Conhecemos a Ilha dos Cocos em mais um passeio que fizemos com a Paraty Tours, durante a nossa viagem ao Rio de Janeiro. Mas o passeio de barco não passa apenas na Ilha dos Cocos. Então você ainda vai curtir e conhecer outros lugares sensacionais do destino.

O passeio começou às 9 horas da manhã, quando saímos do Cais de Paraty, a bordo da escuna. O dia estava nublado, mas mesmo assim embarcamos nessa aventura e foi super legal conhecer várias atrações inéditas de Paraty.

Como o dia estava nublado e tinha chovido alguns minutos antes, só tinha a gente e mais três pessoas para fazer esse passeio, mas mesmo assim, toda a tripulação da escuna estava presente e nos aguardando para apresentar as belas atrações de Paraty.

Logo que o barco saiu pedimos um cafezinho para acordar e esquentar um pouco o frio, mas depois também pedimos uma dose de uísque. E que dose generosa, amamos! 

Veja também: Centro Histórico de Paraty – o que fazer e história.

Ilha dos Cocos

A primeira parada do barco é a Ilha dos Cocos, uma atração muito visitada em Paraty. O percurso do Cais de Paraty até a Ilha dos Cocos levou aproximadamente 40 minutos, e em alguns momentos, o capitão contou um pouco da história e curiosidade de alguns lugares que passamos.

Durante o trajeto até a Ilha dos Cocos você já pede o seu almoço para dar tempo deles prepararem tudo. Mas o almoço só é servido às 13 horas, quando o barco pára em um lugar bem lindo de Paraty.

A Ilha dos Cocos é uma parada ideal para mergulho. Assim, no local você vai ver muitos peixinhos que vão deixar o seu mergulho bem interessante. E apesar do dia nublado, a água estava incrivelmente linda.

Permanecemos na Ilha dos Cocos por aproximadamente 40 minutos. Somente a nossa embarcação estava no local, então deu para aproveitar bastante a ilha. 

Praia Saco da Velha

Praia Saco da Velha em Paraty

Depois de curtir bastante a Ilha dos Cocos e mergulhar com os peixinhos, seguimos para a Praia do Saco da Velha. Na praia, a escuna fica atracada próximo do litoral e uma embarcação menor te leva até a areia.

A Praia do Saco da Velha é lindíssima, como a maioria das praias de Paraty, principalmente as mais afastadas do Centro da cidade. No local ainda tem um restaurante com balanço e um píer para quem gosta de tirar fotos, mas desbrave a praia que é bem linda e tem muitos cantinhos encantadores.

A parada na Praia do Saco da Velha foi de aproximadamente 40 minutos e aproveitamos muito o local. Ah, lá tinha um cachorro bem simpático e que ama tirar fotos, então aproveite e tire algumas fotinhas com o doguinho.

Veja também: Pontos turísticos de Paraty – atrações imperdíveis para conhecer.

Canto da Preguiça

Canto da Preguiça em Paraty
Canto da Preguiça em Paraty

No roteiro da escuna, a parada para almoço é na Praia da Conceição, mas no dia do nosso passeio o mar estava bem agitado nesta praia. Por isso, o capitão deu a ideia de ir para um lugar mais calmo almoçar e logo aceitamos. Porque imagine almoçar em um lugar com o mar super agitado para o barco ficar balançando? Acho que o almoço não ia cair nada bem.

Assim, o capitão levou a gente para almoçar em um lugar que ele chamou de Canto da Preguiça, onde o mar estava super calmo, e o almoço foi super tranquilo e maravilhoso. Decidimos almoçar um pratinho de frango com salada, e claro, uma cervejinha para acompanhar.

A parada para o almoço durou aproximadamente 50 minutos, mas durante esse período ainda é possível curtir um pouquinho o mar, caso queira dar um mergulho.

Ilha da Pescaria

E depois do almoço, seguimos para a última parada, a Ilha da Pescaria. Esse também é um lugar ideal para mergulho. Então se jogue. Como já estávamos bem energizadas depois do almoço, optamos por se arriscar no stand up. Aliás, a agência oferece o equipamento para quem quer praticar o esporte durante o passeio.

Ah, os tripulantes também ajudavam, caso alguém precisasse de qualquer auxílio no stand up.

A escuna ficou na Ilha da Pescaria por aproximadamente 40 minutos, quando retornamos para o Cais de Paraty. 

Veja também: O que fazer em Paraty a noite: 10 dicas para curtir a vida noturna.

Roteiro do passeio para Ilha dos Cocos

O nosso roteiro do passeio de escuna com a Paraty Tours foi o seguinte (lembrando que teve uma alteração, pois, o mar estava agitado na Praia da Conceição):

  • 1ª parada: Ilha dos Cocos.
  • 2ª parada: Praia do Saco da Velha.
  • 3ª parada: Canto da Preguiça.
  • 4º parada: Ilha da Pescaria.

O nosso passeio para a Ilha dos Cocos em Paraty saiu às 9:00 hrs com retorno previsto para às 15:00 hrs.

A Paraty Tours disponibiliza durante o passeio os equipamentos para praticar stand up, além de coletes e boias.

O passeio de escuna para Ilha dos Cocos custa R$ 180,00 (maio de 2022) por pessoa. Acesse o site da empresa para conferir os preços atualizados.

A Paraty Tours oferece outros roteiros do passeio de escuna, inclusive também já fizemos outro passeio de escuna em que conhecemos a Lagoa Azul, Praia Vermelha, Ilha Comprida e Praia da Lula.

Mais informações

A Paraty Tours é uma agência que oferece diversos passeios em Paraty e Angra dos Reis. Veja mais informações da empresa:

  • Endereço: Av. Roberto Silveira, 479, Centro, Paraty – RJ.
  • Telefone: (24) 331-1371 / (24) 3371-2651 / (24) 3371-6112
  • Email: contato@paratytours.com.br
  • Site: www.paratytours.com.br

Para o seu passeio não se esqueça de levar: protetor solar, água, repelente, chapéu, roupa de banho e toalha. E se você vai fazer o passeio em uma dia nublado, como a gente, leve uma roupa bem quentinha para vestir quando sair da água. Mas se você conhecer a cidade em dias chuvosos, veja o que fazer em Paraty com chuva.

Veja também outros passeios que fizemos no destino com a Paraty Tours:

Não sabe onde ficar em Paraty? Então veja as nossas dicas de hotéis em Paraty com 8 opções incríveis para ficar e curtir a viagem.

* Nosso passeio de escuna foi uma parceria com a Paraty Tours. A experiência aqui relatada exprime apenas a opinião da autora.

* Salve no Pinterest para ler depois

Ilha dos Cocos com a Paraty Tours

Para ler em seguida: