Atualizado:

TOP 22 pontos turísticos de Montevidéu, no Uruguai

Montevidéu é a capital do Uruguai e uma das cidades mais visitadas no país. Além disso, Montevidéu reserva muitos atrativos para seus visitantes com lindos parques e praças, uma culinária deliciosa, uma rica cultura e pontos turísticos cheios de beleza e história.

Portanto, se você vai viajar para esse destino, não deixe de conhecer seus principais pontos turísticos e atrativos. Separamos uma lista com os pontos turísticos imperdíveis para conhecer em Montevidéu com os prédios mais emblemáticos, os melhores museus, os parques mais lindos, feiras, mirantes, monumentos e muito mais.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixe de contratá-lo. 

Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.

Principais pontos turísticos de Montevidéu

Plaza Independencia, um dos principais pontos turísticos de Montevidéu
Plaza Independencia, Montevidéu

1. Plaza Independencia

Plaza Independencia ou Praça da Independência é a mais famosa do Uruguai e um dos pontos turísticos mais visitados em Montevidéu. Localizada no limite entre a Ciudad Vieja e o centro moderno, ela possui grande importância histórica. No final da praça, você vai enontrar as ruínas da Puerta de la Ciudadela, um portal que demarca a entrada no bairro Ciudad Vieja e o Centro Histórico de Montevidéu.

Dica: na praça você também vai encontrar um mausoléu com os restos mortais do General José Gervasio Artigas, além de um monumento de 17 metros de altura em sua homenagem.

  • Localização: Plaza Independencia, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Palácio Salvo, um dos principais pontos turísticos de Montevidéu
Palácio Salvo, Montevidéu

2. Palácio Salvo

Palácio Salvo fica em frente a Plaza Independencia, sendo um dos principais pontos turísticos de Montevidéu e o cartão postal da cidade. Desse modo, o palácio é um edifício histórico de 105 metros de altura, projetado pelo arquiteto Mario Palanti e construído em meados de 1923. Devido a sua elevada altura, ele já foi considerado o mais alto da América do Sul.

Dica: para os amantes de história e arquitetura, recomendamos fazer uma visita guiada no Palácio Salvo. A visita dura em média 1h30min e o guia conta toda a história e curiosidades por trás da emblemática construção. Além disso, com essa visita, é possível subir até o ponto mais alto do palácio, onde se pode ter uma vista privilegiada da cidade.

  • Localização: Palácio Salvo, Plaza Independencia 848, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: visita guiada a partir de 400 pesos uruguaios.
Puerta de la Ciudadela
Puerta de la Ciudadela | Alicia Borisi via Creative Commons

3.  Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela ou Porta da Cidade fica localizada no final da Plaza Independencia e demarca a entrada no bairro Ciudad Vieja. Esse ponto turístico é a parte que sobrou da fortaleza militar construída pelos espanhóis em 1741, para proteger a cidade contra as invasões portuguesas e inglesas.

Dica: aproveite para conhecer a Puerta de la Ciudadela quando visitar a Plaza Independencia, Palacio Salvo e a Ciudad Vieja, pois esses pontos turísticos ficam próximos.

  • Localização: Plaza Independencia, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Teatro Solis, , um dos principais pontos  turísticos de Montevidéu
Teatro Solís, Montevidéu

4. Teatro Solís

Teatro Solís é um dos mais importantes da América do Sul e o principal do Uruguai. Localizado em um edifício com uma bela arquitetura, ele foi projetado pelo arquiteto italiano Carlos Zucchi e adaptado pelo arquiteto Francisco Javier de Garmendia. O edifício foi construído em meados de 1856 e possui capacidade para até 1500 pessoas. Por isso, o local promove visitas guiadas que contam mais sobre a história, a arquitetura e a importância do edifício.

Dica: para os amantes de arte e música, recomendamos assistir a um espetáculo no local, certamente essa será uma experiência única em sua viagem. Mas sempre fique de olho no site do teatro para conferir os preços e horários.

  • Localização: Reconquista S / N esq, Bartolomé Mitre, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: visita guiada a partir de 150 pesos uruguaios. Os valores dos espetáculos variam conforme a apresentação.
Mercado del Puerto, Montevidéu
Mercado del Puerto, Montevidéu

5. Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é um importante polo gastronômico de Montevidéu. Portanto, esse é um ótimo lugar para provar as comidas mais tradicionais do país, como a parrilla, empanada, chivito, clericó e sangria. No local, você vai encontrar muitas tendas de artesanatos e souvenirs, sendo um ótimo lugar para passear, conhecer a culinária local e fazer comprinhas.

Curiosidade: o Mercado del Puerto foi inaugurado em outubro de 1868 e suas estruturas de ferro foram construídas em Liverpool, na Inglaterra.

  • Localização: Piedras 237, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

Veja também: Melhores passeios em Montevidéu (+ preços e ingressos).

Estádio Centenario, um dos principais pontos turísticos de Montevidéu
Estadio Centenario, Montevidéu

6. Estadio Centenario

Para os amantes de futebol, uma ótima opção de o que fazer no Uruguai é assistir uma partida de futebol no Estádio Centenário, o maior e mais importante estádio do país. O estádio foi inaugurado em 1930 e já sediou importantes jogos, como a primeira copa do mundo, na qual o Uruguai foi campeão.

Dica: além de assistir uma partida de futebol, você pode fazer uma visita guiada para conhecer a história do local e o Museo del Fútbol.

  • Localização: 11400 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: a visita custa 300 pesos uruguaios. O valor do ingresso para os jogos varia conforme o jogo.
Avenida 18 de Julho, um dos principais pontos  turísticos de Montevidéu
Avenida 18 de Julho, Montevidéu

7. Avenida 18 de Julho

A Avenida 18 de Julho é uma das mais importantes de Montevidéu. Desse modo, a extensa avenida que liga a Plaza Independencia e o Parque Batlle, abriga importantes atividades comerciais, como bancos, restaurantes e lojas, e alguns dos atrativos mais visitados da região, como a Fuente de los Candados e a Intendência de Montevidéu.

Dica: um ótimo passeio para fazer na Avenida 18 de Julho é visitar a Intendência de Montevidéu e subir em seu mirador que fica no 22º andar para ter uma vista panorâmica da cidade, pois a visita ao mirador é totalmente gratuita e a vista é muito interessante.

  • Localização: Avenida 18 de Julho, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

Veja também: 10 melhores hotéis para ficar em Montevidéu, no Uruguai.

Pontos turísticos de Montevidéu, Ciudad Vieja
Ciudad Vieja, Montevidéu

8. Ciudad Vieja

A Ciudad Vieja é um dos bairros mais visitados de Montevidéu, devido a sua importância histórica, edifícios emblemáticos e pontos turísticos encantadores. O bairro, que é um dos mais antigos, abriga alguns dos principais atrativos da cidade, como o Mercado del Puerto, a Catedral de Montevidéu, o Cabildo de Montevidéu e o Museu Torres García. Portanto, passear pela Ciudad Viaja, apreciar seus edifícios históricos e visitar seus museus e pontos turísticos é um passeio imperdível para quem visita Montevidéu.

Dica: se você gosta de bairros históricos, reserve um tempo em seu roteiro para passear com calma pela Ciudad Vieja e apreciar suas construções históricas, a arte de rua e a cultura local.

  • Localização: Ciudad Vieja, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Catedral Metropolitana de Montevidéu, , um dos principais pontos  turísticos da cidade
Catedral Metropolitana de Montevidéu

9. Catedral de Montevidéu

Localizada em frente a Plaza Constituición, na Ciudad Vieja, a Catedral Metropolitana de Montevidéu é a igreja mais importante da cidade. Além de ministrar suas atividades religiosas, o templo também fica aberto para visitação. A Catedral, que fica em uma construção neoclássica, começou a ser construída em 1790 e foi inaugurada em 1804, sendo uma construção de grande importância para a cidade.

Curiosidade: durante as invasões inglesas, a Catedral Metropolitana de Montevidéu funcionou como um hospital.

  • Localização: Ituzaingó1373, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Cabildo de Montevidéu
Cabildo de Montevidéu | Creative Commons

10. Cabildo de Montevidéu

Localizado na Ciudad Vieja, o Museu Histórico Cabildo de Montevidéu abriga o arquivo histórico da cidade e visa refletir, difundir e preservar a história de Montevidéu, através de suas exposições e atividades. O museu, que fica em um edifício de fachada neoclássica em uma das principais construções do período colonial na cidade, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975. Além disso, ele protagonizou importantes eventos políticos, sociais e culturais entre os séculos XVIII e XX.

Dica: além das visitações livres e gratuitas, o Museu Cabildo oferece visitas guiadas e gratuitas, realizadas todos os dias as 15 horas.

  • Localização: Juan Carlos Gómez 1362, 11000 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

11. Museu Torres García

O Museu Torres García fica localizado na Ciudad Vieja e foi criado para homenagear e preservar as obras do pintor uruguaio Torres García. O museu criado pela esposa do pintor após seu falecimento, promove exposições com obras do artista e fotos que mostram o seu trabalho e história, mas ele também possui exposições que homenageiam outros artistas.

Dica: o Museu Torres García fica próximo a Plaza Independencia, então aproveite para conhecer a atração quando visitar a praça e os pontos turísticos dessa região de Montevidéu, como o Palácio Salvo, Cabildo e Teatro Solís.

  • Localização: Sarandí 683, 11000 Ciudad Vieja, Uruguai
  • Valor: 175 pesos uruguaios

12. Casa de Rivera – Museu Histórico Nacional

A Casa de Rivera fica localizada na Ciudad Vieja e tem uma exposição permanente com obras, documentos e artefatos que retratam o processo de Independência do Uruguai, até a primeira década do século XX. O museu fica em um edifício histórico, datado da primeira década de 1800, que já foi residência do comerciante Cristóbal Salvañach e do General Fructuoso Rivera. Atualmente, o local que foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975, é um dos principais museus de Montevidéu.

Dica: o museu fica próximo à Catedral Metropolitana, Cabildo, Mercado del Puerto e demais pontos turísticos da Ciudad Vieja. Então, aproveite para conhecer esses pontos turísticos de Montevidéu em um mesmo dia.

  • Localização: Rincón 437, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

13. Museu Andes 1972

Quem aí conhece a história do avião, da Força Aérea Uruguaia com 45 passageiros, que estava transportando os jogadores de Rugby e caiu na região da Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina? Então, o Museu Andes 1972 relata a história do acidente e de como 16 pessoas conseguiram sobreviver por 72 dias, lutando contra o frio intenso, fome e desidratação. Desse modo, o museu expõe os documentos, fotos, objetos e até mesmo partes do avião.

Dica: o museu fica localizado em um edifício histórico na Ciudad Vieja. Então, caso se interesse por esse acidente ou tem curiosidade, vale a pena passar no museu quando visitar essa região.

  • Localização: Rincón 619, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Rambla de Montevidéu
Rambla de Montevidéu

14. Rambla de Montevidéu

A Rambla de Montevidéu é uma larga avenida que se estende por mais de 30 km ao longo do Rio de la Plata. A avenida, que conta com um extenso calçadão, é um dos lugares preferidos dos turistas e moradores para se exercitar, caminhar, andar de bicicleta, ver o pôr do sol, tomar mate, pescar ou apenas passear.

Dica: se você procura um lugar descontraído para ver um lindo pôr do sol, a Rambla de Montevidéu certamente é uma excelente opção.

  • Localização: Rambla de Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

Veja também: O que fazer no Uruguai – 16 melhores passeios e atrações.

Farol de Punta Carretas
Farol de Punta Carretas | Smmvinicius via Creative Commons

15. Farol de Punta Carretas

Localizado em Punta Carretas, o Farol de Punta Caretas ou Faro de Punta Brava é um dos pontos turísticos mais lindos de Montevidéu. Do local é possível ter uma visão privilegiada do Rio de la Plata e de Montevidéu. E se você procura uma vista ainda mais incrível, é possível subir no farol para ter uma visão panorâmica da região.

Dica: do farol você pode ver um incrível pôr do sol. Então, ao visitar a atração em um dia ensolarado, confira o sol se pondo no Rio de la Plata.

  • Localização: 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai
  • Valor: 35 pesos uruguaios para subir no farol.

Veja também: Como ir de Buenos Aires para Montevidéu.

Feira de Tristán Narvaja
Feira de Tristán Narvaja, Montevidéu

16. Feira de Tristán Narvaja

A feira que acontece aos domingos ao longo da Rua Doutor Tristan Narvaja, no bairro Cordón, é uma das maiores e mais tradicionais feiras livres do Uruguai. Assim, a Feira Tristán Narvaja, que existe desde 1909, vende uma infinidade de produtos e artigos que vão desde alimentos até artesanatos, roupas, acessórios e souvenirs. Além disso, no entorno da feira você vai encontrar ótimos cafés, bares, restaurantes e livrarias.

Dica: a feira acontece todos os domingos de  7h às 15h. Se você deseja conferir tudo no local, não deixe para ir ao final do dia, pois algumas barracas podem ser desmontadas mais cedo.

  • Localização: Dr. Tristán Narvaja 1545, 11200 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Parque Rodó, Montevidéu
Parque Rodó, Montevidéu

17. Parque Rodó

Localizado em Punta Carretas, o Parque Rodó é um ponto turístico de Montevidéu imperdível para quem ama passeios ao ar livre. Assim, o parque que fica as margens do Rio de la Plata conta com uma extensa área verde ocupada por lindos gramados, árvores, monumentos e chafarizes.

Curiosidade: o parque recebeu esse nome em homenagem ao escritor uruguaio, José Enrique Rodó.

  • Localização: Rambla presidente Wilson, 11200 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

18. Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu

Com um acervo incrível com mais de 600 obras, o Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu é o mais importante do Uruguai. Assim, o museu que fica localizado próximo ao Parque Rodó tem obras de importantes artistas uruguaios e promove diversas exposições temporárias com artistas locais e estrangeiros. Sua visitação é gratuita e você pode conferir os horários no site oficial do museu.

Dica: devido à proximidade do Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu com o Parque Rodó, você pode aproveitar para conhecer as duas atrações no mesmo dia.

  • Localização: Av Tomas Giribaldi 2283, 11300 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito
Letreiro de Montevidéu
Letreiro de Montevidéu

19. Letreiro de Montevidéu

Uma das fotos turísticas mais clássicas de Montevidéu é no letreiro da cidade. Por isso, a atração é um ponto turístico muito visitado no destino. Localizado na Praia de Pocitos, o letreiro tem como plano de fundo a praia e edifícios que acompanham a Rambla Republica del Perú.

Dica: dependendo do dia, você pode enfrentar uma pequena fila para tirar foto no letreiro de Montevidéu, principalmente aos finais de semana.

  • Localização: Rbla. República del Perú, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

Veja também: Lugares para conhecer no Uruguai.

Castillo Pittamiglio
Castillo Pittamiglio, Montevidéu |Andrea Mazza via Creative Commons

20. Castillo Pittamiglio

Localizado em Punta Carretas, o Castillo Pittamiglio é uma construção inspirada em um castelo que funciona como museu e centro cultural. A casa, que pertenceu ao alquimista Humberto Pittamiglio e virou um museu após sua morte, é repleta de mistérios e curiosidades em cada um dos seus ambientes, deixando a atração ainda mais interessante. Assim, ao visitar o ponto turístico, você vai conferir de perto suas obras de arte, esculturas, símbolos e todos os mistérios.

Dica: além das exposições, o Castillo Pittamiglio promove diversas atividades culturais, como shows e teatros.

  • Localização: Rbla. Mahatma Gandhi 633, 11300 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: a entrada geral no museu custa 280 pesos uruguaios.

Veja também: TOP 10 pontos turísticos do Uruguai.

Palácio Legislativo de Montevidéu
Palácio Legislativo de Montevidéu

21. Palácio Legislativo

O Palácio Legislativo de Montevidéu fica em um lindo e grandioso edifício de arquitetura neoclássica, no bairro La Aguada. Assim, esse é um ponto turístico de Montevidéu imperdível para os amantes de história e arquitetura. O palácio foi inaugurado em 1925 no centenário da Declaração de Independência do Uruguai, e nele funciona a sede do Congresso Nacional.

Dica: o Palácio Legislativo oferece visitas guiadas em inglês e espanhol. Confira os horários e preços das visitas no site oficial do parlamento.

  • Localização: Av. de las Leyes, 11800 Montevidéu, Uruguai
  • Valor: 140 pesos uruguaios a visita guiada

22. Parque Prado

Por fim, o Parque Prado não podia ficar de fora dessa lista de pontos turísticos de Montevidéu, sendo ideal para quem ama caminhar em grandes áreas verdes. Assim, o parque que fica localizado no bairro de mesmo nome possui mais de 106 hectares de área verde composta por jardins, esculturas, lagos, rosedal e árvores. Ao lado do parque fica o Jardim Botânico de Montevidéu, então aproveite para conhecer os dois lugares no mesmo dia.

Dica: o Parque Prado e o Jardim Botânico ficam um pouco mais afastado da região central de Montevidéu, a 7 km do Centro de Montevidéu.

  • Localização: Parque Prado, Montevidéu, Uruguai
  • Valor: gratuito

Veja também: Aluguel de carro em Montevidéu – 10 dicas imperdíveis.


Dicas extras: hotéis em Montevidéu

Desfrute de Montevidéu se hospedando nos melhores e mais luxuosos hotéis.

A imagem mostra o Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa iluminado à noite. Este hotel luxuoso destaca-se pela sua arquitetura elegante e clássica, com detalhes iluminados que realçam suas linhas sofisticadas contra o céu noturno.

Hotel Sofitel

Hotel 5 estrelas em construção luxuosa e vista para a cidade.

A imagem mostra uma elegante suíte de hotel com uma decoração moderna e vista panorâmica da cidade de Montevidéu. O quarto apresenta uma cama confortável, uma mesa de escritório e uma área de estar bem iluminada com grandes janelas que oferecem uma vista impressionante dos edifícios ao redor.

Leading Hotels

Hotel 5 estrelas luxuoso e moderno, com quartos amplos.

A imagem mostra uma sala de estar moderna e aconchegante em um quarto de hotel, com móveis elegantes e uma grande janela que oferece uma vista panorâmica para o mar. A sala é equipada com um sofá, uma mesa de centro com uma garrafa de vinho e copos, e uma televisão. Este é um exemplo de acomodação de luxo no Hyatt Hotel em Montevidéu.

Hyatt Centric

Charmoso hotel de luxo, bem localizado e com vista para o mar.


Dicas extras: melhores passeios em Montevidéu

Desfrute o melhor de Montevidéu com esses passeios realmente incríveis. 

A imagem captura um momento tranquilo em Montevidéu, mostrando um homem pedalando sua bicicleta ao longo de uma rua ladeada por prédios históricos de arquitetura europeia. Árvores de folhas esparsas e luminárias de estilo clássico adicionam charme ao cenário, enquanto uma cerca metálica delimita um dos lados da via.

Tour com fotógrafo em Montevidéu

Conheça a Montevidéu, enquanto tira lindas fotos com um fotógrafo profissional.

A imagem mostra o icônico Palácio Salvo em Montevidéu, capturado em um dia ensolarado com um céu claro. Este edifício histórico, famoso por sua arquitetura imponente e detalhada, é ladeado por palmeiras altas, adicionando um toque tropical à cena. Este cenário é um dos destaques dos passeios em Montevidéu, oferecendo aos visitantes uma mistura encantadora de história e beleza natural.

Visita guiada por Montevidéu em português

Explore Montevidéu e sua história em uma visita guiada com translado do hotel.

Casapueblo em Punta del Este com vista para um litoral rochoso, com as águas azuis do Oceano Atlântico ao fundo. As paredes caiadas e terraços do edifício oferecem um contraste marcante com a paisagem natural, convidando ao relaxamento e contemplação.

Tour guiado de 1 dia a Punta del Este

Explore Punta del Este em um dia fazendo um tour com guia, saindo de Montevidéu.

A imagem mostra uma rua de paralelepípedos em Colonia del Sacramento, no Uruguai, com construções antigas e rústicas, cercadas por vegetação. As fachadas desgastadas das casas e as árvores ao fundo conferem um charme histórico e pitoresco ao local.

Tour de 1 dia a Colonia del Sacramento

Explore Colonia del Sacramento com esse tour de 1 dia, saindo de Montevidéu.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA O URUGUAI

Reserve seu hotel no Uruguai

Para reservar seu hotel no Uruguai, indicamos usar o Booking, um site de reservas que sempre usamos em nossas viagens. Além da grande oferta de hospedagens, ele possui os melhores preços. Nossos hotéis preferidos no Uruguai são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem para o Uruguai é indispensável e vai te assegurar em casos de doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e cancelamento de voos. As empresas que indicamos para contratar seguro viagem são:

Alugue um carro no Uruguai

O Uruguai é um ótimo país para explorar de carro. Portanto, se você planeja conhecer mais de uma cidade, uma das melhores opções, para mais conforto e comodidade, é alugar um carro. A empresa que indicamos para aluguel de carro é a Rentcar.

Reserve seus passeios e experiências

Contratar seus passeios com antecedência pode economizar muito tempo durante a sua viagem. Além disso, você pode contratar seus passeios no conforto de sua casa e pagar com o cartão de crédito. As empresas que usamos e indicamos para contratar passeios e comprar ingressos são a Civitatis e a Get Your Guide.

Quer mais informações sobre o Uruguai?

Não deixe de visitar nosso guia dos melhores lugares para conhecer no Uruguai para obter ainda mais dicas de destinos para visitar em sua próxima viagem!

*Salve no Pinterest para ler em seguida

Pontos turísticos de Montevidéu

Para ler em seguida: