Buenos Aires possui muitos atrativos e pontos turísticos que agradam todos os gostos. E dentre os pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires estão seus incríveis museus.

A capital portenha abriga uma infinidade de museus que preservam e divulgam as mais variadas expressões artísticas, assim como, a história de Buenos Aires e da Argentina.

Portanto, se você é um amante de arte, cultura e história, os museus de Buenos Aires não podem ficar de fora do seu roteiro. E para a sua viagem, confira também as nossas dicas de melhores passeios em Buenos Aires para curtir ainda mais o destino.

Museus em Buenos Aires

Mas com tantos museus espalhados pela cidade, fica até difícil decidir quais visitar durante a viagem. Por isso, separamos uma lista com os principais museus para conhecer em Buenos Aires.

1. Museu Nacional de Belas Artes

Museus em Buenos Aires
Meseu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires

O Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires (Museo Nacional de Bellas Artes) é um dos mais importantes da América Latina. Desse modo, ele possui a maior coleção de arte nacional da Argentina.

Localizado no bairro Recoleta, o museu fica em frente a Faculdade de Direito e bem próximo  a Floralis Genérica, sendo um passeio imperdível. Então, a atração não pode ficar de fora do roteiro de Buenos Aires, principalmente se você gosta de arte e cultura.

Mas o museu atualmente conta com um acervo permanente riquíssimo, possuindo várias obras de artistas nacionais e internacionais renomados. Assim, no museu você vai encontrar obras de artistas como Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Picasso e Degas.

  • Endereço: Av. Del Libertador 1473, CABA, Argentina (ver no mapa).
  • Entrada: 200 Pesos Argentinos. Contudo, as terças, a entrada é gratuita.
  • Horário: terça a sexta, das 11h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 20h. Mas ele fica fechado as segundas.
  • Site oficial: bellasartes.gob.ar

2. Museu de Arte Latinoamericano – MALBA

MALBA em Buenos Aires
MALBA | Foto: Milla Museos via wikicommons

Localizado no bairro Palermo em Buenos Aires, próximo ao Jardim Japonês e aos Bosques de Palermo, o Museu de Arte Latinoamericano – MALBA também é um dos mais importantes de Buenos Aires e da América Latina.

Assim, o MALBA  é um espaço cultural com o acervo permanente cheio de obras incríveis. Desse modo, no local você pode conferir pelo menos 400 obras de importantes artistas Latino-Americanos.

Portanto, o museu tem obras de grandes artistas como Frida Kahlo, Roberto Matta, Diego Rivera, Joaquín Torres-García, Antonio Berni, Jorge de la Vega, Tarsila do Amaral, Pedro Figari, Lygia Clark e Guillermo Kuitca.

Além disso, no MALBA é feita exposições temporárias de vários tipos e com artistas de todo o mundo. Mas você também pode ver amostras de arte contemporânea Argentina e Latino-americana.

  • Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415, C1425 CLA, Buenos Aires (ver no mapa).
  • Entrada: quinta a segunda e feriados: ARS 280. As quartas-feiras o valor é ARS 140.
  • Horário: de quinta a segunda e feriados, das 12h às 20h, e quarta das 12h às 21h. Contudo, ele fica fechado as terças-feiras.
  • Site oficial: www.malba.org.ar

3. Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional de Buenos Aires
Museu Histórico Nacional | ©Herbert Brant – Pixabay

Localizado no tradicional e charmoso bairro San Telmo, esse museu fica em um edifício histórico e sua coleção possui grande valor histórico.

O Museu Histórico Nacional preserva e propaga a história e memória da Argentina. Assim, as exposições do local exploram os diferentes momentos históricos que o país viveu, desde a cultura dos povos originais, o período colonial, a Revolução de Maio e outros momentos importantes da Argentina.

Além de pinturas, no Museu você vai encontrar objetos e documentos históricos. Por isso, o museu que fica no Parque Lezama é um passeio imperdível para os amantes de história.

4. Museu Histórico do Cabildo e da Revolução de Maio

Museus em Buenos Aires
Cabildo em Buenos Aires

Cabildo de Buenos Aires ou Museu Histórico do Cabildo e da Revolução de Maio fica localizado na Plaza de MayoCentro de Buenos Aires. Desse modo, o museu, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana são os edifícios históricos mais visitados no entorno da praça.

O Cabildo foi o primeiro monumento de Buenos Aires. Assim, o local que foi palco da Revolução de Maio é um marco do início da construção da Argentina e um edifício muito representativo, sendo também um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.

Durante a visita ao museu, é possível conhecer várias salas do edifício. E em suas exposições são usados recursos tecnológicos contemporâneos para deixar a experiência com o local e o contato com a história do museu e da Argentina ainda mais interativa. Assim, o acervo e as exposições do museu te transportam para o período colonial e o processo revolucionário da cidade.

Suas exposições contam com muitos objetos de grande valor histórico. Então, brasões, armas, pertences dos membros do Primeiro Conselho da Argentina, documentos, objetos e pinturas do século XVII e XX são expostas no museu.

  • Endereço: Plaza de Mayo, Bolívar 65/ Hipolito Yrigoyen 511, C1066, CABA (ver no mapa).
  • Entrada: gratuita.
  • Horário: terça, quarta e sexta das 10h30mim às 17h; quinta das 10h30min às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h30mim às 18h.
  • Site oficial: cabildonacional.cultura.gob.ar

5. Museu Evita

MUSEU EVITA
Museu Evita| Foto: Ashanterius via Wikicommons

Museu Evita fica localizado no bairro Palermo e é uma atração imperdível para quem deseja ficar por dentro da história de Buenos Aires. Desse modo, o museu mostra, através das exposições, as diferentes fases da vida de Eva Perón, uma importante figura na história da Argentina.

O museu foi inaugurado em  2002, no 50° aniversário do falecimento de Evita Perón e traz em suas exposições o trabalho e a vida de Evita.

Desse modo, no museu você pode conhecer e compreender uma parte importante da história da Argentina. Ainda mais, o local possui roupas, objetos pessoais, material gráfico, memórias familiares, decorações e elementos que lembram os diferentes momentos da vida de Evita.

  • Endereço: Lafinur 2988 – C1425 CABA (ver no mapa).
  • Horário: aberto das 11h às 19h. Mas ele fica fechado às segundas.
  • Site oficial: museoevita.org.ar

6. Museu de Arte Moderna de Buenos Aires

Museu de Arte Moderna de Buenos Aires
Museu de Arte Moderna de Buenos Aires

Esse museu fica localizado no bairro San Telmo em uma construção inglesa com estrutura de ferro e tijolos aparentes, datada do século XIX. Mas antes de funcionar como museu, em 1989, o edifício abrigava uma tabacaria.

Assim, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires possui um acervo permanente composto por obras contemporâneas de diversos artistas argentinos, das décadas de 40 a 60. Ainda mais, o museu abriga obras de renomados artistas internacionais, como  Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse e outros.

  • Endereço: Av. San Juan 350, San Telmo, Buenos Aires – C1147AAO (ver no mapa).
  • Entrada: a partir de ARS 250,00 para estrangeiros. Entrada gratuita as quartas.
  • Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Fechado as terças.
  • Site oficial: museomoderno.org.

7. Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires – MACBA

 Museu  de Arte Contemporânea de Buenos Aires
Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires

Por fim, o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires fica localizado no bairro San Telmo ao lado do Museu de Arte Moderna. Fundado em 2012, ele tem o objetivo de divulgar as tendências de artes mais atuais.

O museu conta com exposições que exploram as novas linguagens visuais e as tendências artísticas nacionais e internacionais. Então, para os amantes de arte contemporânea esse é um ótimo museu para incluir no roteiro de Buenos Aires.

  • Endereço: Av. San Juan 328, San Telmo, Buenos Aires – C1147AAO (ver no mapa).
  • Entrada: ARS 200.
  • Horário: segunda a sexta, das 12h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Mas ele fica fechado as terças.
  • Site oficial: museomacba.org

*Salve no pinterest para ler depois

Museus em Buenos Aires

Dicas imperdíveis para curtir Buenos Aires