJ. Veja ainda nossa experiência conhecendo a região em um passeio de lancha, o que visitamos e dicas.

* Salve no Pinterest para ler depois

PASSEIO PARA O SACO DO MAMANGUÁ EM PARATY - RJ

Vai viajar para Paraty? O passeio para Saco do Mamanguá não pode faltar em seu roteiro. E já adiantamos, se você tiver tempo para fazer apenas um passeio na cidade faça esse, pois ele foi um dos melhores passeios que fizemos.

Apesar de Paraty ter regiões lindas com praias sensacionais, achamos o Saco do Mamanguá especialmente encantador. Seja pela pouca quantidade de turistas nas praias que visitamos, pelo menos no dia que fizemos o passeio (na verdade só estavam as 10 pessoas que fizeram o passeio com a gente), ou ainda por ser uma região belíssima e única no Brasil.

Aliás, a melhor forma de conhecer a região do Saco do Mamanguá com belas praias e paisagens perfeitas é contratando um passeio. Já que o acesso para a maioria das praias é feito somente por embarções.

E se você está animado em conhecer essa região, nesse artigo vamos contar tudinho como foi o nosso passeio de lancha para o Saco do Mamanguá com a Paraty Tours. Então já pode anotar as dicas e incluir esse passeio em sua viagem à Paraty.

Sobre a região do Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá
Mirante do Ilhote do Mamanguá

Em primeiro lugar, o Saco do Mamanguá é uma região de aproximadamente 8 km com praias, Mata Atlântica, ilhas e montanhas. Assim, o local é o único fiorde (entrada do mar em região de montanhas) na costa brasileira. Por isso, achamos o Saco do Mamanguá uma região linda e especial para conhecer.

A região do Saco do Mamanguá possui águas esverdeadas, sendo que no local você vai encontrar pequenas comunidades caiçaras que mantém o seu modo de vida e deixam o lugar ainda mais interessante.

Desse modo, o Saco do Mamanguá é interessante para um passeio turístico explorando toda a sua beleza, pois conta com 33 praias, comunidades caiçaras, ilhas e muitas paisagens lindas.

Como foi o nosso passeio

O dia do nosso passeio estava extremamente lindo e não tinha chovido nos dias anteriores, então o tour prometia. E claro, não foi diferente.

Embarcamos na Netuno Expedition, embarcação da Paraty Tour, por volta das 9:00 no Cais de Paraty e seguimos em direção ao nosso destino, o Saco do Mamanguá.

Passeio Saco do Mamanguá com a Paraty Tours

Pelo caminho as paisagens são perfeitas e embarcações passam a todo o momento. O azul do mar se encontra com o verde da Mata Atlântica, que por sua vez se encontra com o céu (com pouquíssimas nuvens no dia do nosso passeio). Um cenário simplesmente maravilhoso.

O percurso vendo essas paisagens lindas durou aproximadamente 30 minutos, como estávamos em uma lancha o trajeto até a primeira parada foi bem rápido. O mar estava calmo, então foi uma viagem tranquila.

Ao chegar à região do Saco do Mamanguá o cenário muda um pouco. A vegetação continua, mas as águas ficam em um tom mais esverdeado.

1. Praia do Engenho

A primeira parada foi na Praia do Engenho, mas é até difícil descrever o cenário. O que mais nos chamou a atenção foram as águas cristalinas e toda a vegetação que cercava o local.

Como a praia estava deserta, aproveitamos ao máximo. Mergulhamos de snorkel, descansamos na sombra enquanto ouvíamos o som das ondas e da natureza, e claro ficamos encantadas com toda a sua beleza.

Powered by Rock Convert

Praia do Engenho – Saco do Mamanguá

O acesso para a Praia do Engenho é feito apenas por barco. E no canto direto, depois das pedras você vai encontrar um píer, um cenário lindo e perfeito para fotos.

Assim, depois de ficar aproximadamente 40 minutos nessa praia foi hora de embarcar novamente na Netuno Expedition. E mais uma vez apreciamos todo o cenário da região. Confesso que era tão lindo que por vários momentos esquecemos de tirar fotos ou filmar, simplesmente ficamos ali encantadas com a paisagem.

2. Praia da Paca

Depois foi a vez de conhecer a Praia da Paca, conhecida também como Praia da Costa. E mais uma vez, a praia estava totalmente deserta.

Com águas cristalinas aproveitamos para mergulhar de snorkel e curtir a natureza ao máximo.

Praia da Paca – Saco do Mamanguá

O acesso para essa praia é feito apenas por barcos. Desse modo, no local você vai encontrar uma extensa faixa de areia e costões de pedras em seus estreitos. Ao entrar na água tenha cuidado, pois a praia possui tombos.

É nessa praia que fica a casa que foi cenário do filme a saga o Crepúsculo. Contudo, atualmente a casa se encontra totalmente cercada por vegetação, um cenário bem diferente da época do filme.

3. Ilhote de Mamanguá

A vontade era escolher uma praia e ficar o dia inteiro. Mas depois de um tempo na Praia da Paca, novamente seguimos com o roteiro da Paraty Tours.

Dessa vez não paramos em uma praia, mas sim no Ilhote de Mamanguá que possui uma vista magnífica para a região do Saco do Mamanguá, inclusive o Pão de Açúcar.

A parada no Ilhote é para o almoço. Contudo após fazer o pedido, o guia faz uma pequena trilha até o mirante de onde se tem uma vista privilegiada para toda a região e o Pão de Açúcar. A trilha dura aproximadamente 10 minutinhos, com caminho bem sinalizado e tranquilo.

Ilhote do Mamanguá – Saco do Mamanguá

Assim, depois de fazer a pequena trilha chegamos ao mirante onde apreciamos toda a região do Saco do Mamanguá. Mas durante a trilha ainda fomos parando para curtir todos os cantinhos e vistas incríveis que o ilhote oferece.

Depois de tantas paisagens e praias lindas finalizamos o passeio tomando uma cervejinha gelada com uma vista surreal para o Pão de Açúcar e o Saco do Mamanguá, curtindo toda a beleza e calma que o lugar oferece.

Roteiro do passeio para o Saco do Mamanguá

PASSEIO PARA O SACO DO MAMANGUÁ EM PARATY - RJ

O roteiro do passeio para o Saco do Mamanguá com a Paraty Tours é o seguinte:

  • 1ª parada: Praia do Engenho.
  • 2ª parada: Praia da Paca.
  • 3ª parada: Ilhote de Mamanguá.

O nosso passeio saiu às 9:00 hrs com retorno previsto para às 13:00 hrs.

A Paraty Tours disponibiliza durante o passeio máscara de snorkel para mergulho e água (uma garrafinha para cada pessoa).

Por fim, a lancha que fez o passeio para o Saco do Mamanguá tem capacidade para 12 pessoas e o passeio custa R$ 150,00 (maio de 2020) por pessoa. Acesse o site da empresa para conferir os horários do passeio.

Vale a pena o passeio para o Saco do Mamanguá

Praia do Engenho - Paraty
Praia do Engenho – Paraty

Já deu para perceber que simplesmente amamos esse passeio, e claro, ele vale super a pena. Aliás, foi o passeio que mais gostamos em Paraty.

A região do Saco do Mamanguá é linda e o passeio de lancha em si também é maravilhoso. E nem precisamos falar da praias que são perfeitas para relaxar. Por isso repetimos, se você vai viajar para Paraty por poucos dias, faça esse passeio.

Clique aqui e confira preços e datas do passeio de lancha para o Saco do Mamanguá em Paraty.

Mais informações

A Paraty Tours é uma agência que oferece diversos passeios em Paraty e Angra dos Reis. Veja mais informações da empresa:

  • Endereço: Av. Roberto Silveira, 479, Centro, Paraty – RJ.
  • Telefone: (24) 331-1371 / (24) 3371-2651 / (24) 3371-6112
  • Email: contato@paratytours.com.br
  • Site: www.paratytours.com.br

Para o seu passeio não se esqueça de levar: protetor solar, repelente, chapéu, roupa de banho e toalha.

* Nosso passeio para o Saco do Mamanguá em Paraty foi cortesia da Paraty Tours. A experiência aqui relatada exprime apenas a opinião da autora.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip