Um dos motivos que atrai muitos turistas até Foz do Iguaçu, além das cataratas que fica no Parque Nacional do Iguaçu, é a facilidade para atravessar a fronteira e fazer compras no Paraguai. E quem não gosta de comprar produtinhos com preços super em conta. 

E durante a nossa viagem por Puerto Iguazú, Argentina, e Foz do Iguaçu, Brasil, fomos conferir porque Ciudad Del Este atrai tantos visitantes interessados em compras.  

Então, se você também está interessado em fazer algumas comprinhas no Paraguai, nesse texto vamos relatar a experiência que tivemos em Ciudad del Este e dar dicas imperdíveis para não passar nenhum perrengue.

Veja também: Resorts em Foz do Iguaçu – 5 dicas para curtir a viagem.

Como chegar em Ciudad del Este, Paraguai

Como chegar no Paraguai
Ponte da Amizade

Ciudad del Este é uma cidade do Paraguai, que faz parte da Tríplice Fronteira, com Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina).

Desse modo, a cidade fica a 12 km do Centro de Foz do Iguaçu e seu acesso é feito pela Ponte da Amizade.

É muito comum as pessoas atravessarem a Ponte da Amizade a pé para fugir do enorme trânsito que se forma todos os dias na fronteira, mas você também pode chegar até Ciudad del Este de carro, ônibus, transfer, táxi ou mototáxi. Escolha a opção que mais faz sentido para a sua viagem.

Veja como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai com todas as opções que citamos.

O que comprar no Paraguai

Compras no Paraguai
Shopping Monalisa

Em Ciudad del Este, Paraguai, você vai encontrar lojas oferecendo uma variedade de produtos, mas nem tudo realmente vale a pena comprar. Aliás, na cidade também tem muitos camelôs, shoppings, barracas na rua e muito mais. 

Durante o nosso dia de compras no Paraguai, vimos que os eletrônicos são os produtos que mais valem a pena. E realmente vimos que muitas pessoas atravessam a fronteira em busca de eletrônicos com melhores preços que no Brasil. Contudo, você precisa ter muito cuidado e não comprar em qualquer loja. Assim, você evita comprar produtos falsificados.

Alguns produtos de beleza, como perfumes e maquiagens, também estavam valendo a pena, mas você deve escolher bem as lojas para fazer as suas compras. Antes de comprar qualquer produto, faça uma comparação de valores nas lojas escolhidas. 

E se você vai fazer compras no Paraguai, os produtos que vimos e que realmente podem sair até 50% mais baratos que no Brasil são eletrônicos, celulares, computadores, cosméticos, perfumes e maquiagens. Mas durante as suas compras, você pode encontrar outros produtos que valem a pena.

Lojas confiáveis para fazer compras no Paraguai

Para facilitar as suas compras no Paraguai, selecionamos algumas lojas que são confiáveis em Ciudad del Este, sendo elas: Shopping Paris, Monalisa, Cellshop, Nissei, Elegancia, Atacado Collections e Shopping Itaipu. Então, se você vai fazer compras em Ciudad del Este, prefira ir até essas lojas.

Cota de compras no Paraguai

Ao fazer as compras no Paraguai se atente a cota para evitar perrengue ao passar na fronteira. Quando fomos ao Paraguai e voltamos, em nenhum momento fomos parados para conferir comprovante de compras, mas esse é um procedimento bem comum na fronteira. Por isso, é importante você não ultrapassar a cota de compras estabelecidas.

Apesar de recentemente, a cota de compras ter aumentado de U$500 para U$1.000, isso não se aplica para as compras no Paraguai. Essa cota de U$1.000 somente é válida para viagem internacional via aérea ou marítima, que no caso não se aplica quando você vai de Foz do Iguaçu para o Paraguai, pela Ponte da Amizade.

Então, em suas compras no Paraguai, a cota aplicável será de U$500, por pessoa. E se você estiver com outra pessoa também não pode comprar um produto de mais de U$500 e dizer que comparam juntas. Cada pessoa deve comprar seus produtos e o valor máximo deve ser até U$500.

O que achamos de fazer compras no Paraguai

Ciudade del Este
Ciudade del Este

Nós não gostamos muito de fazer compras em lojas físicas, preferimos comprar tudo pela internet e evitar aquela fadiga de ficar procurando um produto. Mas fomos lá conferir as lojas do Paraguai e ver se valia a pena fazer compras na cidade. E sinceramente achamos Ciudad del Este um caos. Era tudo muito bagunçado, o trânsito, as barracas e as lojas. 

Quando descemos do ônibus em Ciudad del Este ficamos por alguns segundos paralisados, não sabíamos para que lado ir e nem por onde começar. Acho que todo aquele caos contribuiu para isso.

São muitas lojas, camelôs e shoppings, que fica até difícil achar um produto. Contudo, mesmo com esse caos, vale a pena comprar alguns produtos na cidade, aqueles que saem mais barato que no Brasil.

Então ao ir fazer compras no Paraguai, faça uma listinha com tudo o que você quer comprar e também já separe quais lojas são confiáveis e vendem os produtos de seu interesse, senão você vai gastar muito tempo do seu dia procurando uma loja para fazer compras.

E pelo menos para a gente, passear pelo centro comercial de Ciudad del Este não é um passeio tão agradável, então preferimos ir nas lojas certas para comprar os itens desejados.

Se você vai viajar para Foz do Iguaçu e adora fazer compras, veja o que comprar em Puerto Iguazú, na Argentina.

Veja também: Parque Nacional do Iguazú, as cataratas do lado argentino.

Dicas para fazer compras no Paraguai

Compras no Paraguai
Ciudade del Este

Se você resolveu fazer compras no Paraguai, veja as nossas melhores dicas para não passar por nenhum perrengue durante o seu dia.

  • Se você vai para o Paraguai por conta própria (carro, ônibus ou táxi), prefira ir até as 10 horas da manhã. Assim, você vai evitar pegar uma fila enorme no trânsito da fronteira e ainda tem o dia inteiro para fazer compras.
  • Tenha uma listinha com tudo o que você vai comprar e tenha foco nas suas compras. Ciudad del Este tem muitas lojas. Então isso pode dificultar um pouco o seu dia, se você sair do roteiro de compras. 
  • Já selecione as lojas que você vai fazer compras. Assim, você vai comprar somente os seus produtos em lojas confiáveis.
  • Ciudad del Este é um lugar bem cheio, então tenha cuidado com os seus pertences pessoais para evitar qualquer problema. 
  • Se prepare, porque tem muitas pessoas nas ruas oferecendo seus produtos. E eles chegam a ser bem chatos para te persuadir a fazer compras com eles. No dia que fomos fazer compras no Paraguai, um vendedor chegou a acompanhar a gente um quarteirão inteiro oferecendo todo o tipo de produto e a gente desde o início falando que não queria. Essa insistência chega a ser até chata.
  • Ao ir fazer compras no Paraguai esteja com os seus documentos em mãos e sempre guarde a nota fiscal de todos os produtos comprados. Ah, e não ultrapasse o limite de U$500,00 em compras para entrar no Brasil, senão você pode ter que pagar uma multa por produtos não declarados.
  • Você pode fazer compras no Paraguai com cartão de crédito internacional desbloqueado, Real ou Dólar. 

*Salve no Pinterest para ler depois

Compras no Paraguai

Para ler em seguida: