Simplicidade, calmaria e natureza intocada é o que você vai encontrar em Trindade, uma Vila de Pescadores, localizada no município de Paraty, que tem praias encantadoras. As praias do destino tem aquele toque rústico cercado por muita vegetação que dá um charme mais que especial para o lugar.

A vila tem algumas das praias mais incríveis do Rio de Janeiro. E se você ainda não conhece esse destino, já pode organizar uma viagem para curtir as melhores praias de Trindade.

No total, a pacata Vila de Trindade tem 8 praias, desde as mais desertas até aquelas com boa infraestrutura com restaurante, quiosques e ótimas hospedagens. Mas aqui trouxemos apenas 5 praias que achamos as melhores do destino e que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Veja também: Top 5 melhores praias de Paraty, no Rio de Janeiro.

1. Praia do Cepilho

Melhores praias de Trindade
Praia do Cepilho

A Praia do Cepilho fica logo na entrada de Trindade, então é a primeira praia que você vai encontrar no destino. Contudo, essa praia possui muitas ondas, sendo a preferida dos surfistas.

A Praia do Cepilho tem uma pequena faixa de areia com algumas pedras, um cenário bem típico das praias da região. E se você quer aproveitar a areia para pegar um dia de sol, prefira chegar mais cedo, pois na alta temporada ela costuma ficar bem cheia.

Como visitamos a praia na baixa temporada e em um dia nublado, ela estava completamente vazia. Na região não tem muitos comércios, mas tem estacionamento e camping.

2. Praia de Fora

Praia de Fora em Trindade
Praia de Fora

Logo depois da Praia do Cepilho, você vai encontrar a Praia de Fora que também possui ondas fortes e atrai muitos surfistas. É possível ir caminhando de uma praia para a outra, mas se o mar estiver agitado, tenha bastante atenção ao passar pelas pedras.

Na Praia de Fora você vai encontrar muitas rochas, que são bem interessantes para quem gosta de tirar fotos. Então, caminhe e explore essa praia que é bem linda para passar o dia. E para quem procura uma praia menos frequentada, a Praia de Fora é uma boa opção, mas ela também não possui infraestrutura com quiosque e restaurante.

Veja também: Top 5 melhores passeios de Paraty, no Rio de Janeiro.

3. Praia dos Ranchos

Melhores praias de Trindade
Praia dos Ranchos em Trindade

A Praia dos Ranchos é a continuação da Praia de Fora, então você dificilmente vai saber quando termina uma e começa a outra. Mas se você procura infraestrutura para curtir o seu dia de descanso em Trindade, vá à Praia dos Ranchos.

A praia tem quiosques, restaurantes, bares e estacionamento, toda a infraestrutura que você precisa para o seu dia, mas ela também tem um pouco de ondas. 

E se você quer aproveitar um pouco mais das melhores praias, veja a nossa lista de pousadas pé na areia em Trindade, sendo que todas as opções ficam localizadas na Praia dos Ranchos.

4. Praia do Meio

Praia do Meio em Trindade RJ
Praia do Meio

A Praia do Meio também é uma das melhores praias de Trindade, sendo uma boa opção para quem quer tomar banho de mar, pois ela não tem muitas ondas.

Para chegar à Praia do Meio você vai seguir até o final da Praia dos Ranchos e fazer uma pequena trilha que começa na entrada do Parque Nacional Serra da Bocaína (tem muitas placas no local sinalizando). A trilha não é muito grande, aproximadamente 4 minutinhos e você já vai chegar na praia.

A Praia do Meio é composta por duas pequenas baías, separadas por formações rochosas. O local não tem quiosques nem restaurantes, mas na alta temporada você pode encontrar algumas barraquinhas e vendedores ambulantes oferecendo alguns lanches.

No final da Praia do Meio deságua um pequeno rio. E se você também quer conhecer a Praia do Cachadaço, vai atravessar esse rio com águas somente nos pés e seguir a trilha.

Veja também: Pontos turísticos de Paraty, no Rio de Janeiro.

5. Praia do Cachadaço

Melhores praias de Trindade
Praia do Cachadaço

A Praia do Cachadaço também nos encantou em Trindade, pois ela é extensa e bem rústica, sendo um lugar muito interessante para passar o dia. Para chegar nela você também vai fazer uma pequena trilha a partir da Praia do Meio, apenas 15 minutinhos na Mata Atlântica. Mas a trilha é bem tranquila.

A Praia do Cachadaço tem uma estrutura com quiosques bem rústicos. E se você quiser se hospedar no local vai encontrar camping. Essa praia tem uma extensa faixa de areia cercada pela Mata Atlântica, mas o mar no local é bem agitado. Então procure um lugar seguro para tomar banho.

Veja também: Onde comer em Paraty – dicas de lugares incríveis.

6. Piscina Natural do Caixa D’AÇo – Dica Extra

Passeio em Trindade Roteiro
Piscina do Cachadaço

Essa não é uma praia, mas sem dúvida vale uma visita, principalmente se você vai até à Praia do Cachadaço.

O acesso para a Piscina Natural do Caixa D’Aço também é feito por trilha, a partir da Praia do Cachadaço, mas essa é um pouquinho maior e mais difícil que as anteriores.

A trilha até a Piscina Natural do Caixa D’aço durou 25 minutos, mas isso vai depender se você anda mais devagar ou rápido. E no dia que fizemos tinha chovido, então estava com bastante lama.

A Piscina Natural do Caixa D’aço é um cantinho em Trindade perfeito, sendo ideal para mergulhar com snorkel. Então aproveite muito o local.

E se você chegou até a piscina natural e não quer voltar pela trilha, pode pegar um barco que custa R$ 20,00 e te leva até a Praia do Meio. Aliás, você também pode pegar ele na Praia do Meio e ir direto para a piscina natural.

Tenha muita atenção para ir e voltar da Praia do Cachadaço e Piscina Natural do Caixa D’Aço, pois se a maré subir você pode ter um pouco de dificuldade para atravessar o pequeno rio que deságua na Praia do Meio. Quando conhecemos essas praias, estávamos com guia e enquanto esperávamos o momento certo para atravessar essa parte e não molhar a mochila, uma pessoa foi arrastada pelas ondas. Sorte que ela saiu rapidamente. Mas tenha bastante atenção ao voltar dessas praias, e se ficar em dúvida, volte de barco.

* Salve no Pinterest para ler depois

Melhores praias de Trindade

Para ler em seguida: