Você sabia que ao realizar compras no Uruguai com cartões de débito e/ou crédito, você ganha um estorno? E isso mesmo, nas compras feitas mediante dinheiro eletrônico no Uruguai, você ganha o reembolso do IVA.

Assim, apesar de incidir o IOF sobre as compras internacionais feita com cartão de débito e/ou crédito, o governo uruguaio implantou uma medida a fim de incentivar o turismo. Desse modo, felizmente desde 2012, ao pagar suas contas com cartão de débito e/ou crédito internacional de bandeiras específicas, você ganhará o estorno do IVA.

Portanto, se você esta pensando em viajar para o Uruguai, agora você tem um motivo a mais para embarcar nessa viagem. Então vamos saber um pouco mais sobre o estorno desse imposto.

Quais bandeiras de cartão tem o desconto do IVA em compras no Uruguai

O Uruguai é um país cheio de destinos incríveis, como Montevidéu, Punta del Este, Cabo Polônio, Colônia del Sacramento e outros. E se você vai viajar para o Uruguai, além de conhecer lugares lindos, você ainda vai poder conseguir um desconto do IVA em suas compras feitas no cartão de crédito.

Em primeiro lugar, você precisa saber que o IVA é um imposto local no Uruguai. Mais importante, não são todas as bandeiras de cartão de crédito que estornam esse imposto de suas compras no Uruguai.

Desse modo, a maioria dos estabelecimentos aceitam apenas os cartões de bandeiras Visa e MasterCard. Ainda mais, a preferência de bandeira é a Visa.

Aliás, em nosso bate e volta de Buenos Aires à Colônia Del Sacramento, em muitos restaurantes que passamos, eles aceitavam o pagamento apenas com cartões de bandeira Visa, para fins de estorno do IVA.

Qual a porcentagem do desconto da compras no Uruguai

Após ter baixado para 9% em março de 2018, o site de turismo do Uruguai, para nossa felicidade anunciou a volta da taxa para 22%. Assim, esse percentual começou a valer a partir do dia 1 de outubro de 2018 e foi prorrogado até 30 de abril de 2020.

Portanto, em sua viagem ao Uruguai você ganha um desconto de 22% no valor final de suas compras, a título de devolução do IVA. Mas somente se as compras forem pagas com cartões de bandeiras específicas.

Uma vez que essa taxa cobre o IOF, o uso do cartão de débito e/ou crédito em compras no Uruguai, se torna bastante vantajoso.

Contrate aqui seu seguro viagem para América do Sul e viaje com mais segurança.

E como funciona o desconto de IVA no Uruguai?

Por fim, vamos saber como funciona o desconto. Quando você realizada uma compra no Uruguai, no valor pago esta incluso o IVA. Assim, ao realizar o pagamento dessa compra, a maquininha detecta que seu cartão é internacional e realiza a devolução do imposto.

Desse modo, o valor do imposto descontado na compra, estará discriminado em seu recibo. Portanto, olha como é fácil conseguir o estorno, você não vai ter nenhum trabalho.

Mas lembre-se, para fins de devolução do IVA, a compra deve ser paga no Uruguai. Então, caso alugue um carro e realize o pagamento de outro país, o estorno do IVA não será possível.

Veja nesse artigo como ir para Colônia del Sacramento no Uruguai.

Quais serviços compreendem a devolução do IVA

Ainda mais, não são todos os serviços no Uruguai que compreendem a devolução do IVA.

Sendo que essa devolução apenas será feita em compras de restaurantes ou serviços gastronômicos, aluguéis de carro (nesse caso somente se for um aluguel que não está incluso um motorista).

Mas os serviços não ficam por aí, você ainda poderá garantir o IVA Zero em hotéis. Nesse caso você deverá apresentar o documento de identidade emitido no exterior, sendo exonerado de pagar o imposto. Desse modo, o IVA nem será cobrado.

Aliás, serviços de catering para realização de festas e eventos também gerará a devolução do imposto.

Com esse benefício maravilhoso você já pode preparar as malas, e partir para o Uruguai que será sucesso.

E para quem vai aproveitar esse descontinho do IVA em Montevidéu, veja esse post com planejamento e roteiro de 3 dias em Montevidéu.

Veja também qual moeda levar para Colônia Del Sacramento!!