Viajar para Ubatuba, São Paulo, é mergulhar em um destino surpreendente, que certamente vai deixar boas lembranças. Com belas praias, cachoeiras, trilhas, pontos turísticos e muitas histórias, Ubatuba é aquele destino que não vai faltar opções de o que fazer.

Então, se você está planejando uma viagem para Ubatuba, confira dicas imperdíveis do que fazer no destino. E claro, você também vai conferir informações para organizar a sua viagem sem complicações com as nossas dicas de como chegar, onde ficar, onde comer, onde curtir as noites em Ubatuba e muito mais.

Quando ir para Ubatuba

O que fazer em Ubatuba
Praia do Félix

Sem dúvida, essa é uma das maiores dúvidas para quem vai conhecer Ubatuba, porque na cidade chove muito. Então escolher a época certa para explorar o destino vai fazer toda a diferença na sua viagem.

Quando viajamos para Ubatuba, pegamos um dia um pouco chuvoso. Contudo, choveu mais durante a noite e o outro dia amanheceu lindo, quase sem nenhuma nuvem e rolou praia o dia inteiro. Mas é bem comum na cidade você estar de boas aproveitando a praia, e de repente, o céu fica todo nublado e até chove. 

E é durante o verão, quando a cidade recebe muitos turistas, que mais chove em Ubatuba. Desse modo, os meses mais chuvosos em Ubatuba são de novembro a março. E durante esse período, as chuvas costumam acontecer durante a tarde.

Contudo, os melhores meses para conhecer Ubatuba são entre maio e agosto, quando a probabilidade de chuva é menor. Então, se você quer evitar ao máximo pegar chuva, organize a sua viagem para os meses de maio a agosto, que vai ser sucesso. 

No entanto, isso não é garantia que a sua viagem vai ser totalmente sem chuvas. No site Climate-Data.org, você pode conferir a melhor época para viajar e se na data escolhida tem previsão de chuvas na cidade.

Mas em qualquer viagem para Ubatuba é ideal sempre ter alguns programinhas no roteiro que dá para fazer com chuva (veja o que fazer em Ubatuba com chuva). Assim, você sempre vai curtir a viagem, independente da chuva ou não.

Como chegar em Ubatuba

Como chegar em Ubatuba

Ubatuba é uma cidade litorânea de São Paulo, que fica a 225 km da Capital. Mas o destino também fica próximo da Ilhabela (78 km), Caraguatatuba (30 km) e Paraty, no Rio de Janeiro (72 km), outras cidades interessantes para conhecer e fazer um roteiro bem especial.

E para chegar a Ubatuba, você pode optar por três meios de transportes: carro, ônibus ou avião. E se você está em outro estado, tem a opção de chegar na cidade pela Capital São Paulo ou Rio de Janeiro, já que Paraty fica a apenas 72 km do destino.

Ubatuba tem um aeroporto estadual, o Aeroporto Gastão Madeira. Mas ele não recebe voos comerciais com frequência. Contudo, se você vai viajar na alta temporada (dezembro a janeiro), a Azul oferece voos comerciais para Ubatuba, que saem do Aeroporto de Guarulhos.

E se a sua viagem não é nesses meses, você pode chegar até Ubatuba de carro ou ônibus. 

Na viagem de carro, saindo da Capital São Paulo, você tem duas opções de rotas, via São José dos Campos ou Taubaté. Mas se você optar em ir de ônibus, ele sai da Rodoviária Tietê e é operado pela Viação Litorânea (da Pássaro Marron). A passagem custa R$ 83,49 (maio/2021). 

No texto como chegar em Ubatuba, você vai encontrar todas as rotas para fazer de carro ou ônibus, saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, com muitas dicas para a viagem.

Veja também: Como ir de Ilhabela para Ubatuba.

Por que alugar um carro?

É super válido alugar um carro na viagem para Ubatuba, pois o destino tem mais de 100 km de litoral com muitas praias incríveis. E conhecer o litoral da cidade de ônibus não é um dos melhores passeios.

Para algumas praias você vai encontrar ônibus, mas não recomendamos que você vá para aquelas mais ao norte e sul com esse meio de transporte. 

Booking.com

E o motivo é porque a maioria das praias de Ubatuba ficam afastadas da BR, onde os ônibus param. Então depois de descer do ônibus, você ainda tem que fazer uma boa caminhada para chegar à praia, o que não achamos muito legal. E falamos isso por experiência própria. Compare os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.

Dicas importantes:

  • Se você vai de carro para Ubatuba, use um aplicativo como WAZE, para melhor se locomover na cidade.
  • Lembre-se que nas vias de São Paulo você vai encontrar radares e pedágios. Então, não dirija em alta velocidade e leve dinheiro trocado, pois a maioria dos pedágios não aceitam cartão de crédito.

Onde ficar em Ubatuba

Onde ficar em Ubatuba
Casa Melville em Ubatuba

Em Ubatuba você vai encontrar muitas opções de praias para se hospedar. Mas a cidade também tem hospedagens cercadas pela Mata Atlântica, que são verdadeiros refúgios. Então opções de onde ficar em Ubatuba não vão faltar na viagem.

Para você escolher o lugar que quer ficar hospedado, dividimos Ubatuba em 3 regiões: Região Central, Praias do Norte e Praias do Sul.  E além de todas essas opções de regiões para se hospedar, Ubatuba tem uma variedade de hospedagens.

As melhores praias para se hospedar na cidade são Praia do Itaguá, Praia do Cruzeiro, Praia do Perequê, Praia Grande, Praia das Toninhas, Praia de Maranduba, Praia do Sapê, Praia da Enseada, Praia do Lázaro, Praia de Itamambuca e Praia do Félix.

Mas você vai encontrar muitas outras regiões e praias para se hospedar na cidade, igualmente interessantes. Por isso, separamos algumas hospedagens que consideramos as melhores para ficar em Ubatuba.

Dicas rápidas das melhores hospedagens:

  • Casa Melville (Praia do Cruzeiro): a guest house conta com 6 suítes, cozinha equipada, estacionamento, oferece um delicioso café da manhã e fica de frente para o mar (veja nosso review da Casa Melville).
  • Hotel Parque Atlântico (Praia do Itaguá): o hotel dispoẽm de recepção 24 hrs, salão de leituras, lounge com TV e oferece buffet de café da manhã.
  • Pousada Don Diego (centro de Ubatuba): com excelente localização na Rua Guarani, a pousada conta com jardim, serviço de quarto, bar, recepção 24 hrs, estacionamento e Wifi gratuitos.
  • Hotel Coquille (Praia Grande): localizado a 250 metros da praia, o hotel dispõe de piscina, sauna, salão de jogos, restaurante, bar e serviço de quarto. O café da manhã é servido no terraço.
  • Wembley Inn Hotel (Praia das Toninhas): o hotel oferece uma estrutura com restaurante, academia, quadras esportivas e de tênis, salão de jogos e piscina ao ar livre.
  • Hotel Porto Di Mare (Praia da Enseada): o hotel possui decoração clássica e conta com bar, restaurante, piscina, serviço de transfer e lavanderia. 
  • Itamambuca Eco Resort (Praia de Itamambuca): com decoração em madeira, o resort tem uma estrutura com SPA, academia, restaurante, quadra de tênis, bar, 2 piscinas e mais. 
  • Pousada Bawa (Praia do Félix): a pousada conta com piscina ao ar livre, jardim, terraço, estacionamento e Wi-fi gratuitos.

Dicas importantes:

  • Ao escolher a hospedagem, prefira ficar em uma região próxima às praias que você quer conhecer durante a viagem. Porque ficar mais ao norte e conhecer praias mais ao sul é um longo caminho a percorrer, ou vice versa.
  • Se você está indeciso sobre as praias que quer conhecer, recomendamos que fique no centro de Ubatuba. Além da ótima infraestrutura, você fica no meio do caminho para conhecer as praias do norte ou sul.
  • E se você é do time que adora ficar em um lugar aconchegante, separamos pousadas em Ubatuba, que são incríveis. Mas para ficar ainda melhor, você vai encontrar pousadas em Ubatuba pé na areia que são perfeitas para curtir a viagem.
  • Para quem gosta do clima especial de um bom hostel, conhecer pessoas novas e trocar muitas ideias, na cidade você vai encontrar algumas opções incríveis. Veja a nossa lista de hostel em Ubatuba.
  • E devido a ótima infraestrutura, você também vai encontrar hotéis em Ubatuba, que oferecem uma variedade de serviços aos hóspedes e que são maravilhosos para ficar.

Veja também: Casas para temporada em Ubatuba com opções pé na areia.

Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em um determinado destino também é uma das maiores dúvidas de qualquer viajante. Não saber se os dias disponíveis para viajar são suficientes para conhecer as atrações mais interessantes, sempre nos incomoda ao organizar uma viagem.

E Ubatuba é um destino que chove muito, então você ainda deve levar em consideração que pode perder algum dia do roteiro por causa das chuvas ou fazer aqueles passeios para dias chuvosos (veja o que fazer em Ubatuba com chuva).

Ubatuba também é um destino com uma variedade de atrações, então não dá para conhecer a cidade em poucos dias, a não ser que você pretenda voltar no destino em muitas outras ocasiões. O ideal é fazer uma viagem de 5 a 7 dias em Ubatuba. Assim, você pode conhecer algumas das melhores praias de Ubatuba, cachoeiras, ilhas, entre outras atrações.

Uma boa ideia de roteiro é separar dias para conhecer as praias ao norte e outros para conhecer as praias ao sul, pode ser um ou dois dias para cada região. Mas separe também um ou dois dias para fazer passeios, pois Ubatuba tem muitos (Trilha das Sete Praias, Ilha de Anchieta, Passeio de Escuna, Ilha do Prumirim, entre outros).

E separe um dia para conhecer as atrações no Centro de Ubatuba, como o Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Farol, Centro Histórico, entre outros.

Dicas importantes:

  • Ubatuba é um destino cheio de atrações. Contudo, mesmo tendo poucos dias para conhecer a cidade, a viagem vai valer muito a pena. Então, nesse caso priorize as praias e atrações que você mais quer conhecer.
  • Se você é aquele viajante que ama curtir a vida norturna, veja também o que fazer em Ubatuba a noite com dias de bares, baladas e muito mais.

Melhores praias de Ubatuba

Em Ubatuba você vai encontrar mais de 100 praias, em aproximadamente 100 quilômetros de litoral, sendo que algumas estão na nossa lista de melhores praias de São Paulo. Então, a missão de eleger as melhores praias de Ubatuba não é nada fácil. 

Mas separamos uma lista com as praias que achamos mais lindas e que não podem ficar de fora do seu roteiro de Ubatuba. E pode se preparar, porque tem praias para todos os gostos e estilos.

Para facilitar na hora de fazer o seu roteiro de viagem, nos separamos em praias do Norte, do Sul e Região Central.

Praias do Norte

Praia do Félix

Praia do Felix em Ubatuba
Praia do Félix em Ubatuba

A Praia do Félix possui aproximadamente 1,5 km de extensão e atrai tanto banhistas, como surfistas. O canto direito da praia (de quem olha para o mar) com águas mais calmas é indicado para banhistas. Já no canto esquerdo ficam os surfistas, pois ele tem muitas ondas fortes e tombos. 

Assim, a Praia do Félix conta com ótima infraestrutura com quiosques e pousadas. Mas do local também saem passeios de barco para a Ilha do Prumirim.

A Praia do Félix ainda possui uma orla sombreada e dela você pode acessar a Praia do Português e a Praia das Conchas, outras duas praias lindas de Ubatuba.

Praia do Português

Praia do Português em Ubatuba
Praia do Português em Ubatuba

A Praia do Português possui águas claras e calmas, sendo que seu entorno é repleto de costões de pedras e vegetação. Por ser uma praia pequena, você pode encontrar o local bem cheio, principalmente se sua viagem é durante alta temporada ou finais de semana.

Contudo, no local não há qualquer tipo de infraestrutura turística, sendo que os quiosques e hospedagens ficam na Praia do Félix.

Praia das Conchas

Praia das Conchas m Ubatuba
Praia das Conchas

Essa também é uma praia bem pequena e seu acesso é por trilha, a partir da Praia do Félix. E apesar de pequena, achamos a Praia das Conchas muito charmosa. Assim, a pequena praia possui areia repleta de conchas e pedras em seu entorno.

Além das conchas e pedras, que deixam o cenário da praia simplesmente perfeito, suas águas são tranquilas e cristalinas. Mas a praia ainda é totalmente cercada por vegetação e não possui nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação. Vai ser somente você e a natureza, um lugar ideal para relaxar.

Praia do Prumirim

Praia  do Prumirim em Ubatuba
Praia do Prumirim

A Praia do Prumirim tem aproximadamente 1,2 Km de extensão. Assim, ela tem uma boa infraestrutura com quiosques, restaurantes, camping e pousadas.

Uma ótima pedida é se hospedar na região para aproveitar todas as atrações do local, que incluem praias, trilhas e a Cachoeira e Ilha do Prumirim.

No canto direito da praia (de quem olha para o mar) fica a área de camping, alguns quiosques e alguns barcos, que te levam até a Ilha do Prumirim.

Já no canto esquerdo, você vai encontrar alguns quiosques e uma Lagoa. Nesse canto também é o acesso para uma pequena praia, a Praia do Canto Itaipu. Aliás, nessa praia também saem barcos para a Ilha de Prumirim.

Praia de Itamambuca

O que fazer em Ubatuba
Praia de Itamanbuca | Foto: Nelson Pigossi Jr via Unsplash

A Praia de Itamambuca também é um refúgio para quem gosta de paraísos em meio a natureza. Mas essa praia é bem queridinha pelos surfistas, já que ela possui mar agitado com muitas ondas.

Na Praia de Itamambuca, que é uma das mais extensas de Ubatuba, você ainda vai encontrar alguns quiosques. Mas se não quiser comer no local, a vila que fica próximo tem alguns estabelecimentos bem interessantes.

E para quem quer curtir ainda mais a praia, pode ficar hospedado na região. E uma boa opção é o Itamambuca Eco Resort que tem decoração em madeira e uma estrutura com SPA, academia, restaurante, quadra de tênis, bar, 2 piscinas e muito mais. 

Praia da Almada

Praia da Almada
Praia da Almada em Ubatuba

A Praia da Almada é uma pequena praia que possui ótima infraestrutura turística, mas que conserva suas características de vila de pescadores.

Assim, a praia possui areias finas com águas claras e tranquilas. E como a maioria das praias de Ubatuba, o seu estreito é com costões de pedras que garantem um belo visual.

A Praia da Almada que é ideal para ver o pôr do sol conta com quiosques e hospedagens para quem vai explorar melhor a região.

Praias da região central

Praia do Cruzeiro e Praia do Itaguá

O que fazer em Ubatuba - Praia do Cruzeiro
Praia do Cruzeiro em Ubatuba

A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro ficam localizadas no Centro de Ubatuba. E da região você pode se locomover facilmente para as praias do Norte ou Sul da cidade.

Mas o melhor das praias é a ótima infraestrutura, já que você vai encontrar tudo o que pode precisar durante a viagem. 

Próximo a Praia do Itaguá fica a Rua Guarani, uma das ruas mais movimentadas da cidade. Mas essa rua ainda é uma ótima opção de o que fazer em Ubatuba à noite, já que você vai encontrar uma variedade de comércios, que ficam abertos até mais tarde.

Na Praia do Cruzeiro também ficam algumas atrações incríveis para curtir em qualquer situação. Aliás, é nessa praia que fica a Feirinha de Ubatuba ou Feira Hippie, um passeio bem interessante para fazer nos dias chuvosos (veja o que fazer em Ubatuba com chuva).

Praia do Perequê-Açu

O que fazer em Ubatuba
Praia do Perequê-Açu em Ubatuba

Com uma extensa faixa de areia, a Praia do Perequê-Açu tem águas bem calmas, ideal para famílias e crianças. Assim, a praia que é muito procurada por turistas, também possui ótima infraestrutura com quiosques e é ideal para ver o pôr do sol. 

Próximo a praia você vai encontrar restaurantes, lojas, supermercados e muito mais. E você pode escolher entre hotéis, pousadas, hostels e até casas para temporada ao ficar na região.

Praias do Sul

Praia Grande

Localizada entre a Praia do Tenório e a Praia das Toninhas, a Praia Grande é uma das mais badaladas de Ubatuba e conta com ótima infraestrutura.

Praia Grande
Praia Grande| Foto: Larissa Mora Lary via Pixabay

Sempre que passamos por essa praia, ela estava bem cheia. Então para quem procura agitação durante a viagem, a Praia Grande é uma ótima opção para passar o dia.

Desse modo, a Praia Grande tem uma estrutura com quiosques, restaurantes, pousadas, hotéis e muito mais para a sua viagem. O mar nessa praia é um pouco agitado, ideal para praticar alguns esportes aquáticos. Mas você também vai encontrar alguns trechos mais calmos.

Praia de Maranduba

Ainda ao Sul de Ubatuba, você pode curtir a Praia de Maranduba, que fica entre a Praia do Sapê e a Praia do Pulso. Contudo, essa praia fica a 25 km do Centro de Ubatuba, sendo indicada para a prática de esportes aquáticos

A Praia de Maranduba tem ótima infraestrutura turística. Desse modo, ela conta com quiosques e restaurantes em sua orla. Mas próximo ao local, você também vai encontrar hospedagens incríveis para aproveitar ao máximo a viagem.

Praia das Toninhas

Praia das Toninhas
Praia das Toninhas | Foto: Iago Godoy via Unsplash

A Praia das Toninhas fica ao lado da Praia Grande, uma das praias mais movimentadas de Ubatuba.

Contudo, ao contrário da Praia Grande, a Praia das Toninhas é menos movimentada. Então ela é uma opção ideal para quem procura uma praia mais calma para curtir o dia.

Essa praia tem trechos com águas mais tranquilas, mas também lugares mais agitados, ideais para a prática de surfe. E na orla da praia, você ainda vai encontrar muitos quiosques e restaurantes.

Praia da Enseada

Hotel Village Enseada em Ubatuba
Hotel Village Enseada /: divulgação booking.com

A Praia da Enseada, que fica entre a Prainha da Enseada e a Praia de Santa Rita, também tem ótima infraestrutura turística, assim como a maioria das praias do sul de Ubatuba.

Desse modo, a praia que tem águas mais calmas é muito frequentada por famílias.

Essa praia possui uma estrutura com quiosques e é ideal para a prática de SUP. Mas em seu canto esquerdo, você ainda vai encontrar uma trilha que é acesso para algumas praias desertas de Ubatuba. Ao fazer a trilha, contrate um guia.

Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro possui mar bem calmo, ideal para banhistas. Contudo, ela também fica bem afastada da região central de Ubatuba.

Na praia, de um lado você vai encontrar um condomínio de casas, sendo um trecho com águas mais calmas e menos frequentado. Já do outro lado ficam os quiosques e restaurantes, toda a infraestrutura do local.

Praia do Sapê

A Praia do Sapê fica ao lado da Praia de Maranduba e também é uma ótima opção para você curtir em Ubatuba. Essa praia tem as mesmas características da Praia de Maranduba.

Mas na Praia do Sapê, você vai encontrar um pouco menos de infraestrutura, se comparado a Praia de Maranduba. Por isso, ela é menos frequentada do que Maranduba.

Ilhas de Ubatuba

Além das belas praias de Ubatuba, separamos algumas ilhas bem interessantes e lindas para você incluir no roteiro de viagem. Mas para conhecer essas ilhas é ideal contratar passeios turísticos.

Alguns passeios de escuna possuem roteiro que passam por algumas das ilhas. Mas se você quer conhecer melhor e curtir o local, recomendamos contratar passeios específicos para as ilhas de Ubatuba.

Ilha de Anchieta

Claro que a primeira atração dessa lista é a Ilha de Anchieta que é um parque, Parque Estadual Ilha de Anchieta. Assim, no local você pode desfrutar de praias lindas com águas claras, além de muita fauna e flora.

Ilha de Anchieta
Ilha de Anchieta em Ubatuba

A Ilha de Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. Assim, a atração conta com 7 praias, sendo que no local  você ainda pode visitar as ruínas de um antigo presídio. Aliás, a ilha também é indicada para a prática de mergulho.

Além de todas essas belezas naturais, a Ilha tem muita história interessante para você conhecer.

A Ilha de Anchieta conta com as seguintes praias: Praia do Sapateiro, Praia do Presídio, Praia das Palmas, Praia do Engenho, Prainha, Praia do Leste e Praia do Sul. Mas para chegar em algumas das praias é necessário fazer trilhas, algumas mais longas e outras bem pequenas. Contudo, pelo caminho você vai encontrar mirantes e muitos bichinhos como pássaros, saguis, capivaras e muito mais para admirar.

Ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim fica ao norte de Ubatuba, em frente à Praia do Prumirim. Assim, a ilha que fica a 700 metros da costa é um destino muito procurado por turistas.

Ilha do Prumirim
Ilha do Prumirim | Foto: Daniella Cronemberger via Shutterstock.com

Na bela ilha com vegetação de Mata Atlântica, você vai encontrar uma praia com areia clara, águas calmas e claras ideais para mergulho, tendo em vista a abundante vida marinha.

Assim, o cenário da praia é composto por algumas pedras que deixam tudo mais lindo e perfeito para as fotos. Por isso, juntamente com a Praia do Prumirim, incluímos a Ilha do Prumirim na nossa lista de melhores praias de Ubatuba.

A principal atração da Ilha do Prumirim é a praia, que costuma ser muito frequentada em finais de semana e feriados. Mas para explorar um pouco mais a ilha, você pode seguir pelas pedras, passando por piscinas naturais até chegar a um ilhote. Contudo se atente com a maré, caso vá explorar o local.

Ilha das Couves

O que fazer em Ubatuba - Ilha das Couves
Ilha das Couves / Foto: Gustavo via stock.adobe.com

Por fim, outra ilha muito visitada em Ubatuba é a Ilha das Couves. E essa é uma ilha que abriga uma diversidade de vida marinha, que a torna um lugar ideal para mergulho. 

A Ilha das Couves está a 2,3 km da costa e sua principal característica é a presença de costões rochosos e vegetação rasteira. E claro que praias perfeitas com águas cristalinas te esperam na Ilha das Couves.

Devido a grande procura pela bela ilha, foi limitado o acesso ao local. Assim, para chegar até a Ilha das Couves apenas pequenas embarcações estão autorizadas a atracar. Desse modo, se você quiser fazer o passeio para a Ilha das Couves será necessário ir até a Praia de Picinguaba e contratar um barqueiro para te levar.

Cachoeiras de Ubatuba

Só com as praias e ilhas você pode ficar em Ubatuba por mais de meses, que seu roteiro sempre vai ter uma atração bem interessante para conhecer. Mas as atrações da cidade ainda não acabaram. 

Desse modo, em Ubatuba outras atrações que chamam bastante a atenção são suas belas cachoeiras. E quem não gosta de relaxar em meio a natureza, enquanto se delicia em um banho de cachoeira. Sem dúvida, esse é um passeio bem legal para fazer em qualquer viagem.

Por isso, separamos algumas cachoeiras que você pode incluir no roteiro de Ubatuba. Mas é claro que você vai encontrar muitas outras opções de cachoeiras na cidade, que não estão nesta lista, pois Ubatuba possui mais de 16 cachoeiras.

Cachoeira do Prumirim

O que fazer em Ubatuba - Cachoeira do Prumirim
Cachoeira do Prumirim | Foto: Ronaldo tozzi via commons.wikimedia

A Cachoeira do Prumirim é uma das principais de Ubatuba e também uma das mais procuradas por turistas. Essa cachoeira fica ao norte de Ubatuba e juntamente com a Praia do Prumirim e Ilha do Prumurim, outras atrações que não podem ficar de fora do roteiro, formam o complexo do Prumirim.

Mas o melhor da cachoeira é que ela tem fácil acesso, basta caminhar por aproximadamente 3 minutinhos, por uma trilha, até chegar ao local. O seu acesso é no Km 30 da Rodovia Rio-Santos (sentido Paraty). A cachoeira é formada por uma sequência de poços.

Cachoeira da Água Branca

A Cachoeira da Água Branca é a maior cachoeira do Estado de São Paulo e a sétima maior do Brasil, e possui mais de 180 metros de queda d’água. Assim, a cachoeira, formada pelo Rio Água Branca, é ideal para um passeio em meio a natureza.

Contudo, ela fica a aproximadamente 30 km do Centro de Ubatuba e para chegar até o local ainda é preciso fazer uma caminhada de 5 a 6 horas. Para esse passeio é recomendado contratar um guia.

Cachoeira Ipiranguinha

A Cachoeira do Ipiranguinha também é um refúgio em meio a natureza e fica localizada no bairro Ipiranguinha. Desse modo, ela tem uma queda d’água de aproximadamente 7 metros formando um poço, sendo um lugar ideal para famílias.

A cachoeira tem fácil acesso e fica a 6 km do Centro de Ubatuba. Seu acesso é feito pela Rodovia SP 125, sentido Taubaté. No local você ainda vai encontrar estacionamento e um barzinho, mas dependendo do dia que você vai conhecer a cachoeira, ela pode estar bem cheia. 

Pontos turísticos de Ubatuba

Além das praias, cachoeiras e ilhas, que são algumas das principais atrações da cidade, em Ubatuba você vai encontrar alguns pontos turísticos bem interessantes para conhecer. E claro, esses pontos turísticos incluem passeios culturais, históricos e educacionais.

Aquário de Ubatuba

Aquário
Aquário de Ubatuba / Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

O Aquário de Ubatuba é uma atração muito visitada na cidade. Desse modo, o Aquário fica localizado na Rua Guarani, uma das ruas mais movimentadas do Centro de Ubatuba, e tem como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente.

Assim, no local você pode conhecer um pouco da vida marinha e ver uma variedade de peixes, tubarões, arraias e pinguins. 

Endereço: Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. 

Projeto Tamar

O Projeto Tamar, que está instalado em Itaguá desde 1991, é o único do estado, sendo também um dos mais importantes do Brasil.

Além de repassar educação ambiental aos seus visitantes, no Projeto Tamar você tem acesso a uma ótima infraestrutura com tanques, aquários, loja e lanchonete. Aliás, do lado do Projeto fica o Museu Caiçara, que traz a história da cultura caiçara em Ubatuba.

Endereço: Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá, Ubatuba/SP.

Rua Guarani

A Rua Guarani é umas das ruas mais movimentadas no Centro de Ubatuba, sendo um passeio bem interessante para fazer na cidade. Mas essa rua fica bem movimentada durante à noite, e o motivo, é porque ela é um charme e tem uma variedade de estabelecimentos.

Desse modo, no local você vai encontrar lojas de roupas, sorveterias, bares, restaurantes, cafés e muito mais. E todos os estabelecimentos ficam abertos até mais tarde.

 Rua Guarani
Rua Guarani / Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

Ainda na Rua Guarani fica a Vila Guarani e a Galeria Terra de Santa Cruz, que corta a rua até a orla da praia. A Vila Guarani é um espaço bem charmoso com uma variedade de estabelecimentos para você curtir.

Mas a Rua Guarani é um passeio bem interessante para fazer em dias chuvosos e a noite. Por isso, ela também está na nossa lista de o que fazer à noite em Ubatuba.

Feirinha de Artesanato de Ubatuba

A Feirinha de Artesanato ou Feira Hippie fica na orla da Praia do Cruzeiro, Centro de Ubatuba. Desse modo, ela oferece uma variedade de produtos como roupas, objetos de decoração, lembrancinhas e muito mais para os visitantes.

Ao lado da Feirinha de Ubatuba ficam alguns food trucks, que oferecem uma variedade de lanches. Mas próximo a feira você também vai encontrar outros estabelecimentos como restaurantes, pizzarias, sorveterias e mais.

Ruínas da Lagoinha – Fazenda Bom Retiro

Outra atração bem interessante para conhecer em Ubatuba é as Ruínas da Lagoinha, que fica na Fazenda Bom Retiro.

As ruínas, que são de pedra e cal, estão localizadas próximo ao km 72, da Rodovia Rio-Santos (sentido Serra). Desse modo, elas são cercadas por muita vegetação, o que deixa o lugar ainda mais interessante. Para quem ama tirar fotos, esse é um lugar perfeito.

Onde comer em Ubatuba

E depois de conhecer tantas belezas em Ubatuba, você pode curtir a sua viagem da melhor maneira, comendo. E quem não gosta de fazer uma viagem incrível e curtir bons cafés, bares e restaurantes.

Em Ubatuba você vai encontrar uma variedade de estabelecimentos como cafés, restaurantes, bares e muito mais para curtir a viagem da melhor maneira.

Como já falamos anteriormente, na Rua Guarani e Orla da Praia do Itaguá, ficam uma variedade de estabelecimentos. Então se você está indeciso, vale dar uma caminhada pelos locais para escolher uma opção bem interessante.

Dicas rápidas de onde comer em Ubatuba:

  • Madallena Café: essa é uma super dica para quem procura um lugar para se deliciar com bolos, tortas, biscoitos e mais. Os produtos de lá são deliciosos.
  • Padaria Integrale: essa padaria foi indicada para a gente por um morador da cidade, já que o local tem o melhor pão de Ubatuba. Desse modo, a padaria é especializada em paẽs e conta com uma diversidade do produto.
  • Tachão Ubatuba: uma loja de doces caseiros que está aberta em Ubatuba desde 1977 e vende bananinhas, compotas, geléias, balas, cubinhos, temperos e muitas outras delícias. No Tachão você pode tomar um café com as delícias da loja.
  • Forneria Bixiga: a pizzaria foi super indicada para a gente por um morador de Ubatuba, que falou ser a melhor pizza da cidade. No local tem uma variedade de pizzas e massas artesanais.
  •  Sullivan Bar e Cervejaria: localizado na Rua Guarani, o bar conta com mais de 100 rótulos de cervejas.
  • Anchieta Bar: um mix de bar, baladinha, restaurante e sushi bar, que também fica localizado em Itaguá.
  • Brewcicleta: no bar você pode provar cervejas locais, nacionais e importadas. E tudo isso com muita animação, já que ele tem música ao vivo. 
  • Blues On The Rock: o bar tem ambiente aconchegante com música ao vivo, onde você pode aproveitar bons drinks, cervejas e petiscos
  • Restaurante Essência: localizado de frente para a Praia do Itaguá, o restaurante com decoração elegante oferece um cardápio maravilhoso com frutos do mar, carnes e muito mais.
  • Rei do Peixe: o restaurante especializado em frutos do mar, tem mais de 30 anos de tradição e fica no centro de Ubatuba.

Dicas importantes para a sua viagem

Praia do Português em Ubatuba
Praia do Português em Ubatuba
  • Em Ubatuba, a melhor forma de conhecer as atrações é de carro. Então, se você não viajou de carro, alugue uma cidade para aproveitar ainda mais o destino. Compare os melhores preços para alugar um carro e divida em até 12 vezes no cartão.
  • O serviço de Uber em Ubatuba funciona melhor na região central. Para algumas praias mais ao norte ou sul, algum motorista dificilmente vai aceitar a corrida.
  • Ao fazer trilhas para conhecer cachoeiras ou praias, sempre contrate um guia conhecido. E se a sua viagem é solo, evite fazer as trilhas sozinho, até mesmo aquelas de fácil acesso. Cuidado nunca é demais néh!!!!
  • Na sua mala, abuse das roupas para viagem de praia. Afinal, esse destino paradisíaco tem praias e cachoeiras perfeitas para relaxar (veja a nossa lista de viagem com tudo que não pode ficar de fora da sua mala).

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Ubatuba

Para ler em seguida: