Curioso para descobrir um pouco mais sobre o Choripan? Então você está no lugar certo. O Choripan foi uma das comidas que tivemos a oportunidade de provar pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina. E confesso que essa foi uma comida típica da região que nos surpreendeu muito. Então agora confira o que é o Choripan, onde surgiu, e claro, como fazer essa iguaria em sua casa.

Veja também: Melhores cafés de Buenos Aires – Argentina.

O que é Choripan?

O Choripan é um sanduíche muito popular da Argentina feito com pão, que se assemelha um pouco ao nosso pão francês, e linguiça assada. A versão tradicional do sanduíche é consumida com chimichurri, mas ele já ganhou sua versão com diversos outros molhos.

Assim, o Choripan tem o seu nome originado da junção de duas palavras em espanhol, sendo o chori + pan. O chori vem de chorizo, que nesse caso é a linguiça, apesar de ter um corte de carne com esse nome na Argentina, já o pan, nada mais é do que o pão.

Onde surgiu?

Choripan Argentino
Choripan Argentino

Estima-se que o Choripan tenha surgido na zona rural de Buenos Aires, na região do Rio da Prata, em meados do século XIX. Assim, o sanduíche era feito junto com o famoso assado, preparado pelos gaúchos.

O chorizo com pão tinha um preparo rápido, portanto, eram feitos para serem servidos antes do assado, pois esse demorava mais para ficar pronto. E assim surgiu a tradição de servir o sanduíche junto com os assados.

Mas a iguaria logo se popularizou, por ser um prato barato e de fácil preparo, passando a ser consumido em diversas regiões.

Desse modo, o Choripan se tornou uma das comidas de rua mais importante de Buenos Aires e da Argentina. O sanduíche, além de delicioso, é super barato e um dos pratos preferidos dos Argentinos.

Atualmente, o Choripan não se restringe apenas a comida de rua, sendo possível encontrar o sanduíche em restaurantes mais sofisticados. Mas você vai encontrar a iguaria mais facilmente nas tradicionais barracas de rua.

E a popularização do Choripan foi tanta que o sanduíche também ganhou sua versão em outros países, como Chile e Brasil. No Brasil é mais comum encontrar o sanduíche na região sul.

Como fazer Choripan – receita

Receita de Choripan
Choripan Argentino

E se você quer provar essa delícia em sua casa, confira a receita com o passo a passo para fazer o Choripan.

Ingredientes:

  • Linguiça mista (na Argentina, o tradicional Choripan é feito com uma linguiça composta por 70% de carne bovina e 30% de carne suína).
  • Pão francês (ou outro pão de sal de sua preferência).
  • Molho chimichurri (esse ingrediente é indispensável para a receita original).

Caso não encontre o molho chimichurri para comprar ou queira fazer o seu próprio molho, você pode encontrar a receita de chimichurri aqui.

*Para cada pão usa-se uma linguiça, então a quantidade vai depender de quantos sanduíches você deseja fazer.

Como preparar:

Primeiro asse a linguiça. Para ficar mais semelhante ao Choripan argentino, o ideal é assar a linguiça em uma churrasqueira. Mas você também pode assar no forno.

Com a linguiça assada é hora de montar o sanduíche. Primeiro parta o pão ao meio. Depois corte a linguiça ao meio e coloque no pão. Por fim, coloque o chimichurri a gosto por cima da linguiça. E pronto, apesar de você não estar na Argentina, pode comer essa comida típica à vontade.

Onde comer o Choripan Argentino, em Buenos Aires

Onde comer Choripan em Buenos Aires
Costanera Sur em Puerto Madero

Em Buenos Aires, na Argentina, o Choripan é uma comida de rua muito popular.

Assim, você pode facilmente encontrar o sanduíche em barracas de rua ou em restaurantes.

Se você vai viajar para Buenos Aires e está procurando uma experiência bem autêntica para provar o sanduíche, recomendamos a Costanera Sur, em Puerto Madero. Você vai encontrar muitas barraquinhas de Choripan ao longo da Costanera, além de ser um passeio bem interessante para fazer em Buenos Aires.

O local é muito frequentado por residentes de Buenos Aires, e nele você pode provar o tradicional Choripan com uma vista linda para a Costanera.

Além disso, os preços na Costanera são ótimos.

Mas você também vai encontrar o Choripan em diversos restaurantes, como o Chori Restaurante, em Palermo, ou na La Choripanería, no Mercado de San Telmo.

Onde comer Choripan no Brasil

No Brasil também existem alguns restaurantes que vendem o famoso sanduíche de linguiça, o Choripan. Mas no Brasil ele ganhou a sua própria versão com muitos queijos, molhos e outros ingredientes.

Assim, se você é de São Paulo pode encontrar o sanduíche no Chimi ou no Moocaires. Mas outros restaurantes que vendem essa comida típica são o Choripan Tapajós (em Curitiba), Chori Floripa (em Florianópolis), Chica Parrilla y Bar (em Porto Alegre) e Estancia Don Juan (em Búzios).

*Salve no Pinterest para ler depois

Choripan

Dicas imperdíveis para curtir Buenos Aires