As Montanhas Capixabas é uma região que vem chamando muito a atenção dos turistas. E uma viagem por essa região é uma super pedida para qualquer ocasião, sendo que opções de o que fazer nas Montanhas Capixabas não vão faltar em seu roteiro.

Algumas cidades que fazem parte das Montanhas Capixabas são Afonso Cláudio, Brejetuba, Santa Teresa, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, onde você vai encontrar uma variedade de atrações incríveis.

Os capixabas procuram as Montanhas Capixabas mais durante o inverno, já que nos meses mais frios você pode curtir belas paisagens, hospedagens aconchegantes e aquele climinha todo especial. Mas a região é indicada para conhecer em qualquer época do ano.

As Montanhas Capixabas é um lugar ideal para quem quer curtir a natureza, praticar atividades de ecoturismo, mergulhar em culturas diferentes e relaxar em meio a belas paisagens. Aliás, é nessa região que ficam algumas atrações do nosso top 10 melhores lugares para conhecer no ES.

Desse modo, dependendo do local, você pode conhecer cachoeiras, piscinas naturais, parques, entre outras atrações impressionantes. Mas para facilitar a sua escolha do que conhecer na região serrana do Espírito Santo, separamos uma lista com os pontos turísticos e cidades que não podem ficar de fora do roteiro de viagem.

1. Parque Estadual Pedra Azul

O que fazer em Pedra Azul
Pedra Azul em Domingos Martins

A nossa primeira dica de atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem das Montanhas Capixabas é o Parque Estadual da Pedra Azul. Ele é um cartão postal do Espírito Santo, sendo também uma das atrações mais frequentadas em Domingos Martins. E não podia ser diferente, o parque possui paisagens lindas, sempre com a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto ao fundo, deixando o cenário belíssimo.

A Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse com 1.822 m de altitude que adquire coloração azul e esverdeada, conforme a incidência da luz solar. Desse modo, no parque, que fica na região de Pedra Azul, você vai encontrar muitas atividades de ecoturismo para se divertir, como trilhas, rapel e ainda aproveitar suas deliciosas piscinas naturais.

Algumas trilhas do parque são auto-guiadas, como a trilha para as piscinas naturais. Mas se você quer fazer rapel ou acessar outras trilhas é preciso contratar um guia. Próximo ao Parque Pedra Azul, você ainda vai encontrar outras atrações incríveis para conhecer.

Veja também: Hotéis fazenda no Espírito Santo para curtir a natureza.

2. Parque Estadual do Forno Grande

MONTANHAS CAPIXABAS
Mirante do Parque do Forno Grande

O Parque Estadual do Forno Grande fica localizado em Forno Grande, zona rural do município de Castelo, no Espírito Santo. O parque possui 913,15 hectares de muita natureza para você admirar na região das Montanhas Capixabas, sendo também uma atração incrível para conhecer, principalmente para quem gosta de fazer trilhas.

Montanhas Capixabas
Piscinas naturais do Parque do Forno Grande

Mas o parque ainda é uma unidade de conservação de áreas naturais, aberto para visitação.

Nele você pode fazer trilhas que levam até a cachoeira e piscinas naturais. Mas para quem não se importa em caminhar um pouco mais, pode fazer a trilha para chegar até o mirante. Do local você vai ter uma bela vista para a região das Montanhas Capixabas, inclusive vai ver a Pedra Azul bem ao fundo.

O parque abre todos os dias, das 8 às 17 horas, mas para fazer as trilhas você deve chegar até as 14h30mim.

3. Rota do Lagarto

MONTANHAS CAPIXABAS
Pousada Pedra Azul na Rota do Lagarto | Foto: divulgação booking.com

Outra atração muito interessante para incluir no roteiro das Montanhas Capixabas é a Rota do Lagarto. Localizada em Pedra Azul, Domingos Martins, a Rota do Lagarto é uma estrada super charmosa com aproximadamente 8 km e sua entrada é na BR-262, Km 89. 

Logo na entrada da rota, além de um termômetro e o letreiro “Eu Amo Pedra Azul” você vai encontrar a Casa do Turista, onde pode ter algumas informações sobre a Rota do Lagarto e toda a região de Domingos Martins.

A Rota do Lagarto é uma via toda pavimentada em paralelepípedos, que possui livre acesso. Além de toda a beleza da rota, ao longo do caminho você vai encontrar lojas de souvenir e bebidas, restaurantes, cafés e ótimas hospedagens, como a Pousada Pedra Azul.

Todos os estabelecimentos da Rota do Lagarto são super charmosos, então vale passar bem devagar pelo local e escolher os seus lugares preferidos para curtir a viagem. Não tenha pressa e explore o local com calma.

Veja também: Pousadas em Pedra Azul que valem a pena ficar.

4. Rampa de Ubá em Castelo

E para quem gosta de aventuras, a região serrana do Espírito Santo é repleta de lugares imperdiveis para conhecer. Além das atrações que já citamos acima, se você é adepto de voo livre precisa conhecer a Rampa de Ubá. Ela fica localizada no município de Castelo, a 28 km do centro, na comunidade do Córrego de Ubá.

A rampa já foi palco de algumas das maiores competições, nacionais e internacionais, sediadas no Espírito Santo. Assim, ela é considerada uma das mais bonitas, devido às paisagens, e tem uma ótima infraestrutura para quem vai saltar do local.

E se você quer curtir a viagem ainda mais, o município de Castelo tem outras atrações incríveis, como a Cachoeira Pedregulho, Parque Estadual Mata das Flores e o Parque Estadual do Forno Grande, que falamos acima. Mas em Castelo você ainda vai encontrar outras rampas, como a Rampa do Alto Chapéu e Rampa de Apeninos.

5. Santa Teresa

Outro destino bem interessante para conhecer nas Montanhas Capixabas é a cidade de Santa Teresa, que fica localizada a 78 km do aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

Santa Teresa é um lugar bem charmoso com um clima bem friozinho e grande influência dos italianos. Portanto, você vai encontrar muita história e belezas naturais encantadoras. E claro, aquele vinho para acompanhar a culinária típica da cidade não falta.

Desse modo, uma atração bem marcante na cidade é a Rua do Lazer (Rua Coronel Bonfim Júnior), que conta com restaurantes e lojas. Mas na região você ainda pode aproveitar cachoeiras, trilhas e parques. Para os aventureiros, em Santa Teresa fica a Rampa de Voo Livre Amauri Fernandes ou Rampa do Caravaggio que tem uma linda vista.

Mas durante o mês de julho ainda acontece na cidade a Festa do Imigrante Italiano que conta com muitas atrações especiais, entre elas alguns shows e a Carretela Del Vin. Então, essa é uma data bem interessante para conhecer a cidade.

Veja também: Pousadas em Santa Teresa com 5 dicas imperdíveis.

6. Rota das Cervejas

E os cervejeiros de plantão vão encontrar um passeio bem interessante para fazer, a Rota das Cervejas. É isso mesmo, na região das Montanhas Capixabas, você vai encontrar muitas cervejarias. Então, esse é um passeio imperdíveil para quem vai explorar a região serrana do Espírito Santo.

Desse modo, no passeio você pode conhecer as cervejarias Azzurra e Ronchi Beer (Pedra Azul), Barba Ruiva e Trarko (Domingos Martins), Altezza (Venda Nova do Imigrante) e Dus Grillo (Vargem Alta).

Algumas agências oferecem esse passeio, mas você também pode fazer por conta própria. Recomendamos que você contrate o passeio com uma agência, assim pode beber à vontade.

7. Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante
Venda Nova do Imigrante | Foto: Vitor Jubini/MTur

E que tal viajar para Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo? Venda Nova do Imigrante é uma cidade com grande influência da cultura italiana, localizada a 104 km da Capital Vitória.

A cidade, que fica nas Montanhas Capixabas, conta com muitas atrações para você explorar o agro turismo da região. Assim, em Venda Nova do Imigrante você pode visitar sítios e lojas que vendem produtos locais a um ótimo preço. E claro, levar alguns produtinhos caseiros para casa.

Mas para quem vai visitar a cidade durante o mês de outubro, pode acompanhar a tradicional Festa da Polenta. A festa conta com muita música, dança e comidas típicas que tem a finalidade de manter viva a cultura italiana. Desse modo, a festa tem como símbolo o tombo da polenta (uma polenta gigante).

8. Parque Nacional do Caparaó

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó

E os trilheiros também vão encontrar um lugar perfeito para conhecer na região serrana do Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó.

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, sendo uma atração muito procurada por quem gosta de praticar atividades ao ar livre e curtir belas paisagens naturais. 

No parque você pode fazer trilhas, mas também se deliciar em cachoeiras e poços, como o Poço do Egito que é uma das atrações mais procuradas no local. 

Contudo, outras atrações que você vai encontrar no parque são: Vale Encantado, Vale Verde, Cachoeira da Farofa, Cachoeira Bonita e muito mais.

Para quem quer acampar, o parque conta com 4 acampamentos. Mas é necessário fazer a reserva em seu site. E se você não quer ficar em acampamento vai encontrar mais opções de hospedagens próximas ao parque.

9. Pico da Bandeira

MONTANHAS CAPIXABAS
Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é uma atração que chama muito a atenção no Parque Nacional do Caparaó. E normalmente você encontra passeios para visitar em específico o Pico da Bandeira.

Desse modo, o pico tem 2.892 metros de altitude, sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil. E os visitantes costumam subir o Pico da Bandeira para ver o nascer do sol, que é simplesmente espetacular.

Além do nascer do sol, você pode ver durante o trajeto belas paisagens naturais. Então esse é um passeio que vale muito a pena, principalmente para os adeptos do montanhismo.

Para quem quer acampar no local, o Parque Nacional do Caparaó conta com 4 acampamentos, mas é necessário fazer a reserva em seu site. Contudo, se você não quer ficar em acampamento vai encontrar mais opções de hospedagens.

10. Santa Leopoldina

Por fim, não podíamos deixar de fora dessa lista a cidade de Santa Leopoldina. Localizada a 47 km do Aeroporto de Vitória, a cidade é um lugar perfeito para quem quer curtir a natureza.

Desse modo, no destino você vai encontrar cachoeiras com destaque para a Cachoeira Véu de Noiva, que fica no Parque Cachoeira Véu de Noiva. A cachoeira tem uma queda d’água de 70 metros e o seu acesso é feito por uma pequena trilha.

Mas você tambem pode conhecer outras cachoeiras da região, como a Cachoeira Moxafongo, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira Gruta da Onça, entre outras. Ainda mais, em Santa Leopoldina você pode conhecer o Monumento do Imigrante, que tem uma vista privilegiada da cidade, o Centro Histórico e o Museu do Colono.

*Salve no Pinterest para ler depois

Montanhas Capixabas

Para ler em seguida: