A Plaza Chile fica localizada no Centro de Mendoza, entre as ruas Gutiérrez, Perú, Necochea e 25 de Mayo. E assim como as outras praças satélite do tabuleiro de xadrez (San Martín, España e Italia), ela foi construída após o terremoto de 1861 que destruiu a cidade de Mendoza, na Argentina.
A Plaza Chile foi planejada pelo engenheiro Julio Balloffet, na qual priorizou a criação de espaços que servissem de proteção para novos terremotos. Em 1863, ela recebeu esse nome para homenagear o país vizinho, Chile, tendo em vista os auxílios médicos prestados as vítimas do terremoto de 1861.
Na Plaza Chile tem diversos elementos que rementem ao país, inclusive uma obra do escultor chileno Lorenzo Domínguez que simboliza a amizade entre o Chile e Argentina representada pelos dois libertadores, San Martín y O’Higgins, cujas mãos direitas estão unidas sobre uma espada.
Além da Plaza Chile, você pode conhecer mais 4 praças em Mendoza, a Plaza San Martín, Plaza España, Plaza Italia e Plaza Independencia. As praças Chile, San Martín, España e Italia ficam na diagonal de cada canto da Plaza Independencia, formando um layout quadriculado, como é possível conferir no mapa abaixo. Em nossas viagens para Mendoza, sempre encontramos pelo menos uma das praças da cidade em reforma, então esteja preparado.
A Plaza Chile já passou por diversas reformulações ao longo dos anos. Inclusive, em 1883, ela mudou o seu nome para Plaza San Martín, pois até a época não tinha uma praça em Mendoza que homenageasse o libertador do país. E somente em 1920, a praça voltou definitivamente a ser chamada novamente de Plaza Chile.
Localização: Rua Gutiérrez, Perú, Necochea e 25 de Mayo, Mendoza, Argentina
Preço: gratuito
Horário: aberto 24 horas
Quer mais informações? Então, confira todos os artigos sobre viajar para Mendoza, na Argentina, e continue planejando sua viagem:
Planeje sua viagem para Mendoza
Para reservar seu hotel em Mendoza, indicamos usar o Booking, um site de reservas que sempre usamos em nossas viagens. Além da grande oferta de hotéis, ele possui os melhores preços.
O seguro viagem para a Argentina, apesar de não ser obrigatório, é indispensável. Ele vai te assegurar em casos de doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e cancelamento de voos. As empresas que indicamos para contratar seguro viagem são:
Mendoza é um ótimo destino para explorar de carro, pois possui estradas boas e planas, e paisagens cinematográficas. Além disso, uma das melhores opções para conhecer Mendoza com mais conforto e comodidade é alugando um carro. A empresa que indicamos para aluguel de carro é a Rentcar.
Contratar seus passeios com antecedência pode economizar muito tempo durante a viagem. Além disso, você pode contratar os passeios no conforto de sua casa e pagar com o cartão. As empresas que usamos e indicamos são a Civitatis e a Get Your Guide. Nossos passeios preferidos em Mendoza são:
O melhor jeito de chegar conectado na Argentina é comprando um chip de viagem. Assim, você tem internet 4G com a melhor conexão em todo o território. A empresa que recomendamos é a American Chip, mas se você deseja economizar, uma boa opção é comprar um chip local.
Veja nosso guia de viagem para Mendoza e veja todas as dicas úteis que separamos para você.