LUGARES PARA CONHECER EM MINAS GERAIS: 14 CIDADES IMPERDÍVEIS

Atualizado em Junho , 2020

Veja uma lista com lugares incríveis para conhecer em Minas Gerais. Confira destinos mineiros para todos os gostos, desde as tradicionais cidades históricas até lindos destinos de ecoturismo.

Lugares para conhecer em Minas Gerais
Tiradentes | Foto: Franciane Balestri Fran por Pixabay

Minas Gerais é um Estado com lugares lindos e encantadores para conhecer. O destino abriga algumas das cidades históricas mais importantes do país, bem como alguns dos destinos de ecoturismo mais incríveis. E claro que não podemos deixar de mencionar a culinária mineira, que independente da cidade escolhida, você vai se deliciar com os pratos típicos da região.

Então, se você está pensando em viajar para algumas das cidades mineiras, escolher o destino pode não ser uma tarefa fácil em meio a tantos lugares incríveis para conhecer. Mas claro que vamos te ajudar nessa missão. Assim separamos uma lista com os melhores lugares para conhecer em Minas Gerais, e os principais pontos turísticos de cada cidade.

Lugares para conhecer em Minas Gerais

Então agora vamos conferir os melhores lugares para conhecer e se encantar em Minas Gerais.

1. Tiradentes

Lugares para conhecer em Minas Gerais - Tiradentes
Tiradentes – Minas Gerais | Foto: Serginho Pacheco via Pixabay

Em primeiro lugar, Tiradentes é aquela cidade histórica com ares de interior que você viaja para descansar um pouco, mas também turistar bastante. Sem dúvida, uma das cidades históricas mais lindas do Brasil. Inclusive a revista Departures elegeu Tiradentes a cidade mais bonita do Brasil.

Desse modo, Tiradentes é uma cidade encantadora, com ruas de pedras, construções históricas, igrejas e museus que vão te levar a um mergulho no passado.

Assim, a cidade mineira atrai milhares de turistas todos os anos, inclusive no carnaval. Visto que o carnaval de rua da cidade é bem agitado.

Uma das principais atrações da cidade é seu Centro Histórico. Então, o conheça sem pressa percorrendo suas ruas e aproveitando bem o lugar. Aliás, você não pode deixar de conhecer o Largo das Flores, a tradicional Praça de Tiradentes.

Como falamos anteriormente você poderá conhecer muitas Igrejas, dentre elas estão a Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja da Santíssima Trindade e Igreja da Nossa Senhora do Rosário.

Outras atrações da cidade são os museus, assim não deixe de visitar o Museu de Sant’Anna, Museu da Liturgia e o Museu Casa Padre Toledo.

Além de todas essas atrações inclua em seu roteiro o passeio de Maria Fumaça, ela sai de Tiradentes e vai até São João Del Rei, uma cidade histórica vizinha.

Onde ficar em Tiradentes

Então se você quer viajar para Tiradentes o Santíssimo Resort, Pousada Mãe D’Água e Pousada Vovô Chiquinho são ótimas opções para se hospedar no Centro Histórico da cidade.

Mas outras boas opções aos arredores do Centro Histórico são a Pousada Aromas de Montanha e o  Solar da Serra Tiradentes.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Tiradentes.

2. São João del-Rei

Lugares para conhecer em Minas Gerais - São João del Rei
São João del-Rei – Minas Gerais | Foto: Fabio Maximo via Pixabay

E olha outra cidade encantadora de Minas Gerais, dessa vez São João del-Rei. Assim, a cidade fica localizada a aproximadamente 15 km de Tiradentes e 190 km de Belo Horizonte.

Aliás, São João del-Rei é uma das cidades históricas mais desenvolvidas de Minas Gerais. Desse modo, a cidade que é grande e movimentada, conta com lojas, bares, restaurantes, Igrejas e Museus. 

Ainda mais, seu Centro Histórico é preservado com ruas de pedras e casas coloridas, o que atrai muitos turistas. Assim, a principal atração da cidade mineira fica por conta do Centro Histórico, onde está o famoso Museu de São Francisco de Assis, além do Museu Ferroviário e o Museu Regional de São João del-Rei.

Além de conhecer São João del-Rei, você também poderá fazer um bate e volta em Tiradentes, com um incrível passeio de Maria Fumaça, bem como visitar a encantadora Bichinho (uma cidade vizinha).

Onde ficar em São João del-Rei

Em são João del-Rei você encontrará muitas opções de hotéis, pousadas e hostels. Assim, a Pousada Villa Magnolia e a Pousada dos Sinos são ótimas opções para se hospedar na cidade.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em São João del Rei.

3. Ouro Preto

LUGARES PARA CONHECER EM MINAS GERAIS
Ouro Preto | Foto: Nathalia Segato via Unsplash

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar de Ouro Preto que fica a 98 km da capital Belo Horizonte. Assim, Ouro Preto é uma cidade totalmente histórica que fica em um vale, entre montanhas. Aliás, a cidade é o maior conjunto barroco do mundo que reúne muitas histórias para você surpreender, sendo um dos lugares históricos mais visitados de Minas Gerais.

Então se você gosta de história, arquitetura e arte já pode comprar sua passagem e ir arrumando as malas.

Devido ao seu valor histórico, Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933. Já em 1980, a Unesco o declarou Patrimônio Cultural da Humanidade.

Desse modo, as atrações de Ouro Preto são muitas. Em primeiro lugar, conhecer as Igrejas da cidade não pode faltar em seu roteiro. Algumas das igrejas de Ouro Preto são:  Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.

Você ainda poderá conhecer museus incríveis como o Museu da Inconfidência Mineira, Museu do AleijadinhoMuseu do Oratóri e o Ludo Museu.

Aliás, uma das atrações mais requisitadas da cidade histórica é a visita as minas de ouro. Mas em Ouro Preto você encontrará belezas naturais como o Parque Estadual do Itacolomi, mirantes, cachoeiras e muitos mais.

Onde ficar em Ouro Preto

Certamente, a melhor região para se hospedar em Ouro Preto é o Centro Histórico da cidade. Assim, a Pousada do MondegoSolar do Rosário e o  Varanda Hostel são ótimas opções para ficar na região.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Ouro Preto.

4. Mariana

Lugares para conhecer em Minas Gerais - Mariana
Mariana – Minas Gerais | Foto:  Paulo JC Nogueira   via Wikimedia Commons

Ainda não decidiu seu destino? Mariana é outra cidade histórica incrível de Minas Gerais, localizada a aproximadamente 120 Km de Belo Horizonte e a apenas 12 Km de Ouro Preto.

Mariana foi a primeira Vila fundada em Minas Gerais, e também foi a cidade mais rica do ciclo do ouro. Desse modo, o conjunto arquitetônico de Mariana é uma importante amostra da arquitetura Colonial no Brasil e é tombado como Monumento Nacional.

Os principais atrativos da cidade são as construções coloniais, assim caminhar pelas ruas de pedras de Mariana e apreciar suas construções é um programa imperdível. Entre os atrativos você encontrará a Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Pedro dos Clérigos e a Catedral da Sé.

Contudo, um pouco mais afastado do Centro Histórico, você poderá conhecer a Mina da Passagem que fica no caminho de Mariana para Ouro Preto, e é uma das maiores minas de ouro do mundo aberta a visitação.

Além disso, você poderá fazer o passeio de trem de Mariana até Ouro Preto, um passeio bem procurado na região.

Onde Ficar em Mariana

Mariana possui ótimas opções de hospedagem, e geralmente mais em conta do que a sua vizinha Ouro Preto. Assim, a Pousada do Chafariz e a Pousada Ouro Real são ótimas opções para se hospedar na cidade.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Mariana.

5. Diamantina

Lugares para conhecer em Minas Gerais - Diamantina
Diamantina | Imagem de  Giorgioglobe   via Wikimedia Commons

Mas as cidades históricas de Minas Gerais ainda não acabaram. Desse modo, Diamantina fica localizada a aproximadamente 295 km de Belo Horizonte, e é uma cidade colonial que possui grande importância histórica, cultural e artística. Aliás, seu Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Portanto, a charmosa cidade com ruas de pedras e casas coloniais coloridas é um ótimo destino para quem procura um lugar calmo e com muitas belezas naturais.

Desse modo, caminhar pelas ruas da cidade, admirar sua beleza e parar em um de seus bares ou restaurante para apreciar a culinária mineira é um dos principais atrativos.

Mas você ainda terá muitas atrações para visitar na cidade. E assim como as demais cidades históricas, as Igrejas são um grande atrativo em Diamantina. Sendo assim, algumas das principais Igrejas são a Igreja São Francisco de Assis, Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Basílica Sagrado Coração de Jesus e a Catedral Metropolitana de Diamantina.

Em Diamantina você ainda encontrará museus e outros edifícios de grande importância histórica, como a Casa de Juscelino, Casa de Chica da Silva, Museu do Diamante, Passadiço, Antiga Estação Ferroviária de Diamantina, Edifício do Fórum, Casa da Glória, Biblioteca Antônio Torres (Casa do Muxarabiê) e o Mercado dos Tropeiros (Mercado dos Tropeiros).

Além da parte histórica da cidade, em Diamantina você encontrará passeios que exploram não só a história, mas também as belezas naturais da região, como a Trilha Verde da Maria Fumaça, o Caminho dos escravos, o Parque Estadual do Biribiri, a Cachoeira do Sentinela e a Gruta do Salitre.

Por fim, em Diamantina também acontece o Vesperata, o famoso evento onde as ruas da cidade são tomadas por melodias de serenatas.

Powered by Rock Convert

Onde ficar em Diamantina

O Centro Histórico da cidade é a melhor localização para se hospedar, assim a Pousada Vale do Garimpeiro, Pouso da Chica, Hotel Tijuco Turismo, Hotel Jardim do Vale e a  Pousada Relíquias do Tempo são ótimas opções de onde ficar de Diamantina.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Diamantina.

6. Monte Verde

Lugares para conhecer em Minas Gerais - Monte Verde
Monte Verde | Imagem de Paulo JC Nogueira via Wikimedia Commons

Pense em um destino aconchegante e encantador? Então, Monte Verde  é uma cidade linda que fica na divisa de Minas Gerais com São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Desse modo, Monte Verde fica a aproximadamente 490 Km de Belo Horizonte e 163 Km de São Paulo, e é um lugar aconchegante, charmoso e cheio de belezas naturais, perfeito para quem quer curtir o friozinho da Serra da Mantiqueira.

A pequena cidade possui muitos restaurantes e pousadas, assim é uma cidade ideal para quem quer viajar para um lugar tranquilo.

Dentre os atrativos de Monte Verde, o que mais se destaca é o centrinho da cidade, caminhar pela Avenida Monte Verde e apreciar as lojas, restaurantes, galerias e sua bela arquitetura.

Para os amantes de ecoturismo e aventuras, em Monte Verde existem várias trilhas de todos os níveis de dificuldade que levam a mirantes com vistas incríveis. Assim, para explorar a beleza da cidade você ainda pode fazer alguns dos passeios disponíveis, como o tour de bike ou o tour de jipe.

Outros atrativos da cidade são as fábricas de chocolate, a Cervejaria Fritz, Bar de Gelo, Orquidário, Mirante do Aeroporto,  Fazenda Radical e a Escola de Falcoaria

Onde ficar em Monte Verde

As charmosas pousadas de Monte Verde vão deixar você ainda mais encantado com a cidade. Desse modo, a Pousada Sotaque Mineiro e a Pousada Spa Mirante Da Colyna são ótimas opções para se hospedar na cidade.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Monte Verde.

7. Capitólio

Lugares para conhecer em Minas Gerais
Capitólio – Minas Gerais | ©Paulo Nabas – Shutterstock.com

Repleto de belezas naturais, Capitólio fica a aproximadamente 310 km de Belo Horizonte, na região da Serra da Canastra em Minas Gerais.

Capitólio é um destino de ecoturismo, ideal para quem quer curtir a natureza, cachoeiras, trilhas e paisagens lindas. Assim, nos últimos anos o turismo na cidade mineira tem crescidos bastante, sendo o Cânion de Furnas um dos lugares mais procurados para visitar em MG.

O principal atrativo para quem for conhecer a cidade é o Lago de Furnas, bem como as lindas paisagens formadas pelo mesmo, principalmente o Cânion de Furnas (um dos lugares mais visitados em Minas Gerais atualmente). Aliás, o Lago de Furnas é um lago artificial que também é conhecido como o “mar de minas”, sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo.  

Em Capitólio você encontrará muitos passeios que exploram os atrativos naturais da região, como o requisitado passeio no Lago de Furnas, que pode ser feito de lancha, chalana ou catamarã.

Mas você ainda poderá visitar o Mirante dos Cânions para desfrutar das lindas paisagens do Lago de Furnas, entre os paredões de rocha.  Contudo, em Capitólio você encontrará outros mirantes com vistas incríveis, como o Mirante da Usina de Furnas.

Outros atrativos da região são as cachoeiras, trilhas e piscinas naturais, sendo algumas delas a Cachoeira Lagoa Azul, Paraíso Perdido, Trilha do Sol, Cachoeira Cascatinha, Canyon Cascata Eco Parque, Cachoeira da Filó, Cachoeira do Lobo, Pedreira Lagoa Azul e Cachoeira do Abismo.

Onde ficar em Capitólio

Em capitólio você vai encontrar muitas opções de hospedagens, como resorts, pousadas e hostels. Desse modo, a Pousada Lagoa Azul e a Pousada Quintal da Lua são ótimas opções de pousadas na região.   

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Capitólio.

8. São Tomé das letras

São Tomé das letras
São Tomé das letras | Foto: Luciano Marra via Wikimedia Commons

Ainda não conhece São Tomé das Letras que fica a aproximadamente 300 km de Belo Horizonte, na região da Serra da Mantiqueira.  Então, essa é uma cidade mística, conhecida por suas lendas e histórias misteriosas, muitas delas envolvendo aparições de objetos voadores não identificados e ET’s na região.

Todo o misticismo da cidade mineira atrai muitos turistas que vão até São Tomé das Letras em busca de passeios e atrativos que explorem todas as suas lendas. Além de todo o misticismo, na cidade você encontrará muitas belezas naturais, como cachoeiras, trilhas, cavernas, montanhas, bem como passeios e experiências em meio a natureza.

Dentre os pontos turísticos da cidade está o Parque Antônio Rosa, local onde se encontra algumas das principais atrações de São Tomé das Letras, como a Toca da Bruxa, o Cruzeiro e a Casa da Pirâmide.

Outros atrativos são as grutas, sendo a Gruta do Carimbado, a Gruta Sobradinho e a Gruta do Labirinto as mais visitadas da região.

Ainda em São Tomé das Letras, você encontrará cachoeiras lindas, como a Cachoeira do Flávio, Cachoeira Shangri-lá, Cachoeira Vale das Borboletas, Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeira da Lua.

Além de todos os atrativos naturais vale a pena caminhar pelas ruas de pedras do centrinho de São Tomé, conhecer os bares, restaurantes e as lojinhas para comprar souvenirs típicos da região.

Onde ficar em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras possui hospedagens com ótimos preços, e a maioria dessas opções se encontram na região central da cidade. Assim, a pousada Repouso Sol, Pousada Além da Lenda e a Pousada Reino Encantado são ótimas opções de onde ficar na cidade.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em São Tomé das Letras.

9. Caparaó

Lugares para conhecer em Minas Gerais
Pico da Bandeira | Foto: Andersonpasinatto via Wikimedia Commons

Esse é mais um destino de ecoturismo para os apaixonados pela natureza. Assim, Caparaó fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, a aproximadamente 350 Km de Belo Horizonte e 237 Km de Vitória-ES.

Em Alto Caparaó está um dos pontos mais altos do Brasil e o principal atrativo da região, o Pico da Bandeira que fica no Parque Nacional do Caparaó.

Os atrativos naturais de Caparaó são muitos, no local você poderá desfrutar de muitas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, e claro fazer a principal trilha até o Pico da Bandeira e ver o lindo nascer do sol no local.

Outros atrativos são o Vale Encantado e o Vale Verde, onde você encontrará lindas cachoeiras e piscinas naturais envoltas por muita natureza. Para quem não estiver a fim de fazer a longa trilha até o pico da Bandeira, poderá ir até a Tronqueira, o ponto mais alto do Caparaó onde é possível o acesso de automóvel.

Você ainda poderá conhecer outras lindas cachoeiras em Caparaó como, a Cachoeira do Egito, Cachoeira Bonita e a Cachoeira das Andorinhas.

Além disso você poderá explorar outras regiões vizinhas, como o Patrimônio da Penha, local com lindas cachoeiras e piscinas naturais.

Onde ficar no Alto Caparaó

Em Caparaó você encontrará pousadas incríveis, além de áreas para camping que é muito comum. Assim, a Estalagem e Restaurante Cantinho Bistrô, Pousada Chalé Pico da Bandeira e a  Pousada do Bezerra são ótimas opções para ficar no Caparaó.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas no Caparaó.

10. Conceição da Ibitipoca

Conceição da Ibitipoca
Conceição da Ibitipoca | Foto: Lamasmarcos via Wikimedia Commons

E olha mais uma opção de lugares para conhecer em Minas Gerais. Com muitas atividades de ecoturismo, Conceição da Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, localizado na Serra da Mantiqueira a aproximadamente 320 Km da capital mineira Belo Horizonte.

Ibitipoca é uma Vila pequena e rústica, e o principal atrativo da região são as atividades de ecoturismo. Assim, esse é um destino para quem quer uma viagem sossegada e curtir a natureza.

As trilhas e as cachoeiras incríveis atraem muitos turistas e aventureiros para a Conceição de Ibitipoca.

O principal atrativo de Ibitipoca é a Janela do Céu. Mas no  Parque Estadual do Ibitipoca você encontrará muitos atrativos distribuídos em 3 circuitos de trilha, o Circuito das Águas, o Circuito Pico do Pião e o Circuito Janela do Céu. Todos os circuitos passam por cachoeiras incríveis e paisagens impressionantes.

Onde ficar em Conceição da Ibitipoca

Em Ibitipoca você encontrará opções de hospedagens tanto na Vila, quanto em regiões mais afastadas. Além disso, o Parque Estadual do Ibitipoca possui  área de camping. Mas a Pousada Sangha Pyara, a Pousada Janela do Céu e a Repousada Chalés  são ótimas opções para se hospedar na região.

Encontre aqui mais hotéis e pousadas em Conceição da Ibitipoca.

Agora que você já sabe os melhores lugares para conhecer em Minas Gerais, é só escolher sua cidade preferida é curtir uma viagem maravilhosa.

Para ler em seguida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

”chip