Para quem está planejando uma viagem para explorar o Espírito Santo, não vão faltar destinos turísticos para você incluir no roteiro. E uma das regiões mais procuradas é Pedra Azul, que tem uma ótima infraestrutura com uma variedade de atividades para fazer e atrações para curtir.

Pedra Azul fica localizada em Domingos Martins, a 95 km do Aeroporto de Vitória, região da Montanhas Capixabas. E o destino queridinho dos turistas tem muitas belezas naturais com destaque para a própria Pedra Azul, que é um cartão postal do Espírito Santo.

Se você também quer conhecer esse destino, que está no nosso top 10 melhores lugares para conhecer no ES, separamos uma lista com as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. E se prepare porque tem parque, lojinhas incríveis, paisagens maravilhosas e muito mais para você se divertir.

1. Parque Estadual Pedra Azul

Parque Estadual Pedra Azul
Parque Estadual Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul é um cartão postal do Espírito Santo, sendo também a atração mais cobiçada em Domingos Martins. E não podia ser diferente, o parque possui paisagens lindas, sempre com a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto ao fundo, deixando o cenário belíssimo.

Aliás, a Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com 1.822 m de altitude que adquire coloração azul e esverdeada, conforme a incidência da luz solar.

Desse modo, no parque você vai encontrar muitas atividades de ecoturismo para se divertir. No local você pode fazer trilhas, rapel e ainda aproveitar as deliciosas piscinas naturais.

O parque recebe por dia 150 visitantes, na qual podem acessar as trilhas (isso em todas as trilhas). Após atingir esse limite, ele fecha o acesso às trilhas. Então, se você quer explorar as trilhas, recomendamos que chegue mais cedo.

Algumas trilhas são auto-guiadas, como a trilha para as piscinas naturais. Mas se você quer fazer rapel ou acessar outras trilhas do parque é preciso contratar um guia.

Veja também: Parque Estadual do Forno Grande em Castelo.

2. Rota do Lagarto

Rota do Lagarto
Rota do Lagarto | Foto: Vitor Jubini/MTur

Outra atração muito interessante para incluir no roteiro de Pedra Azul é a Rota do Lagarto. A Rota do Lagarto é uma estrada super charmosa de aproximadamente 8 km e sua entrada é na BR-262, Km 89. É super fácil achar a entrada da rota.

Logo na entrada da rota, além de um termômetro e o letreiro “Eu Amo Pedra Azul”, você vai encontrar a Casa do Turista, onde pode ter algumas informações sobre a Rota do Lagarto e toda a região de Domingos Martins.

A Rota do Lagarto é uma via toda pavimentada, que possui livre acesso. Além de toda a beleza da rota, ao longo do caminho você vai encontrar lojas de souvenir e bebidas, hospedagens, restaurantes e cafés.

Todos os estabelecimentos da Rota do Lagarto são super charmosos, então vale passar bem devagar pelo local e escolher os seus lugares preferidos para curtir a viagem. Não tenha pressa e explore o local com calma.

3. Casa do Turista e Letreiro da Cidade

E como falamos anteriormente, logo na entrada da Rota do Lagarto você vai encontrar a Casa do Turista e o Letreiro da cidade “Eu amo Pedra Azul”.

Achamos bem interessante parar no local e ver um pouco da bela paisagem da região. E claro, aproveite para tirar uma fotinha no letreiro da cidade para ser a capa do seu álbum do destino.

Depois da foto, aproveite para pegar algumas informações da região, na Casa do Turista. Visite a Casa do Turista assim que você chegar em Pedra Azul para ficar por dentro de todas as informações e dicas no início da viagem.

4. Lago Negro na Pousada Pedra Azul

 Lago Negro na Pousada Pedra Azul
Pousada Pedra Azul| Foto: divulgação booking.com

O Lago Negro e a vista para a Pedra Azul é um dos lugares mais visitados por turistas. E o mais interessante é que o Lago Negro fica na Pousada Pedra Azul, então é bem interessante se hospedar no local.

Na pousada você vai ver um lago com a paisagem da Pedra Azul ao fundo. E normalmente, a imagem da Pedra Azul fica refletida na água, um dos cenários mais lindos da região.

Como a pousada possui uma ótima infraestrutura é interessante se hospedar nela, mas se você vai ficar em outra hospedagem, não se preocupe, essa atração tem livre acesso. Então é se você ir até a Pousada Pedra Azul para desfrutar de uma das paisagens mais lindas do Espírito Santo.

Veja também: Pousadas em Pedra Azul – 5 opções que valem a pena ficar.

5. Provar o café do Jacu

Café do Jacu

Para quem ama café, assim como a gente, experimente o Café do Jacu em Pedra Azul. E para quem não conhece a iguaria, esse café é produzido a partir dos grãos eliminados nos dejetos do Jacu (pássaro natural da Mata Atlântica). 

E tendo em vista o Café do Jacu ser produzido na Fazenda Camocim, no interior do Espírito Santo, várias cafeterias de Domingos Martins e região oferecem ele no cardápio.

Indicamos que você escolha uma cafeteria na Rota do Lagarto para provar essa delícia de Domingos Martins.

6. Faça degustação de cervejas artesanais

Cervejas Artesanais em Domingos Martins

E para os cervejeiros de plantão, em Pedra Azul vocês vão encontrar aquele programa perfeito, degustação de cervejas artesanais. É isso mesmo, na região das Montanhas Capixabas, você vai encontrar muitas cervejarias. Então, esse é um passeio bem interessante para quem vai explorar a região.

No final da Rota do Lagarto fica a Cervejaria Azzurra, em uma região com outros estabelecimentos. Mas você ainda pode conhecer a Ronchi Beer, que é um complexo com restaurante, bar e loja. Ela fica às margens da BR-262. 

Aliás, um roteiro bem interessante e que está super em alta na região é a Rota da Cerveja Artesanal, onde você pode conhecer as cervejarias de Pedra Azul (Azzurra e Ronchi Beer), Domingos Martins (Barba Ruiva e Trarko), Venda Nova do Imigrante (Altezza) e Vargem Alta (Dus Grillo).

E para finalizar as nossas dicas e você fazer uma viagem incrível, veja 5 pousadas em Pedra Azul que valem muito a pena se hospedar.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Pedra Azul

Para ler em seguida: