Paraty é um destino que nos surpreende a cada visita. São tantos lugares encantadores que provavelmente você vai ter que voltar muitas vezes ou ficar muito tempo para conhecer as suas atrações. E na nossa segunda visita a Paraty conhecemos um pouco de Trindade em mais um passeio com a Paraty Tours. 

Trindade é um vilarejo caiçara que fica a 27 km de Paraty. Então fazer um bate e volta no vilarejo é um passeio bem tranquilo e que vale muito a pena. Durante esse passeio conhecemos 4 praias, fizemos trilha pela Mata Atlântica e contemplamos a piscina natural do Caixa D’Aço.

O nosso passeio para Trindade começou pela manhã quando embarcamos na agência da Paraty Tours, no Centro de Paraty. Saímos por volta das 9 horas e seguimos para Trindade com um guia e o motorista. O nosso transporte foi a bordo de uma van e a viagem até a primeira parada durou 30 minutos.

Ao sair da agência, o guia explicou como seria o nosso bate e volta para Trindade e quais atrações conheceríamos durante todo o passeio que tem duração de 6 horas.

Veja também: Como chegar em Paraty, no Rio de Janeiro.

Praia do Cepilho

Praia do Cepilho

Depois de alguns minutos na van, chegamos na primeira parada, a Praia do Cepilho. Apesar de ser uma praia belíssima, essa é uma parada apenas para observação, e claro, tirar fotos. A Praia do Cepilho tem ondas bem fortes. Por isso, não é muito indicada para banho, mas ela é o lugar preferido dos surfistas em Trindade.

Se você gosta de tirar fotos, caminhe um pouco até chegar às pedras, pois o visual é perfeito. Mas não se preocupe em chegar logo nas pedras, porque o guia vai te levar. A parada na Praia do Cepilho dura aproximadamente 15 minutos.

Praia dos Ranchos

Passeio em Trindade Roteiro
Praia dos Ranchos

Depois de contemplar a bela Praia do Cepilho voltamos para a van e seguimos para a próxima parada, a Praia dos Ranchos.

Ao desembarcar da van, descemos para a Praia dos Ranchos, mas antes paramos no Vagalume do Meio Bar e Restaurante e fizemos a reserva para o almoço.

Como o passeio está apenas no começo, nesse momento é feito apenas a escolha do prato para almoçar na volta.

A Praia dos Ranchos é linda, mas também estava com bastante ondas, então aproveitamos para tirar fotos e apreciar o visual do lugar.

Depois de reservar o almoço e apreciar um pouco da praia foi hora de partir para a próxima atração, a Praia do Meio.

Veja também: Cachoeiras de Paraty – 5 opções incríveis para conhecer.

Praia do Meio

Praia do Meio em Trindade RJ
Praia do Meio

Para chegar à Praia do Meio é preciso fazer uma pequena trilha a partir da Praia dos Ranchos, mas tudo isso com o guia, que também fala sobre a história e curiosidades do lugar. Então, é uma caminhada bem interessante e curta.

Se você quer tomar banho, a Praia do Meio é ótima. Contudo, como o dia estava um pouco frio ficamos apenas observando o local, que é belíssimo. Mas o passeio ainda não acabou, porque a partir da Praia do Meio tem mais uma pequena trilha até a Praia do Cachadaço.

Praia do Cachadaço

Passeio Praia do Cachadaço em Trindade
Praia do Cachadaço

Para chegar na Praia de Cachadaço, seguimos até o final da Praia do Meio, atravessamos a água e fomos para a trilha. Como tinha chovido, a trilha estava bem molhada, mas foi bem tranquila e fácil. E em aproximadamente 20 minutos de trilha chegamos na Praia do Cachadaço.

Essa é outra praia maravilhosa que conhecemos durante o passeio para Trindade com a Paraty Tours. Simplesmente um lugar encantador e a parada nessa praia é um pouco maior.

Como paramos em um quiosque, aproveitamos para comer um pastel. Afinal, não dá para resistir a um pastelzinho (nesse caso pastelzão). Faltou o caldo de cana, mas o suquinho também combinou bem.

Devidamente energizadas com o pastel, seguimos para a última parte do passeio e fizemos a trilha até a Piscina Natural do Caixa D’aço.

Piscina Natural do Caixa D’aço

A trilha da Praia do Cachadaço até a Piscina Natural do Caixa D’aço é um pouquinho maior e difícil, e como tinha chovido ela também estava um pouco escorregadia. Mas para vocês terem uma ideia, fizemos a trilha de chinelo e foi super tranquila. A parte mais difícil é quando é necessário subir um pequeno trecho com a ajuda de um cipó, bem estilo Tarzan.

Passeio em Trindade
Piscina do Cachadaço

A trilha até a Piscina Natural do Caixa D’aço durou aproximadamente 25 minutos, mas isso vai depender se o grupo andar mais devagar ou rápido.

A Piscina Natural do Caixa D’aço é um cantinho em Trindade muito perfeito, sendo muito indicado para mergulhar com snorkel. Aliás, a Paraty Tours oferece snorkel grátis para mergulhar no local. Então, essa foi a hora de descansar um pouquinho e apreciar a água cheia de peixinhos.

A parada na Piscina Natural do Caixa D’aço dura 30 minutos e para voltar, você pode optar pelo barco ou trilha (nesse caso todo o caminho que você fez até chegar na piscina).

O barco volta para a Praia do Meio e custa R$ 20,00, se você optar por esse meio de transporte vai ter mais tempo para almoçar no Vagalume do Meio Bar e Restaurante. Como somos aventureiras, optamos por voltar na trilha.

O restante do grupo voltou de barco, mas como optamos por voltar de trilha, o guia ficou com a gente para acompanhar durante todo o trajeto.

Veja também: Pontos turísticos de Paraty – atrações imperdíveis paa conhecer.

Vagalume do Meio Bar e Restaurante

Passeio em Trindade Roteiro
Vagalume do Meio

Depois de algumas horas de passeio chegou a hora de almoçar. Aliás, voltamos bem rápido, pois a fome já tinha batido.

Chegamos no restaurante por volta das 2 horas, então ainda tínhamos 1 hora para almoçar.

E como falamos anteriormente, a parada para o almoço é no Vagalume do Meio Bar e Restaurante, um restaurante que fica na Praia dos Ranchos.

Depois que chegamos no restaurante a comida chegou bem rápido. E que prato maravilhoso que escolhemos com destaque para o purê de banana, simplesmente incrível.

O almoço não está incluso no passeio para Trindade.

Vale a pena o passeio para Trindade

Praia do Cepilho em Trindade
Trindade – Rio de Janeiro

Trindade é uma vila de pescadores encantadora e com muitas atrações, desde praias, piscinas naturais e cachoeiras. E no passeio para Trindade você vai conhecer muito dessas atrações, e o melhor, vai estar acompanhado de um guia credenciado e que conhece a história da cidade e toda a região de Paraty.

Por isso, o passeio para Trindade vale muito a pena, não sei porque conhecemos o destino apenas na nossa segunda visita a Paraty.

Quando voltamos da Piscina Natural do Caixa D’Aço pela trilha, a maré já estava um pouco alta e alguns trechos já estavam com a água do mar tomando o caminho, principalmente ao chegar na Praia do Meio. E o guia passou com a gente pelo local sem nem molhar a roupa. No hora ficamos com bastante medo, pois uma pessoa que atravessou antes foi praticamente carregada pela onda e se molhou todo. Mas nós passamos bem plenas, depois disso, trilha somente com guia.

Roteiro do passeio para Trindade

O roteiro do passeio para Trindade com a Paraty Tours é o seguinte:

  • 1ª parada: Praia do Cepilho.
  • 2ª parada: Praia dos Ranchos.
  • 3ª parada: Praia do Meio.
  • 4º parada: Praia do Cachadaço.
  • 5º parada: Piscina Natural do Caixa D’Aço.
  • 6ª parada: almoço no Vagalume do Meio Bar e Restaurante (não incluso no passeio).

O nosso passeio saiu da agência da Paraty Tours, que fica perto do Centro Histórico de Paraty, às 9:00 hrs com retorno previsto para às 15:00 hrs.

A Paraty Tours disponibiliza, durante o passeio, máscara de snorkel para mergulho na Piscina Natural do Caixa D’Aço.

O passeio para Trindade pode ser feito em micro-ônibus ou van e custa R$ 120,00 (maio de 2022) por pessoa. Acesse o site da empresa para conferir os preços atualizados.

Mais informações

A Paraty Tours é uma agência que oferece diversos passeios em Paraty e Angra dos Reis. Veja mais informações da empresa:

  • Endereço: Av. Roberto Silveira, 479, Centro, Paraty – RJ.
  • Telefone: (24) 331-1371 / (24) 3371-2651 / (24) 3371-6112
  • Email: contato@paratytours.com.br
  • Site: www.paratytours.com.br

Para o seu passeio não se esqueça de levar: protetor solar, água, repelente, chapéu, roupa de banho e toalha.

* Nosso passeio para Trindade foi uma parceria com a Paraty Tours. A experiência aqui relatada exprime apenas a opinião da autora.

* Salve no Pinterest para ler depois

Passeio em Trindade RJ

Para ler em seguida: