Aluguel de carro no Chile

Na hora de alugar um carro em outro país sempre surgem muitas dúvidas. Será que preciso de autorização para dirigir naquele país? Quais documentos eu preciso levar? Então se você está indo para o Chile e pretende alugar um carro para curtir melhor a sua viagem, nesse artigo vamos esclarecer sobre quais documentos é necessário para o aluguel de um carro no Chile. E claro vamos te dar umas diquinhas para você tornar sua viagem melhor.

Aliás, para realizar o aluguel de um carro no Chile e se aventurar pelas belas paisagens desse país tão lindo, não é necessário muitos documentos e o processo é bem tranquilo.

Em primeiro lugar, o aluguel de carro pode ser feito pela internet. Ou ainda diretamente em uma locadora no País. Mas convenhamos que a internet veio para facilitar nossa vida, e fazer sua reserva online vai ser bem menos trabalhoso.

Então, recomendamos que você alugue o carro pela internet e que realize a reserva com antecedência. Afinal, uma viagem bem planejada é tudo. E se as coisas já podem dar erradas quando você planeja com bastante antecedência a viagem, imagine se deixar tudo para cima da hora. A possibilidade de dar tudo errado é bem maior.

É claro que você poderá escolher uma locadora e ir direito nela para alugar seu carro. Mas fique ciente que ao chegar lá você pode não encontrar o modelo de carro que queria e ficar com um carro inferior, ou ter que pagar mais caro por um outro modelo, ou ainda  não encontrar nenhum modelo de carro disponível (é difícil, mas pode acontecer né). Assim,  ter que procurar outra locadora em cima da hora não será nada agradável. Então fica a dica, aluguel com antecedência é igual a menos dor de cabeça e preocupação.

O que é necessário para o aluguel de um carro no Chile?

Então vamos à parte importante, os documentos necessários para você fazer a retirada do carro na locadora. Sendo eles:

– Carteira Nacional de Habilitação do Brasil (CNH);

– Cartão de crédito;

– Passaporte ou outro documento com foto;

– Seu código de reserva do carro.

A Carteira Nacional de Habilitação deve ser válida e com foto. E claro, se você alugou um carro, ela deve ser de categoria B.

Aliás, não é necessário ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir), como é exigido em muitos países. No Chile basta a CNH e esta será válida por 03 meses, uma vez que a Lei Chilena permite ao turista dirigir naquele país com a habilitação brasileira.

Além da Carteira Nacional de Habilitação, eles podem exigir outro documento que poderá ser o passaporte, ou ainda a Carteira de Identidade. 

O cartão de crédito é exigido para a garantia de caução. Assim, seu cartão de crédito deverá um limite disponível equivalente ao valor da caução, uma vez que esse valor será bloqueado ao alugar o carro. É como se você tivesse feito uma compra, mas após entregar o carro, caso não tenha havido nenhum dano no veículo, esse limite é liberado. No nosso caso o limite foi liberado antes mesmo de entregarmos o carro. Como alugamos o carro por 13 dias, após uma semana o limite do cartão já estava disponível.

Mas lembre-se, esses foram os documentos exigidos da gente pela Localiza Rent a Car. Assim, eles podem ser diferentes dependendo da locadora que você alugar seu carro.

Em alguns casos pode ser solicitado que você apresente o PDI da imigração. Mas isso dependerá muito da locadora de veículos.

Dica: ao realizar a reserva do carro, já mande um e-mail para a locadora de veículos. E confirme toda a documentação necessária que você deverá apresentar no dia que pegar o carro. Visto que as locadoras poderão pedir algum documento bem específico e você deverá providenciar e levar no dia.

Outros requisitos para o aluguel  de carro carro no Chile

Além de toda a documentação que você deverá apresentar para alugar seu carro no Chile, você ainda deverá preencher alguns requisitos.

Em primeiro lugar, você precisa ter no mínimo 21 anos se quiser alugar um carro no Chile.

Ainda mais, além de ter no mínimo 21 anos é necessário que você possua a habilitação por no mínimo 02 anos. Afinal, dirigir em outro país requer um pouco mais de experiência.

Quanto  a Permissão Internacional para Dirigir, fique tranquilo, ela não é exigida no Chile. Então nenhuma locadora irá exigir de você esse documento.

Informações importantes para alugar um carro 

Ao alugar um carro, lembre-se que a diária dele é de 24 horas. Então, caso você ultrapasse esse limite será cobrada hora extra, com valor proporcional a diária do veículo por cada hora que ultrapassar.

Em casos de roubo, incêndio, furto ou colisão deverá ser registrado Boletim de Ocorrência (BO). Ou ainda, caso você não consiga registra esse BO, faça uma Declaração esclarecendo tudo o que aconteceu e procure uma Notaria (é o cartório no Chile) para registrá-la. Essa declaração terá a mesma validade de um Boletim de Ocorrência.

Aliás, tivemos que fazer essa declaração. Como bateram em nosso carro quando ele estava estacionado em uma via na cidade de Pucón, procuramos a Delegacia da cidade, mas os policiais falaram que ia demorar um pouco, até o BO ser registrado, uma vez que eles teriam que fazer uma investigação. No entanto, como estávamos com pressa, já que íamos embora da cidade no outro dia, eles aconselharam a gente a fazer essa declaração e registrá-la na Notaria e que ela teria a mesma validade de um BO registrado pelos policiais.

Ainda mais, na hora de realizar o aluguel de um carro, fique atento as opções adicionais de compra, pois algumas delas podem ser essenciais para sua viagem. Desse modo, as locadoras geralmente oferecem com um custo adicional diário, cadeira de bebê, GPS, bebê conforto e acento de elevação. 

Outro fator que merece sua atenção é o seguro para o aluguel de veículos. Alguns contratos já vem com um seguro básico, mas na hora de alugar o carro, existem algumas opções de seguro que podem ser contratadas a parte. 

Importância do Seguro para o aluguel de carro, tanto no Chile quanto em qualquer país

Sempre que alugar um carro fique atento ao seguros disponíveis, pois o seguro é de extrema importância para a tranquilidade de sua viagem. Afinal, mesmo que você vá dirigir com todo cuidado, os outros motoristas podem não ter o mesmo cuidado que você. Como aconteceu com a gente no Sul do Chile, onde estacionamos o carro na rua e alguém que não vimos, bateu nele. A colisão danificou o para-choque dianteiro do carro, então ainda tivemos que pagar uma caução bem alta. Mas caso não tivéssemos o seguro, certamente o concerto do carro sairia bem mais caro.

Existem vários tipos de seguros que oferecem diferentes coberturas. Geralmente a locadora inclui as coberturas mais básicas no aluguel do veículo. E assim, disponibiliza as coberturas mais complexas para serem contratadas à parte.

Não é obrigatório a contratação de um seguro à parte. Mas aconselhamos que você avalie os riscos de não contratar o seguro e os benefícios da contratação do mesmo. E desse modo, decidir o melhor para sua viagem. 

Confira nesse artigo tudo sobre a nossa viagem pelo sul do Chile de carro.

Tipos de Seguro para o aluguel de carro

CDW ou LDW

Este seguro geralmente é oferecido pelas locadoras junto com a tarifa de aluguel de carro. O CDW ou LDW é o seguro de proteção contra danos ao veículo. Ele possui cobertura contra roubo, perda total, furto, incêndio, danos e danos causados ao carro locado por colisões e acidentes. Porém, esse seguro não cobre danos a terceiros.

LI ou PAT

O LI ou PAT é o seguro que cobre danos a terceiros. Nesse caso, o seguro cobre qualquer dano que você venha a causar a outras pessoas, como bater no carro de alguém, ou até mesmo acidente com vítimas. O seguro cobre tanto danos materiais, quanto físicos. Assim, como no CDW ou LDW, caso precise usar o seguro, deverá ser pago o valor de franquia acordado no contrato.

PAE ou PEP/PEC

Este seguro cobre a perca de bens pessoais em caso de arrombamento do veículo. 

RSP

Este é o seguro de assistência ao veículo plus. Assim, ele te proporciona uma série de serviços de assistência, como guincho rápido e assistência 24h.

Seguro do cartão de crédito

Além dos seguros citados acima, você ainda pode usar o seguro do cartão de crédito. Desse modo, basta entrar em contato com a operadora de seu cartão de crédito para saber se você tem direito ao serviço, bem como esclarecer qual a cobertura do seguro oferecido.

Então, agora que você já está por dentro de tudo sobre aluguel de carro no Chile, é só reservar o seu carro e partir para explorar esse país lindo.

É claro que você tem várias opções de sites e locadoras para realizar o aluguel de seu carro no Chile online. Mas vamos te indicar um site que não tem erro, e que super recomendamos. Claro que estamos falando da Rentcar.

Na Rentcar você se livra do IOF e ainda pode pagar em até 12 vezes sem juros. Então basta clicar aqui e realizar o aluguel de seu carro no Chile.

Confira os  3 buscadores gratuitos que vão te ajudar a comprar passagens aéreas baratas.