Diariamente, muitos turistas atravessam a fronteira do Brasil para o Paraguai, seja para fazer compras em Ciudad del Este ou seguir viagem para outros destinos do país. E se você vai fazer esse trajeto, veja como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai com as principais opções de transportes e dicas para atravessar a fronteira.

Durante a nossa viagem em Foz do Iguaçu também fomos passar um dia em Ciudad del Este e explorar as lojas, que tanto atraem os turistas brasileiros. E claro, descobrimos as melhores opções para chegar até o Paraguai, saindo de Foz do Iguaçu.

Veja também: Resorts em Foz do Iguaçu – 5 dicas para curtir a viagem.

Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai

Ciudad del Este é uma cidade do Paraguai, que faz parte da Tríplice Fronteira com Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina). Desse modo, a cidade fica a 12 km do Centro de Foz do Iguaçu e seu acesso é feito pela Ponte da Amizade.

É muito comum as pessoas atravessarem a Ponte da Amizade a pé para fugir do enorme trânsito, que se forma todos os dias na fronteira, mas você também pode chegar até Ciudad del Este de carro, ônibus, transfer, táxi ou mototáxi. Então, não vão faltar opções para você chegar até o Paraguai e fazer suas compras.

Veja também: O que comprar em Puerto Iguazú, Argentina.

1. Ônibus

Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai de ônibus
Ônibus de Foz do Iguaçu para o Paraguai

Primeiro vamos à opção mais comum que é muito utilizada para chegar até o Paraguai, o ônibus. Aliás, essa também foi a opção que utilizamos para ir e voltar de Ciudad del Este.

A viagem de ônibus é bem rápida, mas esse tempo vai depender do trânsito. Então recomendamos que você vá mais cedo para o Paraguai. Prefira pegar o ônibus até as 10:00 hrs da manhã. Assim, você tem menos chances de pegar um trânsito enorme na fronteira.

Os ônibus, para o Paraguai, saem do Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu, mas eles não saem de dentro do terminal. Os ônibus param no ponto que fica em frente ao terminal, na Av. Juscelino Kubitischeck. 

Esse foi o ponto que pegamos o ônibus, mas depois ele parou em outros lugares. Contudo, se você não conhece bem a cidade, é melhor ir para o ponto de ônibus em frente ao terminal, que não vai ter erro. E normalmente nesse ponto de ônibus ficam mais pessoas aguardando o transporte para o Paraguai.

A passagem custa R$ 10,00 (março de 2022), que é pago direto ao motorista, e o tempo da viagem vai depender do trânsito na fronteira. Quando atravessamos, o ônibus não parou na imigração, passamos direto, e o trânsito estava um pouco demorado. Mas não ficamos mais do que uma hora paradas. E na volta foi a mesma coisa. 

Na volta é bem comum eles entrarem no ônibus e pedirem as notas fiscais das compras. Então tenha cuidado para não ultrapassar a cota de compras de U$ 500,00 por pessoa.

Assim que passar pela Ponte da Amizade, você já pode dar sinal para descer do ônibus, porque as lojas já começam a partir da fronteira. Para voltar pegue o ônibus em um ponto na via sentido Brasil. 

As empresas que fazem esse trajeto são Rio Uruguay (a mesma empresa  também vai para Puerto Iguazú, Argentina) e Celeste.

2. Andando

de Foz do Iguaçu para o Paraguai andando
Ponte da Amizade

Outra forma de atravessar a Ponte da Amizade, e que vimos muitas pessoas fazendo, é a pé. Como a fronteira costuma ter trânsito, muitos turistas optam por fazer esse percurso andando, assim evita ficar horas parado.

Normalmente as pessoas vão até bem próximo da Ponte da Amizade de carro, ônibus, táxi ou Uber e fazem a travessia a pé. A Ponte da Amizade tem uma estrutura própria para passar pedestres, então não é perigoso atravessar a fronteira andando.

Mas lembre-se que se estiver muito calor, como normalmente faz em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, não será uma caminhada agradável. E claro, ao voltar de Ciudad del Este com suas compras, tenha muito cuidado, afinal você está em duas cidades de fronteira.

3. Transfer

O transfer também é um meio muito utilizado, normalmente eles vão para Ciudad del Este antes das 9 horas da manhã para evitar o trânsito. Os transfers vão te levar até o Paraguai e depois eles têm um horário para o retorno. Então você tem horário para ir e voltar do Paraguai.

Para utilizar esse meio de transporte, você deve entrar em contato com uma agência de turismo de Foz do Iguaçu, que oferece o serviço. Essa opção de transporte, te busca e deixa no hotel. Então, é uma opção bem cômoda para ir para o Paraguai.

4. Táxi e Uber

Outra forma de ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai é de táxi. Quanto aos preços, ao chegar em Foz do Iguaçu combine um valor com um taxista, a maioria faz esse trajeto e normalmente cobram um preço fixo. 

Aliás, também vimos muitos mototáxis na fronteira e as pessoas usavam bastante esse meio de transporte, até porque, com ele você pode fugir do trânsito. Então para quem não tem medo, esse pode ser um meio de transporte para atravessar a fronteira mais rápido. 

O Uber não atravessa a fronteira para o Paraguai, pois ele é uma empresa do Brasil e não do Paraguai. Então, você não vai conseguir nenhuma corrida para lá. E mesmo que alguém ofereça, lembre-se que o Uber do Brasil é ilegal no Paraguai. Então se você for parado na imigração pode ter problemas.

5. Carro

de Foz do Iguaçu para o Paraguai de carro
Controle de fronteira do Brasil com o Paraguai

Muitas pessoas também optam por atravessar a fronteira de carro. E sinceramente não recomendamos isso, pois Ciudad del Este é muito pertinho de Foz do Iguaçu e tem muitas outras opções de transportes. Além disso, Ciudad del Este tem um trânsito muito caótico, achamos lá uma verdadeira bagunça. Então ir de carro tem grande probabilidade de você passar por algum perrengue.

Aliás, estávamos conversando com um taxista do Brasil sobre o trânsito em Ciudad del Este e como achamos tudo muito caótico e ele falou que no Paraguai, as pessoas não fazem aula como aqui no Brasil para tirar a carteira. A pessoa somente paga e pronto, já tem a sua carteira. Por isso, evite ao máximo ir para lá de carro, principalmente se você não está acostumado com esse caos.

*Salve no Pinterest para ler depois

Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai

Para ler em seguida: