Atualizado em Junho , 2020

Confira tudo sobre o passeio de escuna em Paraty, no Rio de Janeiro. Um tour de escuna pelas praias, ilhas e belezas litorâneas da cidade que vão te encantar.

*Salve no Pinterest para ler depois

Passeio de escuna em Paraty

Para explorar algumas das praias e ilhas de Paraty é necessário contratar passeios turísticos, onde você vai conhecer um pouco das belezas litorâneas da cidade. Desse modo, um dos tours que você pode fazer é o passeio de escuna, uma das atrações mais procuradas.

Para quem pretende conhecer Paraty em um passeio de escuna, nesse artigo vamos falar do nosso passeio com a Paraty Tours, uma empresa que nos acompanhou em vários passeios durante a viagem.

Sobre o passeio de escuna em Paraty

Passeio de escuna em Paraty
Praia da Lula – Paraty RJ

O passeio de escuna é um tour de barco (escuna) conhecendo algumas das belezas litorâneas de Paraty. Aliás, esse é um passeio muito comum e procurado na cidade.

Por ser um barco grande, o passeio de escuna é feito com uma grande quantidade de pessoas, sendo que ao parar em alguma praia um bote de apoio te leva até a costa, caso você não opte em ir nadando ou queria permanecer na escuna.

Além de explorar algumas praias, a escuna também faz paradas para mergulho, oferece refeições a bordo, além de outros serviços.

Como foi o nosso passeio

O nosso passeio de escuna com a Paraty Tours foi a bordo da Netuno II e começou às 11 horas quando embarcamos no Cais de Paraty. Ao chegar na escuna, eles forneceram uma ficha com um número, essa ficha serve para comprar qualquer alimento à bordo.

Praia da Lula em Paraty

A escuna conta com mesas, cadeiras, banheiro, bar e restaurante, e no segundo andar você ainda vai encontrar espreguiçadeiras. Caso queira ocupar uma dessas espreguiçadeiras não deixe para chegar em cima da hora, senão elas já estarão todas ocupadas.

Depois do embarque é hora de começar o tour pelas praias. Logo que saímos do cais, um marinheiro passou para fazer os pedidos do almoço. Apesar da parada para almoço ser apenas às 14 horas, o pedido é feito no início do passeio para dar tempo de preparar tudo.

E assim, começamos o passeio de escuna pelas belezas de Paraty. A escuna anda bem devagar, então é um passeio suave, ótimo para relaxar e apreciar as belezas naturais.

Durante o caminho você pode contemplar como Paraty é linda. Assim, ao se afastar da cidade é possível ver a Mata Atlântica se encontrando com o mar. E em algumas ocasiões o passeio passa por pequenas vilas que ficam a beira do mar. É um cenário perfeito.

1. Praia Vermelha

Depois de alguns minutos de navegação é hora de fazer a primeira parada na Praia Vermelha. A permanência nessa praia é de 40 minutos, sendo que o barco de apoio te leva até a costa e depois te busca.

A Praia Vermelha possui acesso apenas por barco, sendo muito visitada pelos passeios de escunas. Desse modo, a escuna parou no canto esquerdo da praia, onde possui pedras e muita vegetação.

Uma das principais características do local é que ela possui águas calmas e claras, com tom esverdeado.

Praia Vermelha – Paraty RJ

Mas a Praia Vermelha ainda possui infraestrutura com quiosques que ficam no canto direito e oferecem mesas e cadeiras na areia.

Aproveitamos todo o tempo no canto esquerdo da praia, onde tudo é muito preservado. E na água vários peixinhos ficaram mordendo o nosso pé. Sem dúvida, um lugar maravilhoso para relaxar.

2. Ilha Comprida

Ilha Comprida em Paraty
Ilha Comprida – Paraty

Depois de 40 minutos na Praia Vermelha seguimos para a próxima parada, a Ilha Comprida. Aliás, essa parada é ideal para quem ama mergulhar e ver a vida marinha.

Imagine um grande aquário natural com uma abundante vida marinha? Pois então, assim é a Ilha Comprida. E apesar das praias serem belíssimas, achamos esse o ponto alto do passeio. Pois ver aquela grande quantidade de peixinhos coloridos e nadar com eles foi sensacional.

Para quem vai mergulhar de snorkel é possível alugar o equipamento na própria escuna.

Na escuna você ainda pode pegar boias macarrão para entrar no mar e aproveitar o local. Mas a permanência na Ilha Comprida também foi de aproximadamente 40 minutos.

3. Lagoa Azul

Passeio de escuna em Paraty

E depois, como já se aproximava das 14 horas seguimos para a Lagoa Azul, uma parada para almoço e mergulho.

Powered by Rock Convert

Assim que o barco atraca, o almoço já começa a ser servido. Essa parada é um pouco mais longa, pois o barco somente continua o tour depois que todo mundo termina a refeição (para quem fez o pedido de almoço).

Apesar de ser uma parada especialmente para almoço, caso opte em não almoçar na escuna você pode aproveitar o tempo curtindo a Lagoa Azul.

Depois do almoço ainda foi servido frutas de cortesia.

O cenário da Lagoa Azul também é sensacional. Uma curiosidade é que apesar de ter o nome de Lagoa Azul, suas águas são esverdeadas. No nosso passeio, a permanência na Lagoa Azul foi de aproximadamente 50 minutos.

4. Praia da Lula

Após o almoço é hora de conhecer mais uma linda praia de Paraty, a Praia da Lula.

Assim, nessa praia também permanecemos por aproximadamente 40 minutos. A vontade era de aproveitar muito mais o lugar, pois a praia é linda com águas claras e cercada por vegetação. Aliás, o acesso para essa praia e feito apenas por barco.

Praia da Lula – Paraty RJ

Depois de aproveitar um pouco a praia foi hora de voltar para escuna, pois o tour tinha acabado. Aliás, nessa hora ainda foi servido um cafezinho de cortesia.

Assim, a escuna voltou novamente para o Cais de Paraty finalizando o passeio.

O nosso passeio de escuna durou aproximadamente 5 horas.

Roteiro do passeio de escuna

Passeio de escuna em Paraty

O roteiro do passeio de escuna com a Paraty Tours foi o seguinte:

  • 1ª parada: Praia Vermelha
  • 2ª parada: Ilha Comprida
  • 3ª parada: Lagoa Azul
  • 4ª parada: Praia da Lula

Mas lembre-se que esse foi o nosso roteiro com a Netuno II que sai às 11 horas.

Contudo, a agência oferece o passeio em outros horários, sendo que os roteiros podem variar dependo da embarcação.

Para conferir todos os horários e roteiros do passeio de escuna com a Paraty Tours, acesse o site da empresa.

Por fim, o valor do passeio de escuna com a Paraty Tours é R$ 50,00 (maio de 2020).

Vale a pena o passeio de escuna

Para quem quer conhecer um pouco do litoral de Paraty, o passeio de escuna é uma ótima opção. Ainda mais, ele é um passeio bem tranquilo pelas águas da cidade.

Mas lembre-se que a escuna possui uma grande capacidade. Então esse não é um passeio exclusivo.

Aliás, quando a escuna faz as paradas pode ser que as atrações também estejam com um grande fluxo de pessoas, pois a maioria das praias são rotas de outras escunas e esse ainda é um passeio muito comum na cidade

Então, se você gosta de um tour mais reservado, faça o passeio para o Saco do Mamanguá, ou se preferir, você ainda pode contratar um tour particular pelo litoral da cidade.

Contudo, no passeio de escuna você vai conhecer um pouco do litoral de Paraty tranquilamente. E claro, almoçar na Lagoa Azul com aquele cenário perfeito.

Mais informações

A Paraty Tours é uma agência que oferece os mais variados passeios em Paraty e Angra dos Reis, veja abaixo mais informações da empresa:

  • Endereço: Av. Roberto Silveira, 479, Centro, Paraty – RJ.
  • Telefone: (24) 331-1371 / (24) 3371-2651 / (24) 3371-6112
  • Email: contato@paratytours.com.br
  • Site: www.paratytours.com.br.

Mas atenção, no passeio de escuna não é permitido embarcar com alimentos e bebidas.

Para o seu passeio não esqueça de levar: protetor solar, repelente, chapéu, roupa de banho e toalha.

* Nosso passeio de escuna foi cortesia da Paraty Tours. A experiência aqui relatada exprime apenas a opinião da autora.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip