Você conhece a Capital do Espírito Santo? Se ainda não, já pode comprar a passagem e embarcar nessa aventura, porque você vai encontrar muitos passeios interessantes para fazer. E para facilitar ainda mais a sua viagem, separamos dicas incríveis de o que fazer em Vitória (ES) com atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Mas fique tranquilo, independente do seu estilo de viagem, Vitória tem praias, parques, monumentos históricos e muito mais. Preparado para conhecer Vitória (ES)? Então simbora!!! Mas antes não se esqueça de conferir os melhores lugares para conhecer no ES.

Veja também: Melhores hotéis em Vitória (ES) com dicas incríveis.

1. Parque Pedra da Cebola

#O que fazer em Vitória (ES)

Pontos turísticos de Vitória, Parque Pedra da Cebola
Parque Pedra da Cebola

A nossa primeira dica de atração para você curtir em Vitória (ES) é o Parque Pedra da Cebola. O Parque, frequentado mais aos finais de semana, garante aquela tranquilidade e um pouco de diversão necessária quando estamos em um grande centro urbano. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita.

O Parque Pedra da Cebola fica localizado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. Desse modo, ele fica em uma área com Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre.

E para quem ficou curioso, o Parque Pedra da Cebola possui esse nome devido ao monumento principal do lugar, uma pedra que tem o formato de cebola. Essa pedra, que fica sobre uma pedra maior, foi esculpida pela natureza.

Mas o local ainda conta com banheiro, estacionamento, uma lanchonete, bebedouros, Centro de Educação Ambiental, Serviço de Orientação aos Exercícios, além de uma área para eventos.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 5 hrs às 22 hrs.

2. Praia de Camburi

#O que fazer em Vitória (ES)

O que fazer em Vitória, Praia de Camburi
Praia de Camburi em Vitória

Para quem gosta de praia, já pode separar as roupas de banho para aproveitar os dias ensolarados na Praia de Camburi. Com 6 km de extensão, essa é uma das maiores praias de Vitória. 

Desse modo, a praia que é completamente urbanizada tem uma ótima infraestrutura e conta com calçadão, salva-vidas e quiosques. No canto direito (de quem olha para o mar), você vai encontrar um píer com um monumento à Iemanjá.

Na orla da praia também tem muitos comércios como bancos, lojas, restaurantes, lanchonetes e hotéis. Os quiosques do local tem uma ótima estrutura e oferecem petiscos, bebidas e muitos mais.

E se você gosta de praticar esportes aquáticos, sem dúvida, vai curtir muito a Praia de Camburi. Na orla, você também vai encontrar bicicletas para alugar. Então, essa praia é um passeio incrível para fazer em Vitória (ES).

Mas a Praia de Camburi também é uma ótima opção de passeio para fazer a noite. Alguns quiosques funcionam até mais tarde com música ao vivo. O K1 é bem famoso pelo forró.

Veja também: Melhores praias do Espírito Santo – conheça o litoral Capixaba.

3. Projeto Tamar de Vitória 

#O que fazer em Vitória (ES)

Projeto Tamar
Projeto Tamar | Foto: Fernando Madeira/MTur

O Projeto Tamar de Vitória fica na Praça do Papa, outra atração bem interessante para conhecer na cidade. No Projeto Tamar você vai se envolver com atividades de educação para crianças e adultos que abordam a conservação das tartarugas marinhas no Brasil.

Desse modo, o Projeto Tamar de Vitória tem três tanques. O Tanque Ninho com filhotes de tartarugas, o Tanque Ilha com tartarugas adultas e sub-adultas, e o Tanque Barco, que tem tartarugas juvenis e traz um dos principais desafios da sobrevivência do animal. Esse é um passeio bem descontraído ideal para fazer com crianças.

  • Horário de funcionamento: de quarta a domingo das 10 hrs às 17 hrs.
  • Valor dos ingressos: inteira – R$ 20,00; meia-entrada – R$ 10,00 (maiores de 60 anos, estudantes, professores, jornalistas e radialistas, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovação, bem como pessoas com deficiência e seu acompanhante).

4. Praça do Papa

#O que fazer em Vitória (ES)

Na Praça do Papa, você pode fazer um passeio bem descontraído. E claro, é ideal em um mesmo dia combinar o Projeto Tamar e a Praça do Papa. 

Na praça, você vai encontrar um parque infantil, restaurantes e uma lanchonete. Mas ela também conta com estacionamento. Contudo, do local ainda se tem uma bela vista para a baía de Vitória e o Convento da Penha, que fica em Vila Velha.

E na Praça do Papa não deixe de conhecer o monumento Cruz Reverente, que homenageia a visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. E claro, conheça também a Rosa dos Ventos, que coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro. Mas outra atração que chama a atenção na praça é o Memorial da Paz, que tem a palavra paz escrita em todos os idiomas. 

5. Parque Botânico da Vale

#O que fazer em Vitória (ES)

Parque Botânico da Vale
Parque Botânico da Vale | Foto: : Vitor Jubini/MTur

O Parque Botânico da Vale é um passeio ideal relaxar em meio à natureza. Aliás, se você gosta de piquenique, ele é um ótimo lugar para passar o dia. Já fizemos um piquenique no local e foi bem interessante.

Desse modo, o Parque Botânico da Vale, inaugurado em 2004, fica localizado em Jardim Camburi em uma área de preservação ambiental que reserva muita diversão, lazer e contato com a natureza.

No local, você vai encontrar parquinho infantil, biblioteca (que fica em um vagão de trem), um orquidário, um redário (basta levar a sua rede) e muito mais. Aos finais de semana, o parque ainda possui algumas programações especiais com shows e outras atividades. Aliás, no local ainda dá para fazer trilhas e tem lanchonete. 

Acesse o site do Parque Botânico da Vale para conferir todas as informações e programação.

6. Praia Curva da Jurema

#O que fazer em Vitória (ES)

Curva da Jurema
Curva da Jurema | Foto: : Vitor Jubini/MTur

Para quem gosta de praias ainda pode curtir em Vitória a Praia Curva da Jurema, que fica no bairro Praia do Canto. Essa é uma das praias mais procuradas em Vitória e ela tem águas bem calmas e uma extensa faixa de areia. O lugar é ideal para ir com crianças.

E os coqueiros, que acompanham a faixa de areia e a orla, deixam o visual da praia ainda mais lindo. O local é ideal para passar o dia, já que você vai encontrar uma boa infraestrutura com quiosques, restaurantes e muito mais.

A Praia Curva da Jurema fica próxima ao Shopping Vitória, Ilha do Frade e Ilha do Boi. A Ilha do Frade e Ilha do Boi são dois lugares muito procurados, mas achamos as praias bem pequenas, por isso, na maior parte do tempo estão lotadas. Mas se você está com tempo no roteiro, vale passar pelas ilhas para conhecer.

Veja também: Melhores praias de Guarapari (ES).

7. Praça dos Namorados

#O que fazer em Vitória (ES)

A Praça dos Namorados também fica localizada na Praia do Canto. Assim, a praça é uma área de lazer bem movimentada ideal para praticar esportes. Mas do local ainda se tem uma bela vista da região.

Contudo, o que mais gostamos nessa praça é que aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato e Artes. Nessa feira, você vai encontrar muito artesanato e comidas típicas. Tem muita coisa legal para conhecer.

Veja também: O que fazer em Vila Velha (ES) com dicas de pontos turístico e mais.

8. Centro Histórico de Vitória

#O que fazer em Vitória (ES)

Centro Histórico de Vitória
Palácio Anchieta no Centro Histórico de Vitória

O Centro Histórico de Vitória é uma atração que deve estar em seu roteiro de viagem, principalmente se você gosta de explorar a história dos lugares que conhece. Localizado na Cidade Alta, o Centro Histórico de Vitória tem uma variedade de atrações para você visitar, então vá com uma roupa e calçado bem confortável.

A atração que mais chama a atenção no Centro Histórico é a Catedral Metropolitana. E não podia ser diferente, a igreja que fica em um lugar de destaque tem belos vitrais e detalhes impressionantes.

Mas outra atração que você não pode deixar de conhecer é o Palácio Anchieta, que fica a poucos metros da Catedral Metropolitana. O Palácio Anchieta é a Sede do Governo do Espírito Santo, então, ele possui horários de visita.

Contudo, no Centro Histórico de Vitória você ainda pode conhecer o Convento de São Francisco, Igreja do Rosário, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia, Teatro Carlos Gomes e muito mais. Por isso, recomendamos que você faça um passeio bem calmo e tranquilo pela região, passando por cada atração e conhecendo a história da cidade.

9. Parque da Fonte Grande

#O que fazer em Vitória (ES)

O que fazer em Vitória, Parque da Fonte Grande
Parque da Fonte Grande

E temos mais uma dica de parque para quem ama a natureza, o Parque da Fonte Grande. Esse é um parque estadual que possui trilhas e mirantes bem interessantes com vista privilegiada para a Grande Vitória. 

O acesso para o parque fica na Avenida Serafim Derenzi, onde você vai passar pela guarita. Depois você vai subir aproximadamente 2,7 km, que pode ser feito de carro ou a pé, até chegar a sede administrativa do parque. A partir daí você pode ir até os mirantes ou fazer trilhas. Mas algumas trilhas são feitas somente com agendamento prévio.

Na sua viagem ao ES, conheça também o Parque Estadual do Forno Grande em Castelo.

10. Basílica de Santo Antônio

#O que fazer em Vitória (ES)

Basílica de Santo Antônio
Basílica de Santo Antônio | Foto: Marcelo Moryan/MTur

Para quem curte o turismo religioso, não deixe de conhecer a Basílica de Santo Antônio. Aproveite para visitar essa igreja no mesmo dia que conhecer o Parque Estadual da Fonte Grande, já que eles ficam um pouco próximos.

A Basílica de Santo Antônio tem uma arquitetura belíssima e foi tombada como patrimônio histórico municipal. Assim, a igreja que é um cartão postal da cidade, chama a atenção tanto com seu exterior como interior. Ela tem uma arquitetura renascentista e foi inspirada na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, na Itália. 

11. Paneleiras de Vitória 

#O que fazer em Vitória (ES)

Paneleiras de Goiabeiras
Paneleiras de Goiabeiras | Foto: : Vitor Jubini/MTur

Para conhecer um pouco mais da cultura de Vitória, no Espírito Santo, um passeio nas Paneleiras de Vitória não pode faltar. Aliás, a panela de barro foi reconhecida como patrimônio e tem o seu processo de fabricação tombado pelo grande valor histórico e cultural. Por isso, a importância de incluir a atração no seu roteiro de viagem. 

Mas durante a visita às Paneleiras de Vitória, um guia recebe os visitantes e explica tudo sobre o funcionamento do local. E claro, você ainda vai ficar por dentro de todo o processo para fazer a panela de barro.

Depois dessa visita monitorada, você pode conhecer o local por conta própria, e claro, comprar a sua panela de barro. Assim, você já chega em casa e faz a sua própria moqueca capixaba. 

  • Endereço: Rua das Paneleiras, 55 – Goiabeiras – Vitória/ES.

12. Ilha das Caieiras

#O que fazer em Vitória (ES)

O que fazer em Vitória, Ilha das Caieiras
Ilha das Caieiras

Por fim, a nossa última dica do que fazer em Vitória (ES) é a Ilha das Caieiras. Apesar de ser a nossa última dica, esse é um dos nossos cantinhos preferidos na cidade. Sabe aquela simplicidade que deixa tudo mais interessante? Então, essa é a vibe que você vai encontrar na Ilha das Caieiras.

A Ilha das Caieiras é uma das comunidades mais tradicionais e antigas de Vitória. Localizada em São Pedro, o lugar é famoso pela pesca, gastronomia e cultura. 

O bairro é formado por casinhas coloridas, ruas estreitas e é banhado pelo Rio Santa Maria. Assim, ao longo do rio, você vai encontrar vários barquinhos que são utilizados pelos moradores para a pesca, principal sustento das famílias do local. No bairro, você também vai encontrar uma variedade de restaurantes, então aproveite para saborear a Moqueca Capixaba e outras delícias da região.

Além do deck com vista para o Rio Santa Maria e os mais variados restaurantes para se deliciar com a culinária capixaba, você pode conhecer a Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu Histórico Manoel Passos Lyrio, fazer um passeio de barco e ver o pôr do sol.

*Salve no Pinterest para ler depois

O que fazer em Vitória

Para ler em seguida: