Atualizado:

Conheça o bairro chinês em Buenos Aires

Você sabia que em Buenos Aires tem um bairro Chinês? O Barrio Chino fica localizado em Belgrano e é uma atração muito frequentada por turistas. Por isso, você provavelmente vai encontrar o bairro bem cheio, principalmente aos finais de semana.

Mas engana quem pensa que não vale a pena um passeio pelo bairro, porque você vai encontrar muita decoração, lojas, lanchonetes e restaurantes orientais para explorar e ter uma experiência bem diferente na Capital Portenha.

Então, se você vai ficar alguns dias em Buenos Aires, o Barrio Chino não pode faltar em seu roteiro de viagem. Veja nesse artigo o que fazer no bairro, como chegar, onde comer e muito mais dicas para a sua viagem.

Veja também: Hotéis em Buenos Aires – 6 opções incríveis para ficar.

Sobre o Bairro Chinês

Bairro Chino em Buenos Aires
Portal do Bairro Chinês de Buenos Aires

O Bairro Chinês de Buenos Aires, conhecido também como Barrio Chino ou Chinatown de Buenos Aires, fica localizado em Belgrano e se estende pela Rua Arribeños.  Desse modo, o bairro é uma atração turística da Capital Portenha, onde você vai encontrar um pouco da cultura oriental.

O Barrio Chino surgiu por volta de 1980 com o crescente número de famílias orientais na região. E apesar de seu nome, o bairro traz toda a cultura oriental e asiática, e não apenas a chinesa.

Assim, no bairro você vai encontrar muitos detalhes interessantes sobre a cultura oriental, em pleno Buenos Aires. 

O arco, que fica na entrada do bairro, é feito em cimento e pedra, e foi trazido desmontado da China para ser montado no acesso da Rua Arribeños. Ele possui três níveis e telhas e os seus extremos são decorados com dragões. Ele é um arco lindo, o difícil vai ser você encontrar essa entrada vazia, principalmente se quiser tirar fotos e for final de semana.

Apesar de ter lido algumas críticas sobre o bairro Chinês, nos surpreendemos bastante com o lugar. E se você está com dúvidas em conhecer a atração, uma visita no bairro vale super a pena, principalmente se durante o passeio você parar em um bom restaurante para almoçar.

O que fazer no Bairro Chinês

E se você está querendo conhecer o bairro, veja o que fazer na Chinatown de Buenos Aires, na Argentina.

1. Caminhar pela Rua Aribeños

O Bairro Chinês é um lugar ideal para  fazer um passeio e conhecer um pouco mais da cultura oriental. Desse modo, ao chegar no ponto turístico você vai passar pelo Arco e começar a sua caminhada pela Rua Aribeños.

Faça um passeio sem pressa, porque a rua tem muitos detalhes e decorações para você conhecer. Ouso dizer, que apesar de cheia (já que não gostamos muitos de lugares cheios), achamos essa caminhada bem agradável. Aos finais de semana, na rua ainda tem algumas apresentações com artistas. Durante a caminhada, aproveite para observar as decorações e outras atrações da Rua Aribeños.

2. Experimentar a culinária oriental

Bairro Chinês de Buenos Aires Culinária
Restaurante Nobiru Izakaya

Uma coisa que você não pode sair do bairro Chinês sem fazer é experimentar a culinária oriental. Se possível, vá ao bairro para almoçar e escolha uma lanchonete ou restaurante para saborear alguns pratos orientais.

Muitos turistas estavam comendo nas lanchonetes, mas como os espaços nelas eram bem pequenos, eles ficavam na rua saboreando os seus lanches. Mas o ideal é procurar um bom restaurante, onde você pode ficar mais à vontade. Para isso, saia da Rua Aribeños, pois na Rua Mendoza tem muitos restaurantes maravilhosos e com mais espaços para você ficar enquanto faz a sua refeição.

3. Conhecer o mercadinhos do bairro

Os mercados também são atrações que chamam muito a atenção no Barrio Chino. E neles você pode conhecer um pouco dos produtos orientais, sendo que alguns são bens exóticos e diferentes. 

Em um mercado vimos pé de galinha seco, não sei o que eles fazem com ele, mas achamos bem diferente esse produto. Mas eles têm muito mais produtos bem diferentes e no bairro também tem muitos mercados. Então, seja para conhecer ou fazer algumas comprinhas, os mercados no bairro Chinês é uma parada obrigatória durante o seu passeio.

Onde comer no Barrio Chino de Buenos Aires

Bairro Chinês de Buenos Aires
Nobiru Izakaya

No Barrio Chino, você pode experimentar diversas culinárias orientais. No nosso passeio pelo bairro encontramos restaurante chinês, japonês, entre outros.

Então, você pode fazer uma caminhada pelo local e escolher um restaurante com a culinária de sua preferência para almoçar.

Almoçamos em um restaurante japonês, o Nobiru Izakaya. Apesar de já ser quase 3 horas da tarde, ele estava com fila para entrar. Contudo, as pessoas estavam preferindo mesas no salão para desfrutar de toda a decoração do local.

Como estávamos com bastante fome, sentamos do lado de fora mesmo. O cardápio do restaurante tem muito opções como lámen, combinados, ceviche e muito mais. Optamos pelo Lámen e a comida era muito boa e farta.

Veja também: O que fazer em La Boca, Buenos Aires – o bairro mais colorido da Capital Portenha.

Como chegar no Barrio Chino

Como chegar no Bairro Chino de Buenos Aires

É possível chegar no Bairro Chinês de Buenos Aires utilizando o transporte público, ônibus, metrô e trem. Para ver a melhor opção de transporte de acordo com a sua localização, acesse o Mapa Interativo de Buenos Aires

Inclusive, quando conhecemos o bairro, fomos de ônibus e foi super tranquilo. Saímos de Recoleta e pegamos o ônibus 60, em uma viagem de 20 minutinhos. Mas para utilizar o transporte público é necessário ter o Cartão Sube (que você pode comprar nas estações de metrô por 90 Pesos Argentinos). A passagem custou 23 Pesos Argentinos.

Uma forma bem interessante para conhecer Buenos Aires é de bicicleta. Para ver opções de bicicletas na região, consulte o app EcoBici de Buenos Aires. Vimos uma estação com bicicletas na Plaza Barrancas Belgrano, que fica bem perto da entrada do Bairro Chinês. A bicicleta é uma boa opção para quem está hospedado em Recoleta e Palermo.

Contudo, você também pode chegar ao Barrio Chino de Buenos Aires utilizado Uber ou táxi. O nosso meio preferido, entre essas duas opções, ainda é o Uber.

Veja também: 5 parques imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

Dicas para o seu passeio no bairro Chinês

Para o seu passeio no Barrio Chino ser ainda mais incrível, trouxemos algumas dicas imperdíveis.

  • Apesar de ser os dias que ele está mais cheio, prefira ir ao Bairro Chinês aos finais de semana. Durante a semana você pode encontrar algumas lojas, restaurantes e mercados fechados.
  • Belgrano tem outras atrações turísticas, então você pode combinar o seu passeio ao Barrio Chino com outros pontos turísticos de seu interesse, como Museu Histórico Sarmiente, Museu Larreta, Parque Temático Tierra Santa e muito mais.

*Salve no Pinterest para ler depois

Bairro Chinês de Buenos Aires

Dicas imperdíveis para curtir Buenos Aires