Atualizado:

7 dicas essenciais para visitar Mendoza em janeiro

Está pensando em viajar para Mendoza em janeiro? Prepare-se para uma experiência inesquecível!

Localizada em uma bela região produtora de vinhos, Mendoza oferece uma combinação única de paisagens deslumbrantes, cultura rica e experiências enogastronômicas incomparáveis.

E para garantir uma experiência perfeita, reunimos as melhores dicas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo Mendoza, durante o mês de janeiro.

1. Clima em Mendoza em janeiro: prepare-se para o calor

Mendoza é uma cidade da Argentina com clima semiárido, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes (veja como chegar em Mendoza com dicas das melhores rotas). E em janeiro, a cidade está no auge do verão, sendo um mês mais chuvoso com temperaturas bem altas.

Temperatura média em Mendoza em janeiro

Janeiro, normalmente, é o mês mais quente de Mendoza. A temperatura média na cidade é de 25 °C, sendo a temperatura máxima média de 30 °C e a temperatura mínima média de 19 °C. As temperaturas mais baixas ocorrem a noite, podendo chegar a 16 °C em algumas regiões.

Durante o mês de janeiro de 2024, a cidade teve uma média de temperaturas bem elevadas, tendo dias que registraram até 37 °C, já a temperatura mínima registrada foi de 18 °C. Então, se você planeja conhecer Mendoza em janeiro, esteja preparado para as altas temperaturas.

Gráfico com a temperatura máxima e mínima em Mendoza no mês de janeiro de 2023.
Gráfico com a temperatura máxima e mínima em Mendoza em janeiro.

Precipitação e umidade em Mendoza em janeiro

Janeiro é um dos meses com maior índice de precipitação em Mendoza, ou seja, um dos meses mais chuvosos. Mas não precisa se preocupar, por ser uma região com clima semiárido, chove pouco no destino. Mesmo no mês que mais chove, a chuva é pouca.

As chuvas na cidade não costumam durar muito tempo, então, dificilmente ela atrapalhará sua viagem. A precipitação média em Mendoza no mês de janeiro é de 53 mm e a umidade do ar é de 44%.

Duração do dia em janeiro

Em janeiro, os dias em Mendoza são bem longos com uma média de 14 horas de luz natural. Assim, o sol nasce por volta de 6h40min e se põe por volta de 20h30min.

Como o dia é bem longo, janeiro é um ótimo mês para fazer atividades de longa duração ao ar livre. Assim, você pode organizar passeios mais longos ou conhecer mais de um lugar em um mesmo dia.

2. O que fazer em Mendoza em janeiro: passeios imperdíveis para o mês

Mulher admirando as belas paisagens no passeio pelo Cañon del Atuel em Mendoza, no mês de janeiro.

Por ser um mês mais quente, janeiro se torna perfeito para atividades aquáticas, como rafting e canoagem. Por isso, a região de San Rafael é um destino de verão ideal para os amantes de esportes aquáticos ou até mesmo para quem deseja apenas tomar banho e se refrescar nas águas do Cañón del Atuel.

As vinícolas também não podem ficar de fora do roteiro. Afinal, esse é o principal atrativo e um dos melhores passeios de Mendoza, podendo ser feito em qualquer época do ano.

Dicas de atividades para fazer em Mendoza em janeiro:

  • Visitar as vinícolas: um passeio para qualquer época do ano. Então, aproveite o mês de janeiro para conhecer as vinícolas, na época de colheita de uva com as parreiras carregadas.
  • Degustação de vinho: não deixe de degustar bons vinhos, seja nas vinícolas ou nas refeições. Aproveite o mês mais quente do ano para degustar os vinhos com notas frescas e frutadas que combinam perfeitamente com o verão.
  • Atividades ao ar livre: aproveite os dias longos do verão para fazer atividades ao ar livre, como pesca, passeio de bicicleta e visitar o Cañón del Atuel.
  • Rafting no Rio Mendoza: faça um divertido rafting pelo Rio Mendoza e aprecie as belas paisagens do destino.
  • Tour de caiaque em Potrerillos: explore o Dique Potrerillos e suas belas paisagens em um tour de caiaque. Além de divertido, esse é um passeio perfeito para os dias mais quentes.

3. Vinícolas imperdíveis para conhecer em janeiro

Como já falamos, as bodegas são as grandes estrelas do destino. Então, se você planeja visitar Mendoza em janeiro, confira nossas dicas de vinícolas perfeitas para conhecer durante o verão.

  • Susana Balbo Wines: uma das nossas vinícolas preferidas para conhecer nos meses mais quentes, pois oferece um piquenique ao ar livre. Além disso, seu restaurante tem um cardápio de verão, perfeitamente pensado para os dias quentes.
  • Renacer: uma excelente vinícola para conhecer em janeiro, pois oferece um tour guiado com piquenique e passeio de bicicleta entre os vinhedos.
  • Luigi Bosca: essa vinícola oferece uma experiência bem interessante com degustação de vinhos, um passeio sensorial na finca mais antiga da empresa e um delicioso almoço campestre nos jardins da fazenda.

Mendoza tem muito mais vinícolas imperdíveis para conhecer. Então, se você não sabe quais visitar, recomendo ler o nosso guia com as melhores vinícolas de Mendoza.

4. Gastronomia em Mendoza: restaurantes perfeitos para conhecer em janeiro

Um drink aperol na mesa de um bar em Mendoza, na Argentina.

O verão em Mendoza combina com pratos leves e refrescantes, acompanhados de um bom malbec com notas frescas. Então, se você ama desfrutar o melhor da culinária em cada lugar que visita, não deixe de provar os pratos que são a cara do verão.

A maioria dos bons restaurantes de Mendoza possuem um cardápio adaptado para cada época do ano, com pratos que combinam com o clima e elaborados com ingredientes da estação.

Dicas de restaurante para conhecer em Mendoza em janeiro:

  • Osadia de Crear: o restaurante, que pertence à Bodega Suzana Balbo, propõe um cardápio especial para cada estação. No verão, prepare-se para degustar pratos leves e refrescantes, a cara da estação.
  • 1884 Restaurante: considerado um dos melhores de Mendoza, o restaurante oferece um menu incrível com ambiente elegante e acolhedor. Localizado em uma adega de 1884, ele é perfeito para um jantar, principalmente nos dias quentes e com bom tempo, pois tem mesas ao ar livre, onde você pode apreciar a beleza do local e os chefs trabalhando.
  • Ramos Generales: localizado em Luján de Cuyo, o restaurante da Bodega Kaikén oferece pratos que combinam com cada estação. Além disso, as refeições são degustadas em um lindo pátio ao ar livre com vista para os vinhedos.
  • Gingger Cocktails Bar: se você procura um lugar descontraído para tomar alguns drinks, esse bar é perfeito. Ele tem ambiente interno e externo, perfeitos para os dias mais quentes. Seus drinks são simplesmente incríveis (indicamos provar o Aperol Spritz e o Mojito), e durante as tardes têm boas promoções de happy hour.

Para mais dicas de onde comer, veja nosso artigo de melhores vinícolas em Mendoza com almoço.

5. Hotéis em Mendoza perfeitos para as altas temperaturas do verão

Nada melhor que um hotel com piscina para curtir o verão, mas para os dias mais quentes, o ar condicionado também é muito bem-vindo para quem deseja uma estadia com mais conforto. Veja a seguir, nossas dicas de hotéis para se hospedar em Mendoza em janeiro.

Piscina do Park Hyatt Mendoza Hotel com vista para a natureza.
★★★★★ booking.com

Park Hyatt

Localizado em frente a Plaza Independencia, o hotel 5 estrelas tem piscina e ar condicionado em todos os quartos.

Piscina do Diplomatic Hotel em Mendoza, com vista para a cidade.
★★★★★ booking.com

Diplomatic Hotel

Localizado próximo a Plaza Independencia e a Plaza Itália, esse hotel possui infraestrutura completa e uma linda piscina.

Piscina da Posada Salentein com vista para os vinhedos, em um entardecer lindo.
★★★★★ booking.com

Posada Salentein

Localizada em Valle de Uco, a pousada da Bodega Salentein tem piscina com vista para os vinhedos e boa infraestrutura.

Dicas para reservar acomodação em Mendoza em janeiro

  • O mês de janeiro é alta temporada em Mendoza e o período de férias escolares na Argentina, portanto, a cidade recebe um alto número de turistas internos e estrangeiros. Para garantir uma boa acomodação com bom preço, recomendo reservar seu hotel com bastante antecedência.
  • Fique atento a golpes, pois a taxa de golpes com hospedagens feitas fora de plataformas oficiais está bem alta em Mendoza. Então, prefira fazer sua reserva em plataformas oficiais, como Booking, Hoteis.com e AIRBNB.
  • Não faça nenhum pagamento adiantado fora da plataforma escolhida, mesmo que alguma propriedade exija.
  • Leia atentamente os comentários e confira a localização antes de reservar qualquer acomodação.
  • Se você não sabe onde ficar em Mendoza, no Centro, sugiro os hotéis próximo as principais praças (Plaza Independencia, Plaza Itália, Plaza San Martín, Plaza Chile e Plaza España) ou Calle Aristides, uma boa região para quem gosta de sair a noite.
  • Se você prefere as regiões das vinícolas, as melhores opções são os hotéis vinícolas de Mendoza, que oferecem uma experiência completa de imersão com muito conforto, segurança e belas paisagens. Em Valle de Uco e Luján de Cuyo tem ótimos hotéis vinícolas.
  • Procurando uma experiência de luxo no destino? Confira nossas dicas imperdíveis de hotéis 5 estrelas em Mendoza.

6. O que levar para Mendoza em janeiro

A mala de verão para Mendoza é bem simples de fazer, afinal, nós brasileiros estamos acostumados com o calor. Então, faça uma mala com roupas leves, sapatos abertos e abuse do protetor solar. Confira abaixo alguns itens essenciais para sua mala de viagem para Mendoza em janeiro.

  • Protetor solar: a incidência de sol é bem alta no mês de janeiro em Mendoza, então, não esqueça de se proteger. O protetor solar facial e corporal são itens indispensáveis na sua mala.
  • Roupas leves: abuse das roupas leves em sua mala de verão. Vestidos com tecidos frescos, regatas, shorts e saias vão ser seus grandes aliados para compor os looks de verão.
  • Hidratante labial e corporal: não se esqueça dos hidratantes, facial, corporal e labial. No calor, nosso corpo tende a perder mais líquido e isso pode resultar em uma pele e lábios mais ressecados. Então, não se esqueça de beber bastante água e hidratar a pele.
  • Boné/Chapéu: se proteger do sol nunca é de mais, então, leve algum item para proteger a cabeça do sol. Os bonés e chapéus, além de ajudarem a compor ótimos looks, vão te proteger muito bem.
  • Sapatos confortáveis: se você ama sandálias e rasteirinhas, essa é uma época perfeita para usá-las em Mendoza. Se você não dispensa um tênis, também é possível usá-los no verão, basta combinar com roupas leves.
  • Tênis para trilhas: se você é um aventureiro e planeja fazer trekking na região, não se esqueça de levar um tênis ou bota adequado para trilhas.
  • Roupas para praticar esportes: caso vá fazer trilhas ou passeio de bicicleta, coloque uma roupa confortável e adequada para a prática do esporte escolhido. No verão, prefira as regatas/tops e shorts de tecido leves para praticar qualquer esporte.
  • Roupa de banho: se você planeja fazer algum passeio aquático ou visitar as Termas de Cacheuta, inclua ao menos uma roupa de banho em sua mala.

Além dos itens citados, não se esqueça dos documentos necessários para entrar na Argentina. Para ver mais dicas, confira nossa lista de viagem com tudo que não pode faltar em sua mala de Mendoza em janeiro.

Nossos itens preferidos para levar para Mendoza em janeiro:

  • Adaptador universal: o padrão de tomadas na Argentina diferem do Brasil, portanto, um adaptador é indispensável. Preferimos utilizar o adaptador universal devido à sua compatibilidade com vários países.
  • Mala de viagem pequena: em uma viagem de poucos dias, gostamos de usar apenas a mala de bordo. Gostamos bastante das malas da Samsonite e American Tourister, por serem bem resistentes.
  • VPN (rede privativa virtual): é indispensável em nossas viagens, por deixar as conexões em redes WiFi mais seguras e permitir acessar qualquer site ou aplicativo dos países. Já tivemos problemas para acessar aplicativos de banco, estando em outros países, e a VPN possibilitou o acesso rápido e seguro.
  • Bateria externa: um item essencial durante nossas viagens, uma vez que a bateria do celular frequentemente se esgota em passeios que se estendem ao longo do dia.
  • Fones de ouvido com cancelamento de ruído: com ele você pode ouvir músicas, assistir filmes e vídeos, e ainda utilizar para cancelar o ruído externo. A nossa dica é optar pelos fones sem fio, os quais são mais confortáveis.
  • Protetor de ouvido: os protetores também são úteis nas viagens, principalmente para dormir, pois não incomoda e cancelam bem o ruído externo.
  • Organizador de malas: os organizadores ajudam muito na hora de fazer a mala com todos os itens bem separados e organizados.
  • Corta vento impermeável: a jaqueta corta vento impermeável é perfeita para passeios ao ar livre, como o passeio da Alta Montanha, por proteger contra os ventos fortes e chuvas leves. Nossa dica é comprar uma corta vento com capuz.
  • Almofada de viagem: para uma viagem mais confortável, principalmente em voos longos, as almofadas de viagem ajudam muito. Gostamos da almofada da Samsonite que dá para usar de duas formas e ocupa pouco espaço.
  • Trava de porta com alarme: medidas de segurança são sempre bem-vindas e confesso que às vezes não nos sentimos completamente seguras em hotéis ou AIRBNB. Então, as travas de segurança para portas se tornam uma aliada.
  • Balança portátil: se você gosta de fazer compras nas viagens e sempre fica com aquele medo da mala ultrapassar o peso permitido, a balança portátil é a solução perfeita.

7. O que esperar de Mendoza em janeiro

Vinícolas de Mendoza em janeiro com as folhas verdes e cheias de cachos de uva.

Alta temporada em Mendoza

Durante o mês de janeiro é alta temporada em Mendoza, assim, a cidade está recebendo um grande fluxo de turistas internos e estrangeiros. Por isso, o destino se encontra cheio e os preços um pouco mais elevados.

Ao visitar Mendoza em janeiro, esteja preparado para encontrar a cidade cheia, os passeios sempre com muitas pessoas e a falta de disponibilidade para almoços e passeios em algumas vinícolas, caso não reserve com antecedência.

Para conseguir um bom hotel, com boa localização e bons preços, recomendo que você reserve sua hospedagem com no mínimo 3 meses de antecedência.

Para organizar a sua viagem para Mendoza em janeiro, confira também as dicas de:

Como estão as vinícolas de Mendoza em janeiro

Em fevereiro começa a colheita das uvas (vendimia), portanto, em janeiro as vinícolas estão no auge de sua beleza, com os vinhedos bem verdinhos e cobertos de uvas. Então, se você vai visitar Mendoza em janeiro, se prepare para encontrar os vinhedos lindos e repleto de uvas.

Apesar da época de vendimia começar oficialmente em fevereiro, as uvas brancas começam a ser colhidas em janeiro, e em alguns casos, até mesmo as uvas tintas começam a ser colhidas nesse mês. A data exata que a colheita começa, depende das condições climáticas, que pode adiantar ou atrasar.

Portanto, ao visitar a cidade no final de janeiro, você também pode ver o processo de colheita de uva, e dependendo da vinícola visitada, poderá se deliciar com as uvas, direto na parreira.

As paisagens de janeiro em Mendoza

Além dos vinhedos, as demais paisagens de Mendoza em janeiro se encontram lindas, com a vegetação verde se destacando nas paisagens desérticas do destino. Se você visitar San Rafael, as águas azuis do Cañón del Atuel se destacam ainda mais no verão.

As paisagens do Dique Potrerillos também ficam magníficas nessa época. Assim, as águas azuis da represa formam um lindo espelho que refletem a Cordilheira dos Andes e as paisagens ao seu entorno.

Dica extra: Festivais e eventos para curtir em Mendoza em janeiro

Em janeiro não acontece nenhum grande evento em Mendoza, mas você pode conferir a agenda cultural de cada mês no site Ciudad de Mendoza. E para você conhecer o destino, veja tudo sobre o aluguel de carro em Mendoza e nossas dicas imperdíveis sobre o seguro viagem na Argentina.


Dicas extras: hotéis em Mendoza

Desfrute de Mendoza se hospedando nos melhores e mais luxuosos hotéis.

Casa de Uco Hotel Mendoza
★★★★★ booking.com

Casa de Uco

Hotel 5 estrelas em construção luxuosa e com vista para as vinícolas.

Sheraton Mendoza
★★★★★ booking.com

Sheraton

Hotel 5 estrelas luxuoso e moderno com quartos amplos e vista para a cidade.

Park Hyatt Mendoza
★★★★★ booking.com

Park Hyatt

Um charmoso hotel de luxo, bem localizado e com vista para a cidade.


Dicas extras: melhores passeios em Mendoza

Desfrute o melhor de Mendoza com esses passeios realmente incríveis. 

Mendoza, Argentina

Tour de vinhedos e adegas

Conheças as vinícolas de Mendoza em um tour com degustação e retirada no hotel.

Melhores restaurantes em Mendoza

Tour privado pelas adegas do Valle do Uco

Conheça as vinícolas do Valle do Uco em um tour privativo com guia que fala português.

Los Penitentes Mendoza

Excursão da Alta Montanha

Explore as lindas paisagens de Mendoza em um passeio que vai até o Parque Aconcagua.

Restaurantes em Mendoza Bodega Vistalba

Transfers privativo e compartilhado

Se locomova com facilidade em Mendoza, contratando um transfer a partir de R$ 30,00.

Planeje sua viagem para Mendoza

  • Reserve seu hotel em Mendoza

Para reservar seu hotel em Mendoza, indicamos usar o Booking, um site de reservas que sempre usamos em nossas viagens. Além da grande oferta de hotéis, ele possui os melhores preços.

  • Seguro Viagem

O seguro viagem para a Argentina, apesar de não ser obrigatório, é indispensável. Ele vai te assegurar em casos de doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e cancelamento de voos. As empresas que indicamos para contratar seguro viagem são:

  • Aluguel de carro

Mendoza é um ótimo destino para explorar de carro, por possuir estradas boas e planas com paisagens cinematográficas. Para uma jornada ainda mais envolvente e sem preocupações, opte pelo aluguel de carro, proporcionando conforto e comodidade para desbravar cada canto fascinante dessa região. A empresa que indicamos para aluguel de carro é a Rentcar.

  • Passeios

Contratar seus passeios com antecedência pode economizar muito tempo durante a viagem. Além disso, você pode contratar os passeios no conforto de sua casa e pagar com o cartão. As empresas que usamos e indicamos são a Civitatis e a Get Your Guide. Nossos passeios preferidos em Mendoza são:

  • Mais informações sobre Mendoza

Veja nosso guia de viagem para Mendoza e veja todas as dicas úteis que separamos para você.