Puerto Montt é a porta de entrada para quem quer explorar a Região de Los Lagos, no sul do Chile. Desse modo, a cidade atrai muitos turistas, devido a sua proximidade com destinos como Puerto Varas e Chiloé, além de sua boa infraestrutura com aeroporto, shoppings, supermercados e preços baixos, quando comparado a cidades turísticas mais próximas.

Onde fica e como chegar em Puerto Montt?

Puerto Montt, Chile
Puerto Montt no Sul do Chile| Foto: wikixexo

Puerto Montt é uma cidade chilena localizada no sul do Chile, na Região de Los Lagos. O destino é a porta de entrada para quem quer explorar o sul do Chile, servindo de base para quem quer viajar para diversos destinos chilenos, como Puerto Varas, Chiloé, Pucón e muito mais.

Apesar de não existir voo direto do Brasil para Puerto Montt, chegar até a cidade é uma tarefa relativamente fácil e que pode ser feita de muitas maneiras. Assim, as maneiras mais comuns e viáveis de chegar em Puertto Montt são de avião, ônibus e carro.

Puerto Montt de avião:

Para chegar até Puerto Montt de avião, saindo do Brasil, você deve fazer uma conexão em Santiago e de lá pegar um voo até o aeroporto de Puerto Montt, o “El Aeropuerto El Tepual”.

Em algumas companhias aéreas, como a Latam, é possível comprar uma passagem do Brasil para Puerto Montt com conexão em Santiago.

Outra opção, que pode ser bem econômica, é comprar um voo do Brasil para Santiago e da Capital Chilena pegar um voo para Puerto Montt em alguma companhia Low Coast, como a Jet Smart.

Puerto Montt de carro:

Essa foi a opção que escolhemos em nossa viagem pelo Chile. Primeiro fomos até Santiago, e na Capital Chilena, alugamos um carro e dirigimos até Puerto Montt.

A viagem de carro até Puerto Montt, saindo de Santiago, dura em média 11 horas. Portanto, pode ser uma viagem bem cansativa, caso você não goste de dirigir longas distâncias ou vai dirigir todo o trajeto sozinho e sem nenhuma parada.

Porém, essa é uma opção bem vantajosa se você não vai viajar sozinho. Além de sair barato, você pode desfrutar das lindas paisagens pela estrada (veja mais dicas sobre nossa viagem de carro pelo sul do Chile). Ainda mais, as estradas do Chile são ótimas e bem sinalizadas. Então mesmo sendo uma distância longa, é uma viagem agradável para se fazer.

Puerto Montt de ônibus:

E por fim, outra opção é viajar para o destino de ônibus. O ônibus saindo de Santiago para Puerto Montt custa em média R$ 200,00. Portanto, essa é uma boa opção para quem quer economizar.

Mas vale lembrar que a viagem pode ser bem cansativa, pois dura em média 13 horas. Então, a nossa dica é: antes de comprar a sua passagem de ônibus, confira os preços da passagem de avião pela Jet Smart, pois dependendo da data ou da antecedência da viagem, a passagem de avião pode estar com preço semelhante ou até mais barato que a de ônibus.

Veja também: O que fazer em Santiago – pontos turisticos, passeios e dicas.

Câmbio Puerto Montt

Puerto Montt tem algumas casas de câmbio, localizadas no centro da cidade, na Rua Guillermo Gallardo e Diego Portales, a Avenida Beira Mar. As casas de câmbio aceitam Dólar, Euro, Real, Peso Argentino, bem como, Peso Chileno.

Dentre as cidades que conhecemos no sul do Chile e pesquisamos o câmbio (Puerto Montt, Chiloé e Pucón), a que tinha a melhor cotação foi Puerto Montt. Então, consideramos o câmbio em Puerto Montt bem vantajoso.

Apesar de acharmos o câmbio bem vantajoso no destino, conseguimos trocar dinheiro por um valor um pouco melhor em Santiago.

Então, se você vai passar na Capital Chilena, antes de seguir para o sul do Chile, vale a pena fazer câmbio em Santiago, pois na Rua Agustinas tem diversas casas de câmbio com boa cotação.

Veja também: O que fazer no Chile – guia de viagem completo.

O que fazer em Puerto Montt

A cidade de Puerto Montt possui poucos atrativos turísticos, que podem ser facilmente conhecidos em apenas um ou dois dias.

Assim, os principais atrativos da região, na verdade, ficam fora da cidade. Então, para quem vai ficar mais tempo em Puerto Montt, é possível fazer alguns passeios bate e volta para lugares incríveis e que ficam próximos da cidade.

Vale lembrar que muitos dos atrativos que podem ser visitados a partir de Puerto Montt, também podem ser visitados a partir de Puerto Varas. Então, se você também vai ficar em Puerto Varas, pode conhecer o Vulcão Osorno, Saltos del Petrohue e Frutillar a partir deste destino, caso seja mais viável na sua viagem.

1 – Vulcão Osorno

 Vulcão Osorno
Vulcão Osorno |Foto: Trevor Vannoy via Unsplash

O Vulcão Osorno é uma das principais atrações da região. Aliás, o Vulcão Osorno também é chamado Hueñauca, que na língua Mapudungun quer dizer, perigo nas alturas.

O vulcão, que fica em Puerto Varas, é uma das atrações mais procurada pelos turistas e seu topo tem neve durante todo o ano. Então, se você quer ver neve, mesmo durante o verão, esse é um passeio imperdível.

Para chegar até a base do vulcão, onde fica o Vulcão Osorno Centro de Ski e Montanha, você pode ir de carro ou contratar um passeio. Depois, você deve comprar o ticket para subir de teleférico até o topo do vulcão.

É necessário comprar dois bilhetes, pois são dois teleféricos diferentes até o topo. Mas o passeio vale a pena. Além de subir até o topo do vulcão, você pode se divertir um pouco na estação de Ski.

2 – Saltos del Petrohue

Saltos del Petrohue
Saltos del Petrohue | Foto: Willian Justen de Vasconcellos via Unsplash

E claro, lugares bem natureza não vão faltar na região de Los Lagos. E uma das atrações mais procuradas é os Saltos de Petrohué, que sem dúvida é um passeio imperdível para você fazer na viagem.

Saltos de Petrohué são várias cachoeiras que você pode conhecer ao longo do Rio de Petrohué. As trilhas de fácil acesso e bem sinalizadas passam por passarelas e mirantes incríveis. E devido o fácil acesso, você pode fazer o passeio por conta própria. 

Mas recomendamos que você contrate o passeio com uma agência de turismo, pois na ocasião eles combinam os Saltos de Petrohué com outros atrativos de Puerto Vara, que são bem interessantes para conhecer.

Aliás, no Rio de Petrohué você ainda pode praticar alguns esportes de aventura como Rafting, Kayak e Ducky. Diversão não vai faltar para a sua viagem.

3 – Conhecer a cidade

Puerto Montt
Puerto Montt | Foto: TravelHound.cl

E na sua viagem não pode faltar um passeio para conhecer Puerto Montt.

Apesar de Puerto Montt ser uma cidade grande, a parte turística e com atrativos é bem pequena e pode ser explorada em um ou dois dias.

Primeiro, você precisa estar ciente que o centro da cidade é um pouco conturbado.

Portanto, é bastante comum ser abordado por vendedores de arte, principalmente na região do Mall Paseo Costanera. Além disso, na cidade você vai encontrar muitos artistas de rua. Mas agora que você já sabe como é a cidade, vamos conferir finalmente o que fazer em Puerto Montt.

Para quem gosta de compras não pode deixar de visitar o Mall Paseo Costanera, um shopping bem grande com muitas lojas, cafés, restaurante e supermercado. Neste shopping, você vai encontrar praticamente de tudo. Portanto, é um ótimo lugar para fazer compras ou alguma refeição.

Ao lado do shopping fica o Paseo El Muelle, um píer que oferece um visual bem bonito da baia de Puerto Montt. Esse é um lugar bem legal para apreciar a cidade.

Em frente ao píer, você vai encontrar a Plaza de Armas, uma praça pequena e sem nenhum atrativo, além de uma escultura. E próximo à praça fica uma feirinha bem interessante, nela você vai encontrar lenços, luvas, gorros, tapetes e muitos outros produtos artesanais.

Outro atrativo para fazer na cidade é apenas caminhar tranquilamente pela sua orla. A orla é bem movimentada e o visual para a baia de Puerto Montt é bem interessante.

Mas você também pode conhecer o Mercado Angelmó, bem tradicional e em palafitas. O mercado é uma das principais atrações da cidade e um passeio imperdível para quem quer provar a culinária local. Ele oferece diversos produtos e tem uma variedade de restaurantes.

4 – Mirador Manuel Montt

O que fazer em Puerto Montt, no Chile.
Mirador Manuel Montt | Foto: Jota @ BRAZIL

Se você ama um mirante, não deixe de conhecer o Mirador Manuel Montt. Esse mirador oferece uma vista privilegiada da cidade e da baia de Puerto Montt.

O melhor é que o mirante fica bem perto do centro da cidade, a apenas 10 minutos de carro do Mall Paseo Costanera. Então é possível conhecer o mirante e o centro da cidade em um mesmo dia.

5 – Bate e volta em Frutillar

Bate e volta em Frutillar
Frutillar

Mais um passeio incrível para fazer é conhecer Frutillar, um destino encantador que fica a aproximadamente 45 km de Puerto Montt. E como a cidade é cheia de encantos, um passeio pelo local não pode faltar durante a sua viagem para os Lagos Andinos.

A cidade chama a atenção com suas antigas casas alemãs que ficam por toda a orla. E para quem gosta de praias, o destino tem algumas que são muito procuradas por turistas, ideais para conhecer durante o verão.

Desse modo, na cidade você pode conhecer o Museu Alemão, Reserva Florestal Winkler, Orla de Phillipi e muito mais. Aliás, você pode contratar um tour que passa pela cidade e outros destinos da região dos Lagos Andinos. Mas se preferir, você pode conhecer a encantadora Frutillar por conta própria e com calma.

6 – Bate e volta em Puerto Varas

Puerto Varas, Chile
Puerto Varas

Puerto Varas é uma cidade muito charmosa, localizada a apenas 20 km de Puerto Montt. O destino fica as margens do Lago Llanquihue e possui uma vista espetacular para o Vulcão Osorno. E as construções com arquitetura de influência europeia dão um charme a mais para Puerto Varas.

Portanto, Puerto Varas é um destino que transmite tranquilidade e encanta ao mesmo tempo. As lindas paisagens do lago com o vulcão ao fundo, sem dúvida, formam um cenário único.

A cidade também possui excelentes restaurantes e hotéis incríveis. E devido a sua proximidade com Puerto Montt, Puerto Varas é super recomendada como base para conhecer os atrativos dessa região, pois todas atrações que podem ser visitadas a partir de Puerto Montt também podem ser visitadas a partir de Puerto Varas. E o melhor, Puerto Varas é uma cidade bem charmosa e aconchegante, ideal para quem vai ficar mais tempo na dos Lagos Andinos (veja onde ficar em Perto Varas).

Onde ficar em Puerto Montt

Puerto Montt possui opções de hospedagens com excelentes preços, se comparada as cidades vizinha, como Puerto Varas. Portanto, usar a cidade como base para conhecer os pontos turísticos da região é uma ótima escolha para quem quer economizar na hospedagem.

E Puerto Montt é uma cidade bem grande, mas os principais atrativos ficam no centro. Portanto, recomendamos que você se hospede no centro ou em uma região próxima. Assim você não precisa gastar muito em transporte. E dependendo da localização escolhida, você pode até mesmo conhecer a cidade a pé.

Se o seu foco não é a economia, recomendamos que você fique em Puerto Varas, uma cidade bem próxima, porém bem mais aconchegante e bonita (veja Puerto Montt ou Puerto Varas: qual cidade se hospedar?)

Dicas rápidas de hospedagens em Puerto Montt:

  • Hotel Don Luis: localizado a apenas uma quadra do shopping Mall Paseo Costanera, o hotel 4 estrelas possui sauna, academia e restaurante.
  • Hotel Manquehue Puerto Montt: o hotel fica localizado a poucos minutos da orla em um charmoso edifício. Além disso, ele oferece espaços confortáveis, bar, restaurante e café da manhã.
  • Abba Presidente Suítes Puerto Montt: com excelente localização na orla, esse hotel oferece piscina aquecida, vista para a baia e café da manhã.
  • Ibis Puerto Montt: localizado na orla de Puerto Montt, o hotel oferece vista para a o mar, lounge e café da manhã.

*Salve no Pinterest para ler depois

Puerto Montt, Chile

Para ler a seguir: