Muitos aguardam ansiosamente o carnaval para cair na folia. Mas também tem aqueles que aproveitam o feriado para se desconectar de toda essa agitação das grandes cidades. Então, se você é do time que ama o feriadinho para descansar, veja 10 lugares para fugir do carnaval.

E se você pretende fugir da folia do carnaval, os destinos mais tranquilos para aproveitar esse feriado são aqueles lugares com muita natureza, como as chapadas, regiões serranas e destinos litorâneos mais rústicos.

Lugares para fugir da folia do carnaval

Então, veja as nossas dicas de destinos para aproveitar o carnaval de um jeito diferente e sossegado.

Na nossa lista de lugares para fugir do carnaval tem destinos em diferentes regiões do Brasil. Assim, você vai encontrar muitas possibilidades de lugares para viajar e curtir um carnaval bem especial e longe da folia.

1. Domingos Martins – ES

Lugares para fugir do carnaval - Domingos Martins – ES
Pedra Azul em Domingos Martins – ES

Então vamos a nossa primeira dica de destino para fugir do carnaval. Domingos Martins é uma Vila Alemã que fica na região das Montanhas Capixabas, a 60 km do Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

A cidade tem muitas atividades de ecoturismo como trilhas, rapel, rafting, piscinas naturais, cachoeiras e parques. E devido ao seu clima mais friozinho e suas atividades ao ar livre, a região é um ótimo refúgio para quem deseja fugir do carnaval.

Mas Pedra Azul é uma das regiões mais lindas da cidade e lá você pode explorar a Rota do Lagarto, com as mais variadas cafeterias, lojinhas de artesanato e outras atividades ao ar livre. Para a sua viagem veja o que fazer em Domingos Martins.

Veja em seguida: 10 lugares imperdíveis para conhecer nas Montanhas Capixabas.

Dicas de hospedagens em Domingos Martins:

Para a sua viagem a Domingos Martins, veja as nossas dicas de pousadas em Pedra Azul com opções incríveis para se hospedar. Mas se você prefere ficar em outro hotel ou pousada, veja mais hospedagens em Domingos Martins.

2. Cunha – São Paulo

LUGARES PARA FUGIR DO CARNAVAL
Cunha – SP | Foto:  Giselle Camargo via Wikimedia Commons

Outra opção de lugares para fugir do Carnaval é Cunha. Aliás, Cunha fica na região Serrana, a 230 km da Capital São Paulo. E devido a sua altitude, ela oferece visuais impressionantes.

Cunha é uma cidade de interior, mas possui um centrinho encantador para explorar. Assim, na região você pode curtir cachoeiras, trilhas, conhecer plantações de lavandas e muito mais. Aliás, a cidade está na nossa lista de lugares charmosos perto de São Paulo.

Mas se você quer curtir o feriado com muito descanso, se hospede em uma região mais afastada para curtir o visual e aproveite o momento para relaxar.

Dicas rápidas de hospedagens em Cunha:

Confira também as nossas dicas de lugares românticos para viajar em São Paulo.

3. São Miguel dos Milagres – Alagoas

São Miguel dos Milagres – Alagoas
São Miguel dos Milagres | Foto: Gustavocrocha via Wikimedia Commons

Se você ainda não conhece São Miguel dos Milagres, já pode aproveitar o feriado prolongado de carnaval para conhecê-lo, pois esse destino é uma deliciosa opção de lugares para fugir do carnaval e dos bloquinhos de rua.

São Miguel dos Milagres fica em Alagoas, sendo um destino litorâneo incrível. Aliás, esse é um destino bem preservado e rústico com vilas de pescadores, além de praias pouco frequentadas. Mas em feriados prolongados, a Vila de São Miguel dos Milagres pode ficar mais movimentada. Por isso, prefira se hospedar em lugares mais afastados da Vila.

Dicas rápidas de hospedagens em São Miguel dos Milagres:

  • Pousada Ricoco: com ótima infraestrutura a pousada oferece restaurante, piscina e fica próxima à Praia do Toque.
  • Refúgio dos Milagres: localizada a beira-mar, a pousada oferece restaurante, balção de turismo e depósito de bagagem.
  • Pousada Riacho dos Milagres: a pousada tem piscina e oferece transfer, além de aluguel de bicicletas e carro.

4. Jalapão – Tocantins

Lugares para fugir do carnaval
Jalapão – Tocantins | ©Gustavo  – stock.adobe.com

Localizado em Tocantins, Jalapão é famoso por suas belezas naturais com lindos fervedouros em meio à natureza. Aliás, antes de viajar para o Jalapão você precisa saber que a cidade não possui uma boa infraestrutura para o turismo e todas as suas atrações ficam afastados do centro.

Assim, a melhor forma de conhecer as belezas naturais do Jalapão é contratando os passeios turísticos que as agências oferecem. Aliás, o Jalapão é aquele destino bem perto da natureza e longe da agitação das grandes cidades, principalmente durante o carnaval.

Dicas rápidas de hospedagens no Jalapão:

  • Pousada Cristal Dourado: localizada em Mateiros, a pousada que fica em meio a natureza tem restaurante, bar e lounge compartilhado.
  • Pousada Aconchego: localizada em Mateiros, a pousada é ideal para viagem em casal, família ou amigos, pois tem quartos que acomodam até 4 hóspedes adultos.
  • Jalapão Ecolodge: localizada em São Félix do Tocantins, a hospedagem tem vista para a natureza e oferece uma variedade de serviço aos hóspedes.

5. Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito – Mato Grosso do Sul
Bonito – Mato Grosso do Sul | ©NiarKrad -Shutterstock.com

Está procurando destinos do Brasil com muito ecoturismo? Então, você pode ir para Bonito, no Mato Grosso do Sul. Esse é um daqueles destinos cheios de cachoeiras de águas transparentes, rios e grutas para você praticar muitas atividades de aventura. Assim, em Bonito você vai ficar bem longe da folia de Carnaval e perto da natureza.

Bonito tem uma ótima infraestrutura para o turismo. Mas se você vai conhecer esse destino durante o verão (melhor época para se deliciar nas belas cachoeiras), se prepare para ser surpreendido com chuvas, que podem durar dias ou apenas alguns minutos.

Mas para aproveitar mais esse destino, contrate passeios para conhecer o local. Aliás, as agências possuem preços tabelados para cada tipo de passeio.

Dicas rápidas de hospedagens em Bonito:

  • Hotel Cabanas: o hotel oferece cabanas, além de piscina ao ar livre, quadra de tênis e muito mais comodidades.
  • Pousada Girassol: com ambiente agradável, a pousada oferece piscina o ar livre, jardins, quartos com varanda e muito mais.
  • Pousada Arte da Natureza: a pousada tem 3 piscinas com cachoeiras artificiais, banheira de hidromassagem, restaurante e bar.
  • Zagaia Eco Resort: o resort possui uma ótima infraestrutura e fica localizado em um parque.

6. Caraíva – Bahia

Lugares para fugir do carnaval
Caraíva | Foto:  Marcelino Dias via Wikimedia Commons.

Localizada a 70 quilômetros do Aeroporto de Porto Seguro, Caraíva é um destino rústico ideal para quem quer fugir da folia do carnaval, mas quer curtir uma praia.

O acesso para Caraíva é feito em pequenos barcos que custam em média R$ 5.00, em uma travessia que dura 5 minutinhos. Contudo, no Vilarejo não é permitida a entrada de automóveis. Ainda mais, sinal de celular e internet em Caraíva são bem difíceis de ter.

Por ser um destino mais tranquilo, as atrações de Caraíva também são bem relax. Desse modo, você pode caminhar pelas ruas de areia e simplesmente admirar as casinhas coloridas e cada cantinho do vilarejo. Para os que visitam Caraíva, é obrigatória a parada na casa colorida com a escrita “Sorria você está em Caraíva”.

Dicas rápidas de hospedagens em Caraíva:

  • Pousada Lagoa: localizada a 50 metros do Rio Caraíva, a pousada tem recepção 24 hrs, lavanderia, café da manhã e organiza passeios.
  • Pousada Estrela do Mar: localizada a 400 metros de Caraíva, a pousada tem café da manhã, quartos para família e terraço.

7. Fernando de Noronha – Pernanbuco

Lugares para fugir do carnaval - Fernando de Noronhas
Fernando de Noronha | Foto:  Adelano Lázaro via Wikimedia Commons.

Que Fernando de Noronha é um lugar lindo, você já sabe. Mas a Ilha também é uma ótima opção de lugares para fugir do carnaval.  Então nada melhor do que aproveitar o feriado para conhecer as belezas de Fernando de Noronha.

Assim, o arquipélago é cheio de praias perfeitas, como a Praia do Sancho, que inclusive já foi considerada a praia mais bela do mundo.

Aliás, Fernando de Noronha ainda conta com muitas pousadas incríveis para você se hospedar e curtir o feriado bem longe da folia.

Mas para entrar na ilha são cobradas duas taxas, a Taxa de Preservação Ambiental (de acordo com a quantidade de dias que você vai ficar), e a taxa do Parque Nacional Marinho (que garante a entrada em algumas praias da ilha).

Dicas rápidas de hospedagens em Fernando de Noronha:

  • Pousada Lua Bela: a pousada que fica a 500 metros da praia e oferece quartos para até 3 pessoas.
  • Pousada Filó: com uma bela vista para a Praia da Conceição, a pousada tem quartos para até 3 hóspedes.

8. Chapada dos Veadeiros – Goiás

Lugares para fugir do carnaval
Chapada dos Veadeiros | Foto:  Marcelo Camargo via Wikimedia Commons.

E que tal conhecer um pouco das belezas de Goiás nesse feriado de Carnaval. Sem dúvida, você vai ficar bem longe da folia e mais perto da natureza linda e perfeita com muitos dias de descanso.

Assim, na região da Chapada dos Veadeiros você vai encontrar cachoeiras e rios cercados por muita vegetação, além de enormes paredões de pedras que são atrações bem especiais. Aliás, algumas das atrações ficam no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Desse modo, no destino você pode curtir muitas atividades de ecoturismo para voltar com as energias renovadas do feriado prolongado de carnaval.

Dicas rápidas de hospedagens na Chapada dos Veadeiros:

9. Morro de São Paulo – Bahia

Lugares para fugir do carnaval, Morro de São Paulo
Morro de São Paulo – Bahia |  Foto:  T. BA  via Wikimedia Commons.

E olha mais um destino litorâneo para fugir da folia do carnaval, mas dessa vez estamos falando de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo fica a 60 km de Salvador e faz parte de um arquipélago com 26 ilhas. Contudo, apenas 03 delas são habitadas. Então, se você quer curtir muitas praias com águas e areias claras durante o feriado de carnaval, esse destino é uma opção perfeita.

Mas uma curiosidade sobre Morro de São Paulo é que as praias são conhecidas por ordem numérica. Aliás, no local também não existem carros, o que propicia um ambiente tranquilo e relaxante para quem quer fugir das grandes cidades na folia do carnaval.

Dicas rápidas de hospedagens em Morro de São Paulo:

  • Pousada Minha Louca Paixão: a pousada colorida está localizada na Terceira Praia e oferece piscina, academia, bar e restaurante.
  • Pousada Ilha do Sol: a pousada que fica a 100 metros da Primeira Praia oferece piscina, recepção 24 hrs e café da manhã.

10. Penedo – Rio de Janeiro

Lugares para fugir do carnaval
Penedo | Foto: Jonathan Borba via Umplash

Por fim, se você quer fugir da folia do carnaval para uma cidade próxima ao Rio de Janeiro, Penedo é um destino encantador. Aliás, a cidade fica localizada no Parque Municipal Ecológico do Itatiaia. E por ter sido colonizada pelos imigrantes finlandeses, Penedo é conhecido como Pequena Finlândia.

Desse modo, você pode conhecer a encantadora vila finlandesa, além de fazer muitas atividades de ecoturismo. Assim, Penedo é uma ótima opção para quem procura sossego durante a folia do carnaval, sendo que você pode se hospedar em uma região mais afastada e simplesmente curtir a natureza.

Dicas rápidas de hospedagens em Penedo:

  • Hotel do Papai Noel: o hotel fica decorado com luzes e árvores de Natal em qualquer época do ano e oferece uma variedade de serviços.
  • Hotel Britannia: localizado a 500 metros do Centro, o hotel oferece piscina natural, recepção 24 e mais. Mas você ainda pode se hospedar em chalés.
  • City Park Hotel: o hotel oferece sauna finlandesa, piscina o ar livre, recepção 24 hrs, bar, restaurante e muito mais.

Veja também: Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.

Você tem um destino em especial que sempre vai para fugir do carnaval?

*Salve no Pinterest para ler depois

10 LUGARES PARA FUGIR DO CARNAVAL

Para ler em seguida: