E quando finalmente a gente pode organizar aquela viagem no mês de julho? Eita alegria!!! Aliás, julho é o mês de férias, o que garante uma folga para uma viagem mais longa e lugares para viajar não faltam.

Então se você quer dar uma fugidinha para relaxar, descansar e ainda curtir uma viagem bem legal, veja os melhores lugares para viajar em julho. Confira ótimas opções para viajar no Brasil, mas também desfrutar outros países da América do Sul com toda a sua beleza e pontos turísticos impressionantes.

Lugares para viajar em julho no Brasil

Para os destinos no Brasil lembre-se que esse é mês de férias, então é alta temporada. E com a alta temporada, a viagem pode sair um pouco mais cara em alguns lugares.

Assim, em julho você vai encontrar lugares incríveis para viajar, seja para curtir praias, destinos serranos ou de ecoturismo. Mas como é inverno, as regiões serranas são mais procuradas devido ao clima mais friozinho.

No Brasil, em julho os destinos do Sudeste continuam ótimos para viajar. Apesar de estar um pouco mais frio, ainda faz sol nessa região. Então, se você está querendo um destino litorâneo, pense no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas no Nordeste, a chuva também já cessou em algumas regiões e elas já podem ser exploradas tranquilamente. Então você pode aproveitar destinos como Fortaleza, Fernando de Noronha e Maranhão. Aproveite os destinos serranos, com cachoeiras e muito ecoturismo, pois algumas cidades ainda fazem festivais temáticos nessa época. Por fim, no Sul, a Serra Gaúcha também recebe muitos turistas neste mês.

Amazônia

Para quem gosta de ecoturismo, a Amazônia é uma boa opção de destino para viajar em julho, pois está com um cenário perfeito. Desse modo, a viagem vai ser para se conectar com a natureza e desfrutar de paisagens maravilhosas.

Em julho, as chuvas deixaram a Floresta Amazônica com os rios cheios que se encontram na altura da copa das árvores. Então para quem vai conhecer a região pode fazer passeio de canoa, trekking pela floresta ou ver o nascer do sol, um turismo bem especial.

Um dos passeios mais comuns na Amazônia é o Encontro das águas, para ver o Rio Solimões e o Rio Negro se encontrarem formando o Rio Amazonas.

Lugares para viajar em julho
Amazônia |Foto: Luis Deltreehd por Pixabay

Contudo, na Amazônia você ainda pode nadar com os botos em Novo Airão, ir se deliciar nas Cachoeiras de Presidente Figueiredo, entre muitos outros passeios.

Reserve aqui sua hospedagem na Amazônia.

Domingos Martins – Espírito Santo

Domingos Martins - Espírito Santo
Parque Estadual Pedra Azul em Domingos Martins

Outro destino para viajar em julho é Domingos Martins, uma Vila Alemã que fica na região das Montanhas Capixabas, a aproximadamente 60 km do aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

Desse modo, a cidade possui atividades de ecoturismo como trilhas, rapel, rafting, piscinas naturais, cachoeiras e parques.  E devido ao seu clima mais friozinho e suas atividades ao ar livre, Domingos Martins é um ótimo refúgio para quem procura um lugar mais tranquilo.

Além da cidade de Domingos Martins você pode se aventurar na região e conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul (veja pousadas em Pedra Azul), um cartão postal do Espírito Santo. Mas outro roteiro bem cobiçado é a Rota do Lagarto que conta com as mais variadas cafeterias, lojinhas de artesanato e muito mais. O Parque Pedra Azul está no nosso top 10 lugares para conhecer no Espírito Santo.

Contudo, durante o mês de julho ainda acontece em Domingos Martins o Festival de Internacional de Inverno. Esse é um festival de música, na qual acontecem várias apresentações durante o dia e noite.

Reserve aqui sua hospedagem em Domingos Martins.

Paraty – Rio de Janeiro

Lugares para viajar em julho - Paraty -Rio de Janeiro
Centro Histórico de Paraty – Rio de Janeiro

Para quem procura um destino com praias, cachoeiras, boa gastronomia, mas também muita história, pode viajar para Paraty em julho. Paraty é um destino turístico sossegado, mas com muito entretenimento, onde você vai encontrar passeios e pontos turísticos para todos os gostos.

Para os amantes de história e de uma bela arquitetura, caminhar pelas ruas de pedras no Centro Histórico de Paraty admirando suas construções coloniais, certamente é um programa imperdível. Mas você ainda pode comer em um dos restaurantes maravilhosos locados nos lindos prédios coloniais ou até se hospedar em um desses prédios. Afinal, pousadas no Centro Histórico de Paraty não faltam.

Paraty também se destaca pela produção artesanal de cachaça. Além da parte histórica, Paraty é um ótimo destino para o ecoturismo com muitas trilhas, lindas praias e cachoeiras. Alguns passeios incríveis em Paraty são o Caminho do Ouro, passeio para o Saco do Mamanguá, Jeep Tour, a Reserva da Joatinga e o Passeio de escuna pelas praias da região.

Mas no mês de julho ainda acontece em Paraty, a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, um festival literário.

Veja mais sobre Paraty:

Melhores praias de Paraty – Rio de Jnaeiro.

Melhores pousadas em Paraty – Rio de Janeiro.

Santa Teresa – Espírito Santo

Outro destino bem interessante para conhecer durante o mês de julho é Santa Teresa que fica localizada na região das Montanhas Capixabas, a aproximadamente 78 km do aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

Santa Teresa é um lugar bem charmoso, com aquele clima bem friozinho e tem grande influência dos italianos. Portanto, você vai encontrar muita história e belezas naturais encantadoras. E claro, aquele vinho para acompanhar a culinária típica da cidade não falta.

Uma atração bem marcante na cidade é a Rua do Lazer (Rua Coronel Bonfim Júnior), que conta com restaurantes e lojas. Mas na região você ainda pode aproveitar cachoeiras, trilhas e parques durante a viagem.

Para os aventureiros, em Santa Teresa fica a Rampa de Voo Livre Amauri Fernandes ou Rampa do Caravaggio que tem uma linda vista.

Mas durante o mês de julho ainda acontece na cidade a Festa do Imigrante Italiano que conta com muitas atrações especiais, entre elas alguns shows e a Carretela Del Vin.

Reserve aqui sua hospedagem em Santa Teresa.

Lugares para viajar em julho na América do Sul

E para quem quer aproveitar ao máximo o inverno pode viajar para outros destinos da América do Sul e curtir muitos esportes na neve.

Contudo, esse mês também é alta temporada em alguns destinos da América do Sul. Desse modo, você pode encontrar alguns lugares bem movimentados e com altos preços das hospedagens e passeios.

Em julho as estações de esqui da Argentina e Chile estão bem movimentadas. Então se você quer curtir essa atração pode viajar para o Valle Nevado, Portillo, Nevados de Chillán e Pucón, no Chile. Já na Argentina pode aproveitar Bariloche, Ushuaia, Las Leñas ou Chapelco. Contudo, evite destinos com vinícolas, pois elas não estão em seus melhores dias. Peru e Bolívia também são bons destinos para conhecer durante esse mês. Mas lembre-se que está bem frio em todos os destinos da América do Sul.

Valle Nevado – Chile

Lugares para viajar em julho
Valle Nevado – Chile | ©rcheles  -Shutterstock.com

Esse destino é para quem quer curtir ou praticar esportes na neve.

Localizado a 70 km do Aeroporto de Santiago, o Valle Nevado está a mais de três mil metros acima do nível do mar, sendo que você pode se hospedar no local e assim curtir mais a região ou contratar um passeio bate e volta.

Não vá por conta própria, porque durante o mês de julho é inverno e as estradas para o Valle Nevado são estreitas e sinuosas.

Esse destino é ideal para quem quer praticar esqui ou snowboard, mas muitos turistas vão até o Valle Nevado para aproveitar um dia na neve. Aliás, o local possui bar, lojas, restaurantes e hospedagens para quem quer aproveitar mais.

Reserve aqui sua hospedagem no Valle Nevado.

Ushuaia – Argentina

Ushuaia – Argentina
Ushuaia | Foto: Andres Zorko por Pixabay

Outro destino para quem quer aproveitar uma viagem na neve é Ushuaia, na Argentina.

Ushuaia é conhecida também como Tierra del Fuego ou Fim do Mundo, sendo a cidade mais ao sul do mundo. Desse modo, o destino é ideal para quem gosta de explorar a natureza.

Mas durante o mês de julho, o local fica coberto de neve. Assim, a viagem durante essa época é ideal para praticar esportes ou apenas curtir a neve. Para conhecer a cidade você pode contratar os mais variados passeios.

Desse modo, no destino você pode navegar pelo Canal Beagle, conhecer a Laguna Esmeralda ou Glaciar Martial ou ir até o Parque Nacional Tierra del Fuego.

Reserve aqui sua hospedagem em Ushuaia.

*Salve no Pinterest para ler depois

Lugares para viajar em Julho

Viagem mês a mês – melhores lugares para viajar em: