Localizado na Costa Verde, na divisa com São Paulo, Paraty é um destino sensacional, que vale uma viagem e ainda voltar várias vezes para explorar o destino. Mas saber a região certa de onde ficar é sempre uma dúvida nas viagens e o mesmo acontece com Paraty.

Para facilitar a sua escolha na viagem para Paraty, fizemos uma lista com as melhores regiões para ficar na cidade com dicas de praias e bairros incríveis. E claro, você pode escolher um lugar para relaxar ou curtir a agitação de Paraty conforme o seu estilo de viagem.

Veja também: Pontos turísticos de Paraty.

Onde ficar em Paraty?

A princípio você pode pensar que Paraty se resume ao Centro Histórico. Mas o destino conta com outras regiões igualmente lindas e que valem a pena se hospedar para explorar o lugar e vivenciar tudo o que ele tem a oferecer.

Assim, você vai encontrar aquela região que oferece um ótimo custo benefício nas hospedagens durante a viagem. Mas também vai encontrar lugares para curtir a natureza e as belas paisagens de Paraty.

Por isso, separamos as melhores regiões para ficar em Paraty. Mas também vamos dar dicas das melhores hospedagens para curtir a cidade.

1. Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty
Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty é um lugar muito especial e encantador. Desse modo, ele é uma ótima região para se hospedar na cidade, principalmente se você quer ficar no burburinho do destino, e ama portas e janelas coloridas.

Além de pousadas bem charmosas no estilo colonial, na região você vai ficar perto de tudo. Assim, no Centro Histórico de Paraty você vai encontrar várias lojas, restaurantes, cafeterias e muito mais para curtir a sua viagem.

Aliás, a maioria das opções de o que fazer à noite em Paraty ficam no Centro Histórico. E é nessa região que você também vai encontrar aquelas atrações para curtir nos dias chuvosos (veja o que fazer em Paraty com chuva).

Mas se você quer conhecer outras regiões de Paraty, do Centro Histórico saem diversos passeios, como o passeio de escuna, passeio para o Saco do Mamanguá, Jipe Tour, Trindade, entre outros (veja os melhores passeios de Paraty). Por isso, essa é uma região bem estratégica para se hospedar e curtir o destino.

Dicas rápidas de hospedagens no Centro Histórico:

Pousada Literária

Onde ficar em Paraty : Centro Histórico
Foto: Booking.com

A Pousada Literária conta com piscina ao ar livre, bar, sauna, além de WiFi e estacionamento gratuitos. Mas nas diárias da pousada ainda está incluso um delicioso café da manhã, que inclui uma variedade de produtos. Assim, todos os quartos contam com ar condicionado, TV, cofre e frigobar (ver mais).

Pousada do Sandi

Onde ficar em Paraty : Centro Histórico
Foto: Booking.com

A pousada oferece acomodações de luxo para seus hóspedes. E entre os vários serviços da hospedagem, você pode desfrutar do SPA, piscina, bar, academia e salão de jogos. Mas a pousada ainda oferece estacionamento e WiFi gratuitos, além de buffet de café da manhã, incluso na diária (ver mais).

Pousada Aconchego

Onde ficar em Paraty : Centro Histórico
Foto: Booking.com

A pousada oferece café da manhã, incluso na diária, além de estacionamento e WiFi gratuitos. Mas ela ainda conta com piscina ao ar livre, jardim com rede, salão de jogos, serviços de quarto e um restaurante. Os quartos da pousada tem ar condicionado, mesa de trabalho, frigobar, secador de cabelo e TV (ver mais).

Veja uma lista com as melhores pousadas do Centro Histórico de Paraty.

2. Centro comercial de Paraty

E para quem procura uma hospedagem com um bom custo/benefício, vai encontrar muitas opções no Centro comercial de Paraty. O centro comercial é a região que fica próximo à Avenida Roberto Silveira, a rua mais movimentada de Paraty. 

Desse modo, nessa região você vai encontrar restaurantes, lojas, bares, supermercados, rodoviária e muito mais para a sua viagem. E claro, você ainda vai ficar bem próximo do Centro Histórico de Paraty e pode economizar um pouco na hospedagem.

Então, para quem procura hospedagem com um bom custo/benefício, o centro comercial de Paraty é uma ótima escolha para ficar.

Veja também: Hotéis em Paraty – 8 opções que valem a pena ficar.

Dicas rápidas de hospedagens no Centro comercial:

Pousada Corsário

Onde ficar em Paraty : Centro comercial
Foto: Booking.com

A pousada que fica às margens do Rio Perequê-Açú conta com piscina, sauna, restaurante e bar. Contudo, ela ainda tem terraço, salão de jogos, recepção 24 hrs e oferece café da manhã com opções vegetariana e sem glúten (ver mais).

Pousada Missanga

Onde ficar em Paraty : Centro comercial
Foto: Booking.com

A pousada que fica a 900 metros do Centro Histórico tem churrasqueira e piscina ao ar livre. Mas ela ainda oferece transfer e conta com práticas ecológicas. E os seus quartos são equipados com TV, ar-condicionado e frigobar (ver mais). 

Pousada Villaggio

Onde ficar em Paraty : Centro comercial
Foto: Booking.com

A pousada tem piscina, jardim e recepção 24 hrs. E para quem reserva sua hospedagem pensando no café da manhã, ela oferece um buffet bem elogiado pelos hóspedes. Todos os quartos têm TV, guarda-roupa, ar condicionado, frigobar e cofre (ver mais).

3. Trindade

ONDE FICAR EM PARATY
Trindade | Foto: Luiza Braun via Unsplash

Outra região incrível para ficar é Trindade, que está a 27 km do Centro Histórico de Paraty e é bem queridinha dos turistas. Desse modo, Trindade é uma vila de pescadores que possui algumas das melhores praias de Paraty, como a Praia do Cepilho, Praia dos Ranchos, Praia Brava, Praia do Meio e a Praia do Caixa D’aço. 

Para quem gosta de mergulho, aprecie os peixinhos na Piscina Natural do Caixa D’aço. Mas a região também tem trilhas e você pode ficar por dentro da cultura caiçara. Então, ao se hospedar no local não deixe de fazer um passeio incrível pela Vila de Trindade passando pelas principais atrações.

Desse modo, Trindade é uma região bem interessante para se hospedar e curtir todas essas belezas naturais. Para chegar até Trindade você pode ir de carro (opção mais cômoda) ou ônibus (da rodoviária de Paraty saem ônibus com certa frequência para Trindade).

Dicas rápidas de hospedagens em Trindade:

Pousada Sol da Trindade

Foto: Booking.com

A pousada que tem um ambiente rústico fica a 300 metros da Praia de Trindade e ainda aceita pets. Ela conta com jardim, churrasqueira e terraço, mas também oferece estacionamento e WiFi gratuitos.

Assim, nas diárias da pousada está incluso buffet de café da manhã, sendo que ela ainda oferece serviço de quarto.

Todos os quartos dispõem de TV, banheiro privativo e varanda com vista para o jardim (ver mais).

  • Pousada Quatro Estações: localizada a apenas 200 metros da Praia de Trindade , a pousada aceita pets e oferece estacionamento e Wi-fi gratuitos. Seus quartos têm TV e ar condicionado. Mas algumas unidades ainda têm sacada ou varanda térrea.
  • Pousada Cachadaço: a pousada fica localizada na Vila de Trindade e tem quartos com varanda, ar condicionado, TV e frigobar.

4. Saco do Mamanguá

Passeio Saco do Mamanguá em Paraty´RJ
Ilhote do Mamanguá

Esse é o nosso cantinho preferido em Paraty, nós simplesmente amamos essa região.

O Saco do Mamanguá é uma região com 8 quilômetros com praias, Mata Atlântica, ilhas e montanhas. Assim, o local é o único fiorde, entrada do mar em região de montanhas, na costa brasileira. Por isso, achamos ela uma região linda e especial para conhecer.

A região do Saco do Mamanguá possui águas esverdeadas, sendo que no local você vai encontrar pequenas comunidades caiçaras que mantêm o seu modo de vida e deixam o lugar ainda mais interessante.

Então, essa é uma região bem interessante para se hospedar, onde você pode conhecer mais de 30 praias, comunidades caiçaras, ilhas e muitas paisagens lindas. E uma boa opção de hospedagem na região é a Pousada Pão de Açúcar, que fica a beira-mar.

5. Caborê

O bairro Caborê também é uma ótima opção para se hospedar em Paraty, já que ele fica bem próximo ao Centro Histórico. E o melhor, o bairro residencial concentra uma variedade de pousadas incríveis para você curtir a viagem.

O bairro acompanha o Rio Perequê-Açu e no local você vai encontrar uma cervejaria para conhecer, onde ainda é possível fazer uma visita guiada. Contudo, neste bairro você não vai encontrar muitas opções de restaurantes e bares. 

Então, ao se hospedar no bairro Caborê você deve ir a restaurantes de outras regiões. Mas como o Centro Comercial e Centro Histórico ficam bem próximos do local, esse não é o problema. 

Dicas rápidas de hospedagens no bairro Caborê:

Pousada Cana Caiana

ONDE FICAR EM PARATY
Foto: divulgação booking.com

Localizada a 800 metros do Centro Histórico, a pousada tem piscina, recepção 24 hrs, balção de turismo e oferece estacionamento e Wi-fi gratuitos. Mas os quartos da pousada são equipados com ar condicionado, TV e frigobar. Contudo, a maioria dos quartos tem vista para o jardim, montanha ou praia (ver mais).

Selina Paraty

HOTÉIS EM PARATY
Foto: divulgação booking.com

O Selina Paraty que fica às margens do Rio Perequê-Açu conta com piscina, sauna, salão de jogos, bar, restaurante, estacionamento e Wi-fi gratuito. Mas o hotel ainda aceita pets. Seus quartos têm vista para o jardim e varanda com rede. E ele oferece café da manhã incluso na diária (ver mais).

  • Pousada Paisagem: a pousada tem piscina ao ar livre rodeada por jardins e bar. Mas seus quartos ainda são equipados com ar condicionado, TV e alguns têm varanda.
  • Pousada Recanto dos Madda’s: rodeado por vegetação, a pousada fica a 1 km da Praia do Pontal. Ela oferece buffet de café da manhã, serviço de quarto e muito mais.

Veja também: Onde comer em Paraty – dicas de lugares incriveis.

6. Pontal

O bairro Pontal também fica bem próximo ao Centro Histórico de Paraty, eles são separados pela foz do Rio Perequê-Açu. E além de ficar próximo do Centro Histórico, ao se hospedar nesse bairro você vai ficar perto da Praia do Pontal, que é um lugar muito frequentado por famílias em Paraty.

Apesar de não ser uma praia recomendada para banho, no local você pode passar um dia bem tranquilo e se deliciar em algum dos quiosques do local. Então, Pontal também é uma região bem interessante para se hospedar em Paraty.

Dicas rápidas de hospedagens em Pontal:

Boutique Carpe Diem

Hotéis em Paraty RJ
Foto: divulgação booking.com

O hotel tem jardim, piscina ao ar livre, lounges de uso comum, estacionamento e Wi-fi gratuito. Ainda mais, os quartos do hotel são equipados com ar condicionado, TV e frigobar. E ele oferece café da manhã e serviço de aluguel de bicicletas para você curtir ainda mais a região (ver mais).

Pousada Morro do Forte

Foto: divulgação booking.com

A pousada tem piscina no terraço, e oferece Wi-Fi gratuito e estacionamento. Ainda mais, o café da manhã, incluso na diária, é servido na varanda, onde você pode desfrutar da vista. Os quartos com decoração rústica são equipados com ar condicionado, TV, frigobar e vista panorâmica (ver mais).

Pousada Pontal Gardens

Foto: divulgação booking.com

A Pousada Pontal Gardens tem bar, recepção 24 hrs e conta com estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Mas ela oferece outros serviços, como transfer e passeios. Ainda mais, os quartos da pousada têm varanda, TV, ar-condicionado e frigobar, e todos possuem vista para o jardim ou montanhas (ver mais).

Veja também: Melhores pousadas em Paraty.

7. Paraty-Mirim

E para quem busca um pouco de sossego e quer relaxar em meio a natureza, Paraty-Mirim é uma região excelente para ficar. Aliás, ela fica bem próxima ao Saco do Mamanguá. Então você pode facilmente conhecer essa linda região de Paraty ao se hospedar em Paraty-Mirim.

Paraty-Mirim, que fica a cerca de 30 minutos de carro do Centro de Paraty, está em uma área de preservação ambiental. E apesar de saírem ônibus com certa frequência do Centro de Paraty para Paraty-Mirim, recomendamos que você alugue um carro ao se hospedar na região.

Dicas rápidas de hospedagens em Paraty-Mirim:

Cantinho do Ronca

ONDE FICAR EM PARATY
Foto: booking.com

Localizada a aproximadamente 700 metros da Praia de Paraty-Mirim, a pousada tem jardim, recepção 24 hrs, cozinha compartilhada, bem como, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Mas ela ainda oferece café da manhã continental. E seus quartos são equipados com guarda-roupa e fogão (ver mais).

Paraty Paradiso

Foto: booking.com

Localizada a 500 metros da praia, a Paraty Paradiso tem jardim, churrasqueira, cozinha compartilhada, lounge de uso comum e áreas para reunião. Além disso, a pousada também aceita pets e é acessível para hóspedes com mobilidade reduzida. Mas ela ainda oferece estacionamento e Wi-Fi gratuitos (ver mais).

8. Jabaquara

Por fim, a nossa última dica de onde ficar em Paraty é a região de Jabaquara, onde você pode aproveitar a Praia de Jabaquara. Essa é uma praia que tem boa infraestrutura e conta com quiosques. Desse modo, o local é muito frequentada por famílias.

Jabaquara é um bairro que fica a beira-mar. Contudo, ele não fica tão próximo do Centro Histórico, como Pontal e Caborê. E por ser um bairro um pouquinho mais afastado, você vai encontrar hospedagens com um bom custo/benefício.

Dicas rápidas de hospedagens em Jabaquara:

Jabaquara Beach Resort

Hotel em Paraty
Foto: divulgação booking.com

O hotel conta com jardim, hidromassagem ao ar livre com deck, churrasqueira, 3 piscinas, estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Nele você pode escolher entre quartos, suítes, chalés e apartamentos, sendo equipados com TV e ar condicionado. Mas todas as acomodações tem vista para o jardim e ele oferece café da manhã (ver mais).

HOTELARE Brunello

HOTÉIS EM PARATY
Foto: divulgação booking.com

O hotel tem um ótimo custo/benefício e fica próximo à Praia do Jabaquara. Ele tem piscina ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Seus quartos são equipados com ar condicionado, frigobar, ventilador e TV. Mas os quartos ainda possuem varanda com vista para o jardim (ver mais).

Paraty Bungalows

HOTÉIS EM PARATY
Foto: divulgação booking.com

O Paraty Bungalows Bar E Hotel, que fica próximo à Praia de Jabaquara tem piscina, jardim e oferece buffet de café da manhã, além de estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Contudo, seus quartos ainda são equipados com TV, ar condicionado, frigobar, banheira de hidromassagem e secador de cabelo (ver mais).

*Salve no Pinterest para ler depois

Onde ficar em Paraty no Rio de Janeiro

Para ler em seguida: