O QUE FAZER NO CHILE: GUIA DE VIAGEM

 

Pensando em conhecer o Chile? Então, confira as nossas melhores dicas para visitar esse país incrível. Veja o que fazer no Chile, principais pontos turísticos, quando ir e mais.

O Chile é um dos países mais incríveis da América do Sul. Com uma infinidade de atrativos naturais, rica cultura e gastronomia incrível, as opções de o que fazer no Chile são muitas. 

Ele possui atrativos para todos os gostos. Desse modo, você pode conhecer deserto, praias, vulcões, termas, cidades históricas, cidades místicas e muitas trilhas incríveis. Ainda mais, esse é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros.

E além de toda a beleza do país, o baixo preço das passagens aéreas, saindo do Brasil, e as promoções, tornam o Chile ainda mais popular entre os brasileiros.

 

O que saber antes de ir para o Chile

Localização: localizado na América do Sul, o Chile é um país extenso que faz divisa com a Argentina, Bolívia e o Peru. Mas o Chile ainda é banhado pelo Oceano Pacífico e possui muitos atrativos naturais e culturais. (ver localização no mapa).

Idioma: o idioma oficial é o espanhol. Mas em muitos comércios, hotéis e agências de turismo você vai encontrar alguém que fala português ou inglês. Então, nas regiões mais turísticas é bem fácil se virar com português (ou portunhol).

Moeda: a moeda oficial do Chile é o Peso Chileno (CLP).

Fuso horário:

  • Santiago: -1 hora
  • Região de Magalhães: sem alterações do fuso horário
  • Ilha de Páscoa: -3 horas

Mas fique atento as alterações no fuso horário, devido ao horário de verão do país (ver fuso horário do Chile).

Clima: por ser um país extenso, no Chile a variação climática é grande. Então, o clima vai depender da localização e da época do ano.

  • Norte do Chile (Calama, Atacama e Antofagasta): frio intenso no inverno com temperaturas próximas ou abaixo de zero e possibilidade de neve em algumas regiões. Mas no verão as temperaturas ficam em torno de 25 °C.
  • Região Central (Santiago, Valparaíso e Vinã del Mar): estações bem definidas com o inverno muito frio e o verão muito quente. No verão, as temperaturas ficam em torno de 30 °C com a sensação térmica bem mais elevada. Contudo, no inverno a temperatura costuma ficar próxima a 0 ºC com ocorrência de nevascas em algumas regiões. 
  • Região Sul (Pucón, Puerto Varas, Torres del Paine): nessa região é basicamente frio durante todo o ano. Contudo, ela atinge um frio extremo no inverno. As temperaturas ficam ainda mais baixas quanto mais ao Sul. Assim, no inverno as nevascas e as temperaturas abaixo de 0 °C são muito comuns.

Tomadas e voltagem: as tomadas no Chile possuem 3 pinos redondos alinhados de forma reta, então, se os seus eletrônicos são de 2 pinos não é necessário adaptador. Mas para outros modelos de eletrônicos (como o de 3 pinos do Brasil) é necessário um adaptador. A voltagem no Chile é de 220v, portanto, fique atento para levar eletrônicos bivolt ou 220v.

Quando ir para o Chile

O que fazer no Chile

O Chile é um país com atrativos que podem ser visitados durante todo o ano. Assim, a melhor época para conhecer o Chile, depende da região a ser visitada e de quais atrativos você quer explorar. 

Melhor época para ver neve no Chile: para quem quer ver neve na Região Central (arredores de Santiago), a melhor época é o inverno, entre o final de junho até setembro.

Mas na região Sul é possível ver neve durante todo o ano. Contudo, no verão ela fica restrita aos pontos de maior altitude, como os vulcões e picos.

Melhor época para conhecer o Atacama: o Deserto do Atacama pode ser conhecido em qualquer época. Mas vale ressaltar que janeiro é o mês com maior probabilidade de chuva (mesmo que as chuvas não ocorrem com frequência na região).

E para quem quer combinar o Atacama com Salar de Uyuni, os melhores meses para conhecer o Salar são entre fevereiro e março, pois ele se encontra com espelhos de água e baixa probabilidade de chuvas.

Melhor época para conhecer a Patagônia Chilena: o verão é a melhor época para conhecer essa região, pois nesse período as temperaturas são mais agradáveis e os dias mais longos.

Além disso, a maioria das atividades dessa região são ao ar livre. Assim, no verão, a probabilidade das condições climáticas atrapalharem seus passeios é bem menor.

Melhor época para conhecer a Região de los Lagos: assim como na Patagônia, a melhor época para conhecer a Região de los Lagos é o verão. Nessa época, a ocorrência de chuvas é menor. Portanto, o clima é ideal para aproveitar as atividades ao ar livre, como o Trekking no Vulcão Villarrica ou explorar a Ilha de Chiloé.

O QUE FAZER NO CHILE

Principais experiências e pontos turísticos

Torres del Paine no Chile

Torres del Paine

Torres del Paine é um parque com paisagens cinematográficas, localizado no Sul do Chile, na região da Patagônia. Assim, o parque tem inúmeras trilhas, lagos, geleiras e rochas que formam paisagens naturais impressionantes.

Deserto do Atacama no Chile

Deserto do Atacama

Com inúmeros atrativos e passeios, esse é um dos destinos imperdíveis do Chile. Lagos de sal, vulcões, vales fascinantes, termas e observatório astronômico são alguns dos atrativos que você vai encontrar no deserto e certamente se encantar.

Vulcão Villarrica

O Vulcão Villarrica é a principal atração turística de Pucón. Então, se você ama trekking e aventura, subir esse vulcão ativo é um passeio imperdível. Além de toda a grandiosidade do vulcão, o local contempla paisagens deslumbrantes.

Puerto Varas

Puerto Varas é uma cidade encantadora, localizada às margens do Lago Llanquihue. Desse modo, a cidade composta por lindas casas com arquitetura alemã ainda possui vistas deslumbrantes para o lago e os vulcões Calbuco e Osorno.

Carreta Austral, Chile

Carretera Austral

Carretera Austral é um trajeto único na Patagônia Chilena com mais de 1000 km de estrada, que contempla incríveis belezas naturais do Chile. Aliás, o trajeto é perfeito para os amantes de natureza e de esportes radicais.

Ilha de Chiloé

Uma ilha mística, cheia de histórias, lendas e belezas naturais, localizada no sul do Chile. Com uma infinidade de igrejas impressionantes, palafitas, parques naturais, pinguins, arquitetura e uma cultura impressionante, ela é um destino encantador.

Santiago

Localizada em um vale cercado pela Cordilheira dos Andes, Santiago é a maior cidade do Chile e também a capital do país. Assim, a cidade conta com lindas paisagens, museus, parques, bons restaurantes e muitos outros atrativos culturais e históricos.

Valparaíso

Localizado próxima a Santiago, Valparaíso é um dos mais lindos balneários do Chile. Assim, o local se destaca por sua arquitetura com casas e escadarias coloridas, que expressam a arte e a cultura presente na cidade, e dão vida e alegria as colinas que compõem a paisagem local.

Esquiar em Santiago do Chile

Valle Nevado

Localizada próxima a Santiago, essa é uma das estações de esqui mais famosas do Chile. Desse modo, a estação de esqui possui excelente infra-estrutura com mais de 44 pistas, 15 teleféricos, bares, restaurantes, SPA, academia, piscina aquecida e escola de esqui.

Ilha de Páscoa

Localizada no Sul do Oceano Pacífico, região da Polinésia, a ilha vulcânica possui um mix de história e cultura fascinante. Assim, na Ilha de Páscoa você vai encontrar muitos Moais, enormes estátuas de pedras, além de vulcões, cavernas e praias.

Dicas imperdíveis de viagem para o Chile

O QUE FAZER NO CHILE

Guias de viagem

Pucón: guia de viagem completo

Passeios populares no chile

Planeje sua viagem pAra o Chile

Se você está planejando uma viagem para o Chile, além dos passeios e roteiros com o que fazer no país, ainda é necessário realizar as reservas de outros serviços para a sua viagem. Por isso, separamos os serviços de reserva que usamos sempre em nossas viagens pela América do Sul.