O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA, PORTO SEGURO: DICAS DE PASSEIOS, HOSPEDAGENS E MUITO MAIS

Um mini guia do que fazer em Arraial d’Ajuda com dicas de quando ir, onde se hospedar, quantos dias ficar, como chegar, como se locomover, passeios e muito mais para organizar sua viagem.

*Salve no Pinterest para ler depois

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA, PORTO SEGURO

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro onde você pode explorar um pouco do litoral baiano com suas belas praias e histórias. E apesar de ser um distrito, o destino mais se parece com uma cidade. Assim, no local você vai encontrar uma ótima infraestrutura turística.

Localizado na Costa do Descobrimento, ao Sul da Bahia, Arraial d’Ajuda é surpreendente e certamente vai te encantar com as suas diversas atrações.

A Costa do Descobrimento é a região onde desembarcou Pedro Álvares Cabral em 1500 e foi tombada como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 1999. Ela compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

E um motivo a mais para você conhecer Arraial d’Ajuda é que ele é um destino mais barato, se comparado a muitos lugares turísticos do Brasil e até mesmo da Bahia. Mas Arraial d’Ajuda ainda é um destino rústico e encantador, onde você vai ter muita facilidade para se locomover (com as famosas vans que passam a todo o momento)2.

Aliás, no destino você pode aproveitar o Centro Histórico com ruas de pedras e construções coloridas, fazer comprinhas nas lojas de produtos artesanais, curtir praias lindas com piscinas naturais e boa infraestrutura, e a noite ainda aproveitar o agito ou apenas desfrutar de um bom restaurante.

Então se você animou em viajar para Arraial d’Ajuda, veja esse mini guia com o que fazer, como chegar, onde se hospedar e dicas para organizar sua viagem.

Se preferir vá direto ao tópico desejado:

Como chegar a Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, Sul da Bahia. Então, a melhor forma de chegar ao destino também é por Porto Seguro que tem aeroporto e rodoviária.

Assim, você pode chegar a Arraial d’Ajuda de avião, ônibus ou carro basta escolher a melhor opção para sua viagem. Contudo, após chegar a Porto Seguro ainda é preciso atravessar o Rio Buranhém de balsa, sendo essa a melhor opção com o trajeto mais curto.

Além da balsa, você pode pegar a estrada para chegar até Arraial d’Ajuda, mas esse é um longo caminho. A distância do aeroporto de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda atravessando de balsa é de 10 km, enquanto que pela estrada você vai percorrer aproximadamente 60 km.

Para melhor entender, veja como chegar a Arraial d’Ajuda com os preços da balsa e dicas para sua viagem.

Quando ir a Arraial d’Ajuda

O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA
Arraial d’Ajuda | © SauloVieiraArquiteto – Pixabay

Por ficar ao Sul da Bahia, Arraial d’Ajuda é um destino que dá para ir em qualquer época do ano. Mas o verão é o período preferido dos turistas para curtir a região.

Então não importa a época em que você vai viajar, Arraial d’Ajuda possui um clima bom na maior parte do ano. É claro que durante a viagem você pode pegar um dia de chuva ou nublado. Mas ao contrário do norte da Bahia, o sol aparece na maior parte do ano.

A alta temporada acontece durante o verão, principalmente Reveillón e Carnaval, já que o destino é conhecido por realizar festinhas bem animadas. E apesar desse ser um lugar mais barato, você pode encontrar preços mais altos nesse período.

Em Arraial d’Ajuda também acontece a Festa de Nossa Senhora d’Ajuda durante o mês de agosto, na qual tem como tradição as romarias, entre outras atrações.

Quanto tempo ficar?

Para relaxar e curtir um pouco das praias, programe pelo menos 3 dias em Arraial d’Ajuda. Contudo, esse é um destino que dá para ficar muito mais, pois atrações não irão faltar em seu roteiro.

Então se você quer conhecer as praias, o Centro Histórico, fazer alguns passeios e ainda relaxar um pouco, programe mais de 5 dias para a sua viagem a Arraial d’Ajuda. Assim, você vai aproveitar bastante o destino e se pegar algum dia de chuva, a viagem não vai ser muito prejudicada (já que você tem mais dias para curtir).

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

Apesar das atrações de Arraial d’Ajuda serem facilmente exploradas, o mais interessante é você escolher a região ou praia que quer ficar hospedado, bem como, a hospedagem que está oferecendo os serviços que você procura. Assim não vai ter erro e sua viagem será maravilhosa.

Na hora escolher a região para se hospedar em Arraial d’Ajuda, você pode optar entre o centro ou alguma praia. Mas algumas praias contam com mais infraestrutura turística que outras. Então vai depender se você quer um lugar para relaxar ou um lugar mais badalado para curtir o agito de Arraial.

Caso queira explorar um pouco do litoral baiano e acordar de frente para o mar, recomendo que você fique em alguma praia de Arraial d’Ajuda.

Com ótimas opções de lugares e hospedagens para ficar, você pode escolher desde resort com muito entretenimento para os hóspedes, ótimos hotéis, pousadas bem aconchegantes, hostels e até casas para temporada.

No Centro de Arraial d’Ajuda se encontram a maioria das hospedagens e com os melhores preços. Já a Praia do Mucugê e Parracho são as mais movimentadas e também contam com boas hospedagens.

Para sua viagem, veja algumas hospedagens em diferentes regiões de Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda - onde ficar

Arraial d’Ajuda Eco Resort

O resort estilo boutique está localizado na Praia Ponta do Apaga Fogo, e conta com um parque aquático, balsa própria e oferece transfer para a Vila. Mas o resort ainda oferece centro de mergulho, quadra de tênis, salão de jogos, pesca, entre outros serviços. ver mais.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

Pousada Beijo do Vento

Localizada no alto do Mucugê, próximo ao Centro Histórico, a pousada é ideal para viagem em casal, e conta com quartos duplos e chalés com vista para o mar. Desse modo, o local tem bar, piscina e áreas de lazer, sendo que algumas acomodações tem hidromassagem. ver mais.

O que fazer em Arraial d'Ajuda - onde ficar

Kûara Hotel

O hotel oferece 2 quadras de tênis, academia, sauna, SPA da L’Occitane, heliporto, restaurante com adega e churrasqueira, a poucos metros da Praia do Mucugê. O seu espaço de lazer tem piscinas para adultos e crianças com pedras vulcânicas, bem como, uma piscina de borda infinita com banheira de hidromassagem. ver mais.

O que fazer em Arraial d'Ajuda - onde ficar

Hotel Pousada Pitinga

Localizada na Praia da Pitinga, a pousada pé na areia tem piscina e salão de jogos.  Assim, suas acomodações contam com cofre e frigobar, além de TV. Mas na pousada você ainda pode desfrutar de serviços do restaurante, lounge e bar à beira da piscina, sendo que a hospedagem oferece transfer. ver mais.

Mas para conferir com detalhes as melhores regiões e hospedagens, veja onde ficar em Arraial d’Ajuda.

Veja também: Resort em Arraial d’Ajuda – Porto Seguro.

O que fazer em Arraial d’Ajuda

O que fazer em Arraial d’Ajuda
Arraial d’Ajuda | ©Maria Borges – Pixabay

Já deu para perceber que Arraial d’Ajuda é um lugar surpreendente e conta com muitas atrações. Desse modo, você pode fazer seu roteiro com história, cultura e muitas belezas naturais.

Ainda mais, você pode fazer alguns passeios bem interessantes para conhecer atrações e regiões próximas ao destino, principalmente se a sua viagem se restringe somente a Arraial d’Ajuda. Assim, seu roteiro pode incluir o Centro de Arraial d’Ajuda, praias e passeios turísticos.

Centro de Arraial d’Ajuda

No Centro de Arraial d’Ajuda tudo se concentra em torno da Praça São Braz e a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, onde você vai presenciar um pouco da cultura e história do local.

Mas é claro, a vila ainda conta com algumas atrações bem animadas, principalmente se você gosta de curtir a vida noturna durante a viagem.

O ideal é durante o dia você fazer passeios e conhecer as praias, mas a noite conhecer as agitadas ruas de Arraial d’Ajuda. Contudo, também tire um tempo da viagem (pode ser um ou meio dia) para conhecer o centrinho durante o dia. Assim, você pode fazer comprinhas, passear pelo Centro Histórico e se surpreender com o mirante das fitinhas.

Então, veja um pouco das atrações do Centro de Arraial d’Ajuda.

Rua Mucugê

Segundo uma placa no local, essa é “A rua mais charmosa do Brasil”. E a Rua Mucugê realmente é um encanto. Não sei se a mais charmosa do Brasil, mas com certeza está na lista das ruas mais charmosas.

Desse modo, na Rua Mucugê que é de pedras e bem descontraída faça um passeio com calma conhecendo bem o local, onde você vai encontrar restaurantes, bares, lojas, sorveterias e muito mais.

Os estabelecimentos dessa rua ficam abertos até mais tarde, onde você também pode curtir a vida noturna de Arraial d’Ajuda. Contudo, na Rua Mucugê os estabelecimentos também costumam abrir mais tarde. Então essa é uma atração para ir à tarde ou noite.

Na Rua Mucugê ainda está o Beco das Cores, um lugar cheio de bares e lojas. O Beco das Cores é uma ruela para curtir especialmente a noite, sendo que aos finais de semana tem música ao vivo. Mas ainda na Rua Mucugê fica a Praça Caminho do Mar, outro lugar bem agitado que conta com um palco para apresentações musicais.

Rua Broadway 

A Rua Broadway é oficialmente a Rua São Pedro, outro lugar para conhecer em Arraial d’Ajuda. Nessa rua que na verdade é um calçadão você também vai encontrar lojinhas, restaurantes e muitos estabelecimentos.

O local que está sempre movimentado liga a Praça São Braz à Praça Brigadeiro Eduardo Gomes e está no final da Rua do Mucugê.

Praça São Braz

Nessa praça que também é conhecida como Praça Hippie funciona uma feira de produtos hippie, sendo um lugar ideal para comprar artesanato local. Na Praça São Braz você também vai encontrar algumas barracas vendendo comidas, bem como, alguns artistas se apresentando.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Arraial d’Ajuda tem lindos monumentos para incluir no roteiro. Então faça um passeio bem calmo passando pelas charmosas ruas de pedras e casinhas coloridas, e mergulhe na história de Arraial d’Ajuda.

No Centro Histórico, a Igreja Nossa Senhora d ‘Ajuda, a Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, juntamente com alguns edifícios onde funcionam lojas e restaurantes foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico – IPHAN.

Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda
Centro Histórico | ©IRegiões Brasil – commons.wikimedia

Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

A Igreja Nossa Senhora d’Ajuda é um dos primeiros santuários do Brasil e foi erguida em 1551, em homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que chegaram à região.

Desse modo, a Igreja que possui grande importância histórica e religiosa é tombada pelo IPHAN. Mas além de conhecer o belo monumento, você pode ver do local uma das vistas mais lindas de Arraial d’Ajuda.

Atrás da Igreja está o Mirante das fitinhas que possui uma vista surreal para o mar. Além do mirante, o lugar é cheio de fitinhas coloridas, as fitinhas do Senhor do Bonfim.

Praça Brigadeiro Eduardo Gomes

A Praça Brigadeiro Eduardo Gomes também é conhecida como Largo d’Ajuda e fica em frente a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda.

Desse modo, a praça é bem arborizada e cercada por casinhas coloridas que abrigam lojas e outros estabelecimentos. Nessa praça também ficam algumas opções de transportes de Arraial d’Ajuda como van, táxi e ônibus.

Durante a noite, a praça possui um clima bem charmoso. Então se você procura um vibe mais relax, ao contrário das agitadas Mucugê e Broadway, pode aproveitar o clima calmo em algum restaurante ao redor da praça.

Melhores praias de Arraial d’Ajuda

Além das atrações citadas acima, Arraial d’Ajuda tem belas praias. Assim, a Praia do Mucugê fica na região central, bem próximo das atrações do centro de Arraial d’Ajuda. Contudo, você ainda tem as praias ao Norte e ao Sul para explorar.

  • Norte: Praia dos Pescadores, Praia de Aracaípe, Praia do Apaga Fogo e Praia Ponta do Apaga Fogo.
  • Sul: Praia do Parracho, Praia da Pitinga, Lagoa Azul, Praia do Taípe e Praia das Tartarugas.

Para quem gosta de caminhar na areia e desfrutar da natureza explorando cada cantinho pode conhecer a maioria das praias de Arraial d’Ajuda a pé, senão todas elas. É claro que essa caminhada é um pouco longa, mas se você realmente quer conhecer as melhores praias de Arraial d’Ajuda assim, vá sem pressa e explore as belezas de cada lugar com seus cantinhos surpreendentes.

Assim, as praias de Arraial d’Ajuda se tratam de uma grande praia, onde cada trecho muda o nome, e possui algumas características e atrações específicas. Então, uma boa ideia de roteiro é um dia conhecer as praias do norte e em outro as praias do sul.

E para quem não gosta de longas caminhadas pode chegar até as praias de Arraial d’Ajuda com alguns dos meios de transporte. No texto como chegar a Arraial d’Ajuda tem os meios de transportes que você vai encontrar no destino.

Praia do Mucugê

Praia do Mucugê em Arraial d'Ajuda - Porto Seguro
Mar Paraíso Hotel – Praia do Mucugê

Essa é uma praia badalada e bem próxima do Centro de Arraial d’Ajuda, e para chegar até ela basta descer a Rua Mucugê.

Quando a maré está baixa, na Praia do Mucugê se forma uma enorme piscina natural com águas calmas e mornas, ideal para crianças (e adultos é claro, quem não gosta de relaxar em uma piscina natural?).

Desse modo, a Praia do Mucugê tem ótima infraestrutura turística com barracas na areia e hospedagens, sendo uma das praias mais frequentadas de Arraial d’Ajuda.

Praia do Parracho

Praia do Parracho
Saint Tropez Praia Hotel – Praia do Parracho

Praia do Parracho fica a direita da Praia do Mucugê. Então para quem vai conhecer as duas praias fica até difícil saber quando uma acaba e a outra começa, pois ambas são bem badaladas e possuem quase que as mesmas características.

Essa praia é frequentada por um público mais jovem e conta com uma ótima infraestrutura turística. Desse modo, no local você vai encontrar quiosques que oferecem mesas e cadeiras na areia, além de ótimas hospedagens.

Praia da Pitinga

Praia da Pitinga
Hotel Pousada Pitinga / Praia da Pitinga

Ao contrário das praias de Mucugê e Parracho, na Praia da Pitinga as falésias começam a aparecer deixando as paisagens belíssimas. Aliás, é possível fazer voo de parapente para ver uma das praias mais belas de Arraial d’Ajuda do alto.

Desse modo, a praia que na maré baixa também conta com piscinas naturais possui águas claras, areia fina e mar mais agitados.

A Praia da Pintinga conta com ótima infraestrutura turística com hospedagens e barracas que oferecem mesas e cadeiras na areia, caso queira passar o dia ou se hospedar no local.

Praia do Taípe

Praia do Taípe
Praia de Taípe | Foto: HVL via commons.wikimedia

Mesmo fazendo parte de Arraial d’Ajuda é possível conhecer essa praia em uma viagem para Trancoso. Desse modo, a Praia de Taípe que fica bem próxima a Trancoso possui águas claras com tom esverdeado ou azulado (vai depender das condições climáticas) e vegetação nativa.

As paisagens da praia são compostas por falésias de aproximadamente 45 metros de altura e coqueiros, aquela vibe bem natureza. Aliás, os aventureiros podem fazer um voo de parapente para apreciar toda a beleza da praia do alto.

Praia dos Pescadores

O que fazer em Arraial d'Ajuda
Residence Pé na Areia – Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores também é conhecida como Praia de Arraial e Praia do Delegado. Desse modo, ela é uma praia mais tranquila que na maioria dos dias é frequentada por moradores, principalmente pescadores.

Sua extensa faixa de areia clara é acompanhada por vegetação e coqueiros, sendo que no mar vários barquinhos compõem o seu visual, impossível não se apaixonar pelo cenário. Com águas claras e calmas, quando a maré está baixa na Praia dos Pescadores ainda se forma uma enorme piscina natural que é represada por pedras. Então essa é uma praia ideal para relaxar.

Passeios em Arraial d’Ajuda

Além do centro de Arraial, juntamente com o Centro Histórico, e a belas praias você tem algumas opções de passeios bem interessantes para fazer no destino.

Desse modo, ao redor do Largo d’Ajuda você vai encontrar muitas agências de turismo que oferecem vários passeios. Mas além dos passeios que vamos citar, na qual consideramos os principais, as agências oferecem passeios de quadriciclo, mergulho, entre outros.

Contudo, você também pode fazer alguns passeios em Arraial d’Ajuda por conta própria, principalmente se estiver de carro.

Arraial d’Ajuda Eco Parque
Arraial d’Ajuda Eco Parque | ©Arraial d’Ajuda Eco Resort

1. Arraial d’Ajuda Eco Parque

Para quem gosta de parque aquático, uma boa opção de passeio é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Assim, o parque aquático que fica de frente para o mar garante muita diversão, principalmente para quem vai viajar com crianças.

Endereço: Estrada da balsa, Km 4,5, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro.

2. Reserva Indígena Aldeia Velha

Um passeio bate e volta bem interessante para você fazer em Arraial d’Ajuda é conhecer uma reserva indígena. Esse passeio é ideal para quem quer ver de perto a cultura impressionante dos indígenas.

Na Reserva Indígena Aldeia Velha que fica a 12 km do Centro de Arraial d’Ajuda vivem os índios Pataxós e durante a visita eles mostram um pouco da sua cultura, mas também conscientizam os visitantes sobre a importância da preservação. Sem dúvida, um passeio incrível para fazer durante a viagem.

Contudo, Arraial d’Ajuda conta com outras reservas indígenas que podem se visitadas em um passeio, como a Reserva da Jaqueira. Então, antes de contratar o bate e volta com uma agência se certifique para qual reserva é o passeio.

Bate e volta de Arraial d'Ajuda para Praia do Espelho
Praia do Espelho / ©Thomasilhabela via Commons.wikimedia

3. Bate e volta para a Praia do Espelho

 A Praia do Espelho fica localizada em Trancoso, a aproximadamente 50 km de Arraial d’Ajuda. Então, para quem está em Arraial d’Ajuda e não vai para Trancoso, vale fazer um bate-volta até a Praia do Espelho, considerada uma das praias mais belas do Brasil. Aliás, a Praia do Espelho está na nossa lista de melhores praias do Brasil.

             

A Praia do Espelho possui uma beleza única, assim, dependendo da maré e das condições climáticas, suas águas garantem características semelhante a de um espelho refletindo a luz do sol e garantindo um visual exótico e impressionante. 

4. Bate e volta para Trancoso

Trancoso também é um destino rústico e com muitas praias para curtir muito. Aliás, Trancoso que fica a 37 km de Arraial d’Ajuda é conhecida como o destino dos famosos.

Então, esse também é um passeio bem interessante para fazer em Arraial, principalmente se você não tem planos de viajar para Trancoso. Assim, o Quadrado é a principal Praça de Trancoso com casinhas coloridas que abrigam lojas, restaurantes e o Centro Cultural.

Bate e volta para Trancoso
Trancoso | ©nathsegato – Pixabay
bate e volta de Arraial d'Ajuda para Caraíva
Caraíva / Foto: Marvelino Dias via Wikimedia Commons

5. Bate e volta para Caraíva

Caraíva fica a aproximadamente 57 km de Arraial d’Ajuda, sendo um destino queridinho pelos turistas, principalmente para quem curte um lugar mais tranquilo. E certamente é um passeio incrível para fazer durante a viagem a Arraial.

O acesso para Caraíva é feito em pequenos barcos que custam em média R$ 5.00 em uma travessia que dura aproximadamente 5 minutinhos. Assim, no Vilarejo não é permitida a entrada de automóveis, e o sinal de celular e internet são bem difíceis de ter.

Onde comer em Arraial d’Ajuda

A maioria das opções dos restaurantes e bares de Arraial d’Ajuda estão na Rua Mucugê, Rua Broadway, Praça Caminho do Mar e Largo d’Ajuda. Aliás, para quem procura estabelecimentos com um bom custo também vai encontrar as melhores opções nesses locais.

Assim, no centro de Arraial d’Ajuda você vai encontrar uma variedade de restaurantes, bares e até barracas na rua oferecendo lanches. Mas para quem é vegetariano tem como opção o Naturalíssima que fica na Rua Mucugê.

Contudo, em Arraial d’Ajuda algumas pousadas e hotéis contam com restaurante e até serviços de praias, principalmente as hospedagens que são pé na areia. Desse modo, o Arraial d’Ajuda Eco Resort conta com restaurante e serviços de praia, sendo uma boa opção para ficar em Arraial d’Ajuda.

Mas outras hospedagens que também contam com restaurantes são o Mar Paraíso Hotel, e o Privillage Praia Pousada do Charme que tem um restaurante bem elogiado, o Di Vini.

O que levar para Arraial d’Ajuda

E se você está arrumando as malas para conhecer Arraial d’Ajuda, vamos te dar algumas dicas do que não pode faltar em sua mala de viagem.

Em primeiro lugar, independente da época da sua viagem, a mala tem que ter muitas roupas de banho e tudo que você pode precisar em uma viagem para a praia. E o mais importante não se esqueça do protetor solar, esse não pode faltar mesmo.

Veja o checklist de viagem para a praia, assim não vai ficar faltando nada na sua mala. Nessa lista separamos tudo para levar na mala de mão e bagagem despachada na viagem de praia.

Dicas de Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda tem Banco 24 horas na Rua Mucugê. Mas a maioria dos estabelecimentos, senão todos também aceitam cartão de crédito.

Se você vai viajar em alta temporada, principalmente durante o verão, Carnaval e réveillon, reserve sua hospedagem e passeios com antecedência, pois durante esse período o destino fica bem cheio.

Se você gosta de curtir praias mais vazias, procure as praias mais afastadas da região central como a Praia de Taípe, Lagoa Azul e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip