Se você ainda não conhece o Espírito Santo, precisa planejar uma viagem para esse estado incrível. E dentre tantas cidades maravilhosas, Guarapari é um dos destinos queridinhos dos turistas. E opções de o que fazer em Guarapari não faltam. 

Guarapari é uma cidade litorânea que fica a 60 km do Aeroporto de Vitória. O destino tem praias maravilhosas, parques, trilhas, passeios e muito mais para você curtir uma viagem muito especial pelo litoral do Espírito Santo

Já perdemos as contas de quantas vezes fomos a Guarapari, e mesmo assim, tem algumas atrações que não conhecemos, principalmente algumas praias. Por isso, a cidade está na nossa lista do top 10 melhores lugares para conhecer no ES.

Mas fique tranquilo, independente do seu estilo de viagem, Guarapari tem atrações para todos os gostos. Preparado para conhecer as atrações de Guarapari (ES)? Então simbora embarcar nessa aventura, pois separamos 10 pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

1. Parque Estadual Paulo César Vinha

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

O que fazer em Guarapari - Espirito Santo
Parque Paulo César Vinha | Foto: Matheus Ricco via commons.wikimedia

Se você é do time que ama fazer trilhas e apreciar toda a beleza da natureza vai encontrar em Guarapari uma atração perfeita, o Parque Estadual Paulo César Vinha.

No parque, você vai encontrar lagoas, praias, costões rochosos, dunas, vegetação de restinga e muito mais. Nem precisa falar que ele é um verdadeiro paraíso. Desse modo, algumas atrações do local são: a Lagoa de Caraís, Mirante, Praia do Caraís, Praia de Setibão, Trilha de Restinga,  Praia Dulé, Trilha do Alagado e Trilha da Clusia.

O parque, que tem a entrada gratuita, abre todos os dias das 8 hrs até as 17 hrs, mas se a sua intenção é fazer trilhas, você deve acessar ele até as 15 hrs. Ainda mais, o Parque Estadual Paulo César Vinha tem acessibilidade. Mas para participar do Projeto Acessibilidade Trilha Cidadã é necessário o agendamento prévio. Para mais informações acesse o site do parque. 

Veja também: Parque Estadual do Forno Grande em Castelo.

2. Praia de Guaibura

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Praia da Guaibura em Guarapari
Praia da Guaibura em Guarapari

A Praia de Guaibura, que faz parte da Enseada Azul, é uma praia pouco conhecida e explorada em Guarapari. Com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia de Guaibura não é muito frequentada por banhistas, então, mesmo durante o verão, você vai encontrar poucas pessoas nessa praia.

No canto direito (de quem olha para o mar) você vai encontrar algumas formações rochosas e barquinhos que compõem um cenário lindíssimo. Nesse trecho, o mar é mais calmo, ideal para banhistas. E apesar de não ser muito frequentada por banhistas, no canto direito tem restaurantes, pousadas e bares. Já o restante da praia é bem deserto.

Então, essa é uma ótima praia para quem deseja relaxar em um lugar mais calmo de Guarapari. Mas ela também é ideal para praticar esportes aquáticos. Ah, ela está na nossa lista de melhores praias de Guarapari.

3. Praia da Bacutia

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Guarapari - Espírito Santo
Praia da Bacutia em Guarapari – Espírito Santo

A Praia da Bacutia que tem aproximadamente 450 metros de extensão é acompanhada por algumas castanheiras e vegetação rasteira, sendo também uma das melhores praias de Guarapari. Aliás, essa é uma das praias mais frequentadas na cidade, principalmente na alta temporada e finais de semana.

A faixa de areia da Praia da Bacutia não é muito extensa. Além disso, as laterais da praia são cercadas por formações rochosas que dão um charme todo especial para o lugar. 

Uma das principais características da Praia da Bacutia é que você não vai encontrar quiosques ou restaurantes. Mas no local tem vendedores ambulantes e tendas que oferecem alguns lanches, como salgados, refrigerantes, água de coco e até drinks.

Uma curiosidade é que a Praia da Bacutia com a Praia de Peracanga e Praia de Guaibura formam o complexo de praias da Enseada Azul.

4. Praia de Peracanga

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Praia de Peracanga em Guarapari
Praia de Peracanga em Guarapari

A Praia de Peracanga é ótima para curtir em família e levar as crianças para se divertir um pouco, pois ela tem águas bem calmas. Essa praia fica bem do lado da Praia da Bacutia.

Com aproximadamente 960 metros de extensão, a Praia de Perecanga tem uma orla repleta de prédios com um pouco de vegetação. Mas ao entrar na água é preciso um pouco de atenção, pois ela possui alguns recifes que são visíveis somente quando a maré está baixa. 

A Praia de Peracanga tem uma ótima infraestrutura para os banhistas. Assim, no local você vai encontrar quiosques, onde pode se deliciar com a culinária capixaba e aproveitar muito o seu dia.

Em um mesmo dia é possível conhecer a Praia da Bacutia, Praia de Peracanga e Praia de Guaibura, pois elas ficam uma do lado da outra. Então, se você não gostar de uma praia, pode ir para a vizinha.

5. Praia do Morro

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Praia do Morro
Praia do Morro | Foto: Marcelo Moryan/MTur

A Praia do Morro é uma das mais frequentadas e badaladas de Guarapari, no Espírito Santo. Desse modo, a praia tem aproximadamente 3 km de extensão e possui uma ótima infraestrutura.

Assim, a Praia do Morro tem uma orla onde você vai encontrar restaurantes, sorveterias, quiosques, hospedagens e muito mais para aproveitar a sua viagem. O mar, na maioria dos dias é bem calmo. Mas como a maioria das praias do ES, a água é um pouco gelada.

A Praia do Morro ainda tem uma extensa faixa de areia para você relaxar nos dias mais quentes. Mas se você gosta de praias mais sossegadas, prefira conhecer outras praias de Guarapari, pois a Praia do Morro é bem movimentada.

Veja também: O que fazer em Anchieta, no Espírito Santo.

6. Parque Morro da Pescaria

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Parque Morro da Pescaria
Parque Morro da Pescaria | Foto: Paula Campos de Oliveira via commons.wikimedia

O Parque Morro da Pescaria também é uma atração imperdível em Guarapari. A entrada para o parque fica no canto esquerdo da Praia do Morro. Então, você pode combinar essas duas atrações para conhecer em um mesmo dia.

Para acessar o parque é cobrado uma taxa de R$ 4,00. E depois de entrar no local, você vai fazer uma trilha de aproximadamente 1,2 km até chegar a Praia do Ermitão, que é belíssima. A trilha é em morro, mas achamos ela bem tranquila. E durante o trajeto você pode conferir Guarapari de pequenos mirantes. 

Na Praia do Ermitão você vai encontrar um quiosque, se quiser passar o dia no local. Você ainda pode explorar a praia e seguir até as pedras, mas tenha bastante atenção para não se machucar.

O Parque Morro da Pescaria funciona todos os dias das 7 hrs às 17 hrs.

7. Mirante do Ipiranga

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Outra atração bem interessante para conhecer em Guarapari é o Mirante do Ipiranga, onde você pode curtir uma bela vista para algumas praias da cidade.

O Mirante, que fica em frente ao edifício Guarapari Center, oferece uma vista para as praias do Centro de Guarapari. Assim, do local você vai conferir o visual da Praia do Riacho, Praia da Areia Preta e Praia das Castanheiras.

Vale passar no mirante e depois seguir para conhecer essas praias mais de perto.

Veja também: O que fazer em Domingos Martins, no Espírito Santo.

8. Praia dos Namorados e Praia dos Castelhanos

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Após conhecer o Mirante do Ipiranga é hora de conferir de perto as praias do centro de Guarapari com destaque para a Praia dos Namorados e a Praia das Castanheiras

Os casais podem conhecer a Praia dos Namorados. Desse modo, a pequena praia que fica no Centro da cidade tem águas calmas e claras. E segundo a lenda, um casal se apaixonou no local, devido à energia do mar. Não sei se é verdade, mas os casais podem ir conferir e contar tudinho para gente depois.

Mas se você não acredita na lenda, vale conferir o visual da Praia dos Namorados, que é belíssimo com pedras, recifes e águas bem tranquilas. E com aproximadamente 75 metros de extensão, a praia tem uma ótima infraestrutura com quiosques, restaurantes e hospedagens.

E ao lado da Praia dos Namorados ainda fica a Praia das Castanheiras. Ela é uma praia bem bonita cercada por castanheiras, mar azul e boa infraestrutura. Essa é uma das praias mais populares de Guarapari, então ela está sempre bem cheia, principalmente no verão.

9. Passeio para o Arquipélago das Três Ilhas

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

O Passeio para o Arquipélago das Três Ilhas é um dos mais procurados em Guarapari. E isso, porque o arquipélago é belíssimo e você ainda pode praticar mergulho no local.

O Arquipélago das Três Ilhas é formado pelas ilhas Quitongo, Cambião e Guararema, que ficam a 3 km da costa. Assim, no local você vai encontrar águas calmas e cristalinas, ideais para mergulhar e ver toda a vida marinha.

Várias agências na cidade oferecem esse passeio e o preço pode variar. Mas em alta temporada, o preço fica um pouco mais alto.

10. Praia da Areia Preta

#O que fazer em Guarapari no Espírito Santo

Praia da Areia Preta em Guarapari
Praia da Areia Preta | Foto: Marcelo Moryan/MTur

A Praia da Areia Preta é muito conhecida devido a sua fama por conta dos poderes medicinais da areia. Então, não custa nada ir lá conferir essa fama néh. Essa praia também fica no Centro de Guarapari, ao lado da Praia das Castanheiras.

A Praia da Areia Preta tem esse nome, pois a sua areia tem coloração mais escura. E essa areia tem uma espécie de mineral que emana um gás que se diz ajudar no combate de doenças como artrite e reumatismo.

Mas essa praia possui um mar bem calmo e é pequena. Então, você pode ir até o local para tomar um delicioso banho de mar e aproveitar os poderes medicinais da areia.

Agora que você já sabe todas as atrações para curtir na cidade, veja as nossas dicas dos melhores hotéis de Guarapari para ficar durante a viagem.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Guarapari

Para ler em seguida: