Paraty é uma cidade litorânea do Rio de Janeiro com mais de 60 praias (veja as melhores praias de Paraty), muitas cachoeiras e um Centro Histórico imperdível. Mas dias chuvosos são bem comuns na cidade, principalmente em determinadas épocas do ano. Por isso, separamos algumas opções de passeios incríveis para fazer em Paraty com chuva.

Em Paraty é bem comum, mesmo nos dias chuvosos, as agências cumprirem o roteiro dos passeios normalmente. Mas praia e cachoeira com chuva não combinam nem um pouco, nós particularmente não gostamos. Contudo, com alguns passeios você pode aproveitar Paraty, mesmo nos dias com aquela chuvinha que ninguém gosta de pegar na viagem.

Então, se você vai fazer uma viagem para Paraty, fizemos uma lista com passeios incríveis que vão salvar o seu roteiro nos dias chuvosos. Mas esses passeios são imperdíveis para fazer em qualquer dia na cidade, mesmo quando não está chovendo.

1. Conhecer um alambique

O que fazer em Paraty com chuva - Alambique
Alambique Pedra Branca em Paraty

Para os dias chuvosos, um passeio bem interessante e agradável para fazer em Paraty é visitar um alambique. E consideramos ele, um dos melhores passeios de Paraty, seja nos dias chuvosos ou não.

No século XVIII, a região de Paraty foi uma grande produtora de cachaça e chegou a ter mais de 200 alambiques. Desse modo, atualmente Paraty ainda preserva o seu título de cidade da cachaça e sua produção mais famosa é a cachaça Gabriela. 

Assim, na cidade você vai encontrar muitos alambiques para conhecer. Durante a nossa viagem visitamos o Alambique Pedra Branca e sem dúvida foi um passeio incrível. No passeio tivemos uma aula sobre os alambiques. E ao final ainda experimentamos algumas cachaças.

Normalmente a visita ao alambique acontece durante o passeio de jeep em Paraty, mas recomendamos você fazer por contra própria nos dias chuvosos, já que o roteiro do jeep tour também passa em algumas cachoeiras.

Mas você ainda pode conhecer o Alambique Engenho D’Ouro, que é bem famoso na cidade, o Alambique Paratiana, o Alambique Antonio Melo, entre outros.

Ao fazer esse passeio não se esqueça de levar dinheiro ou cartão para comprar seu sabor preferido de cachaça. Mas as lojinhas dos alambiques normalmente ainda vendem doces, temperos e lembrancinhas.

Ahh, os alambiques ficam afastados do Centro de Paraty. Então é importante você ir de carro 4X4 para não ter problemas na estrada, principalmente por causa das chuvas.

2. Centro Histórico de Paraty

O que fazer em Paraty com Chuva - Centro Histórico
Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico é um passeio clássico para quem vai conhecer a cidade, sendo um dos principais pontos turísticos de Paraty. Nele você pode caminhar calmamente por ruas de pedras, apreciar as construções coloniais com portinhas e janelas coloridas, comer em restaurantes ou bares, e claro, fazer um mergulho no passado, conhecendo a história dessa cidade linda.

Você pode conhecer e caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty tranquilamente por conta própria, apreciar suas construções, tirar muitas fotos nas portinhas e escolher um restaurante de seu agrado para almoçar ou jantar. Aliás, opções deliciosas de restaurantes não faltam no local.

Mas se você quer conhecer um pouco mais sobre a história e cultura de Paraty, a melhor opção é fazer um City Tour pela cidade. Com o City Tour, um guia vai te levar às principais atrações do Centro Histórico e contar toda a história do local. Contrate aqui seu City Tour em Paraty

No Centro Histórico de Paraty você pode conhecer muitas atrações como a Igreja de Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora das Dores, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e muito mais.

Contudo, é bem comum nos dias chuvosos, algumas ruas do Centro Histórico de Paraty ficarem um pouco alagadas. Mas é só você fugir dessas ruas e curtir o seu passeio. Lembrando que quando as ruas estão alagadas dá para tirar aquelas fotos bem interessantes com reflexo.

3. Museu de Arte Sacra 

Igreja de Santa Rita em Paraty | Foto:  Rogério Cassimiro – MTUR

Para quem gosta de passeios culturais, o Museu de Arte Sacra de Paraty é um passeio incrível para fazer nos dias chuvosos.

O Museu de Arte Sacra fica localizado na Igreja de Santa Rita, que é um cartão postal do Centro Histórico de Paraty. Desse modo, o museu tem um acervo com peças de barro, metal e madeira encontradas na cidade. Essas peças são do século XVII até o início do século XX.

Para quem vai visitar o museu, ele funciona de terça-feira a domingo das 9 hrs às 12hrs e das 14hrs às 17hrs. Para visitar o local, você paga uma taxa de R$ 4,00. Mas se você visitar ele nas terças-feiras, a entrada é gratuita.

Endereço: Rua Santa Rita, Centro Histórico, Paraty/RJ.

Veja também: Passeio para o Saco do Mamanguá em Paraty.

4. Teatro Espaço

Outro passeio bem interessante para os dias chuvoso é ver uma peça no Teatro Espaço, que foi criado em 1985 para ser a sede do grupo Contadores de Estórias. Esse grupo foi fundado em 1971 e já se apresentou em mais de 15 países.

No teatro, que tem um espaço com 94 lugares, você pode conferir peças com bonecos bem interessantes. As apresentações do Grupo Contadores de Estórias acontecem todos sábados às 21 hrs, mas é necessário comprar o ingresso com antecedência. Acesso o site do teatro para ver a programação completa.

Endereço: Rua Dona Geralda, 42, Centro Histórico, Paraty/RJ.

5. Casa da Cultura de Paraty 

Casa da Cultura | Foto:  Rogério Cassimiro – MTUR

A Casa da Cultura também fica localizada no Centro Histórico de Paraty e é outra atração cultural bem interessante para visitar nos dias chuvosos. Desse modo, o espaço cultural fica em uma construção colonial datada em 1754 e guarda as tradições e histórias da cidade.

Para quem vai conhecer o local, a Casa da Cultura conta com auditório, Espaço da Gastronomia, Salão Nobre, Sala Natalino Silva, Sala Dona Geralda, Sala Samuel Costa, Sala de Artes, Sala de Música e o Pátio. Mas ela ainda promove algumas exposições.

Com entrada gratuita, a Casa da Cultura fica aberta de terça a sábado das 14 hrs às 20 hrs e aos domingos das 16 hrs ás 20 hrs. Mas o local não abre às segundas-feiras. 

Endereço: R. Dona Geralda, 194, Paraty/RJ.

Veja também: Passeio de escuna em Paraty.

6. Sarau Bar e Restaurante

O Sarau Bar e Restaurante é um ótimo lugar para curtir Paraty com chuva. Afinal, comida boa com chuva é uma combinação perfeita. Normalmente o estabelecimento coloca mesas e cadeiras do lado de fora, mas com chuva somente o interior do lugar funciona. 

O bar e restaurante fica localizado no Centro Histórico de Paraty, ao lado da Praça Matriz, e é um lugar muito frequentado na cidade. Assim, o estabelecimento, que toca vários estilos musicais, oferece um cardápio com uma variedade de drinks, petiscos e pratos de dar água na boca.

Aproveite para experimentar a famosa caipirinha de cachaça Gabriela e o drink Jorge Amado, pois essas são as bebidas mais famosas de Paraty. Então você não pode sair da cidade sem provar.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 241, Centro Histórico, Paraty/RJ.

7. Casa do Fogo

Por fim, a nossa última dica de o que fazer em Paraty com chuva também é um restaurante. O Casa do Fogo é um bistrô que também fica localizado no Centro Histórico de Paraty. Mas o interessante do restaurante é que ele é especializado em flambados com cachaça, que faz parte da história da cidade. 

Em seu cardápio, o restaurante traz frutos do mar e carne sempre acompanhados de produtos locais. Além do ambiente retrô e aconchegante, o local tem música ao vivo para você descontrair nos dias chuvosos em Paraty.

Endereço: Rua Comendador José Luiz, 390 – Centro Histórico de Paraty.

Dicas para aproveitar Paraty com chuva

Dicas para aproveitar Paraty com chuva
Centro Histórico de Paraty

Com essas dicas você pode aproveitar a sua viagem para Paraty, mesmo nos dias com chuva. Mas é claro que você vai encontrar outras atrações para apreciar na cidade.

Além desses passeios e atrações para curtir Paraty com chuva, você pode ir a um bom restaurante, sorveteria, café, bar e muito mais. No Centro Histórico de Paraty ficam uma variedade de estabelecimentos para você desfrutar de bons momentos da cidade, mesmo com aquela chuvinha. Então, caminhe pelo local e escolha um lugar que te chame a atenção.

E para a sua viagem, veja também as nossas dicas de melhores pousadas de Paraty. Mas para quem procura um lugar aconchegante e quer se hospedar no centro da cidade, temos uma lista de pousadas no Centro Histórico de Paraty incríveis para ficar.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Paraty com chuva

Para ler em seguida: