Quem segue a gente no instagram (@elasviajando) sabe que fizemos uma viagem pelo Chile. Iniciamos nossa viagem em Santiago e depois fomos para o sul do Chile de carro, para explorar a Região dos Lagos. Em nosso roteiro, incluímos as cidades Puerto Montt e Puerto Varas. Elas ficam a aproximadamente 20 minutos de distância uma da outra. Assim, ficamos na dúvida em qual cidade nos hospedaríamos, Puerto Montt ou Puerto Varas, e em qual faríamos apenas um bate volta.

Então, nesse artigo vamos falar sobre as duas cidades, com a finalidade de ajudar você a fazer a melhor escolha de hospedagem para sua viagem a Região dos Lagos no Chile.

As cidades ficam localizadas na região de Los Lagos, no Chile. Assim, cada cidade possui encantos e características próprias.

Você sabia que um dos melhores jeitos de explorar o sul do Chile é alugando um carro, veja tudo sobre aluguel de carro no Chile, documentos necessários e dicas

Puerto Montt

Restaurante em Puerto Montt
Restaurante em Puerto Montt

É uma cidade um pouco grande, com shoppings, casas de câmbio, bares, restaurantes, feiras e aeroporto.

Mas não achamos a cidade muito atrativa, achamos um pouco desorganizada. E alguns pontos que eram para ser agradáveis como a orla da cidade, tinha um mau cheiro que impossibilitava curtir o local.

Além disso, todos os passeios que você quiser ficam fora da cidade, a maioria inclusive é para Puerto Varas e redondezas.

Por outro lado, a cidade é um pouco mais barata que Puerto Varas. Encontramos ótimos restaurantes, com preços maravilhosos.

A cidade também possui shoppings, com boas lojas e preços, ótimo para fazer compras. Para quem curti as lojas chilenas Paris e Falabella, vai amar fazer umas comprinhas por lá. Além do mais, a vida noturna em Puerto Montt é bem agitada com vários bares e balada para você se divertir.

Encontre aqui as melhores hospedagens em Puerto Montt

Puerto Varas

Vista do Lago Llanquiheu - Puerto Varas
Vista do Lago Llanquiheu – Puerto Varas

Por ser fundada pelos alemães em 1954, Puerto Varas possui um maravilhoso ar europeu, com pequenas casinhas de madeira, todas muito lindas e parecidas, um charme que encanta a qualquer turista.

Com uma natureza exuberante, a cidade chama a atenção por sua localização privilegiada e seus atrativos naturais.

A vista para o vulcões e o lago Llanquiheu são cartão postal da cidade e irão te encantar.

Mas toda a beleza não fica por aí. A cidade também possui uma gastronomia inigualável, com ótimos restaurantes, bares e sorveterias.

Além disso, os parques e praças da cidade também são um charme. O Parque Fhilipi é uma das atrações naturais da cidade. O parque é uma extensa área verde e fica praticamente dentro da cidade.

Puerto Varas é uma cidade muito bem cuidada e organizada, com ruas e praças sempre limpos. Os jardins e praças estão sempre cheios de canteiros com rosas de todas as cores, o que nos encantou muito. As rosas deixam a cidade ainda mais apaixonante.

Variedades de rosas pela cidade de Puerto Varas
Variedades de rosas pela cidade de Puerto Varas

Achamos a cidade super segura, então andamos a pé para conhecer todos os lugares e foi bem tranquilo. Por se uma cidade pequena você tem a vantagem de poder conhecê-la a pé.

Apesar de ser pequena, Puerto varas é uma cidade totalmente voltada para o turismo. Então como nem tudo são flores, todo esse charme e beleza da cidade tem um preço, o custo de vida em Puerto Varas é bem mais alto que em Puerto Montt.

Encontre aqui as melhores hospedagens em Puerto Varas

Qual cidade ficar, Puerto Montt ou Puerto Varas?

Em nossa viagem, nos hospedamos pelo Airbnb. E claro as opções que encontramos em Puerto Montt, foram bem mais baratas do que as que pesquisamos em Puerto Varas.

Como queríamos economizar, optamos por ficar em Puerto Montt mesmo.

Mas a cidade de Puerto Varas, no quesito de beleza, nos encantou bem mais que Puerto Montt.

Assim, se você procura por um local mais barato, ou por uma cidade um pouco maior e que seja bom para fazer compras, Puerto Montt é o lugar.

Contudo, se você procura um lugar charmoso, calmo, organizado e com paisagens e casas incríveis, sua escolha deve ser Puerto Varas.

Confessamos que quando conhecemos Puerto Varas, nos arrependemos um pouco de ter escolhido Puerto Montt para se hospedar. Não que Puerto Montt não tenha seus encantos e belezas, mas Puerto Varas roubou nosso coração com todo seu charme, suas casinhas lindas e a vista incrível do lago e do vulcão.


Veja mais: