PUCÓN: UM GUIA COM DICAS DO QUE FAZER, PASSEIOS, HOSPEDAGENS E MUITO MAIS

Atualizado em Dezembro , 2020

Confira as dicas do Elas Viajando sobre Pucón, uma cidade localizada ao Sul do Chile. Veja ainda a melhor época para conhecer a cidade, como chegar, onde comer, dicas de lazer e hospedagem.

PUCÓN: UM GUIA COM DICAS DO QUE FAZER
Pucón – Chile

Se você pretende viajar para o sul do Chile, não pode deixar de conhecer Pucón. Um destino imperdível, que reserva muitos atrativos e belezas para você aproveitar durante sua estadia na cidade.

A princípio, a cidade pode chamar a atenção apenas pelo famoso Vulcão Villarrica, um vulcão ainda ativo. Mas ela possui muitas outras atividades de ecoturismo para você fazer e se encantar.

Se preferir vá direto ao tópico desejado:

Sobre Pucón

PUCÓN CHILE

Localizada na região de La Araucanía, a 780 km ao sul de Santiago, Pucón atrai muitos turistas, devido as suas diversas atrações, muitas delas ao ar livre. Desse modo, a cidade possui um ambiente com vulcão, lagos, cachoeiras e parques.

Pucón ainda é conhecido pelo seu clima friozinho, sua arquitetura com casas de madeira, sua beleza, mas principalmente por ficar aos pés do famoso Vulcão Villarrica. E dependo da época em que você conhecer a cidade, poderá esquiar aos pés do vulcão.

Aliás, Pucón é uma cidade totalmente voltada para o turismo, oferecendo uma ótima infraestrutura. Sendo que ela é uma das cidades mais incríveis que conhecemos no sul Chile, pois além de ser uma cidade charmosa e calma, tem o vulcão como plano de fundo, aquele cenário impressionante.

Como o Vulcão Villarrica ainda é um vulcão ativo, na cidade você irá encontrar várias placas com rotas de fuga. Aliás, as sirenes (que principalmente são ouvidas no Centro da cidade) também indicam alguns acontecimentos, sendo eles:

  • 1. ao tocar 01 vez é porque é meio dia;
  • 2. ao tocar 02 vezes, teve algum acidente na estrada;
  • 3. ao tocar 05 vezes é alerta para evacuação, devido a alguma erupção no Vulcão Villarrica.

Mas se você está planejando uma viagem para Pucón, nem precisa ficar preocupado com o vulcão, pois ele é muito bem monitorado, até porque tem trekking subindo até o topo do vulcão.

Aliás, a última vez que teve uma erupção no Vulcão Villarrica foi em 2015, mas nem chegou a atingir a cidade. Inclusive, o instrutor que nos levou até o topo do vulcão contou que muito moradores pegaram uma cervejinha e foram assistir a erupção da porta de casa (não sei se é verdade, mas achamos os moradores de Pucón bem corajosos).

Quando ir à Pucón

Pucón – Vista do Vulcão Villarrica

Se você está indo para Pucón pela primeira vez, deve esta se perguntando qual a melhor época para conhecer a cidade. E já adiantamos, isso vai depender de qual atividade você quer aproveitar em Pucón, porque muitas atividades dependem de condições climáticas boas. Mas como a cidade é conhecida como “a capital do turismo de aventura”, você terá aventuras em Pucón o ano inteiro.

Sem dúvida, o verão será a época em que você poderá aproveitar uma quantidade maior de atrações. Durante essa época é raro chover na cidade, assim você poderá fazer trekking, ir à praia (sim já adiantamos que em Pucón tem praia e é super badalada), rafting e muitas outras atividades. Aliás, conhecemos a cidade no mês de fevereiro e foi uma ótima época.

Por outro lado, durante a primavera e outono, você poderá aproveitar a cidade em um clima mais friozinho. E se não acontecer nenhum evento climático que atrapalhe seus planos, poderá curtir as atrações com o florido da primavera ou as folhas caídas do outono. Se você ainda der sorte e tiver neve durante a primavera, poderá se aventurar no esqui ou snowboard.

No inverno, a principal atração é a estação de esqui que fica aos pés do Vulcão Villarrica. Aliás, no local você também poderá praticar snowboard. Contudo, muitas outras atividades não poderão ser aproveitadas já que é uma época em que a chuva é mais comum e muitas atividades dependem de condições climáticas boa, como subir até o topo do vulcão.

O que fazer em Pucón

Pelos spoilers já deu para notar que Pucón reserva muitas atrações para você aproveitar durante sua estadia. Cercada pelo Lago Villarrica, a cidade se torna muito atrativa para quem é amante da natureza e principalmente para quem adora praticar atividades ao ar livre.

Por isso indicamos que você fique na cidade no mínimo três dias, mas se der não hesite em ficar muito mais, pois atividades não irão faltar para você fazer em Pucón.

Então, vamos conhecer um pouquinho dessa cidade incrível?

Mas na hora de organizar sua viagem para o sul do Chile, contrate um seguro viagem e evite maiores problemas. Afinal, ninguém deseja ter a viagem de férias interrompida por perrengues. Veja então como contratar um seguro viagem barato.

1. Trekking no Vulcão Villarrica

A principal atração turística de Pucón fica por conta do Vulcão Villarrica. E como falamos anteriormente, ele é um vulcão ainda ativo que sempre atrai a atenção dos turistas.

Vulcão Villarrica
Vulcão Villarrica

Além de admirar o vulcão, visto da cidade, você também poderá subir os 2.800 metros e admirar a vista lá de cima, que é impressionante e surrel. Desse modo, a subida ao Villarrica é uma experiência incrível que recomendamos, valeu a pena cada passo que demos até chegar ao topo.

Contudo, o trekking no Vulcão Villarrica vai depender das condições climáticas, já que ele é um vulcão ainda ativo. Ainda mais, também é necessário que você contrate um guia para subir até o topo do vulcão. Clique aqui para saber tudinho como foi nosso trekking no Vulcão Villarrica.

2. Parque Nacional Huerquehue

 Parque Nacional Huerquehue - Pucón
Parque Nacional Huerquehue

Outra atração de Pucón é o Parque Nacional Huerquehue que possui 12.500 hectares, repleto de muita fauna e flora. Desse modo, o Parque que foi criado em 1967 é muito procurado por aventureiros.

Assim, no local você poderá fazer trilhas, que te levam até lagos e cachoeiras, envoltos a muita beleza natural.

Esse parque fica a 35 km de Pucón, então você poderá contratar um passeio nas agências de turismo da cidade, ou ir por conta própria, pois as trilhas são sinalizadas.

O parque possui as mais variadas trilhas, com níveis de dificuldade fácil, médio e difícil. Mas para entrar no Parque Nacional é necessário pagar uma taxa de 2.000 Pesos Chilenos.

3. Rafting em Pucón

Rafting em Pucón
Rafting em Pucón

E você já percebeu que em Pucón não irão faltar aventuras. Então, na cidade você também poderá fazer rafting, pois muitas agências de turismo oferecem esse passeio. E é claro que nós contratamos o nosso passeio para se aventurar um pouco mais, e essa na verdade foi a primeira atividade que fizemos na cidade.

Contratamos nosso passeio na Kayk Pucón e ele custou 13.000 Pesos Chilenos (fevereiro de 2018), sendo que nesse valor estava incluso fotos. Então, se você curte esportes aquáticos, o rafting em Pucón vale super a pena.

O rafting é feito no Rio Trancura e apesar de não ser inverno na cidade, a água do rio estava muito gelada, era cada grito que a gente dava quando se molhava.

Mas se você nunca fez rafting e quer fazer pela primeira vez em Pucón, não se preocupe pois é tranquilo, sendo que eles ainda fazem o rafting baixo e o alto. Assim, o baixo é mais tranquilo, feito para iniciantes, enquanto que o alto é para quem já é expert no esporte.

Se você vai praticar algum esporte durante a viagem é necessário contratar um seguro viagem específico para esportes. Então veja aqui como contratar um seguro viagem para esportes e evitar problemas durante sua viagem.

4. Termas de Pucón

E fazendo tantos esportes radicais na cidade, tem que ter aquele dia mais relax. Então, em Pucón, principalmente nos dias mais frios você poderá curtir as termas na cidade, as famosas piscinas de águas quentes e relaxantes.

Desse modo, as termas são piscinas naturais com águas vulcânicas, com temperaturas que variam entre 35º e 45ºC. Aliás, suas águas possuem diversos minerais que contribuem para o bem estar e relaxamento.

Termas Menetúe

Termas Menetúe - Pucón
Termas Menetúe

Conhecemos as Termas Menetúe, onde também funciona um SPA. Fomos nessas termas porque ao contratar o Trekking no Vulcão Villarrica, no valor do passeio estava incluso um dia de termas, nas Termas Menetúe.

As Termas Menetúe conta com 6 piscinas em ambientes diversos, ideal para relaxar depois de muitas atividades radicais. No local você ainda encontrará um restaurante, mas achamos a comida lá bem cara, além de não ser das melhores que comemos em Pucón.

Termas Geométricas

Termas Geométricas
Termas Geométricas – Pucón

Mas as termas mais famosa de Pucón é as Termas Geométricas. Infelizmente, como ficamos apenas 3 dias na cidade não deu tempo para conhecê-la.

As Termas Geométricas fica localizada a 80 km de Pucón e a entrada para o local custa entre 13.000 e 16.000 Pesos Chilenos.

Desse modo, as Termas Geométricas que fica no Parque Nacional Villarrica e foi projetada pelo arquiteto German Del Sol, possui um ambiente rústico, com uma pasarela de madeira, pintada de vermelho, envolta a muita natureza. Sem dúvida, um lugar bem interessante para conhecer em sua viagem à Pucón.

Já deu para notar que a maioria das atividades de Pucón, como são relacionadas a natureza ficam um pouco afastadas da cidade. Então, se você não contratar um passeio com uma agência de turismo, a melhor forma de conhecer a cidade será de carro. É claro que fizemos nossa viagem em Pucón de carro, aliás, foi uma Road trip pelo Sul do Chile. Para saber mais sobre nossa viagem, contamos tudinho no texto Viagem de Carro pelo Sul do Chile.

5. Passeio pelo Centro de Pucón

Pucón - Chile
Pucón – Chile

Apesar de Pucón ter muitos passeios afastados da cidade, tire um tempo para conhecer o Centro de Pucón.

Desse modo, não deixe de caminhar pela Av. O’higgins apreciando os detalhes das casas e estabelecimentos. E também ver o Vulcão Villarrica, já que de vários pontos da cidade você terá uma vista maravilhosa para essa atração.

No Centro de Pucón, não deixe de conhecer a Plaza de Armas, ela é a principal praça da cidade. Assim, a Praça convida a um passeio em meio as árvores e monumentos espalhados pelo local.

E se você tiver a fim de uma praia, poderá ir até a Playa Grande. Sim, em Pucón você encontrará até praia. Contudo, ela é uma praia de água doce e fica bem próximo ao Centro da cidade. Aliás, a areia da praia possui cor escura, devido a ação vulcânica. Quando conhecemos a praia, ela estava bem cheia e inclusive no local estava acontecendo algumas atrações com danças.

Então caminhe sem pressa pela cidade e desfrute de cada cantinho lindo que você encontrar.

Como chegar

Pucón
Pucón

O aeroporto mais próximo de Pucón fica em Temuco, o Aeropuerto La Araucanía (ZCO) sendo a melhor opção se seu destino for somente Pucón. Desse modo, Temuco fica a aproximadamente 676 km da capital Santiago e a 100 km de Pucón.

Assim, para chegar em Pucón você deverá pegar um voo até o aeroporto de Santiago e depois outro para Temuco. Aliás, no Chile você irá encontrar algumas companhias aéreas que possuem passagens bem em conta, sendo elas a Lan e Sky. Mas é necessário comprar com um pouco de antecedência. Mas de Temuco para Púcón, você poderá alugar um carro (que é a opção mais cômoda) ou utilizar ônibus, transfer ou táxi.

Aliás, algumas agências de viagem e hotéis de Temuco oferecem serviços de transfer até Pucón. Mas você também poderá contratar esse serviço no Aeroporto de Temuco.

Outra opção para chegar até Pucón é fazer o trajeto de Santiago até a cidade de ônibus. Essa é uma ótima opção para quem desejar economizar na viagem. Contudo, lembre-se que será uma viagem longa de aproximadamente 11 horas, sendo que de avião ela dura apenas 1 hora e 20 minutos.

Mas se você prefere uma viagem mais tranquila e principalmente se vai conhecer outras cidades poderá ir de carro, em uma viagem que dura em média 10 horas.

Em nossa viagem no Chile, optamos por viajar de carro e foi super tranquilo já que as estradas são ótimas, principalmente a Ruta 5, o acesso principal do Chile. Assim, alugamos um carro em Santiago e seguimos para Puert Montt, Puerto Varas, Chiloé e depois conhecemos Pucón. Se você está pensando em viajar de carro pelo Chile, veja quais documentos são necessários e dicas para uma viagem tranquila no Chile.

Vai conhecer o Chile de carro? Então veja como alugar um carro mais barato.

Onde ficar em Pucón

Como Pucón possui uma ótima infraestrutura para o turismo, você encontrará muitas opções de hotéis, pousadas, hostels e até casa para alugar.

Em nossa estadia na cidade ficamos hospedadas em um Hostel no Centro da cidade, contudo, nossa experiência no local não foi muito agradável. Então é claro não vamos indicar ele para os nossos leitores.

Mas se você vai viajar para Pucón, vamos indicar as melhores hospedagens na cidade segundo os leitores do site do Booking. Então agora vamos as melhores opções de hospedagens de Pucón.

Maki Hotel

Em primeiro lugar, se você não dispensa se hospedar em um hotel tem como opção em Pucón, o Maki Hotel. Desse modo, ele está localizado a 16 km de estação de esqui e possui um vista maravilhosa para o Vulcão Villarrica.

O hotel que dispõem de recepção 24 horas, possui acomodações com lounge compartilhado, estacionamento privativo, jardim, terraço, wi-fi, além de quartos família. Ainda mais, as acomodações possuem guarda-roupa, TV e banheiro privativo.

As diárias no Maki Hotal custam a partir de R$ 450,00 para quarto duplo, sendo que nesse preço está incluso buffet de café da manhã.

Clique aqui para saber mais informações sobre o Maki Hotel e fazer sua reserva.

Endereço: Rua Uruguay, 640, Pucón.

Mirador Los Volcanes Lodge e Boutuque

Quer ficar hospedado em meio à natureza? O Mirador Lós Volcanes é uma ótima opção. Desse modo, o local que fica localizado a 18 km de Pucón oferece cabanas completas com vistas para o Vulcão Villarrica.

Ainda mais, as cabanas são decoradas com móveis de madeira em estilo rústico, sendo que a cozinha possui micro-ondas e geladeira. Desse modo, o Mirador Los Volcanes conta com wi-fi e café da manhã. Clique aqui para fazer sua reserva no Mirador Los Volcanes.

As diárias das cabanas custam a partir de 810,00 no bangalô para 4 pessoas.

Endereço: Km 17.5, Camino Pucón, Carburgua, Pucón.

Hosta Muller

O Hostal Muller está localizado a apenas 450 metros do Centro de Pucón. Assim, o estabelecimento oferece uma cozinha de uso compartilhado, ideal para quem quer economizar na viagem.

Ainda mais, o Hostel Muller conta com quarto individual e compartilhado, além de sala de estar, wi-fi e café da manhã. Desse modo, as diárias no local custam a partir de R$ 150,00 reais para uma pessoa. Clique aqui para fazer sua reserva no Hostel Muller.

Endereço: Arauco, 560, Pucón.

 Luck’s Hostel

O Luck’s Hostel fica localizado a apenas 600 metros do Centro de Pucón. Desse modo, ele fica a 17 km do centro de esqui, da Cachoeira Ojos del Caburga e do Vulção Villarrica.

O hostel possui uma decoração rústica com quartos e banheiro compartilhado, bem como um quarto duplo com banheiro privativo. Desse modo, o local dispõe de área para churrasco, terraço, wi-fi gratuito, estacionamento e jardim. As diárias no Lucks Hostel custam a partir de R$ 100,00 e nesse valor está incluso o café da manhã. Clique aqui para fazer sua reserva no Luck’s Hostel.

Endereço: Colo Colo 111, Pucón.

Onde comer

O que fazer em Pucón

Por ser uma cidade pequena, não será necessário você sair pela cidade procurando por lugares para comer.

Desse modo, a maioria dos estabelecimentos ficam localizados na Avenida O’higgins. Contudo, você encontrará restaurantes, padarias e bares nas ruas laterais também. Mas a Avenida O’higgins é o centro comercial.

Como só ficamos na cidade 03 dias e no hostel em que ficamos hospedadas tinha cozinha, fizemos a maioria das refeições nele. Assim, preferimos comer fora somente à noite, pois saímos para curtir um pouco das noites de Pucón.

Apesar de ser uma cidade pequena, em Pucón você encontrará muitas opções de restaurantes, bares, cafés e até padarias mais simples para comer.

Dicas de lugares para comer

Em primeiro lugar, um cafezinho nunca falta em nossas viagens, sim amamos um café. Então, se você quiser tomar café, acompanhado de um delicioso doce pode ir até a Kuchenladen. Esse é um estabelecimento que vende tortas, chocolates, bolos, um verdadeiro espetáculo de doce. Assim, o Kuchenladen fica na Rua Fresia, 248.

Ama um chocolate? A Chocolateria Spezialitaten fica localizada na Rua Clemente Holzapfel. E para quem não vive sem um chocolate, por lá você encontrará chocolates maravilhosos. A chocolateria é pequena, mas tem uma diversidade de chocolates.

E ainda para os apaixonados por doce, o Churros O’le localizado na Rua Miguel Ansorena é conhecido e bem procurado pela sua grande variedade de churros. No local você vai encontrar sabores que vão desde o tradicional doce de leite ou nutella, até o churros de queijo cheddar. Aliás, no Churros O’le vende um delicioso chocolate quente, ideal para se aquecer nos dias mais frios de Pucón.

O Black Forest  também é uma ótima opção para quem procura um bar/restaurante. Localizado na Av. Bernardo O’Higgins, o restaurante possui um cardápio de dar água na boca, além de uma variedade de drinks e cerveja.

Mas se você está procurando um restaurante, lembre-se que a cidade possui inúmeras opções. Então, você poderá caminhar pela avenida e escolher dentre os muitos restaurantes, visto que a grande maioria ficam muito próximos.

Dica: a maioria dos bares e alguns restaurantes fazem promoções de happy hour, do tipo 2 drinks pelo preço de um, chopp pela metade do preço e outras promoções dessas que a gente ama. Então, nossa dica para quem quer economizar é que você prefira jantar ou beber nesses horários. O horário do happy hour geralmente começa as 19:00 horas, podendo se estender até as 10:00 horas, dependendo do bar e do dia da semana.

O que fazer a noite em Pucón

O que fazer em Pucón chile

Apesar de ser uma cidade pequena, achamos as noites em Pucón bem agitadas. Então, se você também ama curtir a vida noturna vai amar sua viagem para Pucón.

Desse modo, na cidade você encontrará opções de bares, restaurantes e claro, as baladinhas que não podem faltar.

Em Pucón, a princípio fomos conferir alguns bares e chegamos no Mama’s e Tapas. No dia em que fomos ele estava bem cheio, ficamos lá por algum tempo e por volta de 2 horas da madrugada, ele abriu uma porta no fundo do estabelecimento, era uma balada. Ficamos lá a noite inteira, nos acabando de dançar reaggaeton. O Mama’s e Tapas fica na Av. O’higgins, 581.

Outra opção para quem quer curtir a noite é o Ovo Lounge Pucón, uma balada que fica localizada na Rua Miguel Ansorena.

E para quem não quer virar a noite nas baladas, os barzinhos são uma boa opção, visto que a grande maioria dos bares ficam aberto até as 2:00 horas da manhã, dependendo do dia da semana (geralmente de quinta a sábado).

Também curtimos na cidade a festa de aniversário de Pucón, ela acontece no dia 27 de fevereiro e normalmente ocorrem shows gratuitos. Então se você vai para a cidade nessa época, poderá curtir esse evento. Veja aqui a programação do aniversário da cidade.

Por fim, se você esta a procura de uma cidade com um clima mais frio, cheias de atividades e atrações turísticas e com restaurantes e cafés incríveis. Pucón é uma ótima opção para sua viagem.

Para ler em seguida:

2 thoughts on “PUCÓN: UM GUIA COM DICAS DO QUE FAZER, PASSEIOS, HOSPEDAGENS E MUITO MAIS”

  1. Pucón é um dos meus sonhos no Chile.

    Já estive em Puerto Varas e amei o lugar, amei conhecer um Vulcão de perto, amei a atmosfera e imagino que Pucon seja tão gostosa quanto.

    Gostaria de ir em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip