PARQUE IBIRAPUERA EM SÃO PAULO: O QUE FAZER E MUITO MAIS

Atualizado em Agosto , 2020

Veja o que fazer no Parque Ibirapuera em São Paulo. Confira a história do parque, atrações, monumentos, museus, atividades para fazer no parque, como chegar e estacionamento.

Se preferir vá direto ao tópico desejado sobre o que fazer no Parque Ibirapuera:

Está de viagem marcada para São Paulo, então você não pode deixar de conhecer o maior Parque da América Latina. É isso mesmo, estamos falando do Parque Ibirapuera ou Ibira para os mais íntimos.

Quando você pensa em São Paulo só vem a sua cabeça, um grande centro urbano, com prédios e muito trânsito. Sem dúvida, você vai encontrar isso em São Paulo. Mas você também vai encontrar uma extensa área verde, que concentra muitas belezas naturais, cultura e lazer, e essa área é o Parque Ibirapuera.

Então nesse artigo vamos falar tudo que você vai encontrar no Parque Ibirapuera, bem como todas as atrações que o parque oferece para sua diversão.

Sobre o Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera

Em primeiro lugar, o Parque Ibirapuera possui uma extensão de 1.584.000m², sendo que é o parque mais visitado da América do Sul. E não é de se admirar que ele seja o mais visitado, pois além de lindo, possui várias atividades legais para fazer e prédios interessantes para visitar.

Aliás, o Parque que foi inaugurado em 1954, logo foi tombado como patrimônio histórico. Ainda mais, o Ibirapuera teve os seus lindos jardins desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, após o conceito e anteprojeto do paisagista Roberto Burle Marx. 

Mapa do Parque Ibirapuera

Por outro lado, as construções históricas que você poderá visitar no parque são de autoria do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e foram tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Nacional de São Paulo. Assim como pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Por possuir uma grande extensão, o Parque Ibirapuera possui muitos portões de acesso, para facilitar sua entrada. E apesar de ser grande, fazendo com que muito provavelmente você fique perdido em meio a tantos portões, o parque disponibiliza um mapinha para facilitar a vida de nós turistas. Assim, o mapa te ajudará a encontrar todas as atrações do Parque Ibirapuera. 

Atrações do Parque Ibirapuera

Ibirapuera Parque SP
Lago Ibirapuera

Com toda essa extensão, certamente atrativos para você se divertir não irão faltar no Parque Ibirapuera.

Então fizemos uma listinha resumida com tudo que você poderá conhecer no Parque, e claro que também tem os detalhes de cada atração abaixo.

Se você procura opções de cidades para viajar, então veja os melhores destinos de São Paulo para viajar nas férias ou aproveitar o final de semana.

  • Lagos do Ibirapuera
  • Monumento Pedro Álvares Cabral
  • Obelisco do Ibirapuera
  • Marquise do Ibirapuera
  • Praça do Porquinho
  • Praça da Paz
  • Museu Afro Brasil
  • Pavilhão das Culturas Brasileiras
  • Escola de Astrofísica
  • Fundação Bienal
  • Museu de Arte Moderna (MAM)
  • Museu de Arte Contemporânea (MAC)
  • Monumento às Bandeiras
  • Parque dos Cachorros
  • Viveiro Manequinho Lopes
  • Bosque da Leitura
  • Oca do Ibirapuera
  • A Caçadora
  • Planetário Aristóteles Orsini
  • Auditório Ibirapuera
  • Praça Burle Marx
  • Pavilhão Japonês

#Lagos do Ibirapuera

Em primeiro lugar, uma grande área do Ibirapuera é ocupada pelos lagos, que além de lindos ajudam na climatização do parque. Assim, o Lago Ibirapuera é um grande destaque no parque e divide a área cultural da área de contemplação. Além disso, no lago ainda funciona uma fonte, que é um verdadeiro espetáculo.

Sabia que é necessário contratar o seguro para viagens nacionais? Então veja aqui porque contratar um seguro viagem.

#Monumento Pedro Álvares Cabral

No parque você também vai encontrar o monumento feito em homenagem a Pedro Àlvares Cabral. A obra projetada pelo arquiteto Agostinho Vidal e esculpida pelo artista Luiz Morrone, certamente encanta aos turistas.

#Obelisco do Ibirapuera

E o Parque é tão cheio de variedades que tem até um Obelisco, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera. Aliás, o monumento foi construído como símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932 e ainda,  é o maior monumento da cidade com 72 metros de altura. O Mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes mortos durante a Revolução de 1932, bem como 713 ex-combatentes. Ainda em homenagem aos corpos e para preservar a memória da rebelião, cenas bíblicas e passagens da história Paulista foram feitas com pastilhas de mosaico veneziano e compõem o Obelisco.

# Marquise do Ibirapuera

A marquise do Parque Ibirapuera é um elemento composto por 120 colunas. Desse modo, ela funciona como ligação entre importantes equipamentos culturais presentes no parque, sendo eles: Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório.

# Praça do Porquinho

A praça do porquinho funciona como um espaço para esportes e lazer. Desse modo, nela você encontrará a escultura dos porquinhos, feita por Ricardo Cipicchia.

#Praça da Paz

A Praça da Paz é uma extensa área aberta que fica no meio do parque. Assim, no local você ainda encontrará espécies de árvore dos cinco continentes. 

#Museu Afro Brasil

O museu projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer aborda a cultura e a influência africana na sociedade brasileira. Desse modo, o museu Afro Brasil possui um acervo riquíssimo com mais de 6 mil obras  produzidos entre o século XVIII até os dias atuais. Assim, o acervo possui obras que registram a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Aliás, o museu também promove exposições temporárias.

#Pavilhão das Culturas Brasileiras

Essa é mais uma obra de Oscar Niemayer. Desse modo, o pavilhão abriga um espaço democrático que busca dar visibilidade à cultura do povo brasileiro e suas expressões. Assim como em todo o parque, no pavilhão acontecem vários eventos.

#Escola de Astrofísica

A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (EMA) é uma unidade  que se dedica a disponibilização de cursos gratuitos e/ou subsidiados de astronomia e assuntos correlatos. 

#Fundação Bienal

No prédio que se destaca por sua arquitetura modernista, acontece a Bienal de Artes de São Paulo, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo.

#Museu de Arte Moderna (MAM)

Sem dúvida, esse é mais um museu que irá te encantar, pois além de suas importantes obras, ele ainda foi um dos primeiros museus de arte moderna da América Latina. Assim, dentre as mais de 400 obras de artistas contemporâneos presentes no museu,  você ainda encontrará obras de renomados artistas como: Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.

#Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Esse museu faz parte dos equipamentos culturais do parque, mas não fica exatamente dentro do Ibirapuera. O MAC fica ao lado do parque, assim é preciso atravessar uma passarela para acessar o museu. Assim, o MAC possui mais de 10 mil obras em seu acervo, dentre as obras estão nomes importantes como: 10 mil obras de Picasso, Matisse,Kandinsky, Tarsila do Amaral, Volpi.

#Monumento às Bandeiras

Esse é um monumento que representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.

#Parque dos Cachorros

E claro que em um parque tão grande, também tem espaço para os animaizinhos. Assim, o Parque dos Cachorros é projetado especialmente para os doquinhos se divertirem.

#Viveiro Manequinho Lopes

O Viveiro Manequinho Lopes produz mudas de plantas para plantios em áreas públicas da cidade. Assim, ele também fica aberto a visitação durante a semana.

#Bosque da Leitura

 E que não gosta de ler um bom livro ao ar livre. Assim, o Bosque da leitura é um ambiente cultural alternativo de leitura em uma área verde.

#Oca do Ibirapuera

O edifício é administrado pelo Museu da Cidade, junto a Secretária Municipal da Cultura e abriga grandes exposições.

#A Caçadora

A escultura de uma figura feminina foi feita a pedido do então prefeito de São Paulo, Francisco Prestes Maia.

#Planetário Aristóteles Orsini

Esse foi o primeiro planetário do Brasil. Desse modo, o prédio de grande importância também é Patrimônio Histórico, Científico e Cultural.

#Auditório Ibirapuera

Esse é mais um edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Apesar de ter sido projetado nos anos 50, somente foi construído em 2005. Assim, atualmente  o local é utilizado para atividades culturais.

#Praça Burle Marx

A Praça Burle Marx é extensão e parte do paisagismo do Burle Marx feito para o Viveiro Manequinho Lopes. 

#Pavilhão Japonês

Por fim, o Pavilhão Japonês é uma parte do parque dedicada a homenagear a boa relação entre imigrantes japoneses e brasileiros. Desse modo, o pavilhão é uma réplica do Palácio Katsura, localizado em Quioto, no Japão, e foi um presente da colônia japonesa à cidade de São Paulo. Aliás, o espaço conta com um Jardim Japonês, vestuário, móveis, objetos de decoração e utilitários tradicionais da cultura japonesa.

Ao lado do Pavilhão fica o Memorial aos Imigrantes Japoneses. Assim, o memorial é uma construção em homenagem à memória de todos os imigrantes japoneses falecidos.

Além de todos esses lugares que você poderá conhecer no parque, ele ainda oferece a caminhada monitorada, um passeio cultural e histórico.

Vai viajar para São Paulo? Então veja os melhores sites para reservar hospedagem barata.

Caminhada monitorada

Além de admirar a natureza no Parque Ibirapuera, ainda é possível fazer algumas atividades monitoradas. São oferecidas três atividades monitoradas, que certamente te farão conhecer e explorar ainda mais o local.

Assim, a primeira atividade que você poderá fazer é “Descobrindo o Ibirapuera”. Nessa atividade, serão apresentadas todas as curiosidades, bem como a história do parque.

Ainda mais, na caminhada você poderá conhecer mais de 40 pontos do parque, entre esculturas,  praças, monumentos e outros.

O ponto de encontro da caminhada “Descobrindo o Ibirapuera” é nos bancos ao lado da casinha do Bosque da Leitura, entre o Viveiro Manequinho Lopes e a antiga serraria. Desse modo, a entrada mais próxima é pelo portão 07, na Av. República do Líbano.

A segunda atividade é a “Identificação de árvores do Parque Ibirapuera”. Essa atividade, sem dúvida é ideal para quem adora conhecer e identificar espécies de árvores. Uma vez que nela você irá conhecer curiosidades de uma grande diversidade de árvores que habitam o Parque.

Para a “Identificação de árvores do Parque Ibirapuera”, o ponto de encontro é em frente à entrada do Auditório Ibirapuera. Assim, a entrada mais próxima é pelo portão 02, na Av. Pedro Álvares Cabral.

Por fim, a última atividade é a “Observação das Aves”. Nela você irá conhecer a diversidade de aves que habitam o Parque Ibirapuera que sem dúvida irá te encantar. Assim, o ponto de encontro para participar dessa atividade é no Bosque da Leitura, em frente o Viveiro Manequim Lopes.

Todas as atividades custam R$ 10,00 e é realizado com colaboradores do Parque Ibirapuera. Desse modo, a duração em média das atividades monitoradas é de 2:30 a 3 horas. Assim, para participar de qualquer dessas atividades é necessário realizar reserva com antecedência pelo site do parque, clique aqui para se inscrever nas caminhadas monitoradas.

Conheça também 10 parques de SP que se chega de trem ou de metrô

Como chegar ao Parque Ibirapuera

MAC -Museu da Arte Contemporânea no Ibirapuera
Museu da Arte Contemporânea

Em primeiro lugar, é possível acessar o Parque Ibirapuera por meio de várias avenidas de São Paulo, apenas mudará o portão em que você irá entrar. Assim, se você estiver indo ao parque para uma atração específica, escolha o portão de acesso mais próximo a essa atração, visto que o parque é grande (você pode conferir a localização dos portões no mapinha que colocamos mais acima) . 

Conheça também o Museu Catavento em São Paulo, um museu diferente e incrível. 

Se você chegar pela Av. Pedro Àlvares Cabral poderá entrar pelos portões 01, 02, 03, 09 e 10. Já a Av. IV Centenário dá acesso para os portões 05, 06 e 07. Por fim, se você chegar pela Av. República do Líbano poderá acessar o Parque pelo portão 07, 08 e 9A.

Para ler em seguida:

Informações importantes

O Parque Ibirapuera fica aberto das 05h00 até ás 24h00. Mas aos sábados e domingos, ele fica aberto 24 horas. Contudo, fique ligado que os portões têm horários diferentes de funcionamento.

Os portões 02, 03 05 e 10 ficam abertos das 05h00 até as 24h00. Por outro lado, os portões 04, 06 e 09 funcionam das 05h00 até as 22h00. Os portões 07, 08 e 09A, das 06h00 até às 20h00. Por fim, o portão 07A, funciona das 07h00 as 17h00.

E que tal explorar o litoral de São Paulo em sua viagem, o blog Partiu Viajar fez uma lista com 10 motivos para conhecer Ilhabela.

Estacionamento

O estacionamento no Parque Ibirapuera é cartão Zona Azul, o mesmo que você usa em toda a cidade de São Paulo. Mas no caso do estacionamento do parque seu horário é ampliado.

Assim, um cartão de 01 hora de estacionamento, no Parque Ibirapuera valerá por 02 horas. Já 02 cartões de 01 hora valerão por 04 horas. Mas ao final do horário de estacionamento não basta que o motorista troque os cartões é necessário que ele troque de vaga também.

Veja também – Mirante Sesc Paulista: Veja São Paulo de outro ângulo.

Dica: se você for passar muito tempo no parque prefira ir de transporte público, táxi ou Uber. Aliás, quando fomos à São Paulo usamos muito o Uber e foi ótimo.

Para saber mais informações sobre o parque acesse seu site.

Todos os mapas do parque podem ser vistos nessa página.

Veja também: Templos Budistas em São Paulo, pelo blog s2 station.

2 thoughts on “PARQUE IBIRAPUERA EM SÃO PAULO: O QUE FAZER E MUITO MAIS”

  1. Adoro o Ibirapuera. E sempre que vou a São Paulo tento dar uma passada por lá. Gosto sempre de ver o que está na Oca, tem umas exposições bem legais. Não sabia das caminhadas monitoradas. Vou tentar participar da próxima vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip