Puerto Varas é uma das cidades mais apaixonantes do Chile (veja o que fazer no Chile). O destino é aquele lugar que transmite tranquilidade e encanta ao mesmo tempo. E se prepare, porque não vai faltar opções do que fazer em Puerto Varas para você se divertir muito na viagem.

Então, se você está planejando uma viagem para explorar um pouco do Sul do Chile, veja nesse artigo os pontos turísticos, onde ficar, onde comer, passeios e muito mais dicas imperdíveis de Puerto Varas.

Sobre Puerto Varas

Puerto Varas
Puerto Varas no Chile

A aproximadamente 1.000 km ao sul de Santiago, você vai encontrar Puerto Varas, uma cidade que fica na região dos Lagos e que, sem dúvida, vale uma viagem para conhecer suas atrações. Aliás, conhecer a região dos Lagos de carro vale muito a pena. E foi o que fizemos para explorar um pouquinho do Chile.

À medida que você vai se afastando da Capital Santiago, o cenário também vai mudando. Os grandes prédios são substituídos por montanhas que deixam o visual impressionante. Sem falar nas paisagens que deixam tudo ainda mais lindo. 

Conhecemos Puerto Varas durante o mês de fevereiro. E ao chegar no local nos deparamos com um céu azul, uma cidade bem charmosa com casinhas em estilo europeu, um imenso lago azul que ao fundo se confunde com o céu e como plano de fundo no alto de montanhas dois vulcões, impossível não se apaixonar pelo lugar. O clima estava um pouco frio, mas ao longo do dia foi esquentando. 

A cidade ainda é um destino ideal para viagem a dois. Mas se você não tiver um parceiro para viajar, faça igual a gente, junta os amigos e partiu conhecer o Sul do Chile. Veja como foi nossa viagem de carro pelo sul do Chile.

Puerto Varas, que também é conhecido como Cidade das Rosas, foi colonizada pelos alemães. Então, você pode ver essa influência na cultura e culinária da cidade.

Veja também: Puerto Varas, no Chile – uma cidade apaixonante.

Quando ir para Puerto Varas

Como chegar em Puerto Varas
Puerto Varas

Como falamos anteriormente, nós conhecemos Puerto Varas durante o mês de fevereiro e o clima estava incrivelmente maravilhoso. A noite esfriava mais, então dava para curtir o friozinho. Mas os dias eram ensolarados, ideais para quem quer fazer passeios ao ar livre.

Puerto Varas tem as estações bem definidas. Então, a melhor época para conhecer o destino também vai depender das atrações que você quer curtir na cidade ou se quer pegar os melhores preços na baixa temporada.

  • Verão em Puerto Varas (dezembro a março): nesse período é alta temporada em Puerto Varas. Mas devido ao clima, essa é uma ótima época para quem quer explorar a cidade. Durante o verão, você pode conhecer lagos, cachoeiras, fazer trilhas e outras atividades ao ar ivre.
  • Outono em Puerto Varas (março a junho): durante o outono pode chover na cidade, mas você vai conseguir preços menores, já que é baixa temporada. No outono, a temperatura cai um pouquinho, mas você consegue fazer todas as atividades ao ar livre. 
  • Inverno em Puerto Varas (junho a setembro): viajar no inverno é ideal para quem quer curtir a neve. Contudo, essa é uma época que chove bastante na cidade. Assim, durante esse período você pode aproveitar para esquiar ou praticar outros esportes na neve. Mas no inverno, muitos passeios ao ar livre não são recomendados para fazer.
  • Primavera em Puerto Varas (setembro a dezembro): na primavera, as temperaturas começam a subir, mas em setembro ainda é possível pegar neve. Durante a primavera também é possível fazer passeios ao ar livre e pegar boas promoções em Puerto Varas.

Veja também: 8 países incríveis para viajar sem passaporte.

Como chegar em Puerto Varas

Como chegar em Puerto Varas
Puerto Varas

Puerto Varas fica localizado ao sul do Chile, mais precisamente a 1.000 km da Capital Santiago. Então para chegar ao destino, primeiramente você deve chegar a Santiago.

Após chegar em Santiago, você pode escolher entre carro, avião ou ônibus para terminar a viagem até Puerto Varas. Nós fizemos o trajeto de carro, e apesar dos perrengues, super recomendamos que você faça essa Road Trip. 

Eu sei que é um longo caminho a percorrer e ficar aproximadamente 12 horas na estrada é muito tempo, mas vale a pena explorar o Sul do Chile de carro. 

Em primeiro lugar, você pode ir apreciando as paisagens pelo caminho. E, aliás, tem muitas paisagens lindas. Então vá sem pressa. E se necessário, pare em uma cidade no meio do caminho para dormir ou até passar um dia. Não tenha pressa para chegar em Puerto Varas. 

Além disso, as estradas no Chile são perfeitas para uma Road Trip. Toda a Ruta 7 (a via que corta Santiago) tem via dupla e é praticamente em linha reta, então é ótima para andar. Até nós, que não somos as melhores motoristas, não tivemos dificuldades para dirigir no Chile.

Então, se você está pensando em fazer esse trajeto de carro, recomendamos que leia o nosso texto viagem de carro no Chile com dicas, experiência, preços e muitos mais. Ah, veja também os documentos necessários para alugar um carro no Chile.

Para quem não gosta de pegar muitas horas de estrada e não quer dirigir, o avião é a melhor opção para ir de Santiago a Puerto Varas. Mas o aeroporto mais próximo do destino fica em Puerto Montt, uma cidade vizinha de Puerto Varas. 

Dicas importantes:

  • A melhor forma de se locomover na região dos Lagos Andinos é de carro. Então mesmo indo de avião até Puerto Montt, recomendamos que você alugue um carro para chegar a Puerto Varas e conhecer toda a região. O trajeto entre as duas cidades leva aproximadamente 30 minutos. Veja como alugar um carro mais barato.
  • Você vai encontrar bons preços de passagens de avião de Santiago a Puerto Montt. Aliás, a LATAM e a Sky Airlines são as empresas que oferecem os melhores preços.

Veja também: Melhores sites e dicas para encontrar passagem aérea barata.

Onde ficar em Puerto Varas

Onde ficar em Puerto Varas
Hotel Cumbres | Foto: divulgação booking.com

A Cidade das Rosas e influência alemã, sem dúvida, merece uma hospedagem bem incrível. E por ser uma cidade turística, você vai encontrar muitas opções de onde ficar em Puerto Varas

Desse modo, em Puerto Varas você vai encontrar hotéis incríveis e que oferecem uma ótima infraestrutura turística, além de casas para temporada. E se você quer curtir a cidade à noite, prefira ficar hospedado próximo ao centrinho da cidade.

Dicas rápidas das melhores hospedagens:

  • Hotel Cumbres Puerto Varas: com vista panorâmica para o Lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco, o hotel tem sauna, SPA, academia, bar e muito mais.
  • Dein Haus Hotel y Departamentos: o hotel que tem uma piscina sazonal ao ar livre oferece café da manhã, transfer, estacionamento e Wi-fi gratuitos.
  • Gran Hotel Germania: localizado a 800 metros do centro de Puerto Varas, o hotel oferece transfer, recepção 24 hrs, serviço de bagagem gratuito e muito mais.
  • Radisson Hotel Puerto Varas: com vista panorâmica para o Lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco, o hotel com acomodações luxuosas tem SPA, bar, academia, piscina e mais.
  • Hotel Cabaña Del Lago Puerto Varas: com acomodações modernas, o hotel tem vista para o Lago Llanquihue e oferece bar, piscina, estacionamento e Wi-fi gratuitos. Ele ainda aluga bicicletas.
  • Enjoy Puerto Varas: o hotel oferece piscina, SPA, estacionamento gratuito, academia, sauna, banheira de hidromassagem e muito mais. 

Mas lembre-se que o verão é alta temporada na cidade, e nessa época também não há promoções de hospedagens. Então, se você vai viajar nesse período, faça a sua reserva com bastante antecedência.

Quantos dias ficar 

Vista do Museu Pablo Fierro

Puerto Varas é uma cidade surpreendente e com muitas atrações para serem exploradas, principalmente durante o verão, quando é possível fazer os passeios ao ar livre. 

Então, mesmo que você tenha muitos dias disponíveis para ficar na cidade, o seu roteiro de viagem vai ficar preenchido.

Contudo, recomendamos que você também conheça outras cidades dos Lagos Andinos durante a viagem, porque a região tem lugares simplesmente encantadores.

Por isso, recomendamos que você fique em Puerto Varas de 3 a 7 dias. Isso é suficiente para fazer os principais passeios e conhecer todo o charme da Cidade das Rosas.

O que fazer em Puerto Varas

Mas Puerto Varas reserva muitas atrações para você conhecer e se encantar. Aliás, passeios não vão faltar na cidade. E algumas atrações de Puerto Varas somente são possíveis conhecer por meio dos passeios turísticos, onde um guia vai te levar até o local e explicar um pouco sobre a região ou ponto turístico.

Então, para você organizar um roteiro incrível, separamos as principais atrações de Puerto Varas e também os melhores passeios. E se prepare, porque tem muitos pontos turísticos interessantes e curiosos para você conhecer.

1.  Centro de Puerto Varas

Arquitetura em Puerto Varas

Conhecer o Centro de Puerto Varas é um dos primeiros passeios que você deve fazer na cidade. Caminhe sem pressa e conheça cada detalhe do destino, que é simplesmente encantador.

Durante esse passeio você vai ver a arquitetura, cultura e a linda cidade. Jardins cheios de rosas e casas em estilo europeu são alguns dos detalhes que você pode conferir durante o passeio. Aproveite e pare em alguma sorveteria para provar as delícias do lugar. 

Ah, não economize na caminhada. Caminhe pela Avenida Costanera apreciando a bela paisagem do Lago Llanquihue. Conheça também a Praça de Las Armas e a Muelle Piedra Plein, que fica no local. 

2. Lago Llanquihue

Lago Llanquihue em Puerto Varas
Lago Llanquihue | Foto: Jeffrey Eisen via Unsplash

O Lago Llanquihue é uma das principais atrações de Puerto Varas, sendo também o maior lago da região. Aliás, a cidade é banhada pelo Lago, então, essa atração sempre vai estar presente em sua viagem e servir como plano de fundo nas fotos.

Mas o lago é tão grande que Frutillar, Llanquihue, Puerto Octay e outras cidades estão em suas margens. Além dessas cidades, ao longo do lago você vai encontrar 6 vulcões, o Calbuco, Casablanca, Osorno, Pontiagudo, Puyehue e Yates. Mas nem todos ficam na região de Puerto Varas. Apenas Osorno e Calbuco ficam em Puerto Varas e são dois passeios bem interessantes para fazer na cidade.

3. Museu Pablo Fierro 

O que fazer em Puerto Varas
Museu Pablo Fierro 

Para quem gosta de museus, o Museu Pablo Fierro não pode faltar no roteiro. Logo que você chegar na cidade vai notar o museu, pois ele fica na Avenida Costanera de frente para o Lago Llanquihue. E o melhor, a entrada é gratuita.

O museu fica em uma casa com detalhes impressionantes. E de fora você já vai notar toda a beleza do local. Ao entrar no museu, que tem a intenção de preservar a história da região, tudo chama a atenção. E ele é dividido em vários espaços, onde você vai encontrar uma variedade de fotografias, pinturas e muitas coisas antigas.

O mais interessante do museu é que ele foge às regras dos demais museus, onde tudo é arrumadinho. Na verdade, os objetos no local são bem bagunçados, mas é muito interessante.

Se atente ao horário de funcionamento. Mas não se assuste se chegar no local e ele estiver fechado. Nesse caso, volte mais tarde, mas não deixe de visitar.

4. Cerro Monte Calvário

Para quem busca uma vista panorâmica de Puerto Varas, o Cerro Monte Calvário é uma atração imperdível. O cerro fica em um ponto mais alto da cidade, mas dá para chegar caminhando.

Ao longo do trajeto você pode admirar várias igrejas. E bem no alto do Cerro Monte Calvário fica um altar, que atrai muitos fiéis. Mas do local você pode conferir uma bela vista de Puerto Varas.

5. Princesa Licarayén

Puerto Montt ou Puerto Varas
Princesa Licarayén

Às margens do Lago Llanquihue, você vai encontrar a estátua Princesa Licarayén. A obra do artista Rodrigo Fernández é inspirada na Lenda do Licarayén, sobre uma virgem que foi sacrificada para apaziguar as chamas dos vulcões Osorno e Calbuco.

Para quem quer conhecer a atração, a estátua fica no Mirador La Puntilla, sendo que do local ainda se tem uma vista privilegiada para a região, inclusive os vulcões. Vale passar pelo Mirador para conferir a estátua e a bela vista.

Veja também: Lista de viagem – um checklist com tudo que não pode faltar na mala.

Melhores passeios de Puerto Varas 

1. Puerto Montt

Puerto Montt

Essa é uma cidade bem próxima de Puerto Varas. Localizada em frente ao Seno Reloncaví, Puerto Montt é a capital da Região dos Lagos e fica a aproximadamente 30 minutos de carro de Puerto Varas. Aliás, é em Puerto Montt que está o Aeroporto, caso você vá para o Sul do Chile de avião.

Puerto Montt tem tudo o que você pode precisar na viagem como shopping, casas de câmbio, aeroporto, lojas, restaurantes, bares  e muito mais. Então, se você vai viajar para Puerto Varas, vale dar um passeio em Puerto Montt. Mas não recomendamos se hospedar na cidade.

Você pode contratar o tour que passa por Puerto Montt e Puerto Varas. Mas alguns passeios ainda passam por outras cidades, como Frutillar.

Se preferir, e claro, estiver de carro, você pode fazer o tour por conta própria. Mas sinceramente não recomendamos, pois vai ser um passeio bem simples. A não ser que você escolha um restaurante bem interessante para desfrutar em Puerto Montt e combine outra atração para conhecer no mesmo dia.

Veja também: Puerto Montt ou Puerto Varas: qual cidade se hospedar?

2. Frutillar

Frutillar
Frutillar | Foto: Hector Ramon Perez via Unsplash

Mais um passeio incrível para fazer é conhecer Frutillar, um destino encantador que fica a aproximadamente 30 km de Puerto Varas. E como a cidade é cheia de encantos, um passeio pelo local não pode faltar durante a sua viagem para os Lagos Andinos.

A cidade chama a atenção com suas antigas casas alemãs que ficam por toda a orla. E para quem gosta de praias, o destino tem algumas que são muito procuradas por turistas, ideais para conhecer durante o verão.

Desse modo, na cidade você pode conhecer o Museu Alemão, Reserva Florestal Winkler, Orla de Phillipi e muito mais. Aliás, você pode contratar um tour que passa pela cidade e outros destinos da região dos Lagos Andinos. Mas se preferir, você pode conhecer a encantadora cidade por conta própria e com calma.

3. Saltos de Petrohué

Saltos de Petrohué | Foto: Julia Goralski via Unsplash

E claro, lugares bem natureza não vão faltar em Puerto Varas. E uma das atrações mais procuradas no destino é os Saltos de Petrohué, que sem dúvida é um passeio imperdível para você fazer na viagem.

Saltos de Petrohué são várias cachoeiras que você pode conhecer ao longo do Rio de Petrohué. As trilhas de fácil acesso e bem sinalizadas passam por passarelas e mirantes incríveis. E devido o fácil acesso, você pode fazer o passeio por conta própria. 

Mas recomendamos que você contrate o passeio com uma agência de turismo, pois na ocasião eles combinam os Saltos de Petrohué com outros atrativos de Puerto Vara, que são bem interessantes para conhecer.

Aliás, no Rio de Petrohué você ainda pode praticar alguns esportes de aventura como Rafting, Kayak e Ducky. Diversão não vai faltar no local.

4. Vulcão Osorno

Vulcão Osorno
Vulcão Osorno | Foto: Trevor Vannoy via Unsplash

O Vulcão Osorno com o Vulcão Calbuco e Lago Llanquihue são algumas das principais atrações de Puerto Varas. Aliás, o Vulcão Osorno também é chamado Hueñauca, que na língua Mapudungun quer dizer perigo nas alturas. Desse modo, o vulcão fica a 68 km de Puerto Varas e é uma atração muito procurada pelos turístas.

O topo do vulcão tem neve durante todo o ano. Então, se você quer ver neve, mesmo durante o verão, esse é um passeio imperdível.

Para chegar até a base do vulcão, onde fica o Vulcão Osorno Centro de Ski e Montanha, você pode ir de carro ou contratar um passeio. Depois, você deve comprar o ticket para subir de teleférico até o topo do vulcão.

É necessário comprar dois bilhetes, pois são dois teleféricos diferentes até o topo. Mas o passeio vale a pena. Além de subir até o topo do vulcão, você pode se divertir um pouco na estação de Ski.

5. Parque Philippi

Parque Philippi
Vista do Parque Philippi

O Parque Philippi fica bem próximo do Centro de Puerto Varas. Então esse é um passeio bem tranquilo para fazer. O parque foi construído em homenagem ao cientista e botânico alemão Bernardo Philippi.

No ponto mais alto do parque fica a “Cruz Monumental” e de lá você tem uma vista panorâmica da cidade. É possível subir o parque a pé ou de carro.

Em Puerto Varas você vai encontrar muitas outras atrações e passeios como o Lago Todos Los Santos, Isla Loreley, Museo Antonio Felmer, Vulcão Calbuco, Laguna Verde e muito mais.

Veja também: 5 dicas para contratar seus seguro viagem.

Onde comer em Puerto Varas

Onde comer em Puerto Varas
Centro de Puerto Varas

E claro, ter uma boa experiência gastronômica, sempre deixa qualquer viagem ainda melhor. Afinal, vivenciar um destino também inclui experimentar a culinária local.

E em Puerto varas você vai encontrar ótimos restaurantes, cafés, sorveterias e bares. Opções para você ter uma experiência incrível não vão faltar.

E como a cultura alemã é marcante na cidade, você ainda pode desfrutar da culinária alemã em muitos estabelecimentos.

Por isso, separamos algumas dicas de onde comer em Puerto Varas para você se deliciar durante a sua viagem. 

  • La Olla: um dos restaurantes mais famosos de Puerto Varas. Ele fica em um casarão antigo com arquitetura alemã e traz pratos chilenos, em especial, peixes e frutos-do-mar.
  • La Marca: com ambiente agradável, o restaurante é ideal para quem busca pratos com carne. 
  • Cassis Chocolates & Cafe: além de ser um café com uma variedade de produtos, o estabelecimento oferece almoço e jantar.

Faça um passeio pelo centro da cidade e conheça os estabelecimentos com calma para escolher um lugar bem interessante para comer. 

Além de Frutillar e Puerto Montt, na sua viagem pelos Lagos Andinos conheça Pucón e a misteriosa Ilha de Chiloé.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Puerto Varas no Chile

Para ler em seguida: