La Boca é um dos bairros mais turísticos de Buenos Aires e um dos motivos para isso é o Caminito, um ponto turístico muito visitado na cidade.

Mas o bairro não se resume ao Caminito e apesar de ter menos opções do que visitar, se comparado a outros bairros como Palermo e Recoleta, você ainda vai encontrar algumas atrações bem interessantes na região e que valem pelo menos uma visita.

Então, se você vai fazer uma viagem para Buenos Aires e quer explorar o bairro mais colorido, veja nesse artigo o que fazer em La Boca com dicas incríveis de passeios.

O que fazer em La Boca

1. Caminhar por Caminito

Caminito em La Boca, Buenos Aires
Caminito em Buenos Aires

O Caminito é uma rua-museu localizada no bairro La Boca, em Buenos Aires. Desse modo, o local chama a atenção por suas casas com paredes revestidas em zinco colorido, lojinhas e restaurantes que encantam os turistas.

Aliás, o Caminito fazia parte do percurso de uma estrada de ferro em Buenos Aires. Mas quando ela foi desativada, se transformou em um beco abandonado.

Contudo, por iniciativa de vários moradores, incluindo o pintor Benito Quinquela Martín, o beco foi revitalizado se transformando em uma rua-museu, onde obras de diversos artistas foram adicionadas com o tempo.

Em 1959, a rua foi batizada como “Caminito”, em homenagem a um tango composto por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza .

Hoje, a rua é uma expressão da arte e dos artistas locais, sendo um dos pontos turísticos de Buenos Aires.

Apesar de ser uma das principais atrações da cidade, o Caminito divide opiniões entre os turistas. Por ser um lugar totalmente turístico, o assédio de alguns artistas e vendedores acabam não agradando alguns visitantes.

Nós particularmente não gostamos muito do Caminito, pois tinha uma aglomeração de pessoas se oferecendo para tirar fotos, principlamente em frente a esquina mais famosa do local. Durante o pequeno período que ficamos no local (menos de um minuto) fomos abordadas por mais de 10 pessoas oferecendo esse serviço (e o mais interessante é que eles ofereciam para tirar as fotos com os nossos equipamentos).

Mas pelas ruas do Caminito você vai encontrar lojas de souvenir, restaurantes,  ateliês, obras de arte, além de alguns artistas fazendo show de tango e outras manifestações artísticas e culturais.

E se você vai fazer um passeio, a construção mais famosa do Caminito é a loja da Havanna que fica em um lugar de destaque, na esquina.

2. Visitar o La Bombonera

La Bombonera
La Bombonera

Quer explorar um pouco mais de La Boca? Pois então, o La Bombonera ou Estádio Alberto J. Armando também é uma atração muito visitada em Buenos Aires, principalmente pelos turistas que gostam de futebol.

O La Bombonera é o estádio do Club Atlético Boca Juniors e tem capacidade para 54.000 pessoas. Além de visitar o seu exterior, é possível fazer uma visita guiada pelo local, onde você vai conhecer o Museu de La Passion Boquense e ficar por dentro de toda a história do clube. 

A visita ao museu é auto guiada e você pode comprar a entrada pelo site. Para mais informações acesse o site do Museu de La Passion.

Quando passamos pelo La Bombonera, ele estava com uma pequena fila para fazer o tour. Então, esse é um passeio bem procurado pelo turistas. Nós particularmente não gostamos tanto assim de futebol, então optamos por não fazer um tour. Contudo, esse é um passeio bem recomendado e feito pelos turistas.

Mas se você gosta de futebol, um passeio bem interessante para fazer é o Tour no Boca Juniors e River Place para conhecer os dois estadios e times de Buenos Aires com toda a sua história.

3. Visite as galerias de La Boca

Outro passeio que achamos bem interessante para fazer em La Boca é conhecer as galerias. As galerias são bem coloridas, com vários ambientes e a maioria delas ficam no Caminito.

Para quem gosta de tirar fotos, elas são ideais para serem exploradas. E você vai encontrar cantinhos mais vazios para fazer as suas fotos.

Mas se você gosta de fazer comprinhas, apesar de ter muitas opções de presentinhos nas galerias, achamos os preços bem mais altos, se comparados as outras regiões de Buenos Aires. Então, apenas explore as galerias e desfrute de cada cantinho colorido. 

Dica: se você quer comprar lembranças, prefira fazer compras em outras regiões de Buenos Aires, como na Feira de San Telmo, onde você vai encontrar uma variedade de produtos com os melhores preços.

4. Free Walking Tour

La Boca em Buenos Aires
La Boca em Buenos Aires

Se você não quer visitar o bairro por conta própria, o Free Walking Tour é uma opção bem interessante de passeio para fazer em La Boca. Durante o passeio você vai conhecer todas essas atrações e ainda vai ficar por dentro da história do bairro que também é bem interessante.

Mas é super tranquilo conhecer tudo em La Boca por conta própria, não achamos o bairro perigoso. É claro que cuidados especiais em lugares mais turísticos sempre são bem vindos.

Dicas de segurança em La Boca

Caminito em La Boca
Caminito em La Boca

La Boca tem a fama de ser um bairro onde acontecem furtos e assaltos. Quando visitamos o bairro não aconteceu nada com a gente e nem presenciamos nada. Mas é claro que  algumas medidas de segurança, a fim de evitar assaltos e furtos são necessárias, principalmente quando se trata de lugares turísticos bem cheios.

Então, separamos algumas dicas para que a sua visita ao bairro seja mais segura:

  • Evite visitar La Boca durante a noite. Passamos pelo bairro a noite e realmente dá uma grande sensação de insegurança com o comércio fechado e sem pessoas nas ruas.
  • Não vá com objetos de valor expostos. Não use joias, relógios ou objetos valiosos para visitar o bairro.
  • Caso leve a câmera, prefira usá-la nos ambientes com mais aglomeração. Aliás, essa dica vale para o celular também.
  • Evite sair da rota turística, não aconselhamos que se perca andando pelas ruas do bairro.
  • Fique sempre atento aos seus objetos pessoais e não tire os olhos de sua bolsa ou carteira em momento algum. Evite deixar sua bolsa jogada para trás ou carregar carteiras no bolso.
  • Tenha cuidado também com as pessoas oferecendo para tirar fotos, pois elas vão cobrar um valor bem alto pelo serviço. Às vezes elas já chegam colocando o chapéu na sua cabeça e ficando ao seu lado para tirar fotos.

Como chegar em La Boca

É possível chegar em La Boca utilizando o transporte público, mas nesse caso apenas o ônibus. Para ver a melhor opção de transporte de acordo com a sua localização, acesse o Mapa Interativo de Buenos Aires. Inclusive, quando conhecemos o bairro fomos de ônibus e foi super tranquilo. Mas para utilizar o transporte público é necessário ter o Cartão Sube (que você pode comprar nas estações de metrô por 90 Pesos Argentinos). A passagem custou 23 Pesos Argentinos.

Uma forma bem interessante para conhecer Buenos Aires é de bicicleta, mas recomendamos que você prefira fazer esse tipo de passeio nos bairros Palermo, Recoleta, San Telmo e até Centro de Buenos Aires. Em La Boca prefira outro meio de condução. Mas para ver opções de bicicletas na região, consulte o app EcoBici de Buenos Aires.

Contudo, você também pode chegar ao bairro La boca em Buenos Aires de Uber ou táxi. O nosso meio preferido, entre essas duas opções, ainda é o Uber.

*Salve no Pinterest para ler depois

La Boca em Buenos Aires

Dicas imperdíveis para curtir Buenos Aires